Rentabilidade Investimento/Retorno da Microprodução

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
jcantomoreira
Novo membro
Novo membro
Registado: terça mar 16, 2010 9:09 pm

Rentabilidade Investimento/Retorno da Microprodução

Mensagem por jcantomoreira »

boa noite!!!

por favor necessito que alguém me ajude... consegui o registo para a micro produção e tenho de decidir até ao próximo dia 15 do mês de abril como é do vosso conhecimento. tratando-se um investimento significativo para as minhas possibilidades, gostava de ter alguma opinião vossa, em relação ao retorno do investimento necessário para instalação e aquisição do material. sinto-me um bocado perdido, na realidade, tenho tido alguma dificuldade em compreender este fenómeno junto dos vendedores dos equipamentos para a micro produção. todos eles, sem excepção, aconselham e apresentam um cenário bastante favorável. tenho receio que sejam apenas conselhos de quem tem de vender material para garantir o seu sustento… como não tenho a quem mais recorrer, gostava de poder contar com a vossa ajuda…!!!

um abraço amigo, muito grato,

josé canto moreira

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Re: Rentabilidade Investimento/Retorno da Microprodução

Mensagem por mauri »

jcantomoreira Escreveu:boa noite!!!

gostava de ter alguma opinião vossa, em relação ao retorno do investimento necessário para instalação e aquisição do material.
bem vindo ao fórum.
toda a ajuda que lhe podem dar é só no que pede ou seja referente ao retorno do investimento. não poderá ser quanto a marcas e vendedores ou preços porque isso ultrapassa as regras de condutas para com todos os vendedores. se ler as regras não é permitido fazer publicidade nos tópicos técnicos.
espero que tenha todo o apoio necessário nessa questão e seja bem sucedido.
seria também conveniente como primeira intervenção dizer-nos mais sobre si em apresentações.
cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Autor do tópico
jcantomoreira
Novo membro
Novo membro

boa tarde caro amigo!!!

peço desculpa, mas talvez não tenha conseguido expressar-me convenientemente, não é minha intenção nem quero de forma alguma estar a reportar marcas nem preços de equipamentos. apenas gostava de ter uma opinião de quem já tem a microgeração. uma opinião honesta, amiga, um conselho de alguém neutro fora da esfera das empresas de venda de equipamentos. sou da figueira da foz, mas casei com uma madeirense e por isso resido há alguns anos no funchal. estive a fazer obras na casa onde vivemos e coloquei o sistema de circulação forçada para aquecimento de água. apesar de estar muito pouco informado sobre a microgeração, porque me pareceu na altura um assunto interessante ficar com uma casa bem mais ecológica, deixei um tubo de 40mm passado dentro da parede até ao telhado para a eventualidade de vir a colocar o sistema fotovoltaico. por isso, e sem qualquer compromisso da vossa parte, gostava de ter alguém que me desse alguma orientação afim de poder tomar uma decisão final. já andei a sondar alguns fóruns e gostei especialmente deste pela simplicidade e objectividade que apresenta.
não quero nenhum testamento bastam apenas alguma palavras de incentivo ou de precaução se for o caso…!

uma vez mais, atenciosamente

josé canto moreira

joseneves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm

Mensagem por joseneves »

rentavel,

se for sem emprestimo o rendimento é maior,

com emprestimo:
tens o trabalho de tratar da papelada com o banco, sem investir, tens um lucro que da para pagar o sistema
fotovoltaico,
que julgo que no funchal, com o tempo excelente dessa zona em 6 anos estara pago.
aconselho-te a fazer um seguro da instalação, aqui no forum, existe muita informação de microgeradores.

