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Peugeot 206 1.4 HDI

Enviado: domingo out 01, 2006 12:10 pm
por Oinq
ora bem... ja ha uns 3 dias que ando a ler este forum, ja li o ficheiro que se encontra em http://www.oliomobile.org/documents/clehvb_35.pdf e embora o meu francês seja fraco o google ajuda bastante

tenho um peugeot 206 1.4 hdi de janeiro de 2003 e estaria interessado em usar ovd nele, mas pelo que tenho lido aqui plo forum parece não ser muito aconselhavel sem o "tal" kit de adaptação. tenho tambem lido que ha ai pessoal que sem kit usa perto dos 10%. ora no tal documento posso ler que sem kit e com determinadas bombas de injecção, ele recomenda 30% de inverno e 50% de verão. tambem ja vi muitas reservas quanto ao comon-rail, alguem sabe se o motor hdi tem o famigerado comon-rail? é que há pouca informação sobre os motores hdi ou então eu é que não percebo nada disto e está descrito como outra designação...

resumindo, para este carro alguem sabe que bomba vem a equipa-lo, se tem o famigerado common-rail e sem alterações até que percentagem será seguro usar ov misturado no diesel?

Enviado: domingo out 01, 2006 12:26 pm
por MaDiNfO
olas oinq... entao ja trocaste o skoda ?

o hdi nao eh common rail usa injectores e bombar como o tipico motor a gasoleo... apenas alguma modificaçoes... (nivel de injectores e bomba) provavelmente a bomba é lucas, mas é uma questao de procurar no autodata...

eu aconselhava antes o uso de biodisel....

Enviado: domingo out 01, 2006 12:45 pm
por padrinho
conheço malta que utiliza ov em carros de rent a car em % elevadas.
mas ja se sabe como é que é, não são deles.

Enviado: domingo out 01, 2006 12:50 pm
por MaDiNfO
nem mais

Enviado: domingo out 01, 2006 4:51 pm
por padrinho
ouve um que recebeu um peugeot 1.4hdi com o tanque cheio, e quando ia para entregar tinha 1/4 de tanque.
na fez mais nada, foi ao jumbo e ca vai disto, atestou-o com ov.
o que é engraçado é que qunado aluga um carro na mesma companhia passados 1 mês calhou-lhe o mesmo, e nada a registar de problemas, nem ninguem sequer se queixou de cheiros ou outras coisas.

Enviado: segunda out 02, 2006 10:45 am
por Oinq
madinfo Escreveu:olas oinq... entao ja trocaste o skoda ?
há praí ano e meio que o deves ver no aí no cadaval


madinfo Escreveu:é uma questao de procurar no autodata...
e há versão disso ao publico ou só cd-rom? alguem tem o cd que me possa ver isso? é que se me perguntarem onde ta o southbrige duma motherboard isso eu digo logo, agora uma bomba de injecção :s :s :s ( que raio é isso? )

quanto ao common-rail a wikipedia diz que o peugeot 206 incorpora um motor dv4 hdi diesel de 67cv ( que é o caso ) http://en.wikipedia.org/wiki/peugeot_206#engines e se seguirmos o link desse motor http://en.wikipedia.org/wiki/ford_dld_engine#dld-414 ela diz-nos que:

"the dv4 is available in two versions:

one, an 8-valve design, uses a borg-warner kp35 turbocharger but no intercooler. this is the same turbocharger as the renault k9k diesel. it is euro3 compliant, but will receive a diesel particulate filter from 2006 to make it euro4 compliant. it also uses delphi automotive's dcr1400 common-rail injection system."

mais abaixo dá-nos as aplicações desses motores em alguns modelos nomeadamente:

"8-valve non-intercooled, 68 ps (67 hp/50 kw) and 118 ft·lbf (160 n·m)
2002–present citroën c3 1.4 hdi
2002–present ford fiesta 1.4 tdci
2002–present ford fusion (european) 1.4 tdci
2002–present peugeot 206 1.4 hdi
2005–present peugeot 1007 1.4 hdi"

daí tambem a minha confusão com o common-rail...

