olá boa noite.
moro em olhão e gostaria de saber se alguem no algarve gostaria de desenvolver esta ideia.
tenho encontrado umas ideias muito boas e depois de ter conseguido efectuar um pequeno gerador com um motor passo a passo, quero passar para a coisa a sério.
um gerador axial de imanes permanentes usa a ideia de um rotor onde estão colados imanes dispostos num disco de ferro.
em frente desse disco roda solidario outro disco onde estão colados imanes com polaridade oposta, n-s-n-s...
o rotor é impulsionado pelas pás da turbina, embora não directamente acoplado aos discos para que as forçs giróscopicas não danifiquem o alternador.
no meio está uma "bolacha" onde estáo as bobines enroladas que acompanham a geometria identica á separação dos imanes, "congeladas" num disco de resina ou epoxy.
são usados no minimo 6 imanes por cada face do rotor (portanto no minimo 12) e as bobines estão ligadas em série e em 3 fases.
portanto 12 imanes estão para 6 bobines sendo 2 bobines por fase, resultando nuim sistema trifasico.
utiliza-se 3 fases para que o alternador possa estar equilibrado em relação á geração de electricidade e o efeito da força electromotriz.
todas as bobines em série resultam numa voltagem maior e num sistema monofasico, mas isso resulta em produção de vibrações e forças existentes na turbina que apenas com grande pericia se podem eliminar.
um sistema trifasico tem a vantagem de poder ser ligado em estrela ou triangulo com um comutador para facilitar o arranque do alternador (por ex produção eléctrica com ventos fracos).
existem diversas experiencias na net.
a scoraig e o seu fundador são o "pai" da eolica lá fora, entre outros, experimentaram com sucesso esta ideia.
aliás, o site da scoraig tem muitas ideias e inclusivamente a teoria sobre as pás, parte eléctrica etc.
aprendi muito lá.
bom, o meu objectivo deste post é encontrar alguem que queira desenvolver um gerador eolico assente nesta ideia, aqui no algarve.
peço desculpa as referências que faço são sem sentido comercial, é apenas para know how.
obrigado pela atenção.
nuno
Turbina com Alternador Axial de Imans Permanentes
A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Ir para
- Regras, Ajudas & Comunidade NovaEnergia
- ↳ Blog NovaEnergia
- ↳ Pesquisa NovaEnergia
- ↳ Mapa NovaEnergia, Pontos de Carga
- ↳ Regras e Suporte Técnico
- ↳ Apresentações
- ↳ Encontros e Eventos
- Energias Alternativas e Renováveis
- ↳ Geral
- ↳ Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)
- ↳ Classificados - Páginas Amarelas Biomassa
- ↳ Biocombustíveis líquidos
- ↳ BioDiesel
- ↳ Experiências e Protocolos
- ↳ Diário de bordo do meu veículo a biodiesel
- ↳ Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal
- ↳ Etanol e Metanol
- ↳ Óleo Vegetal Directo
- ↳ Diário de bordo do meu veículo a OVD
- ↳ Biomassa sólida
- ↳ Biomassa gasosa - Biogás
- ↳ Energia Solar