Sistema Sonnenkraft 300L
-
jvsg
Autor do tópico - Membro

- Registado: segunda nov 16, 2009 7:09 pm
Sistema Sonnenkraft 300L
olá,
vou aqui relatar a montagem do meu sistema apoiado pelo governo.
o sistema foi entregue na passada sexta-feira e é um sistema sonnenkraft circulação forçada de 300l.
moro num prédio no r/c e são 3 andares, o sistema vai ser montado numa casa do condomínio que fica no terraço do prédio, ou seja, é tipo por cima de um 4º andar.
a montagem começou hoje e tirei algumas fotografias que mais tarde irei aqui colocar.
cumps.
vou aqui relatar a montagem do meu sistema apoiado pelo governo.
o sistema foi entregue na passada sexta-feira e é um sistema sonnenkraft circulação forçada de 300l.
moro num prédio no r/c e são 3 andares, o sistema vai ser montado numa casa do condomínio que fica no terraço do prédio, ou seja, é tipo por cima de um 4º andar.
a montagem começou hoje e tirei algumas fotografias que mais tarde irei aqui colocar.
cumps.
Por a luz ser mais rápida que o som, algumas pessoas parecem inteligentes até abrirem a boca....
Os computadores são invenção do diabo!
-
jvsg
Autor do tópico - Membro

Re: Sistema Sonnenkraft 300L
aqui vão algumas fotos.

depósito

estrutura dos paineis solares.

tubo de exaustão do esquentador por onde vai sair a tubagem dos paineis.

chaminé

tubagem dos paineis.

depósito com algumas ligações.

sapata em cimento para segurar paineis.

vista lateral dos paineis.

depósito

estrutura dos paineis solares.

tubo de exaustão do esquentador por onde vai sair a tubagem dos paineis.

chaminé

tubagem dos paineis.

depósito com algumas ligações.

sapata em cimento para segurar paineis.

vista lateral dos paineis.
-
jmsf
- Membro Silver

- Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm
boasncaro amigo
obrigada por partilhar connosco a sua contribuição para um mundo melhor
gostaria era que me esclarece-se um pouco
o tubo por onde passaram os tubos de cobre não se encontra em funcionamente?
qual a distância entre os paineis e o depósito?
qual a pressão de funcionamento que lhe deixaram?
o sistema não levou nenhum vaso de expan~sao ou valvula de segurança, e que não aparece em lado nenhum
a parte do suporte
a tras fizeram uma sapata de massa, será o suficiente?
se o vento lhe pegar por trás não vai levantar os paineis
pergunto-lhe nao para criticar mas sim para o alertar pois a questão da estrutura não me parece pela imagem que esteja muito segura ainda para mais num 4 anda
obrigada por partilhar connosco a sua contribuição para um mundo melhor
gostaria era que me esclarece-se um pouco
o sistema não levou nenhum vaso de expan~sao ou valvula de segurança, e que não aparece em lado nenhum
a parte do suporte
pergunto-lhe nao para criticar mas sim para o alertar pois a questão da estrutura não me parece pela imagem que esteja muito segura ainda para mais num 4 anda
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)
---------jmsf----------
---------jmsf----------
-
jvsg
Autor do tópico - Membro

