Seguidores Solares

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Autor do tópico
Tony
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: domingo mai 02, 2010 7:02 pm

Seguidores Solares

Mensagem por Tony »

boas, tenho uma micro produção com um seguidor solar feito por mim. tenho vindo a detectar várias falhas, pois não sou exper na matéria, nem utilizei calculos cientificos. quero dividir o sistema em dois seguidores, qual a distancia , nascente poente que devo deixar entre eles? é que o maior problema que tenho com o sistema actual são precisamente as sombras de manhã e ao final da tarde.

tony

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Seguidores Solares

Mensagem por jama »

tony Escreveu:boas, tenho uma micro produção com um seguidor solar feito por mim. tenho vindo a detectar várias falhas, pois não sou exper na matéria, nem utilizei calculos cientificos. quero dividir o sistema em dois seguidores, qual a distancia , nascente poente que devo deixar entre eles? é que o maior problema que tenho com o sistema actual são precisamente as sombras de manhã e ao final da tarde.

tony
boas. é obvio que a distancia que deves deixar entre eles deve ser aquela de maneira que em alguma parte do dia nao façam sombra um ao outro,mas penso que 15metros entre eles deve ser suficiente.já agora como é o funcionamento deles? como é a estrutura?nao podes por aqui umas fotos para o pessoal ver?isso era porreiro.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Seguidores Solares

Mensagem por JDuarte »

opinião pessoal, com base na conversa que fui tendo com os vários instaladores que me tentaram vender o sistema de mp.

aconselharam 3,5x a altura do objecto como distância mínima, na orientação nascente/poente.
assim, se os seguidores tiverem 4 metros de altura, devem manter-se afastados em 14 m.

já no que respeita a orientação norte/sul, aconselharam mínimo de 2x a altura.
para o mesmo exemplo seria de 8 m.

mas que venham de lá essas dimensões e fotos, julgo que agora o pvsyst já permite obter os dados do efeito sombra no horizonte.

cmps,


Autor do tópico
Tony
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: domingo mai 02, 2010 7:02 pm

Re: Seguidores Solares

Mensagem por Tony »

viva, aqui vão as fotos, o sistema trabalha com o seguinte principio:
3 mesas interligadas e 2 taboleiros em cada mesa. as mesas rodam no sentido norte sul com ajuda de 4 motores de braço (habitualmente utilizados nos portões), os tabuleiros rodam sentido nascente poente com ajuda de 1 motor, igual aos outros 4, para todos os 6 taboleiros. o problema são mesmo as sombras que os taboleiros fazem de manhã e ao fim da tarde.

cumprimentos
tony
Anexos
Um dos 4 motores de braço, orientação norte sul
Um dos 4 motores de braço, orientação norte sul
Microprodução 003.JPG (66.12 KiB) Visto 3977 vezes
Motor de braço orientação nascente poente
Motor de braço orientação nascente poente
Microprodução 002.JPG (47.4 KiB) Visto 3977 vezes
Vista Geral
Vista Geral
Microprodução 001.JPG (61.89 KiB) Visto 3977 vezes

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Seguidores Solares

Mensagem por jmal »

só é pena a essa hora já não apanhar sol, no verão ainda produzia bastante.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
Tony
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: domingo mai 02, 2010 7:02 pm

Re: Seguidores Solares

Mensagem por Tony »

peço desculpa pela data e hora que estão nas fotos, na verdade as fotos foram tiradas cerca das 7,30h da manhã.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Seguidores Solares

Mensagem por PaulOL »

boas!

já que este tópico é sobre seguidores solares, aproveito para perguntar a quem os tem, o grau de satisfação/expectativas/assistência/problemas(mecânicos/eléctricos)?...sobre produções deve ser sempre a topo...

até

Responder

Voltar para “Projectos”