antes do mais comprimentos a todos os utilizadores do fórum.
estou a pensar em alterar o sistema de aquecimento aqui em casa e sinceramente a oferta é tanta que não sei o que escolher. gostava que alguém pudesse dar uma opinião sobre sistemas e alguns conselhos.
primeiro moro no interior do país mais concretamente na covilhã, onde há grandes variações de temperaturas.
segundo a minha casa é um apartamento duplex com cerca de 170m2, uma grande área a aquecer e para arrefecer.
o meu apartamento tem aquecimento central a gás natural, mas a caldeira está avariada e eu queria aproveitar para mudar o sistema, visto só ter aquecimento.
pela área que tenho e pelo combustível utilizado dá para ver que a despesa de gás aqui em casa são cerca de 2000€/ano facilmente ultrapassáveis, para arrefecimento ainda não tenho nada.
estive a ver alguns sistemas e vi um particularmente interessante, mas quando a esmola é grande o pobre desconfia.
vi um sistema de bomba de calor através da aerotermia ligado aos elementos dissipadores de calor que tenho (aproveitava o que tinha, usando só para aquecimento) e em comum usar uns ventilo convectores, os quais posso usar para arrefecimento e aquecimento, além disso ainda posso aproveitar, através de um depósito as aqs. o sistema não é barato e fica em cerca de 15000€ dizendo a firma que o retorno do investimento é cerca de 5 anos.
será que o sistema será rentável?, não deixo de pagar 2000€ de gás e passo a pagar 2000€ de luz para ter a casa numa gama de temperaturas constantes no verão e no inverno?, ou a melhor solução será o tradicional ar condicionado ficando muito mais barato cerca de metade?.
já agora e se alguem conhecer os equipamentos
sistema ar/água 12 da avenir énergie (potência debitada 12900w potência absorvida 3300)
ventiloconvectores da lasian dde 2 tudos e com 4 filas de passagem de tubos
desde já agradeço a vossa opinião
com os melhores cumprimentos vitor soares
Que sistema escolher para aquecimento, arrefecimento e AQS
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quinta jul 15, 2010 12:57 am
-
- Membro Silver
- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Re: Que sistema escolher para aquecimento, arrefecimento e A
ora, pelo que dizes, tens 15.000 € para gastar num sistema que te arrefeça a casa no verão, aqueça no inverno e dê para os banhos.
já pensaste num sistema de ar condicionado? um ótimo sistema inverter fica-te em menos de 2.000 €, e dá para aquecer, arrefecer, desumidificar e purificar o ar (filtros).
só falta para aquecer a agua, penso que um sistema normal de aqs serve-te e custa-te outros 2.000 €.
portanto com 4.000 € ficas com o problema resolvido e sobram-te 11.000 € para gastar em luz, que te dá para mais de uma década.
dizes que gastas 2.000 € em gas? xiça, também usas o aquecimento no verão?
eu em casa, e antes de ter aqs, raramente passava dos 100,00 € mês e incluo na conta a luz e gas e somos 5....
o ar condicionado tem a desvantagem de não funcionar bem a temperaturas abaixo dos -5º, o que acontece ás vezes por aí (durante 2 a 3 meses), pelo que nesses dias não te resolverá o problema, terás que ter um apoio do tipo irradiador a óleo, etc... mas com os 11.000 € que te sobraram podes gastar muitaaaaaaaaaaaaaaaaaaa luz.
è o sistema que tenho em minha casa, ar condicionado a 10 anos e aqs a 2 anos.
já pensaste num sistema de ar condicionado? um ótimo sistema inverter fica-te em menos de 2.000 €, e dá para aquecer, arrefecer, desumidificar e purificar o ar (filtros).
só falta para aquecer a agua, penso que um sistema normal de aqs serve-te e custa-te outros 2.000 €.
portanto com 4.000 € ficas com o problema resolvido e sobram-te 11.000 € para gastar em luz, que te dá para mais de uma década.
dizes que gastas 2.000 € em gas? xiça, também usas o aquecimento no verão?
eu em casa, e antes de ter aqs, raramente passava dos 100,00 € mês e incluo na conta a luz e gas e somos 5....
o ar condicionado tem a desvantagem de não funcionar bem a temperaturas abaixo dos -5º, o que acontece ás vezes por aí (durante 2 a 3 meses), pelo que nesses dias não te resolverá o problema, terás que ter um apoio do tipo irradiador a óleo, etc... mas com os 11.000 € que te sobraram podes gastar muitaaaaaaaaaaaaaaaaaaa luz.
è o sistema que tenho em minha casa, ar condicionado a 10 anos e aqs a 2 anos.
Dos Fracos Não Reza a História...
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quinta jul 15, 2010 12:57 am
boa tarde master
por achar que o investimento é muito grande é que tenho de pensar em todas as alterbativas possíveis. e já tinha pensado sim num sistema de ar condicionado o qual ficaria muito mais barato.
quanto à conta de gás é mesmo só para aquecimento e aqs, é claro que o grande "bolo" é do aquecimento, e posso dizer-te que a temperatura máxima da casa fica pelos 18ºc e a minima pelos 15ºc e só somos 4 mas aqui há duas estações que não existem a primavera e o outono.
se eu quiser a casa um pouco mais quente já podes imaginar quanto vou acabar por gastar de gás por ano.
um abraço
vítor
por achar que o investimento é muito grande é que tenho de pensar em todas as alterbativas possíveis. e já tinha pensado sim num sistema de ar condicionado o qual ficaria muito mais barato.
quanto à conta de gás é mesmo só para aquecimento e aqs, é claro que o grande "bolo" é do aquecimento, e posso dizer-te que a temperatura máxima da casa fica pelos 18ºc e a minima pelos 15ºc e só somos 4 mas aqui há duas estações que não existem a primavera e o outono.
se eu quiser a casa um pouco mais quente já podes imaginar quanto vou acabar por gastar de gás por ano.
um abraço
vítor
-
- Membro
- Registado: quinta out 21, 2010 7:04 pm
moderado
Última edição por Volt em sexta out 22, 2010 3:47 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Violação da regra 4
Razão: Violação da regra 4