Motor para Gerador alguém me ajuda PF
-
Sucateiro
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: quarta out 14, 2009 9:37 pm
Motor para Gerador alguém me ajuda PF
na semana passada estive a desmantelar uma máquina e à semelhaça do que é habitual aproveitei algum material antes de seguir para a fundição. retirei varios motores, motorotores, sistemas hidraulicos, etc. porém um motor chamou a minha atenção pelas suas caracteristicas, trata-se de um motor relativamente grande, tem 4 pares de escovas em cada extremidade do motor, tem um variador de velocidade acoplado, tem 3 saidas ou entradas de cabos.bom a dúvida que eu tenho é se isto seria bom para um gerador.
esta dúvida surge porque a máquina (devido à sua dimensão) vinha semi desmontada para poder ser transportada, os enormes quadros electricos que geriam todo o sistema electrico, pneumatico e hidraulico vinham desligados e separados e eu perdi o fio à meada ficando sem saber qual era a função exacta daquele motor.
não sei exactamente como se colocam fotos aqui, mas só colocando as fotos do motor com os respectivos dados técnicos alguém por aqui me poderá ajudar.
obrigado
esta dúvida surge porque a máquina (devido à sua dimensão) vinha semi desmontada para poder ser transportada, os enormes quadros electricos que geriam todo o sistema electrico, pneumatico e hidraulico vinham desligados e separados e eu perdi o fio à meada ficando sem saber qual era a função exacta daquele motor.
não sei exactamente como se colocam fotos aqui, mas só colocando as fotos do motor com os respectivos dados técnicos alguém por aqui me poderá ajudar.
obrigado
-
7439914
- Membro

- Registado: sexta nov 06, 2009 10:17 pm
Re: Motor para Gerador alguém me ajuda PF
viva,sou o jaime do braga ainda em 1º na liga de fut. estou a principiar a presença neste forum, diga-se que representa uma mesa de trabalho imprescendivel e de grande cooperação para uma das pincipais causas que ameaçam a natureza e os seus efeitos na humanidade.sucateiro Escreveu:na semana passada estive a desmantelar uma máquina e à semelhaça do que é habitual aproveitei algum material antes de seguir para a fundição. retirei varios motores, motorotores, sistemas hidraulicos, etc. porém um motor chamou a minha atenção pelas suas caracteristicas, trata-se de um motor relativamente grande, tem 4 pares de escovas em cada extremidade do motor, tem um variador de velocidade acoplado, tem 3 saidas ou entradas de cabos.bom a dúvida que eu tenho é se isto seria bom para um gerador.
obrigado
ocupo-me em peças electricas p auto 6,12, e 24 voltes. se eu te poder ajudar na classificação desse motor desbobina aí as especificações que estão na carcaça;
marca, refências voltes, amp, kw. o meu interesse neste forum é porque me surgiu a ideia de construir um motor que classifico antes de engrenagem magnética com transmissão magnética movida por motor electrico (a) de pouco consumo tipo 220v 1380 rpm 1.1a em que o objectivo é gerar força de relação peso potência suficiente para mover alternador em sobrecarga. serei + um guerreiro a favor da causa. já agora diz me como é a tua graça.até breve
-
Sucateiro

o meu nome é joão, queria colocar aqui fotos do tal motor, mas continuo à espera que apareça uma alma atenciosa que me diga como se colocam.
obrigado
obrigado
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
essa é a parte fácil, verifica aqui; http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=24&t=222sucateiro Escreveu:o meu nome é joão, queria colocar aqui fotos do tal motor, mas continuo à espera que apareça uma alma atenciosa que me diga como se colocam.
obrigado
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Sucateiro

não consigo colocar as fotos
-
Cabul
- Membro Silver

- Registado: quinta out 29, 2009 9:37 pm
alô jaime de braga "ainda em primeiro" 7439914, o que é que tens para aí de 24v, em termos de motores de ímans permanentes?????
-
7439914
- Membro