cá vão os esclarecimentos,
- esse tubo era do esquentador, como vou desligá-lo fica livre para os tubos de cobre. como se vê na imagem da chaminé tem 8 tubos são 4 apartamentos, 1 para o esquentador e outro para o extractor de cada apartamento.
cerca de 23 metros desde os paineis até ao depósito.
ainda não está a funcionar, amanhã digo.
o sistema não levou nenhum vaso de expan~sao ou valvula de segurança, e que não aparece em lado nenhum a parte do suporte
vai levar um vaso de expansão, claro. quando estiver a funcionar ponho imagens.
fizeram uma sapata de cada lado, com ferro e brita, à frente está aparafusado na parede dos dois lados com os parafusos de origem. quem está a montar o meu sistema já os monta há mais de 20 anos e sempre fez sapatadas deste tipo nos quatro pés e até hoje ainda nenhum voou.... mas há sempre uma primeira vez.
obrigado pelas perguntas.
cumps
jgonçalves
- esse tubo era do esquentador, como vou desligá-lo fica livre para os tubos de cobre. como se vê na imagem da chaminé tem 8 tubos são 4 apartamentos, 1 para o esquentador e outro para o extractor de cada apartamento.
o sistema não levou nenhum vaso de expan~sao ou valvula de segurança, e que não aparece em lado nenhum a parte do suporte
fizeram uma sapata de cada lado, com ferro e brita, à frente está aparafusado na parede dos dois lados com os parafusos de origem. quem está a montar o meu sistema já os monta há mais de 20 anos e sempre fez sapatadas deste tipo nos quatro pés e até hoje ainda nenhum voou.... mas há sempre uma primeira vez.
cumps
jgonçalves
Por a luz ser mais rápida que o som, algumas pessoas parecem inteligentes até abrirem a boca....
-
digitalzoo
- Membro

- Registado: terça jul 01, 2008 2:15 pm
obrigado pelas respostas.
boas
a sua situação é quase 100% como a minha, eu moro num 1º andar de 4 e tb tencionava utilizar o exaustor do esquentador para passar o tubo entre o painel e o acumulador, mas indicaram-me que com as curvas seria impossível, tb tenho as minhas dúvidas em relação à resistência ao vento das sapatas de betão, se o painel for orientado a sul, durante o inverno leva com o vento predominantemente de norte, o que provoca o "levantar" do painel, o que me aconselharam, para lisboa, foi a utilização de uma cobertura da base da estrutura, tipo tabuleiro que seria cheia de brita e cimento, qual a sua zona de residência?
cumps e parabéns pela aquisição
paulo
boas
a sua situação é quase 100% como a minha, eu moro num 1º andar de 4 e tb tencionava utilizar o exaustor do esquentador para passar o tubo entre o painel e o acumulador, mas indicaram-me que com as curvas seria impossível, tb tenho as minhas dúvidas em relação à resistência ao vento das sapatas de betão, se o painel for orientado a sul, durante o inverno leva com o vento predominantemente de norte, o que provoca o "levantar" do painel, o que me aconselharam, para lisboa, foi a utilização de uma cobertura da base da estrutura, tipo tabuleiro que seria cheia de brita e cimento, qual a sua zona de residência?
cumps e parabéns pela aquisição
paulo
jvsg Escreveu:cá vão os esclarecimentos,
cumps
jgonçalves
-
jvsg
Autor do tópico - Membro

obrigado paulo.
pois realmente também não achei umas sapatas muito fortes, estou a confiar no instalador. como sobrou material se calhar vou reforçar o betão e também estava a pensar em colocar cabo de aço da parte de cima da estrutura até ao chão, um de cada lado para ficar mais fixo.
quanto à curvas que falou, à saida do tubo apenas puxaram alguns centimetros depois o tubo foi soldado porque é muito dificil puxar o tubo com aquela curva de quase 90º mas não é impossível.
a minha área de residência é lagoa.
cumps,
jgonçalves
pois realmente também não achei umas sapatas muito fortes, estou a confiar no instalador. como sobrou material se calhar vou reforçar o betão e também estava a pensar em colocar cabo de aço da parte de cima da estrutura até ao chão, um de cada lado para ficar mais fixo.
quanto à curvas que falou, à saida do tubo apenas puxaram alguns centimetros depois o tubo foi soldado porque é muito dificil puxar o tubo com aquela curva de quase 90º mas não é impossível.
a minha área de residência é lagoa.
cumps,
jgonçalves
-
digitalzoo
- Membro

bela terra lagoa, tenho aí família e costumo passar as férias na praia do carvalho.
o cabo de aço pode impedir que a coisa voe mas, na pior das hipóteses, pode permitir que a estrutura vibre.
já agora, quais as razões da escolha de circulação forçada e não termocifão, com os tubos seria mais fácil.
obrigado
o cabo de aço pode impedir que a coisa voe mas, na pior das hipóteses, pode permitir que a estrutura vibre.
já agora, quais as razões da escolha de circulação forçada e não termocifão, com os tubos seria mais fácil.
obrigado
-
jvsg
Autor do tópico - Membro

