Bicicleta Eolica

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
fabricioschossler
Membro
Membro
Registado: segunda abr 26, 2010 8:55 pm

Bicicleta Eolica

Mensagem por fabricioschossler »

ola..

sou ciclista e tinha um problema muito sério. para manter minhas luzes de alerta funcionando tinha de usar as famigeradas pilhas. em pouco tem percebi que já tinha acumulado 1kg de pilhas usadas. resolvi projetar um dinamo para transformar a energia mecanica em eletrica, porém a maioria dos projetos que vi esbarra em um problema sério - desgaste. então pensei... pq não aproveitar o meu arrasto para ligar os led através de energia eolica.

projeto iniciado... pesquisei aqui no forum e encontrei um projeto q poderia adaptar na bicicleta. utilizando a ventoinha de computador ligado e um capacitor e então a um led consegui fazer com que funcionasse, porem ai começam os problemas.

- só consigo acender 1 led... precisaria de precisaria acender 2
- a inercia incial do motor é elevada apenas a uma certa velocidade ele começa a rodar.
- só funciona enquanto a ventoinha gira, seria necessário uma bateria para armazenar energia enquanto estou pedalando a favor do vento.

podem me ajudar a resolver essas questões?

----------------- ps.: a um tópico parecido no geral, porém a outra solução que pensei seria um gerador de indução magnéctica -------------------------------------------------------
Geração Elétrica do Brasil
Hidroelétrica - 79% Termoelétrica - 18% Termonuclear - 2% Outras - 1%
Imagem

boostpt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am

Re: Bicicleta Eolica

Mensagem por boostpt »

também ja tinha pensado nesta forma de carregar as baterias.
poderia ser usado para carregar as baterias e aumentar a autonomia dos ve.
não poderia ser usado nas motos electricas para ir carregando as baterias á medida que nos vamos deslocando pela estrada?

ou seja, em vez de ser o vento a deslocar-se sobre as pás, seriam as pás a deslocarem-se sobre o vento, fazendo com que estas girassem na mesma. usando assim o mesmo principio da geração "caseira" de energia eolica.

Autor do tópico
fabricioschossler
Membro
Membro

pensei nisso tb...

os ciclistas usam o vacuo um do outro para nao gastar tanta energia pedalando, pq nao usar essa energia na propria bike?

mas acho que nao seja possivel carregar a bateria, apenas para acender as luzes.
quem sabe um projeto bem pensado consiga transformar a perda da energia mecanica devido o atrito com o ar em energia eletrica para alimentar as baterias que movem. teoricamente é possivel, mas a pratica.....
Imagem

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

boostpt Escreveu:também ja tinha pensado nesta forma de carregar as baterias.
não poderia ser usado nas motos electricas para ir carregando as baterias á medida que nos vamos deslocando pela estrada?

ou seja, em vez de ser o vento a deslocar-se sobre as pás, seriam as pás a deslocarem-se sobre o vento, fazendo com que estas girassem na mesma. usando assim o mesmo principio da geração "caseira" de energia eolica.

esqueces-te de um pormenor importante. para te deslocares através do vento, tens que estar a usar energia de algum lado, e a não ser que seja a descer com o motor desligado, o vento por onde as pás estão a passar é gerado pelo movimento da moto que por sua vez vem da bateria.

o que vejo melhor para o que o fabricioschossler pretende, são aqueles motores que são usados em bicicletas, alguns substituem o cubo da roda. aì sim, poderias recuperar alguma energia para a tua iluminação sem pesar muito nas pernas.