ola amigo cabul, desculpa só agora. motores de 24v com imãs permanentes ainda não vi nenhum, quase todos usam inductoras 24v em vez dos imãs que não tem votagem.cabul Escreveu:alô jaime de braga "ainda em primeiro" 7439914, o que é que tens para aí de 24v, em termos de motores de ímans permanentes?????
um motor de 24 v exige uma potencia significatica de indução acabo descobrir no lombardino motor arranque bosch 24v 1,6 kw ref 0001111003, nº da carcaça polar de imãs permanentes, 1005001903.
que pretendes fazer com isso?
-
edcicutti
- Membro

- Registado: domingo out 25, 2009 2:25 pm
segue imagem com roteiro de como inserir uma imagem no post ( lembre-se que cada imagem não pode ter mais que 150 kb)
- Anexos
-
- novaenergia.jpg (14.42 KiB) Visto 7495 vezes
-
edcicutti
- Membro

a imagem ficou pequena? segue uma maior
- Anexos
-
- novaenergia.jpg (59.27 KiB) Visto 7494 vezes
-
edcicutti
- Membro

desculpe, esqueci de dizer que a resposta é para o sucateiro
-
Cabul
- Membro Silver

caro amigo 7439914, e outros que estão no fórum, esta semana andei pela zona de vila franca e ota, onde existem muitos sucateiros e desmontadores de carros e camiões, à procura de motores de 24v, e nada.
apercebi-me que as ventoinhas de arrefecimento dos camiões, são ligadas directamente via correia a todo o sistema onde está incluído o alternador. assim motores de 24v só dos limpa parabrisas, os quais além de não terem potência suficiente para o que pretendemos, já que para brincar servem, a resistência mecânica para suportar as pás e o vento, não é propícia.
quanto ao motor lombardino, passa-se o mesmo que os dínamos. é necessária excitação externa para começarem a produzir e depois através do controlador de carga, passa a ser como os burros, ou seja come da própria carga. para além disso é de uma grande potência o que implicaria construção "quase industrial" de pás. de qualquer maneira, o que é preciso é continuar a procurar.
um abraço energético
apercebi-me que as ventoinhas de arrefecimento dos camiões, são ligadas directamente via correia a todo o sistema onde está incluído o alternador. assim motores de 24v só dos limpa parabrisas, os quais além de não terem potência suficiente para o que pretendemos, já que para brincar servem, a resistência mecânica para suportar as pás e o vento, não é propícia.
quanto ao motor lombardino, passa-se o mesmo que os dínamos. é necessária excitação externa para começarem a produzir e depois através do controlador de carga, passa a ser como os burros, ou seja come da própria carga. para além disso é de uma grande potência o que implicaria construção "quase industrial" de pás. de qualquer maneira, o que é preciso é continuar a procurar.
um abraço energético
-
7439914
- Membro

viva cabul, não tinha percebido que pretendias um motor para gerar corrente 24v e acumular em baterias. se é o que pretendes podes tentar com um alternador de 24 voltes e até escolher a amperagem que pretendes, quanto maior a amperagem do alternador, maior o esforço nas pás da ventoinha igual a mais amperes hora. já agora porque 24v?cabul Escreveu:caro amigo 7439914, e outros que estão no fórum, esta semana andei pela zona de vila franca e ota, onde existem muitos sucateiros e desmontadores de carros e camiões, à procura de motores de 24v, e nada.
um abraço energético
se pretenderes, trabalho numa empresa que comercializa vários tipos de alternador de 12 e 24v desde 25 amperes até 80 amp. com regulador incorporado.
espero ter satisfeito a dúvida
-
edcicutti
- Membro

