Danos causados durante a instalação

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
termico
Membro
Membro
Registado: terça jan 26, 2010 3:31 pm

Danos causados durante a instalação

Mensagem por termico »

boas, pessoal com água quente "natural"

tenho uma dúvida e gostaria de saber se alguém sabe a resposta ou me pode ajudar:

o instalador partiu umas quantas telhas do meu telhado e com as chuvas entrou água para diversas divisórias da minha casa, só que não assume a responsabilidade do "trabalhinho" feito...

a pmelink diz que não sabe de quem é a responsabilidade, o instalador diz que não é dele por está ao serviço da empresa fornecedora do painel, a empresa fornecedora diz que a responsabilidade é do instalador, pois foi ele que lá foi montar, e ando assim há uns meses... e ninguém assume a responsabilidade...

alguém teve caso semelhante...onde posso descobrir "o responsável" pelos danos?

obrigado.

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Re: Danos causados durante a instalação

Mensagem por mauri »

termico Escreveu:boas, pessoal com água quente "natural"

tenho uma dúvida e gostaria de saber se alguém sabe a resposta ou me pode ajudar:

o instalador partiu umas quantas telhas do meu telhado e com as chuvas entrou água para diversas divisórias da minha casa, só que não assume a responsabilidade do "trabalhinho" feito...

a pmelink diz que não sabe de quem é a responsabilidade, o instalador diz que não é dele por está ao serviço da empresa fornecedora do painel, a empresa fornecedora diz que a responsabilidade é do instalador, pois foi ele que lá foi montar, e ando assim há uns meses... e ninguém assume a responsabilidade...

alguém teve caso semelhante...onde posso descobrir "o responsável" pelos danos?

obrigado.
esta é a sua primeira intervenção neste fórum e oxalá que consiga o que pretende.
também seria bom se apresentar em apresentações! bem vindo ao fórum.
a responsabilidade dos danos causados pela instalação é de quem vc pagou! a quem mandou fazer a instalação. se foi ao instalador a responsabilidade é do instalador; se pagou à pmelink a responsabilidade é exclusivamente dela: é a ela que terá de pedir responsabilidade dos danos causados, embora depois ela possa responsabilizar o instalador.
os danos causados por um empregado ao serviço duma empresa é a empresa a responsável: e esta poderá depois responsabilizar o empregado.
mas melhor pedir os conselhos dum advogado!
sds!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Autor do tópico
termico
Membro
Membro

Mensagem por termico »

boas,

mauri, pois as apresentações tem destas coisas... tal como dizes "pedir conselhos dum advogado" é isso mesmo que já está em marcha...

infelizmente não posso expor mais dados meus, de forma a não "dizer" algo que possa vir a prejudicar ou influenciar a compra de painéis solares, daí não ter revelado nem o nome da marca nem do instalador.

não quero prejudicar ninguém...só não quero é ficar prejudicado, mais do que já estou.

cumprimentos,

kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jan 20, 2010 9:44 am

Mensagem por kanyboy »

desculpa estar me a meter, mas acho q era bom dizeres quem é a empresa para q outros se possam acautelar, tambem seria bom dizeres como andam as coisas de forma a que a gente saiba oq fazer numa situaçao semelhante.

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Mensagem por cblfreitas »

já a minha mãezinha dizia:

- quem parte, paga!

é normal que se parta uma telha ou outra, enquanto se faz uma instalação. especialmente se o telhado não está perfeitinho. de qualquer forma, as telhas são para substituir e muita gente até tem meia dúzia de telhas guardadas no sotão.... no mínimo, se forem pequenas rachas, podem ser coladas com veda-cola e a água fica de fora. deixar as telhas partidas é de irresponsável.

no entanto, já me aconteceu subir a um telhado e verificar que havia imensas telhas partidas, mesmo antes de começar a trabalhar. aí chamei o dono da casa para que visualizasse o estado do telhado antes de me arriscar a partir mais algumas. no fim, acabei por trocar umas quantas, colar muitas mais e desejar nunca mais subir àquele telhado.

Autor do tópico
termico
Membro
Membro

Mensagem por termico »

continuação...

o caso foi entregue a um advogado...

a factura da pmelink nem vê-la, nem mesmo depois de os avisar que se trata de um crime fiscal a não emissão de factura por serviço prestado ou mercadoria vendida.

o painel em questão é da solahart - digal, que ninguém assume a responsabilidade do meu prejuízo, e não se trata de apenas umas telhitas, são mais de 4600 eur!!!

quando houver desenvolvimentos...vou postando.