BRICOLEIRO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm

Mensagem por BRICOLEIRO »

amigo e que tal usares um dínamo de bicicleta. alguns chegam a durar anos sempre a trabalhar.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

na bicicleta é possível, a energia gasta será a do ciclista a pedalar, num ve é impossível, porque alguma energia tem de ser gasta, logo a única que pode ser recuperada é aquela que normalmente é dissipada nos discos de travão, nas travagens obviamente, que em muitos casos já acontece.

pensa um pouco, se as baterias fossem carregando enquanto vamos deslocando na estrada, não precisávamos delas !!! as baterias é onde está armazenada a energia que necessitamos para deslocar o veículo, logo não podem ser carregadas em andamos porque precisamos dessa energia.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
fabricioschossler
Membro
Membro

bricoleiro Escreveu:amigo e que tal usares um dínamo de bicicleta. alguns chegam a durar anos sempre a trabalhar.
o problema do dinamo é o desgasteque ele causa na bicicleta...a banda de rolagem sofre com o atrito da engrenagem do dinamo com ela. no caso de colocar um motor de passo acoplado ao cubo da roda com correia o problema é o desgaste do motor de passo. com o tempo ele perderia a capacidade produtiva.

dinamo eficiente só o de cubo.. e ele no brasil custa uns 400 reais... ou 150 euros.... isso q ele gera 3w a 6v. acho um investimento muito alto sendo q através da reciclagem de lixo eletronico e um pouco de técnica conseguimos resultados melhores. vi aerogeradores aqui gerarem muito mais q isso.
Imagem

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

se gostas de experimentar, podes tentar fazer um "dínamo" sem contacto. estás a ver os contadores de km das bicicletas, que têm um imazinho num raio e uma peça fixa que capta impulsos quando o íman passa por ela? a ideia é essa, mas todos os raios teriam um pequeno imã (todos iguais e à mesma distância do centro da roda para que esta fique equilibrada) e na parte fixa um electroíman (um pequeno núcleo de ferro com uma bobina enrolada em redor dele) onde é induzida a electricidade. a tensão de saída deste electroima já é "dc às meias ondas" (se todos os imãs tiverem o mesmo pólo virado para o electroiman), bastando colocar um condensador para "alisar" a tensão e um regulador para manter a luz do led constante. se colocares alguns condensadores bem grandes pode dar para "segurar" a luz do led durante alguns segundos sem pedalar.
na prática não há partes mecânicas sujeitas a desgaste neste esquema.
mas só experimentando para ver se funciona bem.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Autor do tópico
fabricioschossler
Membro
Membro

njay Escreveu:se gostas de experimentar, podes tentar fazer um "dínamo" sem contacto. estás a ver os contadores de km das bicicletas, que têm um imazinho num raio e uma peça fixa que capta impulsos quando o íman passa por ela? a ideia é essa, mas todos os raios teriam um pequeno imã (todos iguais e à mesma distância do centro da roda para que esta fique equilibrada) e na parte fixa um electroíman (um pequeno núcleo de ferro com uma bobina enrolada em redor dele) onde é induzida a electricidade. a tensão de saída deste electroima já é "dc às meias ondas" (se todos os imãs tiverem o mesmo pólo virado para o electroiman), bastando colocar um condensador para "alisar" a tensão e um regulador para manter a luz do led constante. se colocares alguns condensadores bem grandes pode dar para "segurar" a luz do led durante alguns segundos sem pedalar.
na prática não há partes mecânicas sujeitas a desgaste neste esquema.
mas só experimentando para ver se funciona bem.
essa é exatamente minha outra opção... criei um tópico no geral sobre esse assunto, pois não estava diretamente ligado a eolica.

lá eu uso o exemplo deste "instructable" http://www.instructables.com/id/contact ... ty-lights/ .. apesar do projeto ser interessante faltam detalhes que melhorariam muito. esses detalhes que podem ser melhorados são minhas maiores dúvidas.
Imagem

Autor do tópico
fabricioschossler
Membro
Membro

fiz um esquema de como imagino que possa ser o gerador de indução, porém me falta conhecimento técnico sobre o melhor arranjo.

minhas dúvidas são:
- numero impar de magnetos e bobinas.... pode funcionar?
- que bobina utilizar? (dou preferencia para algum componente que seja uma bobina (relé).
- que tipo de ligação faço nas bobinas.
- é necessário retificar esse gerador (acho que não), mas é necessário capacitar.. capacitando é possivel carregar uma bateria?
Anexos
A bicicleta possui 18 raios de cada lado, porém eles se cruzam formando 9 locais para fixação dos magnetos.
A bicicleta possui 18 raios de cada lado, porém eles se cruzam formando 9 locais para fixação dos magnetos.
inducao.jpg (124.46 KiB) Visto 9347 vezes
Imagem