olá,
para além do sistema circulação forçada ser mais caro que o termossifão, julgo que assim tenho melhor aproveitamento e menos perdas de energia. pensando nisto como um investimento a longo prazo se fosse um sistema termossifão cada que abria a água tinha que correr alguns litros até vir quente assim como estou a montar o depósito fica a 5 metros da entrada do esquentador havendo menor desperdício, que é por onde vai estar a água quente.
em resumo, sistema mais caro mas muito mais efeciente.
cumps,
jgonçalves
para além do sistema circulação forçada ser mais caro que o termossifão, julgo que assim tenho melhor aproveitamento e menos perdas de energia. pensando nisto como um investimento a longo prazo se fosse um sistema termossifão cada que abria a água tinha que correr alguns litros até vir quente assim como estou a montar o depósito fica a 5 metros da entrada do esquentador havendo menor desperdício, que é por onde vai estar a água quente.
em resumo, sistema mais caro mas muito mais efeciente.
cumps,
jgonçalves
-
jmsf
- Membro Silver

boas caros amigos
a solução do tabuleiro cheio de massa é uma de muitas, mas parece-me que neste sistema não dá para aplicar, pois esses tabuleiros são aplicados por cima das barras que ligam a parte de tras da estrutura a frente, esta esstrutura não tem
a solução das sapatas é boa, não quis criticar ,levou ferro muito bem, a minha duvida é que como esta assente em cima da tela com o tempo pode descolar, certo? é só isso
os cabos de aço é um reforço extra e resulta, claro que não por si só
mas resulta
a solução do tabuleiro cheio de massa é uma de muitas, mas parece-me que neste sistema não dá para aplicar, pois esses tabuleiros são aplicados por cima das barras que ligam a parte de tras da estrutura a frente, esta esstrutura não tem
a solução das sapatas é boa, não quis criticar ,levou ferro muito bem, a minha duvida é que como esta assente em cima da tela com o tempo pode descolar, certo? é só isso
os cabos de aço é um reforço extra e resulta, claro que não por si só
mas resulta
---------jmsf----------
---------jmsf----------
-
jvsg
Autor do tópico - Membro

obrigado pela critica/opinião.
volto a repetir, ainda hoje voltei a falar com o instalador, já montou mais de 1000 sistemas de toda a maneira e feitio, mas nestes casos faz 4 sapatas e não ligam à placa, põe um plástico por baixo, e nunca voou nem mexeu nenhum. mas também já disse que há sempre uma primeira vez para tudo.
obrigado,
jgonçalves
volto a repetir, ainda hoje voltei a falar com o instalador, já montou mais de 1000 sistemas de toda a maneira e feitio, mas nestes casos faz 4 sapatas e não ligam à placa, põe um plástico por baixo, e nunca voou nem mexeu nenhum. mas também já disse que há sempre uma primeira vez para tudo.
obrigado,
jgonçalves
-
jmsf
- Membro Silver

espero que não seja o seu
de resto parece que esta em boas mãos
de resto parece que esta em boas mãos
---------jmsf----------
---------jmsf----------
-
jvsg
Autor do tópico - Membro

boas,
o sistema já funciona desde as 13h de ontem, logo que possa envio novas fotografias.
respondendo ainda a algumas questões colocadas pelo jmsf,
ficou com 3kgs de pressão
levou vaso de expansão.
obrg,
jgonçalves
o sistema já funciona desde as 13h de ontem, logo que possa envio novas fotografias.
respondendo ainda a algumas questões colocadas pelo jmsf,
levou vaso de expansão.
obrg,
jgonçalves
-
jmsf
- Membro Silver

boasjvsg Escreveu:
obrg,
jgonçalves
ora bem 1,5 bar pressão normal mais 1 bar por cada 10mts de altura se tem á volta de 23mts, mais 2 bar
1,5 bar +2 bar= 3,5bar
parece-me que esta bem
mas quem sou eu para opinar quando ainda só fiz 20/30 instalações
parabens sr jgonçalves pela aquisição de um bom produto
---------jmsf----------
---------jmsf----------
-
jvsg
Autor do tópico - Membro