bem vindo ao clube da mudança

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

viva! jcantomoreira

estou na mesma situação quanto há data para pedir inspecção, a partir de 15 abril, mas já fiz a minha opção e já adjudiquei a montagem.
quanto ao investimento optei por empréstimo, no banco onde encontrei a melhor taxa, pedi a 6 anos e já dá margem para precalços.
para o ajudar a ter uma visão da rentabilidade da opção que escolher, concerteza quem lhe fizer propostas de orçamento também lhe vai entregar o "estudo técnico - económico previsional", permite-lhe ficar com uma ideia + ou - aproximada da de quanto o sistema lhe vai render nos próximos anos e com esse elemento pode então optar por empréstimo por "x" anos ou investimento directo, claro se tiver esse valor disponível ou... não consiga um rendimento superior à taxa que o banco lhe cobrar para esse mesmo capital.

já agora, siga o conselho do "joseneves" e faça um seguro de equipamento, não vá o ...

até

Autor do tópico
jcantomoreira
Novo membro
Novo membro

boa noite amigos!!!

desculpem mas só agora me foi possível dar resposta aos vossos conselhos. queria desde já agradecer a vossa disponibilidade e acho que vou avançar com o registo definitivamente. falei com um colega que tem o sistema e não está nada satisfeito, a produção não paga o investimento. a zona onde ele vive situa-se na cota 400mts de altura tem pouco sol pelas nuvens que ai se formam, mas ainda assim, como vivo numa cota 300mts vou arriscar. depois logo vejo em função do estudo e dos orçamentos que me apresentarem. certamente que irei também recorrer a um seguro, como me foi aconselhado por vós. bem sei, que não se pode reportar a marcas de equipamento, mas gostava de saber, se for possível, um site para que eu possa encontrar a melhor solução para o meu caso em termos de preços e equipamentos...

mais uma vez, um grande abraço e uma boa páscoa para vocês caso não venhamos a falar novamente até lá...

josé canto moreira

Cali
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jun 18, 2008 1:05 am

Mensagem por Cali »

olá, moreira.

parece-me que ninguem lhe disse o óbvio, em resposta ao seu apelo. lá em cima, no topo do fórum, tem um sub-forum chamado 'projectos', onde estão vários diários de microgeradores, com as suas experiencias e resultados. é o melhor local para procurar o genero de feedback que está a solicitar.
por outro lado, e se procura conhecer o ponto de vista de alguem mais céptico, ou mais desapaixonado em relação ao assunto 'microgeração subsidiada pelo estado', posso sugerir que leia o tópico "uma nova inflação denominada edp", que está meia duzia de linhas abaixo deste seu tópico, e que foi iniciado por mim, e que é uma espécie de 'contraditório' em relação ao optimistas militantes, no qual procurei colocar alguma água na fervura. aliás, eu próprio acabei por desistir do meu pré-registo, embora não tenha como certo que tenha tomado a melhor opção. apenas entendi que a relação risco/recompensa do investimento (nas suas diversas variantes) não era assim tão favorável como nos querem fazer parecer, em função de alguns parametros que não podemos controlar, no futuro.
por ultimo, deixe que lhe diga que acho estranho que, ao ver a experiencia pouco positiva do seu amigo (que suponho que more perto de si) por causa da questão das nuvens nos 400m de altitude, você resolva atirar-se de cabeça porque no seu caso só está a 300m de altitude. essa experiencia do seu amigo é a melhor que você tem para poder avaliar o risco do investimento, e parece-me que está inconscientemente a desvalorizá-la porque está com muita vontade de colocar os painéis! não lhe serve de muito querer procurar termos comparativos ou indices de satisfação no continente, quando a sua instalação vai estar a milhares de kms para sul, e numa situação microclimática muito particular. se para si é importante, interessante e fascinante ter um sistema fotovoltaico, então avance sem reservas. mas se está realmente interessado em avaliar o interesse financeiro do investimento, e se esse é um factor de peso na sua decisão, não menospreze os sinais de aviso.
boa sorte!

flag21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça abr 13, 2010 10:47 am

