diário da minha 2ª Micro-geração

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

diário da minha 2ª Micro-geração

Mensagem por Valter Silva »

vivam,

brevemente será montada a minha segunda micro-geração....

o registo foi efectuado em setembro e a entrada em funcionamento será em janeiro.... o registo deu luta....

neste momento tenho o inversor escolhido (kaco 3600xi, 3,45kwh)....
os painéis deverão ser os s-energy 220pa8..... tal como a minha primeira micro, também nesta irei usar s-energy... apesar de ir usar outro modelo... teoricamente melhores (menos decaimento com a temperatura)

vou actualizando

abraço
Última edição por Valter Silva em domingo dez 27, 2009 12:28 pm, editado 1 vez no total.
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Re: diário da minha 2ª Micro-geração

Mensagem por sergiomms »

olá valter, desde já os meus parabéns pelas já 2 aventuras.
a opção pelo kaco em detrimento do sunnyboy deve-se a algum motivo em especial? foste tu que escolheste ou foi a empresa instaladora?
sergiomms

Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver

sergiomms Escreveu:olá valter, desde já os meus parabéns pelas já 2 aventuras.
a opção pelo kaco em detrimento do sunnyboy deve-se a algum motivo em especial? foste tu que escolheste ou foi a empresa instaladora?
sou eu que escolho todos os componentes

na primeira, era uma instalação de 3,68kw e esta é de 3,45kw....
os kaco só têm 3,45 ou menos.... logo para a 3,68 estaria a perder....
e os sma ou têm 3,68 ou 3,3... portanto para a 3,45 tb estaria a perder....

no entanto arrependo-me de não ter colocado um fronius na minha primeira.... mas pronto..... agora já é tarde.

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Mensagem por uggabugga »

eu tenho um kaco 3500xi. tal como o 3600xi tem uma potência nominal de 3450 watt e uma máxima de 3800. não sei bem qual é o "papel" da potência nominal no seu desempenho, o que sei é que consegue, quando o sol é suficiente, estar a injectar na rede durante duas ou três horas seguidas a 3800, por isso acho que vais bem servido. e a totalidade dos meus painéis pouco ultrapassa os 3800 watt. parece que o que conta aqui é a potência máxima.
a título de comparação posso-te dizer que em seis meses fiz 3854 kw no contador e 3830 contados no inversor (ao contrário da tua, a contagem real do meu sistema é mais alta).
levo-te um mês de avanço em termos de instalação, por isso apanhei melhor tempo. de qualquer modo o meu sistema é um pouco inferior ao teu, por isso acho que não se tem estado a portal mal...

Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver

uggabugga Escreveu:eu tenho um kaco 3500xi. tal como o 3600xi tem uma potência nominal de 3450 watt e uma máxima de 3800. não sei bem qual é o "papel" da potência nominal no seu desempenho, o que sei é que consegue, quando o sol é suficiente, estar a injectar na rede durante duas ou três horas seguidas a 3800, por isso acho que vais bem servido. e a totalidade dos meus painéis pouco ultrapassa os 3800 watt. parece que o que conta aqui é a potência máxima.
a título de comparação posso-te dizer que em seis meses fiz 3854 kw no contador e 3830 contados no inversor (ao contrário da tua, a contagem real do meu sistema é mais alta).
levo-te um mês de avanço em termos de instalação, por isso apanhei melhor tempo. de qualquer modo o meu sistema é um pouco inferior ao teu, por isso acho que não se tem estado a portal mal...
sim, a verdade é que o teu sistema sempre me surpreendeu.... os teus painéis não têm valores de decaimento com a temperatura nada de especial (0,46%) e a verdade é que tens produções excelentes!

também é verdade que estás numa zona com mais sol que eu, e isso é induscutível.... eu estou entre aveiro e coimbra.... muito mais a norte que tu. e isso sim, faz diferença.

já agora uma pergunta, qual a potência de painéis que tem a tua instalação?
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

tenho 22 painéis de 175w, portanto tenho no total 3850w. é um bocadinho curto...
se soubesse o que sei hoje tinha colocado mais 2. teria neste momento uma produção bastante superior.
estava convencido que o inversor deveria converter normalmente, em condições óptimas, à volta de 3450w, que era a potência nominal, portanto já teria em painéis uma margem razoavel... mas, como já disse, chega aos 3800 com facilidade e mantem-se lá desde que haja condições para isso. neste caso, a margem é muito curta, e assim que o sol sai da posição ideal a percentagem de produção de cada painel decresce rápidamente. se fossem mais estaria a produzir 3800 durante muito mais tempo e mesmo quando descesse não desceria tanto.

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

e outro pormenor que me estava a esquecer: a falta de painéis, por incrivel que pareça, nota-se ainda mais no verão. houve dias em que o máximo ficou abaixo dos 3000w devido à temperatura, portanto muito longe do máximo que poderia atingir. nessa altura mais alguns painéis teriam sido úteis. o dia melhor que tive, com 27kw foi em abril (dois meses antes do dia com mais horas de sol). nessa altura pensei que em junho iria atingir bem para cima de 30kw diários. no entanto, nos melhores dias de sol ficou por volta dos 26 e deu para verificar até que ponto as altas temperaturas afectam a produção.

