Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
VNC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: quarta fev 10, 2010 8:39 pm

Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por VNC »

bons dias

após algum período de ausência, vou então colocar aqui a minha instalação.

pré-registo algures em outubro de 2009
registo 17 fevereiro 2010 – 1ª sessão
tarifa 0.5866€
ligação 25/05/2010
concelho santarém
ramal aério (contra tudo o que li no forum ligaram-me com ramal aério)
pot. ligação 3.45kw
inclinação +- 20º
inversor sma 3300
painéis 24 x suntech 180w
custo total 16.500€ tudo incluído ou seja já com o pagamento do registo, etc…

se não me engano, e penso que não o instalador foi o mesmo do nosso colega bubas.

Imagem

Imagem

Imagem

logo que possa volto a colocar mais fotos de pormenor, tipo inversor, contador, etc.

depois de um stress danado devido á instalação dos paineis de aqs, lá consegui continuar esta saga após 6 meses de espera.

desde a ligação que o inversor está com a luz de falta de terra acessa, penso se um problema do inversor, pois quando a inspeção disseram que em relação a terras estava tudo bem e o nosso colega alexjp4 também está ou estava com o mesmo problema, dai que aguardo a resolução por parte do instalador.

vnc


Autor do tópico
VNC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: quarta fev 10, 2010 8:39 pm

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por VNC »

quanto a produções esqueci-me de colocar...

já recebi duas facturas, uma de 2 dias de produção de maio (22 kw) e outra do mês de junho (671kw).

Imagem

já dá para terem uma ideia, mas penso que a pouca inclinação dá nestas perdas, pois só ouve um dia que pouco passou dos 25kw.
as diferanças entre o inversor e contador estão a cerca de 1.2%.

a linha preta no grafico representa a média diária acumulada que é cerca de 22kw/dia.

vnc


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por CrOhN »

a inclinação está favorável precisamente a esta altura do ano. se calhar é mais por causa do calor.

quanto ao terra, experimentaram trocar a fase pelo neutro?


Autor do tópico
VNC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: quarta fev 10, 2010 8:39 pm

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por VNC »

boas

isso não sei se experimentaram, mas quando desligaram a terra ao inversor a dita luzinha vermelha apagou-se, ou seja, já estou há mais de 1 mês nesta situação, sem terra no inversor, pelo que me disseram.

já agora alguém me pode enviar por pm, seguradoras que façam seguros próprios, pois o meu mediador ainda está à "procura".

vnc


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por Valter Silva »

vnc Escreveu:boas

isso não sei se esprimentaram, mas quando desligaram a terra ao inversor a dita luzinha vermelha apagou-se, ou seja, já estou á mais de 1 mês nesta situação, sem terra no inversor, pelo que me disseram.

já agora alguem me pode enviar por pm, seguradoras que façam seguros propios, pois o meu mediador ainda está á "procura".

vnc
podes integrar isso no seguro da casa, pois os painéis estão no telhado da habitação.... foi o que fiz nas minhas duas micro-produções....
com seguros separados só conheço a "axxxa" e a "libertadora"....
abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por Volt »

e, já agora, a "agrícola" (tem um tipo de seguro somente para os sistemas de energias renováveis).



ps: parabéns pela instalação.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por PaulOL »

valter silva Escreveu:
vnc Escreveu:boas

isso não sei se esprimentaram, mas quando desligaram a terra ao inversor a dita luzinha vermelha apagou-se, ou seja, já estou á mais de 1 mês nesta situação, sem terra no inversor, pelo que me disseram.

já agora alguem me pode enviar por pm, seguradoras que façam seguros propios, pois o meu mediador ainda está á "procura".

vnc
podes integrar isso no seguro da casa, pois os painéis estão no telhado da habitação.... foi o que fiz nas minhas duas micro-produções....
com seguros separados só conheço a "axxxa" e a "libertadora"....
abraço
boas!

atenção os ditos "seguro da casa" que incluem “ quebra e queda de painéis solares”, na prática não cobrem...nada
vejam apenas a resposta de uma das seguradoras "mencionada":
“ quebra e queda de painéis solares” garante os danos sofridos pelos equipamentos mencionados desde que os mesmos estejam instalados no edifício seguro e que a sua utilização seja para fins próprios."...ou seja, como produzimos para vender... é de concluir que não está abrangido, aliás tenho a confirmação que assim é.
portanto não se fiem nesse tipo de seguro, porque se o azar bater à porta...


