pás de ventoinha

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
AltaFrequencia
Novo membro
Novo membro
Registado: sábado jan 23, 2010 4:26 pm

pás de ventoinha

Mensagem por AltaFrequencia »

olá amigos estou de volta, esta é a minha segunda postagem nesse fórum.
tenho observado que estou no meio de pessoas com bastante conhecimento nessa área (eólica) porem tenho tido algumas experiência surpreendentes com relação à dinâmica para hélices de geradores. construí uma nos padrões postados nesse fórum, do tipo: 1m x 15 cm x 5 cm, observei que esta gira com facilidade com ventos muito lentos, porem, com ventos fortes, não desenvolve uma velocidade satisfatória, ao contrário de uma hélice de ventilador do tipo arredondada parecida com hélice de navio, que, mesmo sendo muito pequena, gira numa velocidade vertiginosamente superior. longe de eu querer mudar as regras, mas estou querendo construir uma versão de tamanho grande neste modelo.
por favor, não deixem de postar suas opiniões para o bem de nós todos.
se eu estiver errado, por favor, me diga por quê. não me deixem fazer bobagem. abraço e muito obrigado

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: pás de ventoinha

Mensagem por Josenir »

altafrequencia Escreveu:olá amigos estou de volta, esta é a minha segunda postagem nesse fórum.
tenho observado que estou no meio de pessoas com bastante conhecimento nessa área (eólica) porem tenho tido algumas experiência surpreendentes com relação à dinâmica para hélices de geradores. construí uma nos padrões postados nesse fórum, do tipo: 1m x 15 cm x 5 cm, observei que esta gira com facilidade com ventos muito lentos, porem, com ventos fortes, não desenvolve uma velocidade satisfatória, ao contrário de uma hélice de ventilador do tipo arredondada parecida com hélice de navio, que, mesmo sendo muito pequena, gira numa velocidade vertiginosamente superior. longe de eu querer mudar as regras, mas estou querendo construir uma versão de tamanho grande neste modelo.
por favor, não deixem de postar suas opiniões para o bem de nós todos.
se eu estiver errado, por favor, me diga por quê. não me deixem fazer bobagem. abraço e muito obrigado
se você procurar vai encontrar documentos muito completos sobre as melhores relações de medida, perfil e angulo de passo de pás para turbinas, mas gostaria de lhe passar um pouco do que eu tenho já pesquisado, testado e aprovado.
as medidas que você usou estão corretas, pois a relação de medidas mais usual é esta mesmo, onde se constrói as pás com largura de 15% do comprimento na base e 5% do comprimento na ponta. o fato de obter baixa velocidade se deve ao angulo de passo usado. o angulo de passo é o deslocamento da pá no seu próprio eixo em relação ao plano de rotação. com mais passo a pá terá mais arrasto, e com isso menor rotação, mas terá facilidade de partida e maior torque. com menor passo tera menos arrasto e com isso mais rotação e menor torque. um outro detalhe é que no caso de pás feitas com chapa plana, a dobragem deve ser feita de modo ao perfil ficar curvo, pois se as pás forem usadas planas haverá uma dificuldade de escoamento do ar e com isso muito arrasto e baixo torque.

mais um detalhe importante é que o perfil deve ser torcido, isto é, a pá deve começar com um angulo de passo na base que deve ir diminuindo até chegar na ponta com angulo próximo de zero, ou até com angulo negativo. isso é de extrema importância para se obter maior velocidade.

depois de muito testar tenho observado que iniciando na base da pá com 30º e terminando com 0º na ponta se obtém uma boa relação de torque e velocidade. para o iniciante talvez seja melhor fazer as pás com tubo, pois é só cortar em diagonal que se obtém o perfil já curvo e torcido. quanto mais inclinado o corte, maior o angulo de passo.

boa sorte na sua proxima hélice
angulo_pa.JPG
angulo_pa.JPG (24.65 KiB) Visto 2592 vezes

Responder

Voltar para “Energia Eólica”