Mensagem por flag21 »

o retorno é dificil de calcular pois depende do equipamento e das horas de sol na tua área.
mas para quem não tem que recorrer ao banco é seguarmente um bom investimento

ex. € 25000 de investimento
no banco e na melhor das hipótese rendia a 3 % um valor de € 750,00 ano.
o mesmo investimento na pior das hipóteses em pv liberta €300 ou mais por mês.

num local bom pode chegar aos € 4500 ou + ano

Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Mensagem por Seal »

alguém já pediu 100 % do investimento ao banco e ficou mm assim a obter lucro mensal após o pagamento da prestação?
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

Cali
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jun 18, 2008 1:05 am

Mensagem por Cali »

flag21 Escreveu:o retorno é dificil de calcular pois depende do equipamento e das horas de sol na tua área.
mas para quem não tem que recorrer ao banco é seguarmente um bom investimento

ex. € 25000 de investimento
no banco e na melhor das hipótese rendia a 3 % um valor de € 750,00 ano.
o mesmo investimento na pior das hipóteses em pv liberta €300 ou mais por mês.

num local bom pode chegar aos € 4500 ou + ano

que engraçado... quando li o seu post com o exemplo dos 3% ao ano, lembrei-me do raciocinio oposto que efectuei aqui há meia duzia de meses, precisamente com os mesmos 3%. como provavelmente o flag não o leu, eu mostro-lhe:

- se eu agarrar nos 20.000€ e os investir/aplicar com um rendimento médio capitalizavel de 3% ao ano (o que é pouco para quem saiba procurar alternativas de investimento), ao fim dos 10 anos eu já tenho 27.700 € (aproximadamente). a diferença são 7.700€, que divididos por 50€ de consumo mensal de electricidade dá para pagar a conta da edp durante ... 12 anos (se o preço não aumentasse). ou seja, ao fim de 12 anos, ainda tenho os meus 20.000€ (obviamente desvalorizados por efeito da inflação) e fiquei com todas as contas da edp pagas.

portanto, ao me armar em microgerador, ao fim desses 12 anos perdi 20.000€, e devo ter o telhado ou o terraço cheio de paineis já ‘maduros’, a precisarem de alguma manutenção, sem qualquer valor comercial relevante (portanto, a valerem tanto como um carro com 12 anos), apenas para ... não pagar a conta da electricidade (por essa altura o preço de venda á edp já deve ser igual ao da compra, ou quase). resumindo... meti-me num carrada de trabalhos apenas para pagar as contas da edp com 12 anos de avanço.

enfim...isto foi apenas um mero exercicio académico, mas demonstra como tendo por base o mesmo rendimento expectavel e a mesma opção alternativa, se chega a conclusões radicalmente diferentes.

flag21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça abr 13, 2010 10:47 am

Mensagem por flag21 »

bom dia

de facto não li o que escreveu pois sou novo no forum.

é outro ponto de vista ,de qualquer forma mais de 3% líquido e sem risco acho difícil nos tempos que correm.

há outros factores a considerar:

o contrato com a edp é de o ano de instalação + 5 anos o que +/- garante a amortização do investimento na primeira fase do mesmo contrato.
para além disso tem mais dez anos .

as tarifas da electricidade vão forçosamente que aumentar .

é uma energia verde e penso que todos devemos contribuir dentro das nossas possibilidades para a redução de emissões de carbono e para um mundo melhor.

mas como tudo na vida são opções pessoais ...

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Mensagem por Bubas »

quando optei pela microgeração pensei nestes moldes que poderão não ser os mais correctos:
19000 euros no banco:
5 anos - se o juro for acumulavel e a 3% liquido na melhor da hipoteses, façam as contas.
19000 + x = .....???