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

para começar faça contas à velocidade que espera fazer e quantas rotações por minuto vai obter na roda a essa velocidade...
os dinamos produzem boa voltagem mas estão muito desmultiplicados, coisa que não acontece com esse esquema...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Autor do tópico
fabricioschossler
Membro
Membro

um ciclista pedala normalmente em 90 rpm (pedaladas por minuto). devido aos fatores de multiplicação da transmissão da bicicleta a roda gira em média a 180rpm (velocidade média de 20km/h) podendo chegar 360rpm (velocidade de 40km/h).

com essas rotações conseguimos alguma coisa próximo a 3,6v?
Imagem

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

fabricioschossler Escreveu:
njay Escreveu:se gostas de experimentar, podes tentar fazer um "dínamo" sem contacto. ( ...) mas só experimentando para ver se funciona bem.
essa é exatamente minha outra opção... criei um tópico no geral sobre esse assunto, pois não estava diretamente ligado a eolica.

lá eu uso o exemplo deste "instructable" http://www.instructables.com/id/contact ... ty-lights/ .. apesar do projeto ser interessante faltam detalhes que melhorariam muito. esses detalhes que podem ser melhorados são minhas maiores dúvidas.
ahh, pois é, esse projecto é mesmo do que eu estava a falar. os cálculos para dimensionar um sistema destes são complexos e é necessário saber qual a carga a alimentar e as condições de funcionamento, por isso só experimentando (a não ser que os aparelhos que queres lá ligar consumam muito e possamos logo concluir que não é possível fazer o que queres.

quando o iman passa pela bobina é criado um impulso eléctrico nesta. quando tens mais bobinas, um dos objectivos é que "em todos os instantes" esteja sempre "alguma bobina a passar por algum iman". se "sincronizares" as bobinas com os imans não tens o melhor rendimento pois todas vão estar "no pico" ao mesmo tempo, o que quer dizer que noutras alturas vão estar todas ao mesmo tempo sem produzir nada. normalmente tens números de bobinas e imans ligeiramente diferentes, por exemplo 12/14.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Autor do tópico
fabricioschossler
Membro
Membro

njay Escreveu:quando o iman passa pela bobina é criado um impulso eléctrico nesta. quando tens mais bobinas, um dos objectivos é que "em todos os instantes" esteja sempre "alguma bobina a passar por algum iman". se "sincronizares" as bobinas com os imans não tens o melhor rendimento pois todas vão estar "no pico" ao mesmo tempo, o que quer dizer que noutras alturas vão estar todas ao mesmo tempo sem produzir nada. normalmente tens números de bobinas e imans ligeiramente diferentes, por exemplo 12/14.
muito interessante seu apontamente njay...

bom minha intenção com esse dinamo é alimentar uma bateria de nicd 3,6v 600ma (aquelas de telefone sem fio) ela será responsável pelo sistema de segurança da bicicleta (luz de freio, pisca alerta, buzina). antes de eu alterar o sistema ele era alimentado por duas pilhas aa 1,5v.
alguns aspectos são importantes para que o projeto seja ideal:
- de preferencia utilize componentes já existentes (vamos reciclar não consumir mais).
- precisar ser compacto como o projeto do instructable, pois numa bike espaço é pouco.
Imagem

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

baterias de nicd não serão as mais adequadas para este fim, já que vais ter cargas intermitentes, incompletas, alem de descargas parciais. logo, efeito de memória à vista.