Enviado: terça out 03, 2006 12:02 am
por MaDiNfO
eu amanha ja vejo que tipo de bomba isso usa...

Enviado: terça out 03, 2006 2:15 pm
por MaDiNfO
boas a bomba eh bosch para 1,4hdi da peugeot de 2003.... citroen é que eh siemens ou lucas esta ultima apenas na versao de 92cv....


os novos hdi ja comom rail sim foi engano meu....

infos da tua bomba:
part number: cp 3.2
type: edc 16
make: bosch

injection sequence: 1-3-4-2

Enviado: terça out 03, 2006 5:37 pm
por Oinq
thanks pla info madinfo

então ficamos que tenho uma bomba boa para ovd mas uma bosta de sistema para o mesmo... volta skoda, tas perdoado...


resumindo... malta 15% de inverno e 30% de verão ou já tou a abusar?

Enviado: terça out 03, 2006 5:54 pm
por MaDiNfO
troca isso por um 205 xad atmosferico... bomba bosh

Enviado: terça out 03, 2006 6:36 pm
por Oinq
tava agora a ler o forum francês oliomobile.org e aparece lá um bacano com um 206 como o meu... tiveram la a dissertar sobre o tipo de injecção e chegaram à conclusão que é de rampa comum o que segundo o pdf permite 30% sem alterações. realmente a dias quando tive no concessionario o mecanico dizia estar "a aumentar a pressão da rampa" e que o ruido que eu me queixo deverá ser do circuito de injecção...

resumindo... ele esta semana faz 100 000 km é a altura boa pa começar a contabilizar o oleo no depósito... comecemos com 10%... 2 litros em cada abastecimento de 20 litros... ( os 20 litros têm de ser pa aproveitar a promoção da bp )

Enviado: terça out 03, 2006 6:55 pm
por MaDiNfO
o lidl tem garafoes de 3 litros baratos

Enviado: quarta out 04, 2006 3:03 pm
por LiveMetal
o 1.4hdi é common-rail. todos os hdi sao common-rail. eu andava numa de experimentar no meu 2.0hdi mas tenho receio (bomba bosch). boa sorte c a experiencia e dps manda mais infos sobre a experiencia

cumps

Enviado: quarta out 04, 2006 5:19 pm
por Oinq
ja ta 10% vegetariano desde ontem ao fim da tarde... não notei diferença nenhuma ainda... ( 50 km )

Enviado: quinta out 05, 2006 12:47 am
por Kaminsky
tenho um 206 2.0 de 2000 com 90cv se fosse possivel agradecia que fosses dizendo alguma coisa da tua experiencia.

obrigado

Enviado: sábado out 07, 2006 3:49 pm
por Bio_John
não se ponham a inventar sem um kit de pre-aquecimento, por mais misturas que façam o oleo a baixas temperaturas torna-se corrosivo.

existem carros antigos que tem um ligeiro aquecimento á saida do deposito devido à distancia do deposito ao motor (190d).

quanto aos motores que trabalham a alta-pressão (common-rail, tdi/hdi/cdi/tdci, etc), cuidado com viscosidade do oleo se não entope os injectores.

por isso oleo sim, mas com um bom kit de pre-aquecimento.

Enviado: sábado out 07, 2006 7:05 pm
por Fry
subscrevo

vai haver por aí tantos problemas.... depois doi na carteira. as bi são baratíssimas

Enviado: domingo out 08, 2006 12:09 am
por manuelcar
ainda por cima bombas e injectores controlados electronicamente, isto vai doer a alguém...

Enviado: sexta out 13, 2006 11:22 pm
por mtavares
é verdade as bombas injectoras sao baratas !!!

olhem só esta! ta a venda no ebay por 100 dolares norte americanos !!

http://cgi.ebay.com/bosch-8-cylinder-di ... dzviewitem


Enviado: sábado out 14, 2006 1:06 am
por padrinho
parece a bi de um camião ou daqueles carros de competição...