19000 em microgeração:
5 anos + ano 0 = tenho + ou - o dinheiro de volta, os painéis serão meus e estarão provavelmente a produzir a mais de 90%, tenho + 10 anos de contrato que, pelo menos, chega para pagar a luz que consumo, e se não quiser tocar nas mensalidades que a edp me envia todos os meses, terei o juro acumulado.
realço para o o facto da não utilização do empréstimo bancário.
quanto á questão consumo de electricidade que pagamos todos os meses, serve para ambos os casos. se tenho dinheiro no banco não tenho luz à borla e no caso dos painéis, a mesma forma, pagar a luz todos os meses.
agora é só tentar fazer as contas. claro que podem dizer que não vai fazer sol nos próximos 5 anos, mas também poderei dizer que as taxas de juro baixas ou bancos a falir poderão ser uma realidade.
prefiro investir e pelo menos ajudar algumas empresas que lutam por manter postos de trabalho. quanto ao dinheiro eternamente no banco, mas isto deixo para os economistas, geram emprego?

preis
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda fev 22, 2010 6:24 pm

Mensagem por preis »

jcantomoreira Escreveu:boa noite!!!

por favor necessito que alguém me ajude... consegui o registo para a micro produção e tenho de decidir até ao próximo dia 15 do mês de abril como é do vosso conhecimento. tratando-se um investimento significativo para as minhas possibilidades, gostava de ter alguma opinião vossa, em relação ao retorno do investimento necessário para instalação e aquisição do material. sinto-me um bocado perdido, na realidade, tenho tido alguma dificuldade em compreender este fenómeno junto dos vendedores dos equipamentos para a micro produção. todos eles, sem excepção, aconselham e apresentam um cenário bastante favorável. tenho receio que sejam apenas conselhos de quem tem de vender material para garantir o seu sustento… como não tenho a quem mais recorrer, gostava de poder contar com a vossa ajuda…!!!
josé canto moreira
boas josé,

eu estou exactamente na mesma situação, hoje era o ultimo dia para pagar o registo e não paguei nem me vou arriscar a meter neste investimento, estou muito pouco informado.

sem ter em conta preocupações ambientais, decidi que neste momento não vou fazer um investimento considerável, relativamente ás "cegas", pois não sei o que o futuro me poderá reservar relativamente a manutenções, eventuais avarias, etc.

tambem acho que neste momento a especulação relativa ao valor dos equipamentos é excessiva, além de que o valor do kwh baixou.
quem sabe se quando a corrida aos registos baixar, o valor dos equipamentos tambem não baixará?
provavelmente o valor de venda á edp tambem baixará, mas talvez uma coisa compense a outra e o investimento/risco será bastante menor.

não quero com isto desmoralizar ninguem, até porque como já disse considero-me muito mal informado, mas acho que o retorno não é assim tão atractivo face ao tempo de amortização, aos riscos de acidentes derivados de uma avaria, intemperie ou qualquer outro acidente.

não me levem a mal, mas neste momento e com muita tristeza é o que sinto por não me sentir seguro para embarcar nesta viagem.

um abraço e boa sorte

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

se não está seguro, faça um seguro homem...

você diz não estar bem informado, mas todas as suas questões estão mais que respondidas na nossa área de projectos.

é só isso que o apoquenta?

se eu ficasse triste por isso, lia um pouco mais... a informação já cá está...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

viva! preis

o volt já disse tudo, mas vou só acrescentar uns elementos para rebater a sua frase de "pessimista" e sito:
"não quero com isto desmoralizar ninguem, até porque como já disse considero-me muito mal informado, mas acho que o retorno não é assim tão atractivo face ao tempo de amortização, aos riscos de acidentes derivados de uma avaria, intemperie ou qualquer outro acidente."

- investimento recuperado em 5 anos (ano "o" mais 4)
- inversor 7 anos de garantia
- painéis solares 10 anos garantia
- todo o equipamento segurado na apólice multirisco habitação.

qual é o risco?
até lhe digo mais, o meu risco de vida é muito superior ao do equipamento todo da microprodução se "eclipsar".

penso que foi pena não ter a coragem para seguir em frente com este projecto da microprodução, mais tarde (já passou à história) daria o devido valor "€€€" a esse acto e também a ajuda ao planeta, que agradece, do beneficio ambiental resultante para todos nós.

até

Responder

Voltar para “Micro-Produção”