Vários motores que tenho

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
c3dr1c
Membro
Membro
Registado: domingo mar 14, 2010 12:37 pm

Vários motores que tenho

Mensagem por c3dr1c »

boas pessoal...

bem como meu primeiro projecto eolico quero fazer um mini aerogerador que dê para acender um painel de leds...

ontem fui a um centro de reciclagem e deixaram-me levar varias fotocopiadores monstruosas ha e deixaram-me trazer uns motores que tambem la tinham...

ja desmontei a maior e tirei varios motores que ela possuia e gostava que vosses me indicassem qual o melhor motor.

motores que la tinham:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

motores da fotocopiadora:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

cumprimentos
cédric pereira
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Re: Vários motores que tenho

Mensagem por cascavelo »

procure por motores que tenham imãs, verifique com uma chave de fenda, se for atraída para a carcaça do motor, pode separar pra testes, do contrário descarte.
faça depois testes com multímetro, para motores dcv com apenas dois fios, teste na escala dcv (corrente contínua) gire o motor com os dedos, se alcançar uns 5 volts, já dá pra alguma coisa.
dê sempre preferência pra motores dc com a maior tensão e corrente que tiver. e com a menor rotação também (rpm).
o que me pareceu melhor é o de 24 v, 20 watts. mas se tiver uma prisão muito forte pra girar, talvez não sirva, vai depender do tamanho das pás que você usar.

BRICOLEIRO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm

Mensagem por BRICOLEIRO »

amigo segundo as imagens isso são motores passo a passo. servem para robotica e para maquinas c.n.c.

Autor do tópico
c3dr1c
Membro
Membro

Mensagem por c3dr1c »

ok vou fazer testes com um multimetro... o meu objectivo por enquanto é so fazer um aerogerador que acenda varios leds... :p
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Autor do tópico
c3dr1c
Membro
Membro

Mensagem por c3dr1c »

boas pessoal...

tive a testar os motores e houve um que me surpreendeu:

Imagem

Imagem

liguei a um multimetro e deu quase 140vac com um berbequim que gira na velocidade maxima a 3000rpm... a roda-lo devagar consigo passar na boa os 12vac.

o motor tem 6 fios: preto, amarelo, vermelho, branco, azul e castanho.
e tem oito bobines como podem ver na foto...

pelo teste de continuidade o preto, amarelo e vermelho estão ligado entre si e o branco, azul e castanho tambem estao ligado entre si....

só testei a voltagem que obtinha nos fios preto, amarelo e vermelho pois penso que no outro grupo de fios será igual. os fios que deram mais voltagem foi entre o amarelo e o vermelho.

ja agora depois de abrir o motor e de voltar a fexar ele so me deu 80vac em vez dos 140vac tambem nao o testei bem de novo e o berbequim estava a falhar um pouco com um mau contacto que tem no cabo. mas acham que ao abrir e fexar pode acontecer algo que baixe a tensão? os imanes podem perder potencia? é que depois de o fexar ate parece que nao custava tanto a girar com a mao quando custava antes de o abrir mas tambem pode ser so impressão minha por ja nao ter dado a mesma voltagem... tenho de o testar melhor...

parece-me ser bom para um projectozinho eolico. que me dizem?

cumprimentos

cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Mensagem por cascavelo »

se está girando pesado agora, depois de remontado é porque alguma das fases está em curto, por causa disto a tensão é mais baixa agora, verifique as ligações de saída, procure no forum pelo tópico do josenir sobre bobinamento e dê uma estudada pra fazer as ligações, veja também os tópicos sobre motores de impressoras pra saber quais fios utilizar.
e finalmente construa uma ponte retificadora pra fazer as leituras em dcv, que é o que interessa. e não se esqueça: nos testes os giros não devem passar de 500 rpms.

Autor do tópico
c3dr1c
Membro
Membro

Mensagem por c3dr1c »

pois eu penso que com tanta voltagem que ele produziu o isolamento dos fios de cobra das bobines deve ter derretido em algum sitio e ta em curto circuito :/ ele ainda por cima é so pa trabalhar a 2,75v

nao devia ter chegado a tanta rotação mas penso que ainda dde para brincar um pouco com este motor na mesma...

Responder

Voltar para “Energia Eólica”