muito obrigado. estou muito satisfeito até agora, hoje esteve um dia limpo e a água atingiu 58,1º, são agora 21:40 e estão 57,8º penso que não é nada mau.
já meti 2 cabinhos de aço a esticar a estrutura dos paineis que mais tarde colocarei aqui as fotos.
cumps,
jgonçalves
já meti 2 cabinhos de aço a esticar a estrutura dos paineis que mais tarde colocarei aqui as fotos.
cumps,
jgonçalves
-
digitalzoo
- Membro

boas
o registo das temperaturas é precioso, presumo que não tem o apoio ligado, é tudo fruto do sol e que tem já tem consumido dessa água.
já agora de quanto é o consumo médio diário?
parabéns pela aquisição e cumps
paulo
o registo das temperaturas é precioso, presumo que não tem o apoio ligado, é tudo fruto do sol e que tem já tem consumido dessa água.
já agora de quanto é o consumo médio diário?
parabéns pela aquisição e cumps
paulo
-
jvsg
Autor do tópico - Membro

olá,
a resistência está desligada, liguei-a ontem porque estava nublado e porque o sistema foi ligado a 1ª vez, foi desligada às 22:00h de ontem e a água estava a 37,4º.
o consumo é cerca de 150-200l diários.
cumps,
jgonçalves
a resistência está desligada, liguei-a ontem porque estava nublado e porque o sistema foi ligado a 1ª vez, foi desligada às 22:00h de ontem e a água estava a 37,4º.
cumps,
jgonçalves
-
antonio-leal-43
- Membro Dedicado

- Registado: segunda abr 13, 2009 12:08 am
caro jgonçalves,jvsg Escreveu:olá,
cumps,
jgonçalves
antes de mais, os meus parabéns por ter adquirido um sistema de aqs e contribuir assim para um planeta mais limpo. também tenho um sistema igual, instalado em setembro, e estou bastante satisfeito com ele.
se me permite a pergunta, o instalador cobrou-lhe pelo comprimento de tubo em "excesso" desde o depósito até aos painéis?
em caso afirmativo, poderia partilhar quanto foi a mais por metro?
obrigado,
antonio
-
jvsg
Autor do tópico - Membro

obrigado antónio.
não me cobrou nada a mais. até pelo contrário, instalou-me mais umas coisas a mais a custo zero. é pessoa minha conhecida.
cumps,
jgonçalves
não me cobrou nada a mais. até pelo contrário, instalou-me mais umas coisas a mais a custo zero. é pessoa minha conhecida.
cumps,
jgonçalves
-
PaulOL
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
jvsg Escreveu:obrigado antónio.
cumps,
jgonçalves
viva
os meu parabéns pela sua contribuição para um planeta mais ecológico.
infelizmente não é essa a regra!! ...
como já diz o distado popular "quem tem amigos não morre na cadeia"
caso contrario era certa uma despesa extra... pelo menos é o relato mais comum.
no meu caso, estou ainda à espera da aplicação... resta-me acompanhar as noticias dos caros colegas.
um abraço
-
jmsf
- Membro Silver

infelizmente não é essa a regra!! ...
um abraço[/quote]
boas caro amigo
tb não queria mais nada 23 metros de tubagem de cobre ser o instalador a assumir esse custo
normalmente paga-se e ao preço da tabela que as marcas fornecem ao instalador
claro que como e obvio se for a um amigo nem que fica-se a 50metros
por isso e que os clientes finaistentam que seja um amigo ou amigo do amigo a montar o equipamento pois assim sabem que dificilmente terao um custo extra
um abraço[/quote]
boas caro amigo
tb não queria mais nada 23 metros de tubagem de cobre ser o instalador a assumir esse custo
normalmente paga-se e ao preço da tabela que as marcas fornecem ao instalador
claro que como e obvio se for a um amigo nem que fica-se a 50metros
por isso e que os clientes finaistentam que seja um amigo ou amigo do amigo a montar o equipamento pois assim sabem que dificilmente terao um custo extra
---------jmsf----------
---------jmsf----------