poderia postar umas fotos e seus respectivos preços. ou tem algum site para visualizar seus alternadores?7439914 Escreveu:viva cabul, não tinha percebido que pretendias um motor para gerar corrente 24v e acumular em baterias. se é o que pretendes podes tentar com um alternador de 24 voltes e até escolher a amperagem que pretendes, quanto maior a amperagem do alternador, maior o esforço nas pás da ventoinha igual a mais amperes hora. já agora porque 24v?cabul Escreveu:caro amigo 7439914, e outros que estão no fórum, esta semana andei pela zona de vila franca e ota, onde existem muitos sucateiros e desmontadores de carros e camiões, à procura de motores de 24v, e nada.
um abraço energético
se pretenderes, trabalho numa empresa que comercializa vários tipos de alternador de 12 e 24v desde 25 amperes até 80 amp. com regulador incorporado.
espero ter satisfeito a dúvida
-
Cabul
- Membro Silver

obrigado, mas alternadores de 24v, já me arranjaram, mas como expliquei num tópico que abri chamado "pequeno contributo", os alternadores dificilmente são aplicáveis ao que pretendemos. para além de terem um baixo rendimento entre a energia mecânica necessária e a energia eléctrica debitada, exige altas rotações e muita "força", que não são possíveis com o tipo de pás que utilizamos.
1. já fiz testes, como sabes para carregar as baterias tens que ter pelo menos +- 14v. com um alternador com uma tensão nominal de 24v, só a consegui atingir acoplado a um berbequim a cerca de 3000 rpm's, o que é practicamente impossível de atingir, mesmo com sistemas de desmultiplicação.
2. depois necessita-se de corrente de excitação, já que os alternadores não possuem magnetismo remanescente, que permita o arranque da produção sem excitação externa.
3. depois de começar a produzir auto-alimenta-se ou seja é como os "burros", alimenta-se da própria carga, o que implica a perda de alguns amperes.
4. depois de excitado, liguei à bateria através de um diodo de protecção, o que baixou a rotação do berbequim para cerca de 1200/1300 rpm ficando a debitar +- 2amp.
5. assim para um grande dispêndio de energia mecânica, o proveito é curto. se com um berbequim a forçar só se consegue isto, com as pás que podemos construir, nem vale a pena.
6. já testei um motor de ímans permanentes de um motor de limpa vidros de 24v, mas para além da dificuldade de adaptar o eixo, os suportes "chumaceiras" e os rolamentos, são muito frágeis.
7. com motores de 12volts de tensão, para carregar baterias, nem vale a pena perder tempo. nunca se conseguirão atingir os valores necessários.
de qualquer maneira, obrigado pela disponibilidade.
ps: existe um motor muito bom da bosh gpa/24v 255w a 1750rpm's, só que custam à volta de 300 aérios.
se conseguires arranjar algo parecido tenho a certeza que a malta do fórum
cumps
1. já fiz testes, como sabes para carregar as baterias tens que ter pelo menos +- 14v. com um alternador com uma tensão nominal de 24v, só a consegui atingir acoplado a um berbequim a cerca de 3000 rpm's, o que é practicamente impossível de atingir, mesmo com sistemas de desmultiplicação.
2. depois necessita-se de corrente de excitação, já que os alternadores não possuem magnetismo remanescente, que permita o arranque da produção sem excitação externa.
3. depois de começar a produzir auto-alimenta-se ou seja é como os "burros", alimenta-se da própria carga, o que implica a perda de alguns amperes.
4. depois de excitado, liguei à bateria através de um diodo de protecção, o que baixou a rotação do berbequim para cerca de 1200/1300 rpm ficando a debitar +- 2amp.
5. assim para um grande dispêndio de energia mecânica, o proveito é curto. se com um berbequim a forçar só se consegue isto, com as pás que podemos construir, nem vale a pena.
6. já testei um motor de ímans permanentes de um motor de limpa vidros de 24v, mas para além da dificuldade de adaptar o eixo, os suportes "chumaceiras" e os rolamentos, são muito frágeis.
7. com motores de 12volts de tensão, para carregar baterias, nem vale a pena perder tempo. nunca se conseguirão atingir os valores necessários.
de qualquer maneira, obrigado pela disponibilidade.
ps: existe um motor muito bom da bosh gpa/24v 255w a 1750rpm's, só que custam à volta de 300 aérios.
cumps
-
7439914
- Membro

