morreu o fernando laidley
o seu falecimento ocorreu em lisboa a 4 de abril mas, por problemas de documentação, a sua cremação, no cemitério dos olivais, só teve lugar no dia 22.
alguém virá a traçar, com saber e factos, o percurso de vida do grande aventureiro português.
eu venho apenas recordar o amigo e lembrar o modo como o seu livro, "roteiro africano", me influenciou, ao ponto de me levar a enfrentar o oceano atlântico, em 1975, no percurso que fiz de angola para portugal numa pequena traineira.
só em 1999 "descobri" que, afinal, o autor de tantas aventuras e livros vivia em lisboa e, apesar dos anos que já levava, (nasceu a 30/03/1918), ainda desfrutava de uma saúde e resistência invejáveis, afirmando ser capaz de guiar um dia inteiro sem se cansar.
para esse facto contribuía certamente, para além dos genes, a vida regrada que levava e, apesar de viver sozinho, distribuía meticulosamente as tarefas no dia a dia, intercalando trabalho com ginástica e refeições, numa observação rígida de horários.
era filatelista, com banca no mercado da ribeira, onde ia buscar alguns proventos a acrescentar à sua pequena reforma da sua passagem meteórica pela caixa geral de depósitos.
desde o nosso primeiro encontro logo entre nós se estabeleceu uma franca camaradagem acabando por ter, em mais que um natal, lugar à nossa mesa de consoada.
nessas noites, à lareira, deliciava-nos com as suas inúmeras estórias e recordações de viagens...
numa dessas ocasiões, a minha esposa serviu o tradicional bacalhau com couves, enquanto o fernando contava a aventura de ter atravessado parte da áfrica acompanhado apenas por um jovem leão que havia capturado, e de como o trouxera para lisboa onde se fez adulto, vindo a causar a admiração de todos quando ia com ele, à trela, passear para o parque eduardo vii.
entre a conversa e o provar das couves a minha esposa inquiriu se o bacalhau estava bom, e o fernando, levantado a mão com os 5 dedos bem abertos, criou expectativa na cozinheira pelas 5 estrelas de pontuação que iria dar... quando se saiu com esta:
"cinco... cinco quilos de carne... que eu tinha que comprar todos os dias para o leão"!!!
o fernando laidley partiu para a sua última aventura mas entre nós deixou o exemplo de que: "querer é poder".
foi cantor, e bailarino, artista de sapateado, produtor de eventos e jornais temáticos, repórter de guerra em angola, escritor... sendo muito requisitado para palestras e entrevistas, além de programas de tv.
enfrentou dificuldades e o desconhecido nas suas inúmeras viagens mas deixou obra e exemplo a seguir por todos nós que por vezes não ousamos ir... "além da chinela".
descansa em paz fernando.
(joaquim de lisboa)
MORREU O FERNANDO LAIDLEY
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm
-
- Membro Silver
- Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Re: MORREU O FERNANDO LAIDLEY
que descanse em paz são os meus votos e um abraço para ti joaquim de lisboa
que tambêm tens alma de aventureiro
até sempre
que tambêm tens alma de aventureiro
até sempre
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)