Autor do tópico
VNC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: quarta fev 10, 2010 8:39 pm

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por VNC »

boas

pois o problema que me levantou o meu mediador de seguros foi mesmo esse, não me garante nem no recheio, "pois não está dentro de casa", nem no seguro do imovel, pois "não faz/fazia parte do imovel quando o comprei e reconstrui.
já lhe mencionei algumas aqui referidas e ele trabalha com elas, estou á espera de valores...

vnc


Autor do tópico
VNC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: quarta fev 10, 2010 8:39 pm

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por VNC »

entretanto vou colocar aqui mais algumas fotos

o ramal aéreo e contadores
Imagem

a porta que se vê é a mesma da foto anterior, ou seja tenho cerca de 4/5metros entre o inversor e o contador, e os painéis estão mesmo por cima do inversor
Imagem

o inversor com a celebre "luzinha de terra" acesa.
Imagem

já agora se tudo correr como até agora amanha, dia 10/07 vou atingir mais de 1000kw acumulados em 47 dias.

tenho andado a lutar com o sunnybean/sunny data control, alguém me sabe dizer se só dá para tirar os valores do próprio dia, ou também dá para tirar os dados do "gráfico" diário de alguns dias atrás?
só consigo tirar o o próprio dia, e as vezes a produção de dias anteriores

vnc


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por Valter Silva »

paulol Escreveu:
valter silva Escreveu:
vnc Escreveu:boas

isso não sei se esprimentaram, mas quando desligaram a terra ao inversor a dita luzinha vermelha apagou-se, ou seja, já estou á mais de 1 mês nesta situação, sem terra no inversor, pelo que me disseram.

já agora alguem me pode enviar por pm, seguradoras que façam seguros propios, pois o meu mediador ainda está á "procura".

vnc
podes integrar isso no seguro da casa, pois os painéis estão no telhado da habitação.... foi o que fiz nas minhas duas micro-produções....
com seguros separados só conheço a "axxxa" e a "libertadora"....
abraço
boas!

atenção os ditos "seguro da casa" que incluem “ quebra e queda de painéis solares”, na prática não cobrem...nada
vejam apenas a resposta de uma das seguradoras "mencionada":
“ quebra e queda de painéis solares” garante os danos sofridos pelos equipamentos mencionados desde que os mesmos estejam instalados no edificio seguro e que a sua utilização seja para fins próprios."...ou seja, como produzimos para vender... é de concluir que não está abranjido, aliás tenho a confirmação que assim é.
portanto não se fiem nesse tipo de seguro, porque se o azar bater à porta...
eu obriguei a minha seguradora a escrever na apólice a marca/modelo do que estava seguro e por quanto!......
a minha é a "oriental" .... do banco do "milénio"!

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por Bubas »

parabéns. boa sorte.
eu continuo com problemas de tensão elevada.
quanto ao seguro, vou fazer na axxa (equipamentos electrónicos). foi o que arranjei mais em conta e com mais coberturas.
vai dando informações.

fica bem e que o sol esteja comnosco.

bubas


Autor do tópico
VNC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: quarta fev 10, 2010 8:39 pm

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por VNC »

bons dias

sem grandes novidades, e com o calor a fazer das suas, vou por o grafico de produção actualizado

Imagem

vnc


Autor do tópico
VNC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: quarta fev 10, 2010 8:39 pm

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por VNC »

bons dias

após um longo periudo de ausencia vou actualizar as produções.

Imagem

e em jeito de pequena analize:

no final do dia 26/11, e em seis meses de produção, o contador acusava 3346kw produzidos, o que dá uma média de 18kw/dia, ou seja um dia de produção maxima a 24.66kw e o minimo de 1.14kw.

a diferença entre o inversor e contador ronda os 1.4%. ou seja no inversor teria qualquer coisa como 3393kw, quase mais 50kw que no contador.

1.968.36€ de reembolso do investimento, o que corresponde a 97% do rendimento previsto para este ano já estão e ainda falta um mês de produção, embora não seja muita sempre será alguma.

apenas me baseei em 6000kw/ano, o que daria uma média de 500kw/mês, mas os 6 meses passados foram os melhores do ano, vamos ver se os proximos 6 não serão ao contrario.

vnc


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por PaulOL »

boas!

não é possivel informar-nos quais os valores reais de produção (edp) por cada mês?

o pessoal agradeçe...


Autor do tópico
VNC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: quarta fev 10, 2010 8:39 pm

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por VNC »

bons dias

nem me tinha lembrado, mas aqui vai

Imagem

vnc


m_martins
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: segunda dez 20, 2010 7:30 pm

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por m_martins »

vnc Escreveu:bons dias

nem me tinha lembrado, mas aqui vai

Imagem

vnc

com a sua inclinação dos painéis não nota diferença na produção?

não seria mais rentável a inclinação de 30º?


Autor do tópico
VNC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: quarta fev 10, 2010 8:39 pm

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por VNC »

m_martins Escreveu:
vnc Escreveu:bons dias

nem me tinha lembrado, mas aqui vai

Imagem

vnc

com a sua inclinação dos painéis não nota diferença na produção?

não seria mais rentável a inclinação de 30º?

boas

pessoalmente teria preferido mais perto dos 35º, mas foi o maximo que consegui fazer no pequeno telheiro onde os paineis foram montados, pois para mais inclinação ou teria de tapar parte das janelas no 1º andar, ou teria de ficar com pouco pé direito por debaixo dos paineis.

em termos de diferança de produções, apenas tenho como comparação duas instalações similares é minha mas apenas com 3.9kw montados com mais inclinação, e comparativamente a estas tenho tido sempre produções um pouco superiores.
a comparar com um seguidor, com os mesmos paineis, mas com o fronios, tenho tido quase sempre um rendimento de +- 30% mais baixo.


vnc


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por alexjp4 »

vnc Escreveu:boas

isso não sei se experimentaram, mas quando desligaram a terra ao inversor a dita luzinha vermelha apagou-se, ou seja, já estou há mais de 1 mês nesta situação, sem terra no inversor, pelo que me disseram.

já agora alguém me pode enviar por pm, seguradoras que façam seguros próprios, pois o meu mediador ainda está à "procura".

vnc

boas

já conseguiu que lhe resolvessem o problema da luz acessa por causa da terra? ou ainda está desligado? a minha continua a acender sempre que chove quando o tempo está seco ela não acende o que quer dizer que não é falta de terra mas sim uma passagem algures?!
quanto ao seguro tambem andei á procura de um seguro espesifico para os paineis mas acabaram por ficar no seguro da casa (generali) apesar de estarem no chão, só tive que actualizar o capital seguro e a companhia ficou com uma cópia da factura dos paineis que menciona o material que está instalado e com fotografias, não vá haver algum azar!
agora o teu mediador dizer que não o pode incluir na casa porque não estava quando conpraste e reconstruistes ?!?!?! penso que o melhor é procurares outro mediador que perceba de seguros porque tu podes aumentar o capital de um seguro de um imovel sempre que haja bem feitorias, tem é que ser mencionado e tens é que pagar a diferença que existe até ao final do contrato e depois emitem um recibo na totalidade do valor seguro e do prémio.
agora não te fies na cobertura de paineis solares que só cobrem queda e quebra de paineis solares porque esta cobertura não se aplica aos paineis fotovoltaicos e restante equipamento que o inversor é o mais caro da instalação e se houver um problema elecrtico não está coberto.

bom ano!


flag21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: terça abr 13, 2010 10:47 am

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por flag21 »

a victoria faz especificamente para a instalação.
a única condição é de que sejamos clientes em qualquer outro tipo de seguro.casa, carro ou saúde.
qualquer um serve .
eu sou cliente em saúde e serviu. pago € 80,00 para uma cobertura de € 30 000.00

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por jama »

flag21 Escreveu:a victoria faz especificamente para a instalação.
a única condição é de que sejamos clientes em qualquer outro tipo de seguro.casa, carro ou saúde.
qualquer um serve .
eu sou cliente em saúde e serviu. pago € 80,00 para uma cobertura de € 30 000.00
acho que o amigo flag21 tem razao, porque eu fui a um mediador da generali seguros, e disse-me precisamente a mesma coisa ,que o fariam se lá tivesse outro seguro qualquer, entao ficou combinado quando o seguro do meu carro vencer,transferi-lo par lá e ai ja fazem o seguro dos paineis fotovoltaicos e respectivo equipamento electrico.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Responder

Voltar para “Projectos”