uso de alternador

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
paulo campogrande
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta abr 30, 2010 4:20 pm

uso de alternador

Mensagem por paulo campogrande »

amigos , pelo que leio , energia eolica tem que produzir energia com baixas rotações e meu problema é parecido pois pretendo instalar um alternador p/ carregar bateria numa roda d'agua com poucos giros por minuto que serão aumentados com diferentes polias.
tenho algumas duvidas e gostaria de receber informações : qual a rpm minima p/ um alternador carregar a bateria ? um alternador de 60 amperes pesa muito qdo. gera energia ? é verdade que se ele produzir metade de sua capacidade de gerar ele vai ficar bem leve? como conseguir isso?
eu pretendo usa-lo p/ carregar a bateria que fornecerá energia p/ duas lampadas de 15 watts e 12 volts e p/ uma bomba d'agua de 12 volts e 8 amperes .
as lampadas serão acesas a noite toda e a bomba funcionará no maximo 3 horas por dia.
qual deveria ser o ideal em termos de alternador e bateria e qual seria o projeto de instalação mais viável ? abçs e obrigado

jsm221
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta dez 23, 2009 8:59 pm

Re: uso de alternador

Mensagem por jsm221 »

boas

desde já deve fazer a sua a apresentação.

quanto ao alternador, costumam dizer que os alternadores produzem energia a umas grandes velocidades se velocidades , mas pode esclarecer isso no forum , ja ouve varias pessoas a perguntar o mesmo.

cumps

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: uso de alternador

Mensagem por Josenir »

paulo campogrande Escreveu:amigos , pelo que leio , energia eolica tem que produzir energia com baixas rotações e meu problema é parecido pois pretendo instalar um alternador p/ carregar bateria numa roda d'agua com poucos giros por minuto que serão aumentados com diferentes polias.
tenho algumas duvidas e gostaria de receber informações : qual a rpm minima p/ um alternador carregar a bateria ?
considere, não a rotação mínima, mas inicialmente a tensão mínima necessária. para carregar uma bateria é necessária uma tensão entre 10% a 20% maior que a tensão da bateria. para baterias de 12v (chumbo-ácidas ou chumbo-gel) o prático é usar entre 14 e 14,5v. agora sim: qual a rotação mínima necessária para conseguir produzir 14,5? depende da quantidade de pólos do gerador e da corrente necessária (capacidade da bateria). tomando como base um alternador automotivo modificado conforme descrito no tópico "alternador automotivo em uma turbina eólica", (12 pólos), usando um alternador de 12v x 60a, com 400 rpm se consegue aproximdamente 14,5v x 5a, o que é pouco. deve conseguir uma potência considerável, em torno de 250w com aproximadamente 800 rpm.
mas se tiver que ampliar mais do que 6 vezes a rotação disponível na sua roda d'água para obter essa rotação, o rendimento vai cair muito. é preferível pensar em uma mini turbina que produza uma rotação maior com o mesmo caldal (vazão de água).
é verdade que o peso do alternador é proporcional à potência gerada. com um bom regulador de tensão, como o descrito no tópico citado, pode-se regular o peso do alternador.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”