How Stuff Works - Aerogerador

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo jul 22, 2007 5:25 pm

How Stuff Works - Aerogerador

Mensagem por Senge »

boas,

alguém já viu este episódio?

http://videos.howstuffworks.com/science ... -video.htm

cumps

cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Re: How Stuff Works - Aerogerador

Mensagem por cascavelo »

muito bom, sempre quiz ver um destes pequenos aeros desmontados, pelo que ví, contradiz a crença de que bobinas sem núcleo ferroso são melhores.
alguém já viu o episódio "lake district dilemma", da série planet mechanics do national geographic channel?
neste episódio os protagonistas constroem uma hidroelética e um aerogerador, foi assistindo está série que peguei a doença incurável do gosto por energias renováveis.
quem não teve a oportunidade, procure por torrents do planet mecanis, todos os episódios valem a pena.

Autor do tópico
Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Senge »

Imagem

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

cascavelo Escreveu:muito bom, sempre quiz ver um destes pequenos aeros desmontados, pelo que ví, contradiz a crença de que bobinas sem núcleo ferroso são melhores.
alguém já viu o episódio "lake district dilemma", da série planet mechanics do national geographic channel?
neste episódio os protagonistas constroem uma hidroelética e um aerogerador, foi assistindo está série que peguei a doença incurável do gosto por energias renováveis.
quem não teve a oportunidade, procure por torrents do planet mecanis, todos os episódios valem a pena.
sim são melhores os que têm núcleo, a desvantagem é que precisam de mais força de vento para arrancar, mas sem qualquer dúvida que uma bobine precisa de um núcleo condutor de magnetismo para ter mais eficiência.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Senge »

boas,

esse aerogerador parece-me ser o aerogerador - air-x land 400w/12v, o que quer dizer que o valor comercial anda pelos 850€ do que eu vi em alguns sites...

agora vendo o interior e tal, onde é que isso custa esse preço, o mais caro deve ser os imans, tipo 50€ e as pás talvez... a bobine não é quase igual as utilizadas em alternadores dos carros?

que acham?

cumps

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

senge Escreveu:boas,

esse aerogerador parece-me ser o aerogerador - air-x land 400w/12v, o que quer dizer que o valor comercial anda pelos 850€ do que eu vi em alguns sites...

agora vendo o interior e tal, onde é que isso custa esse preço, o mais caro deve ser os imans, tipo 50€ e as pás talvez... a bobine não é quase igual as utilizadas em alternadores dos carros?

que acham?

cumps

simples, produz energia que não se paga.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Senge »

jmal Escreveu:

que acham?

cumps

simples, produz energia que não se paga.
boas novamente,

a minha questão não é essa, mas sim a que os fabricantes estão abusar nos valores de venda ao publico.... não achas?

com jeito consegues-se fazer uma coisa destas sem mtos custos...

cumps

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

senge Escreveu:
jmal Escreveu:

que acham?

com jeito consegues-se fazer uma coisa destas sem mtos custos...

cumps
a minha opinião é essa: os valores comerciais tanto dos aerogeradores como dos painéis solares não estão compatíveis com o material neles aplicado. os painéis feitos em série estão caríssimos. os aerogeradores são grandes e caros. as baterias para armazenamento de energia são caríssimas: assim não vamos lá. só dá lugar aos "grandes" e voltamos ao mesmo. só os "grandes" terão acesso a energia para ser vendida ao preço que querem!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

o estator e o disco dos ímãs está muito fino para ser o air-x 400. este deve ser o air breeze, que tem metade da potência.
senge Escreveu:agora vendo o interior e tal, onde é que isso custa esse preço, o mais caro deve ser os imans, tipo 50€ e as pás talvez... a bobine não é quase igual as utilizadas em alternadores dos carros?
que acham?
cumps
o bobinamento dele é exatamente igual ao de um alternador automotivo: trifásico, 12 pólos, com aproximadamente 6 espiras por bobina. e é possível que o estator já seja aproveitado de algum alternador vendido comercialmente. o disco de ímãs possui 12 ímãs de neodímio com medida aproximada de 14mm x 20mm x 5mm, bem menores do que a média dos ímãs usados nos projetos de nossos amigos daqui do forum.

tenho um amigo que tem um airx 400, e já queimou o controlador uma dezena de vezes. em todas as vezes eu consertei e testei por vários dias. depois ele levava, e em aproximadamente 6 meses queimava tudo novamente. da última vez torrou boa parte das trilhas do circuito impresso, e ficou impossível de ser consertado. então eu construí um regulador de tensão totalmente novo para ele, e aí ele fucionou bem melhor.
o regulador é este que está sendo publicado aqui no forum. observem que o formato da pci em cunha foi feito para encaixar exatamente nos mesmo suportes em que encaixava o controlador original do airx 400.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=79&t=8138

também concordo plenamente que os fabricantes abusam dos preços, tanto de aerogeradores, quanto de painés solares, como de outros produtos que nem têm alta tecnologia envolvida, nem têm materiais assim tão caros.

a depender deles a energia eólica ou solar vai ser cada vez mais monopolizada, e pode acabar da mesma forma que o petróleo, ficando nas mãos de uns poucos. é preciso que a técnica de produzir turbinas eólicas de pequeno porte seja cada vez mais desmistificada para ser levada às pessoas comuns, e neste sentido muitos colegas do nosso forum têm trabalhado incansavelmente. um brinde ao altruismo de todos nós !

