Um gerador AC de uma única bobinagem

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Um gerador AC de uma única bobinagem

Mensagem por Sun_rise_pt »

toda a gente conhece aquelas lanternas a led's com pequenos geradores ac, acionados pela mão, que toda a loja dos amigos chineses e as lojas dos .99 vendem.
será um desafio para os hobistas interessados na produção de energia eléctrica, a construção de geradores desses de maior dimensão para uma coisa mais séria.
o facto, é que no aspecto da bobinagem tudo fica muito facilitado. o resultado é um alternador monofásico, mas que, com um pouco de imaginação (e algum saber...) pode ser acrescentado para um numero de fases apreciável, que além de incrementar a potência da máquina, suaviza muita coisa a nível eléctrico e mecânico.

penso ser um excelente trabalho escolar que proporcionará mais-valias muito interessantes aos alunos, e mesmo a todos aqueles que se interessam pela criatividade com resultados assegurados.

quem sabe o famigerado turban (que nunca mais vê a luz do dia) com este tipo de gerador poderá ter o que nos prometeram: - uma grande difusão e um custo razoávelmente interessante...

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Re: Um gerador AC de uma única bobinagem

Mensagem por mauri »

sun_rise_pt Escreveu:lanternas a led's com pequenos geradores ac, acionados pela mão,
não só é interessante o assunto, como aquele, já discutido no fórum, pelo josenir, de colocar geradores de energia nas bicicletas para ginástica caseira.
eu tenho una daquelas bicicletas para ginástica em casa e faço pelo menos 10 a 30 minutos por dia. se ela produzisse energia talvez fizesse mais e quem cá estivesse também fazia: seria perder calorias do corpo e ganhar calorias de energia limpa (eléctrica).
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver

de facto a conversão de energia muscular em eléctrica, ela é bem conhecida: antigamente por portugal existiam muitas bicicletas que dependiam dessa energia para iluminação e sinalização. em países como a giné-bissau e cabo-verde onde a enegia eléctrica como a conhecemos chega a uma minoria, é frequente ver grupos de pessoas a usarem aqueles rádios de onda curta que possuem uma manivela, a fim de escutarem aos domingos o football português de que são grandes adeptos.
havia ainda há 40 anos atrás um equipamento militar de comunicações que tinha essa alternativa de ser alimentado por via de um gerador manual: o famosíssimo an-grc9
e há as máquinas comerciais que hoje em dia se comercializam juntando o útil ( produção eléctrica ) ao agradável ( ganhar massa muscular ): http://www.windstreampower.com/ , por exemplo.

bem isto diretamente nada terá a ver com energia eólica, mas os geradores são compartilhados.
devo ter algures um projeto de gerador com uma só bobina, com capacidade de produzir algo interessante. vou procurar descobrir onde o "perdi" por casa, e divulgá-lo aqui...

kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm

Mensagem por kidney »

sr. sun rise-pt desculpe-me, sei que não tem nada a ver ,mas lendo um tópico qualquer, vi que o senhor mencionou a fabricação de hélices para aerogeradores feitas com fibra de carbono, onde posso encontrar esse material no brasil? moro em fortaleza-ce.já procurei bastante por aqui ,mas não consegui encontrar.

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver

não é nada fácil encontrar as pás em fibra de carbono no ocidente. porém na china há vários fabricantes.
recomendo este que pode ver aqui:
http://gowchem.en.alibaba.com/product/3 ... blade.html

conheço a pás, e não há qualquer defeito a apontar, como infelizmente acontece com grande parte deste material (aerogeradores) de origem chinesa.

seria uma boa ideia alguém iniciar o fabrico delas aí no nordeste. frequentemente estou nessa região do brasil. não sei se conhece uma empresa de juazeiro/ba que comercializa além os chamados "cataventos" no brasil ((em portugal "moinhos de vento"), que são ambos de denominação algo errada porque apenas bombeiam água por energia eólica), ´tem também à venda um pequeno aerogerador. veja em:
http://www.cataventosdonordeste.com.br/ ... olico.html
por questões de economia, acho que as pás são em frp

kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kidney »

muito obrigado pela atenção,mas o que eu estava querendo não eram as pás prontas, e sim a manta de fibra de carbono e a resina para diversas aplicações.achei muito interessante o link que você me passou,pois ainda não conhecia essa empresa.a propósito que material é frp?

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver

frp = fibre-reinforced polymer.

no brasil, região de sp, há algumas empresas a comercializar telas e outros produtos para trabalhos em frp. veja por ex. na fibertex. mas haverão outras.
no nordeste desconheço alguém que venda...

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver

este é o caso de uma máquina reversível (motor ou gerador. neste exemplo, motor...) que pode usar uma única bobina.
no caso mostrado tem dois enrolamentos (bifásicos de 180º) , o que é mais conveniente sendo motor.
no entanto, não há vantagem em alternadores bifásicos por razões óbvias.

está detalhado na página 50 desta revista:

http://books.google.com/books?id=kaeaaa ... tor&f=true

kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kidney »

sun_rise_pt, talvez esse projeto que aparece nessa revista, seja similar a este outro:http://www.youtube.com/watch?v=qlouqtsnfsi ou se preferir; super bike from banff to calgary 130km in 3 hours.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”