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por sergiomms »

valter silva Escreveu: sou eu que escolho todos os componentes

no entanto arrependo-me de não ter colocado um fronius na minha primeira.... mas pronto..... agora já é tarde.

abraço
mas o kaco 3600xi, tem pot nominal de 3600, onde viste 3450 ou referes o 3500xi?
sergiomms

Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver

sergiomms Escreveu:

abraço
mas o kaco 3600xi, tem pot nominal de 3600, onde viste 3450 ou referes o 3500xi?
existe um modelo para portugal com 3,45kw
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por sergiomms »

valter silva Escreveu:
sergiomms Escreveu:

abraço
existe um modelo para portugal com 3,45kw
sim, é o 3500xi certo? com 3.45 nominal e máx de 3.8; o 3600xi tem nominal 3.6 e máx 4.0.
já agora, no teu entender porque é que escolherias um fronius para a tua 1ª instalação?
sergiomms

Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver

sergiomms Escreveu: sim, é o 3500xi certo? com 3.45 nominal e máx de 3.8; o 3600xi tem nominal 3.6 e máx 4.0.
já agora, no teu entender porque é que escolherias um fronius para a tua 1ª instalação?
não!!.... o modelo 3600xi para portugal é um modelo alterado para 3,45kw..... tipo o sma 3800 (3,8kw potencia nominal) para portugal tb é só de 3,68.

escolheria o fronius porque pode levar quase 5,5kw de painéis!!!

Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por sergiomms »

valter silva Escreveu: não!!.... o modelo 3600xi para portugal é um modelo alterado para 3,45kw..... tipo o sma 3800 (3,8kw potencia nominal) para portugal tb é só de 3,68.

e assim tens mais produção fora de pico, certo?
sergiomms

Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver

sergiomms Escreveu:
valter silva Escreveu: não!!.... o modelo 3600xi para portugal é um modelo alterado para 3,45kw..... tipo o sma 3800 (3,8kw potencia nominal) para portugal tb é só de 3,68.

e assim tens mais produção fora de pico, certo?
várias vantagens:
1 - mais produção fora do pico
2 - como temos queda com a temperatura, qt mais potencia nos paineis reltivamente a potencia nominal menos se ira notar
3 - os paineis têm decaimento com o tempo.... assim quanto mais potência tiveres, menor será a influência deste factor!

abraço
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver

vivam,

hoje chegou o material.... o inversor é um kaco 3600 com 3450w de potencia nominal .... não há dúvidas quanto a isso confirmadíssimo

a montagem começou, ainda lentamente.... mas creio que numa semana estará pronta

e giro, giro é que o meu irmão que mora a 10mts tb tem uma para montar exactamente com as mesmas características, assim, tenho a garagem com 40 painéis solares, 2 inversores, 2 contadores, 2 estruturas, etc,etc

abraço
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

boa! sucesso nisso valter!

Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver

bom.... resta dizer que o registo foi feito em outubro .... e a ligação será em janeiro.... sendo que a inspecção será em 26-29 de dezembro.... isto vai obrigar o contrato a ser de 2010 e não haver dúvidas quanto ao ano 0 ....

abraço
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Mensagem por jama »

valter silva Escreveu:vivam,

hoje chegou o material.... o inversor é um kaco 3600 com 3450w de potencia nominal .... não há dúvidas quanto a isso confirmadíssimo

a montagem começou, ainda lentamente.... mas creio que numa semana estará pronta

e giro, giro é que o meu irmão que mora a 10mts tb tem uma para montar exactamente com as mesmas características, assim, tenho a garagem com 40 painéis solares, 2 inversores, 2 contadores, 2 estruturas, etc,etc

abraço
para uma fotovoltaica 3.45kw,nao tera de ser o inversor kaco 3500xi? o 3600 tem uma potencia nominal de 3.6kw
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver

jama Escreveu:
valter silva Escreveu:vivam,

abraço
para uma fotovoltaica 3.45kw,nao tera de ser o inversor kaco 3500xi? o 3600 tem uma potencia nominal de 3.6kw
jama,

está confirmadissimo.... se quiserem tiro fotos....
kaco 3600 xi (sim, 3600) com 3450 w de potencia nominam (modelo 3600xi dcs pt).....
atenção que o 3600xi dcs pt é diferente de 3600xi !!!.....

abraço
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver

vivam,

montagem concluída
inspecção pedida hoje dia 24-12 à noite (prenda de natal )
agora é esperar a inspecção lá para dia 4/5 de janeiro e contrato de 2010

depois coloco fotos da minha nova micro-geração

abraço
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Autor do tópico
Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver

inspecção marcada para dia 7-01 (quinta-feira)....
vamos esperar.

abraço
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Responder

Voltar para “Projectos”