Autor do tópico
Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Senge »

josenir Escreveu:o estator e o disco dos ímãs está muito fino para ser o air-x 400. este deve ser o air breeze, que tem metade da potência.
não concordo, pois eles dizem que tem 400w de potencia, eu tenho este episódio gravado na box da meo e esta em português e é referido isso...bem mas o mais importante não é isso.

em relação ao monopólio, não concordo. quem realmente quiser produzir este tipo de material, é só comprar um exemplar e investigar o produto, desmontando, como foi feito no vídeo. alguém que esteja na área vai entender facilmente o seu funcionamento. enquanto o petróleo é um liquido totalmente diferente, é preciso extrair, saber onde esta e tudo mais, ou seja, um investimento brutal....

é a minha opinião!

cumps

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

senge Escreveu:
não concordo, pois eles dizem que tem 400w de potencia, eu tenho este episódio gravado na box da meo e esta em português e é referido isso...bem mas o mais importante não é isso.

em relação ao monopólio, não concordo. quem realmente quiser produzir este tipo de material, é só comprar um exemplar e investigar o produto, desmontando, como foi feito no vídeo. alguém que esteja na área vai entender facilmente o seu funcionamento. enquanto o petróleo é um liquido totalmente diferente, é preciso extrair, saber onde esta e tudo mais, ou seja, um investimento brutal....

é a minha opinião!

cumps
sim eles realmente referem os 400w mas podem ter desmontado uma serie diferente para mostrar!
quanto ao comprar para desmontar penso que não é preciso pois existe neste forum informação suficiente para contruir um! as unicas diferenças que vi, foi no nucleo das bobines em ferro e na disposição das mesmas em relação ao eixo! se a primeira diferença pode introduzir algum rendimento extra a segunda é completamente irrelevante!
quanto ao preço penso que será devido a produzir energia que não se paga e a avareza junta pois muito dificilmente um aerogerador desses irá produzir energia suficiente para se tornar rentavel e pagar-se a si proprio! quando isso acontecer já o aerogerador estará a cair de podre! basta ver a velocidade de vento necessária para ele produzir os tais 400w de energia! a probabilidade de ter esses ventos será pouca e a sua real produção será muito inferior.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

ferra Escreveu:quanto ao preço penso que será devido a produzir energia que não se paga e a avareza junta pois muito dificilmente um aerogerador desses irá produzir energia suficiente para se tornar rentavel e pagar-se a si proprio! quando isso acontecer já o aerogerador estará a cair de podre! basta ver a velocidade de vento necessária para ele produzir os tais 400w de energia! a probabilidade de ter esses ventos será pouca e a sua real produção será muito inferior.
sobre isso eu já tenho observado há tempos. não só esses aerogeradores são realmente muito caros para o material aplicado e para a energia produzida, mas o principal: a especificação de potência está fora da realidade. e isso é um desrespeito ao consumidor. no caso do air x 400, a potência máxima de 400w só vai ser produzida com ventos de 12,5 m/s.

isso significa que para você ver ele gerar a potência que estão lhe vendendo, a sua casa vai ter que ficar sem telhado !!!

e com ventos dentro da realidade, em localidades privilegiadas, em torno de 6 m/s, ele gera menos de 100w. esta é que deveria ser a potência nominal informada pelo fabricante (100w). é claro que o fabricante sabe perfeitamente medir a potência gerada pela sua turbina, e age de má fé quando informa uma potência que só vai ser atingida em casos de desastres naturais.
Curva_Airx.jpg
Curva_Airx.jpg (14.71 KiB) Visto 7524 vezes

cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por cascavelo »

outras diferenças que notei foram em comparação com os aero com discos com imãs foram: neste os imãs são juntinhos e as bobinas são bem maiores que os imãs. em vários tópicos que lí aqui e em outros sites, afirma-se que isto é errado e reduz o rendimento.
estou me convencendo que esta forma de construção é melhor, o rendimento parece ser superior usando a metade dos imãs que se usa em alternadores com 2 discos. a dificuldade é conseguir imãs neste formato, mas acredito que os fornecedores devam ter, bastando pergutar e encomendar, já que todos atualmente vem da china.
estranhei também a quantidade de bobinas, enquanto em um aero de discos com 24 imãs se usa um máximo de 9, neste com apenas 12 parece ter o triplo, alguém conseguiu contar as bobinas?

