boas pessoal...
tive a testar os motores e houve um que me surpreendeu:
liguei a um multimetro e deu quase 140vac com um berbequim que gira na velocidade maxima a 3000rpm... a roda-lo devagar consigo passar na boa os 12vac.
o motor tem 6 fios: preto, amarelo, vermelho, branco, azul e castanho.
e tem oito bobines como podem ver na foto...
pelo teste de continuidade o preto, amarelo e vermelho estão ligado entre si e o branco, azul e castanho tambem estao ligado entre si....
só testei a voltagem que obtinha nos fios preto, amarelo e vermelho pois penso que no outro grupo de fios será igual. os fios que deram mais voltagem foi entre o amarelo e o vermelho.
ja agora depois de abrir o motor e de voltar a fexar ele so me deu 80vac em vez dos 140vac tambem nao o testei bem de novo e o berbequim estava a falhar um pouco com um mau contacto que tem no cabo. mas acham que ao abrir e fexar pode acontecer algo que baixe a tensão? os imanes podem perder potencia? é que depois de o fexar ate parece que nao custava tanto a girar com a mao quando custava antes de o abrir mas tambem pode ser so impressão minha por ja nao ter dado a mesma voltagem... tenho de o testar melhor...
parece-me ser bom para um projectozinho eolico. que me dizem?
cumprimentos
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."
Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke