Me ajuda qual motor usar?????

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
diego leone
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta mai 21, 2010 7:53 pm

Me ajuda qual motor usar?????

Mensagem por diego leone »

ola pessoal boa tarde
fiz um aerogerador mais tenho um pequeno problema qual motor eu devo usar nesse projeto.
vertical com 8 pás
cada uma com um metro de altura

Anexos
melho que pude fazer
melho que pude fazer
projeto aerogerador.JPG (32.79 KiB) Visto 6493 vezes

Autor do tópico
diego leone
Novo membro
Novo membro

Re: Me ajuda qual motor usar?????

to quebrando a cabeça ajuda

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

alguém o vai ajudar, não se preocupe.

eu posso dar uma ajuda, procure motores com imans permanentes, são motores de corrente dc que se usam em muitas aplicações como fotocopiadores, passadeiras rolantes, entre outras aplicações, ou então motores sem escovas (brushless).
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
diego leone
Novo membro
Novo membro

mais ou menos qual o tamanho do motor que eu tenho que usar ?????

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

diego leone Escreveu:mais ou menos qual o tamanho do motor que eu tenho que usar ?????
os motores eléctricos não se medem pelo tamanho, procura algo de seja de 24v pelo menos e que tenha uma potencia até 500 w, era o que eu fazia.
Cumps Inovadores

JP Jacinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta mai 28, 2010 12:57 pm

Mensagem por JP Jacinto »

olá diega.

esqueça o que disseram sobre os 500w.

um aeorogerador de média dimensão tem 1mw de potência. com pás de 65 m.

dá uma superfície ao vento de 13.273 m2

a superfície do seu projecto é de 3,1416 m2. ou seja, 0,0002367 do aerogerador de 1mw.

aplicando essa proporção o seu projecto teria 236 w...

mas como o seu projecto leva umas pás rudimentares e pouco eficientes, nem atingirá esse valor (excepto com muito, muito vento).

o recomendável será então um gerador de 150w. e lembre-se que um gerador é o mesmo que um motor eléctrico, quando entra electricidade o motor roda, mas se o rodar ele faz electricidade.

o seja, encontre um motor eléctrico de 150 w e terá o seu gerador.

cumprimentos
jp jacinto

JP Jacinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado

olá

não desmoralize com a avaliação que fiz da sua turbina.

mas se vai construir uma, porque não construir uma mais eficiente. use as referencias aqui do fórum, foram apresentados aqui modelos eficientes.

até houve quem fizesse um modelo parecido ao seu utilizando metades de barris. (que não deu bom rendimento)

se vai ter o trabalho, mais vale seguir um bom projecto.

boa sorte.

e cumprimentos

jp jacinto

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

já agora, eu não disse que ia produzir 500w, eu disse que um motor de 500w servia.
Cumps Inovadores

icarho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Mensagem por icarho »

jp jacinto Escreveu:olá diego.

......
a superfície do seu projecto é de 3,1416 m2. ou seja, 0,0002367 do aerogerador de 1mw.

.......

jp jacinto
jp desculpe lá mas vc deve ter um problema qualquer com a matemática ....

como é que vc chegou aquela area de 3.1416m2 no projecto do diego?

a única dimensão que é referida é a altura das pás que é de 1m! assim a olho a area do projecto parece-me mais ser de 1m2 e dado ser uma vawt na melhor das hipoteses apenas 50% terá um efeito positivo!!!!

jprr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jul 12, 2008 10:45 pm

Mensagem por jprr »

lol...

... parece que alguém está aqui a trocar os pés pelas mãos...

...em minha opinião, uma coisa é uma turbina de eixo vertical
outra coisa é uma de eixo horizontal,...

o projeto que o amigo diego apresenta, é de eixo vertical, e está à vista de qualquer um, (ou não ) ...mas incrivelmente foi confundido por uma de eixo horizontal,...

se fosse uma turbina de eixo horizontal com pás de 1 metro, dava um circulo com a area de: (1 x 1) x 3.14159 = 3.14159 m2 estaria assim correto....

pois é... mas é preciso saber ver um projeto,... que inflizmente não está ao alcance de qualquer um...

aproveito e deixo aqui uma observação que achei um bocadinho ridiculo ( só um bocadinho) de uma coisa que foi dita, a seguinte:

"olá diega.

esqueça o que disseram sobre os 500w."

JP Jacinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado

eh eh eh.

o mata e o esfola levaram 27 dias a digerir o meu post inicial.

todo esse tempo para reconhecer o pi...

pois foi, eu escrevi sem pesquisar e sem ponderar muito, daí que saíu diega... ainda não tinha sequer reparado nisso. as minhas desculpas diego, não foi por mal. pois não revejo os textos antes de enviar. defeito meu.

bem, quanto à superfície face ao vento é 1m2 se o desenho está proporcional, se o desenho é apenas esquemático então o diâmetro poderá ser 1, 2, 3 ou mais metros. aí a superfície vai variar. eu fui embalado no cálculo da superfície face ao vento no aerogerador grande e peguei no único número que tinha do diego e fiz o mesmo raciocínio, por seguimento. nada mais.

não sou dono da verdade e costuma-se dizer na minha terra que; é a falar que a gente se entende.

contudo parece haver quem pense que aqui só sai conhecimento garantido... isto não é um fórum? as pessoas não põem aqui as suas dúvidas?

ou quem pensa estar nalgum concurso sobre quem erra mais ou acerta mais.

por acaso uma resposta aqui dá alguma garantia a 100% a alguém? garantias só cruzando dados para obter alguma redundância, e mesmo assim...

meus caros, nem o a. einstein, nem o newton, brilhantes (muito brilhantes) mentes dos seus respectivos tempos davam essas garantias. muitas das verdades de hoje são erradas amanhã, é isso que os grandes cérebros da história nos têm mostrado (entre muitas, muitas outras coisas).

os preciosismos são bons quando temos os dados todos sobre a mesa. quando se faz "navegação à vista" perdem a importância. faz-me lembrar um amigo meu que navegou comigo em tempos, olhava obcecado para os instrumentos do barco (à vela) para manter o rumo e ia fazendo zig zags. quando era tão fácil olhar para o farol em frente e mantê-lo na proa...

isto já vai um pouco longo, desculpem o alongar desta resposta.

o fundo da questão era mostrar ao diogo que não iria obter bons resultados com aquela turbina, sobretudo tendo ele outras opções mais eficientes (e por aqui descritas, entre outros lugares).

já agora, após ter colocado a resposta reparei nesse erro, e estava à espera que alguém falasse nessas áreas para ver até que ponto o pessoal por aqui é atento. mas pensei que fossem reparar mais depressa. quanto a contas, quando a coisa é mesmo a valer utilizo duas casas decimais. no sistema métrico com o metro de referência. é o padrão no meu trabalho (arquitectura) e essa precisão de centímetro que marco nos projectos quase nunca é cumprida na obra. contudo, para quem trabalha em motores 1 milímetro é um erro enorme.

como tudo na vida... depende de muita coisa.

cumprimentos a todos

jp

* nota: este fui rever, lol

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

estou interessado em construir uma micro vawt em que o desenho das pás seria qualquer coisa como isto:
Imagem
em que o diam não pode ser superior a 120mm e a altura máxima de 400mm.
gostava que ela conseguisse atingir os 50w, acham que é possivel? podem-me ajudar a encontrar um motor?
no ebay encontrei este 12v-permanent magnet dc motor long shaft
mas duvido que consiga atingir velocidade superiores a 500rpm.
podem-me ajudar?
obrigado
sergiomms

cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Mensagem por cascavelo »

sergiomms Escreveu:estou interessado em construir uma micro vawt em que o desenho das pás seria qualquer coisa como isto:
Imagem
em que o diam não pode ser superior a 120mm e a altura máxima de 400mm.
gostava que ela conseguisse atingir os 50w, acham que é possivel? podem-me ajudar a encontrar um motor?
no ebay encontrei este 12v-permanent magnet dc motor long shaft
mas duvido que consiga atingir velocidade superiores a 500rpm.
podem-me ajudar?
obrigado
não é possível gerar 50w com um turbina tão pequena, no máximo vai gerar uns 6w, e faça com 3 pás, o desempenho é melhor.
este motor que você citou não serve, tem que ser de 60 v pra cima. geralmente só se encontra usados pra comprar. novos custam uma fortuna.

cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por cascavelo »

bons motores, vejam estes:
- http://cgi.ebay.co.uk/wind-turbine-dc-m ... 3f01210d0b
- http://produto.mercadolivre.com.br/mlb- ... minaco-_jm
o primeiro é execelente, o segundo nem tanto, tenho um destes e só serve pra brincar mesmo, atinge no máximo 1,5a, 13v, com uma rotação bem elevada.

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

obrigado, desde que seja vertical poderei fazer com o nº de pás que seja mais eficiente
porque diz que tem que ter pelo menos 60v?
sergiomms

cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por cascavelo »

sergiomms Escreveu:obrigado, desde que seja vertical poderei fazer com o nº de pás que seja mais eficiente
todos os motores dc que você encontrar terão rotação acima de 1500 rpm, como não se consegue isto em rotação com o vento, ele só vai poduzir uma parcela da tensão máxima. então se você usar um motor de 12v, de 2000 rpm e a turbina rodar a 500 rpm você só vai obter: 2000/500= 4 e 12v dividido por 5 dá só 3 volts. a grosso modo é isto.
mas se usar um motor de 60v, dividindo por 5 dá 12 volts com 500 rpms.
entenda que são só exemplos, pra qe você entenda. existem outros fatores relevantes.
procure sempre por motores dc de tensão mais alta possível e rotação mais baixa possível, já lhe adianto que são difíceis de encontrar.

renalte
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado set 20, 2008 4:33 pm

Mensagem por renalte »

cascavelo Escreveu:
sergiomms Escreveu:obrigado, desde que seja vertical poderei fazer com o nº de pás que seja mais eficiente
todos os motores dc que você encontrar terão rotação acima de 1500 rpm, como não se consegue isto em rotação com o vento, ele só vai poduzir uma parcela da tensão máxima. então se você usar um motor de 12v, de 2000 rpm e a turbina rodar a 500 rpm você só vai obter: 2000/500= 4 e 12v dividido por 5 dá só 3 volts. a grosso modo é isto.
mas se usar um motor de 60v, dividindo por 5 dá 12 volts com 500 rpms.
entenda que são só exemplos, pra qe você entenda. existem outros fatores relevantes.
procure sempre por motores dc de tensão mais alta possível e rotação mais baixa possível, já lhe adianto que são difíceis de encontrar.
cascavelo agora disse tudo, é isso mesmo.

cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por cascavelo »

outros bons motores:
http://produto.mercadolivre.com.br/mlb- ... -vento-_jm
http://produto.mercadolivre.com.br/mlb- ... de-pvc-_jm
um bom lugar pra se procurar é o mercado livre, digite "eolico" na busca por produtos ou "motor dc", mas é necessário olhar pelo menos uma vez por semana, poque os bons vendem rápido.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”