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

termico Escreveu: a factura da pmelink nem vê-la, nem mesmo depois de os avisar que se trata de um crime fiscal a não emissão de factura por serviço prestado ou mercadoria vendida.
o que não compreendo (e isto já frisei noutros tópicos), como compram um artigo sem factura...
aí, eles passam eles a ter razão! nunca se deve comprar nada, seja o que for sem factura com o risco de ficar sem garantia. a factura é obrigatória no acto da compra e o recibo no acto do pagamento.
mesmo coisas de pequeno valor, quando se compra a um particular, deve-se ter o cuidado de ver a quem se compra, porque este não passa factura por não ser comerciante, mas aí corre-se o risco da garantia.
mais uma vez chamo a atenção de quem pretender instalar seja o que for não se comprometer com nada se não tiver factura daquilo que compra ou orçamento escrito do que pretende fazer.
oxalá que consigas resolver o problema.
sds
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

mauri Escreveu:
termico Escreveu: a factura da pmelink nem vê-la, nem mesmo depois de os avisar que se trata de um crime fiscal a não emissão de factura por serviço prestado ou mercadoria vendida.
o que não compreendo (e isto já frisei noutros tópicos), como compram um artigo sem factura...
aí, eles passam eles a ter razão! nunca se deve comprar nada, seja o que for sem factura com o risco de ficar sem garantia. a factura é obrigatória no acto da compra e o recibo no acto do pagamento.
mesmo coisas de pequeno valor, quando se compra a um particular, deve-se ter o cuidado de ver a quem se compra, porque este não passa factura por não ser comerciante, mas aí corre-se o risco da garantia.
mais uma vez chamo a atenção de quem pretender instalar seja o que for não se comprometer com nada se não tiver factura daquilo que compra ou orçamento escrito do que pretende fazer.
oxalá que consigas resolver o problema.
sds
ora viva! "mauri"

na realidade era bom que compreende-se que este transacção tem condições especificas e saí do âmbito de uma transacção comum
aconselho a ler o tópico "paineis solares devolução de 30% irs não está garantida !!!" e vai concerteza compreender melhor esta problemática, julgo eu ...

um abraço

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

paulol Escreveu:
aconselho a ler o tópico "paineis solares devolução de 30% irs não está garantida !!!" e vai concerteza compreender melhor esta problemática, julgo eu ...

eu li e compreendo que possa haver certos problemas, mas não deixo de alertar que não se pode encomendar nada sem uma "encomenda", receber nada sem uma "factura", e não pagar nada sem um "recibo".
claro que há ilegalidades: se peço a um construtor um orçamento e diz-me por boca (mal), eu aceito (mal) e depois sofro as consequências: ele não faz e ainda me vai pedir mais dinheiro, afirmando que não foi assim, que não foi aquele preço combinado, etc.
só estou a dar um exemplo, porque isso acontece em todos os níveis: advogados, engenheiros, pedreiros ou de qualquer pessoa ou entidade que pretende vigarizar.
eu não estou contra o termico, antes pelo contrário: espero que ele e todos como ele, resolvam o assunto da melhor maneira.
sds
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

Autor do tópico
termico
Membro
Membro

Mensagem por termico »

mauri Escreveu: nunca se deve comprar nada, seja o que for sem factura com o risco de ficar sem garantia. a factura é obrigatória no acto da compra e o recibo no acto do pagamento.
eu até na bomba de gasolina peço recibo! porque se eu pago os meus impostos porque não hão-de pagar os outros...não me estão a fazer favor nenhum, aquilo que me pedem eu pago (posso eventualmente regatear um pouco...).

mas quando fui ao banco, apenas assinei a nota de encomenda, após a instalação deviam - a pmelink - (porque já receberam o dinheiro do banco) ter enviado a factura, o que até agora não o fizeram...

ora a factura deve ter a data da prestação de serviço - a minha não! tem a 31 de dezembro porque lhes disse que era para colocar no irs (sei disto por entretanto enviaram-me por fax, vá lá ao menos sei que foi emitida) e não a data da instalação como devia de ser.

têm conhecimentos se é assim que a pmelink opera ?!

logo que haja mais desenvolvimentos vou postando...próximos capítulos...

saidebaixo
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo fev 07, 2010 3:00 pm

Mensagem por saidebaixo »

olá termico

não é bem assim como dizem.

na lei da garantia (dec.lei 84/2008), tanto o instalador, como o fabricante são responsáveis pelos prejuizos em montagens.

veja artigo 2-alínea 4

"a falta de conformidade resultante de má instalação
do bem de consumo é equiparada a uma falta de conformidade
do bem, quando a instalação fizer parte do contrato
de compra e venda e tiver sido efectuada pelo vendedor,
ou sob sua responsabilidade, ou quando o produto, que se
prevê que seja instalado pelo consumidor, for instalado
pelo consumidor e a má instalação se dever a incorrecções
existentes nas instruções de montagem."

obviamente ou recorre aos tribunais cíveis ou então ainda pode recorrer aos tribunais arbitrais.

sds

Autor do tópico
termico
Membro
Membro

Mensagem por termico »

obrigado pela dica, saidebaixo!!

lá recebi a 2ªa via do duplicado da factura e uns dias depois o original... estranho modo de operar.

vamos lá ver onde é que isto vai parar...

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”