Autor do tópico
fabricioschossler
Membro
Membro

quais seriam as baterias ideais?
Imagem

boostpt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am

Mensagem por boostpt »

jmal Escreveu:

na bicicleta é possível, a energia gasta será a do ciclista a pedalar, num ve é impossível, porque alguma energia tem de ser gasta, logo a única que pode ser recuperada é aquela que normalmente é dissipada nos discos de travão, nas travagens obviamente, que em muitos casos já acontece.

pensa um pouco, se as baterias fossem carregando enquanto vamos deslocando na estrada, não precisávamos delas !!! as baterias é onde está armazenada a energia que necessitamos para deslocar o veículo, logo não podem ser carregadas em andamos porque precisamos dessa energia.

eu sei disso, mas não será que o proveito da geração de electricidade é maior que o prejuízo do gasto para gerar essa mesma energia?
a energia não seria toda gasta das baterias, alguma viria do gerador.
eu até posso estar a dizer uma anormalidade completa, pois os meus conhecimentos neste campo não nenhuns

já agora outra ideia (idiota???) :

se houvesse uma roda a rodar pelo chão, ligada a 1 gerador/alternador/etc..... o principio seria idêntico ao das pás a passar pelo vento, mas desta vez seria a roda a deslizar pelo chão..
não sei se a força necessária seria demasiada para "arrastar" esta roda pelo chão, que impedisse de gerar mais energia do que a que gastava.

desculpem se são ideias completamente descabidas, mas como disse antes os meus conhecimentos técnicos não muito poucos..

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

boostpt Escreveu:
jmal Escreveu:

eu sei disso, mas não será que o proveito da geração de electricidade é maior que o prejuízo do gasto para gerar essa mesma energia?
a energia não seria toda gasta das baterias, alguma viria do gerador.
eu até posso estar a dizer uma anormalidade completa, pois os meus conhecimentos neste campo não nenhuns

já agora outra ideia (idiota???) :

se houvesse uma roda a rodar pelo chão, ligada a 1 gerador/alternador/etc..... o principio seria idêntico ao das pás a passar pelo vento, mas desta vez seria a roda a deslizar pelo chão..
não sei se a força necessária seria demasiada para "arrastar" esta roda pelo chão, que impedisse de gerar mais energia do que a que gastava.

desculpem se são ideias completamente descabidas, mas como disse antes os meus conhecimentos técnicos não muito poucos..
as ideias são para serem discutidas, na antiguidade os visionários eram muito mais que idiotas, no entanto inventaram coisas que hoje são banais.

um gerador ou alternador não tem o nome bem dado, na verdade é um conversor, isto porque ele não gera nada, apenas transforma, ou seja, ele transforma energia cinética, neste caso o movimento rotativo em energia eléctrica, portanto se existe conversão de energia, perde-se uma energia e obtém-se outra. ou seja, perdes energia cinética, logo o veiculo vai abrandar para converteres essa energia em eléctrica.

concluindo, para gerares energia eléctrica precisas de gastar outra, no caso da bicicleta só podes gastar uma, a do ciclista.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
fabricioschossler
Membro
Membro

eu pensei numa coisa...

vamos supor que eu tenha em minha bicicleta um motor elétrico na roda traseira. ele funciona a uma certa potencia durante um certo tempo alimentado por baterias. normal, porém se em minha roda dianteira eu tiver outro motor, porém ao contrario funcionando como um conversor mecanico-eletrico? lembrando que a roda da bicicleta a 40 km/h gira a 360rpm, no minimo será capaz de aumentar a autonomia do veiculo.

energia não se perde... se transforma. enegia eletrica para cinetica e novamente para eletrica. além disso vamos supor:
a 40km/h vc se encontra numa suave declive e desliga o motor da bicileta. a gravidade vai continuar te puxando e vc mantem a velocidade por 2km somente pela inercia adquirida. porém o gerador da roda dianteira não deixou de produzir eletricidade mesmo que vc tenha parado de gastar. isto é... vc só ganhou, não houve perda de energia.
um ciclista descendo um declive e uma pessoa a pé. o ciclista gasta muito menos energia, pois aproveita ao máximo o potencial cinético que possui.

se estiver equivocado... me corrijam.
Imagem

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

a descer sim, recuperas energia. chama-se travagem regenerativa, mas para isso um motor chegava. já existem kits que fazem isso tudo.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”