poderia postar umas fotos e seus respectivos preços. ou tem algum site para visualizar seus alternadores?[/quote]
podem consultar em: www.vieirafreitas.pt
tenho a tabela de preços de revenda de todos os componentes electricos p/ automóveis 12 e 24 v.
estou ao v dispor
cumprimentos
jaime nogueira
podem consultar em: www.vieirafreitas.pt
tenho a tabela de preços de revenda de todos os componentes electricos p/ automóveis 12 e 24 v.
estou ao v dispor
cumprimentos
jaime nogueira
-
7439914
- Membro

cumps[/quote]
esse motor 24v 255w deve ser do ventilador ou chaufagem, se for não é possivel funcionar como gerador de corrente. se me deres a referência dele posso confirmar, contudo não percebi qual a vantagem de gerar 24v para uma bateria, se a intenção é aproveitar a força do vento através de pás, por cerca de 50 euros adquires um gerador 220v que são usados com pequenos motores a gasolina.
perdoa a indescrição
cumps[/quote]
esse motor 24v 255w deve ser do ventilador ou chaufagem, se for não é possivel funcionar como gerador de corrente. se me deres a referência dele posso confirmar, contudo não percebi qual a vantagem de gerar 24v para uma bateria, se a intenção é aproveitar a força do vento através de pás, por cerca de 50 euros adquires um gerador 220v que são usados com pequenos motores a gasolina.
perdoa a indescrição
-
Cabul
- Membro Silver

olá amigo,
a ref é bosh gpa/24v 255w part number 0 130 302 012
quanto aos geradores de 220v, agradeço, mas o que se pretende é efectivamente gerar energia via eólica. ser motor de 24v, é só porque em princípio seria mais fáceis de arranjar, pode ser 18v, 36v, por aí. de 12v é que não dá
um abraço
a ref é bosh gpa/24v 255w part number 0 130 302 012
quanto aos geradores de 220v, agradeço, mas o que se pretende é efectivamente gerar energia via eólica. ser motor de 24v, é só porque em princípio seria mais fáceis de arranjar, pode ser 18v, 36v, por aí. de 12v é que não dá
um abraço
-
7439914
- Membro

esse é um motor dc = a motor de tracção.
para gerar corrente tem que ser um ac - alternador ou dynamo?
para gerar corrente tem que ser um ac - alternador ou dynamo?
-
silva1962
- Membro

- Registado: terça ago 18, 2009 9:49 pm
boas
desculpem eu meter na vossa converssa
é que em almada tem uma loja que vende geradores para eolica de 1000w
por 250€
a loja é agges procurem na net que encontão.
desculpem eu meter na vossa converssa
é que em almada tem uma loja que vende geradores para eolica de 1000w
por 250€
a loja é agges procurem na net que encontão.
"Se ele não se encaixam, use um martelo maior."
-
Cabul
- Membro Silver

1. caro silva1962, os contributos são sempre bem vindos. estamos aqui para colaborar-mos todos naquilo que nos une, ou seja o gosto da partilha e do conhecimento.
vou dar uma vista de olhos na tal loja
2. caro 7439914, falo em motores dc de ímans permanentes ou "brushless" sem escovas, porque em princípio são mais faceis de arranjar. como já expus em tópicos anteriores, dínamos (cc) e alternadores (ca) têm vários factores que não são práticos para o que se pretende.
cumps
vou dar uma vista de olhos na tal loja
2. caro 7439914, falo em motores dc de ímans permanentes ou "brushless" sem escovas, porque em princípio são mais faceis de arranjar. como já expus em tópicos anteriores, dínamos (cc) e alternadores (ca) têm vários factores que não são práticos para o que se pretende.
cumps