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

josenir Escreveu: sobre isso eu já tenho observado há tempos. não só esses aerogeradores são realmente muito caros para o material aplicado e para a energia produzida, mas o principal: a especificação de potência está fora da realidade. e isso é um desrespeito ao consumidor. no caso do air x 400, a potência máxima de 400w só vai ser produzida com ventos de 12,5 m/s.

isso significa que para você ver ele gerar a potência que estão lhe vendendo, a sua casa vai ter que ficar sem telhado !!!

e com ventos dentro da realidade, em localidades privilegiadas, em torno de 6 m/s, ele gera menos de 100w. esta é que deveria ser a potência nominal informada pelo fabricante (100w). é claro que o fabricante sabe perfeitamente medir a potência gerada pela sua turbina, e age de má fé quando informa uma potência que só vai ser atingida em casos de desastres naturais.
exatamente o meu ponto de vista e eu não me teria expressado tão bem!
havia de haver uma directoria que obrigasse a pôr a potencia com velocidades de vento normais! daqui a pouco montam um alternador automotivo num aerogerador e dizem "produz 500w" mas se precisa de ventos de 100km/h para o fazer, para que é que quero uma coisa assim?!!!!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

BRICOLEIRO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm

Mensagem por BRICOLEIRO »

amigos: não podia estar mais de acordo com todos vocês. as coisas das energias renováveis estão de facto muito caras. tenho andado a sondar os preços, porque queria montar um banco de baterias para um aerogerador de 1000w que fiz. as baterias mais dois painéis solares mais um regulador de carga que se poça ligar tudo isto, se calhar com 5000e. não faço a festa. este dinheiro em bilhas de gás para o velho (pitromax) quase que dava luz para o resto da vida. quem vendesse estas coisas mais baratas de certeza que ganharia muito mais dinheiro. coragem melhores tempos virão.

Autor do tópico
Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Senge »

boas,

quem alinha em abrir uma fabrica e vender isso ao preço justo???? lllololololololol

acho que tínhamos sucesso garantido!

cumps

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

quem alinha em abrir uma fabrica e vender isso ao preço justo???? lllololololololol
acho que tínhamos sucesso garantido!
cumps
eu já venho pensando nisso há um bom tempo. tenho uma oficina mecânica completa com todo o equipamento necessário para a produção das partes mecânicas. já tenho um projeto de turbina de pequeno porte que está bem testado e aprovado. produz 300w com ventos de 8 m/s e talvez eu ainda consiga melhorar um pouco mais.

faço isso por esporte, mas ultimamente os meus amigos têm me incentivado a produzir comercialmente. nos últimos 60 dias fui convidado a expor em três feiras o meu último protótipo, e ao que parece, agradou bastante ao público. fui até entrevistado por uma rádio local.

estou seriamente inclinado a começar uma pequena produção para ver a aceitação do mercado. estou pensando em comercializar tanto a turbina completa como qualquer de suas partes em separado: gerador, regulador de tensão, pás, hélice, cubo da hélice, estrutura mecânica, etc. pensei em fazer dessa forma porque no ano passado enviei e-mail para cinco fábricas de aerogeradores procurando comprar uma hélice e apenas três se deram ao trabalho de responder e dizer que não podiam vender as partes em separado. eu fiquei aborrecido, e desde então venho pensando que não deveria ser assim.
Gerax_400.JPG
Gerax_400.JPG (82.87 KiB) Visto 7446 vezes

cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por cascavelo »

muito bom, josenir,
comece a fabricar mesmo, pois vais encontrar muitos clientes para as partes aquí no forum, principalmente para o regulador/excitador, quando fiz o meu tive a maior dificuldade para reunir todos os componentes. só não pude testa-lo na prática por causa do acidente. mas fico fazendo projetos pra quando puder voltar a ativa.
só um conselho pinte os próximos protótipos com cores vivas, (amarelo, vermelho, azul, etc) chama mais atenção quando está em exposição, verde só é bom para se mesclar a paisagem e causar menos impacto visual, para divulgação outra cor e melhor.

Autor do tópico
Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Senge »

boas,

pelo que me parece nas fotos utilizas-te um alternador automóvel, certo?

sinceramente por agora ainda não quero me colocar nessa aventura, preciso de mais formação na parte de engenharia electrónica e tudo que esta ligado a ela. depois é dedicar a investigação nos tempos livres. para o ano se tudo correr bem, começo a estudar em engenharia electronia e computação.
neste momento sou mais especializado em redes informáticas, tenho um bacharelato em gestão e redes e computação e certificado cisco ccna e cisco it essentials. o que não é bem na área desta matéria...lololol

cumps

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

a vender pelo preço justo não te safas
agora mais a sério, é isso que fazem os chineses, compram um modelo, desmontam, arranjam peças mais baratas, montam e vendem por metade do preço.
e podem, pois não gastaram dinheiro na idéia, estudos, designes,etc... os outros fazem o trabalho todo e depois é só copiar....
Dos Fracos Não Reza a História...

Responder

Voltar para “Energia Eólica”