Ja ando a OVD - VW Golf II 1.6D 1990
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Ja ando a OVD - VW Golf II 1.6D 1990
depois de uma longa e dura espera pelo golf ii 1.6d e por uma longa e dura espera e recuperação do carro ja ando a ovd.
como neste golf tudo é bosch (bomba e injectores) arranquei logo com uma percentagem de 50% sem qualquer adição de gasolina ou oleo 2t.
para ja, e ao fim de 300km feitos não noto qualquer diferença no funcionamento do carro a não ser um atraso a pegar de manhã (ele dorme na garagem estrela) em cerca de 2 segundos em relação ao normal.
no final de semana vou substituir o filtro de combustivel e vou aumentar a percentagem para 75% adicionando 5% de gasolina, ou seja, 75% ovd, 5% gasolina e 20% diesel para ver os resultados.
com 50% ja cheira a exaustor que se farta e anda normalmente....noto é que o fumo negro (mais propriamente sinais de fumo) caracteristicos deste mortor não se alteraram, continuando a fazer bastante fumo negro a puxar pelo motor.
como neste golf tudo é bosch (bomba e injectores) arranquei logo com uma percentagem de 50% sem qualquer adição de gasolina ou oleo 2t.
para ja, e ao fim de 300km feitos não noto qualquer diferença no funcionamento do carro a não ser um atraso a pegar de manhã (ele dorme na garagem estrela) em cerca de 2 segundos em relação ao normal.
no final de semana vou substituir o filtro de combustivel e vou aumentar a percentagem para 75% adicionando 5% de gasolina, ou seja, 75% ovd, 5% gasolina e 20% diesel para ver os resultados.
com 50% ja cheira a exaustor que se farta e anda normalmente....noto é que o fumo negro (mais propriamente sinais de fumo) caracteristicos deste mortor não se alteraram, continuando a fazer bastante fumo negro a puxar pelo motor.
Rui
VW Golf II 1.6D - 1º Tanque - 100% OVD / 2º Tanque 30% OVD + 70% Petrodiesel
Opel Frontera 2.2Dti - 25% OVD + 75% Petrodiesel
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no problem, a minha escolha pelo golf 1.6d foi mesmo por isso...quero testar os limites porque tenho um motor de reserva na oficina do meu sogro....hehehehe
claro que para testar os limites vou instalar algo para aquecer o combustivel mas ainda estou na fase do projecto.
claro que para testar os limites vou instalar algo para aquecer o combustivel mas ainda estou na fase do projecto.
Rui
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neste momento ja fiz aproximadamente 500 km com uma mistura de 75% ovd + 22% petrodiesel + 3% gasolina.
até agora a unica coisa que tenho a reportar é uma maior dificuldade no pegar em frio e um pequeno "mancar" do motor durante os primeiros 2/3 segundos.
em quente está perfeito.
o fumo (é um 1.6d logo é indio= faz sinais de fumo) foi reduzido em 60%.
agora vou passar a fase seguinte: 100% ovd em sistema de 2 tanques que estou a desenvolver.
até agora a unica coisa que tenho a reportar é uma maior dificuldade no pegar em frio e um pequeno "mancar" do motor durante os primeiros 2/3 segundos.
em quente está perfeito.
o fumo (é um 1.6d logo é indio= faz sinais de fumo) foi reduzido em 60%.
agora vou passar a fase seguinte: 100% ovd em sistema de 2 tanques que estou a desenvolver.
Rui
VW Golf II 1.6D - 1º Tanque - 100% OVD / 2º Tanque 30% OVD + 70% Petrodiesel
Opel Frontera 2.2Dti - 25% OVD + 75% Petrodiesel
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ao fim de aproximadamente 1500 km com ov continuo a notar um funcionamento normal do carro com 75%ovd+22%diesel+3%gasolina.
como o tempo está a ficar frio e de manha (o carro dorme na garagem estrela) ja custa mais a pegar a trabalhar, vou montar este fim de semana o sistema de 2 tanques.
se neste correr bem, vou avançar também para o sistema de 2 tanques no frontera, uma vez que depois de uma longa conversa telefónica com um dos tecnicos de uma das maiores e mais prestigiadas empresas que desenvolveram os kits foi-me dito que para o frontera não vendem o kit dyi por ser de dificil montagem. neste caso apenas vendem o kit com montagem na oficina deles.
o frontera ja tem montado de origem o aquecedor de oleo no filtro e ainda uma placa onde estão ligados os tubos de água e combustivel tipo uma sandwich (não me lembro do nome)...
como o tempo está a ficar frio e de manha (o carro dorme na garagem estrela) ja custa mais a pegar a trabalhar, vou montar este fim de semana o sistema de 2 tanques.
se neste correr bem, vou avançar também para o sistema de 2 tanques no frontera, uma vez que depois de uma longa conversa telefónica com um dos tecnicos de uma das maiores e mais prestigiadas empresas que desenvolveram os kits foi-me dito que para o frontera não vendem o kit dyi por ser de dificil montagem. neste caso apenas vendem o kit com montagem na oficina deles.
o frontera ja tem montado de origem o aquecedor de oleo no filtro e ainda uma placa onde estão ligados os tubos de água e combustivel tipo uma sandwich (não me lembro do nome)...
Rui
VW Golf II 1.6D - 1º Tanque - 100% OVD / 2º Tanque 30% OVD + 70% Petrodiesel
Opel Frontera 2.2Dti - 25% OVD + 75% Petrodiesel
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Óleo Vegetal directo ???
se vier estragar o fio.... corram comigo.
sim... eu há mais de 30 anos já fiz um motor diesel cosumir óleo vegetal...
precisava urgentemente de meter a bordo da traineira uma dúzia de toneladas de gasóleo além das 7 que já tinha nos tanques normais para tentar fazer a viagem de angola para portugal.
a solução foi fazer um "assalto" a uma depósito de bidões e sair de lá com um a bedford "enfeitada" com 5 dúzias.
na pressa ( não sei se já disse que aquilo era uma emergẽncia... tipo vida ou morte!) os bidões não foram pesquisados quanto a limpeza. sabíamos, vagamente, que tinham servido a óleo de amendoim.
e vai de encher os ditos ás tantas da matina sem saber o que estava no fundo.
aquilo foi um "shot" de gasóleo com óleo de amendoim e borras à mistura.
o motor caterpillar foi consumindo a beberragem até que parou.... as borras tinham entupido todos os filtros.
e eis-me em alto mar a tentar desaparafusar porcas de uniões com martelo e escopro...
hei... algum de vocês já teve a vida dependente de um motor trabalhar...ou não ???
sim... eu há mais de 30 anos já fiz um motor diesel cosumir óleo vegetal...
precisava urgentemente de meter a bordo da traineira uma dúzia de toneladas de gasóleo além das 7 que já tinha nos tanques normais para tentar fazer a viagem de angola para portugal.
a solução foi fazer um "assalto" a uma depósito de bidões e sair de lá com um a bedford "enfeitada" com 5 dúzias.
na pressa ( não sei se já disse que aquilo era uma emergẽncia... tipo vida ou morte!) os bidões não foram pesquisados quanto a limpeza. sabíamos, vagamente, que tinham servido a óleo de amendoim.
e vai de encher os ditos ás tantas da matina sem saber o que estava no fundo.
aquilo foi um "shot" de gasóleo com óleo de amendoim e borras à mistura.
o motor caterpillar foi consumindo a beberragem até que parou.... as borras tinham entupido todos os filtros.
e eis-me em alto mar a tentar desaparafusar porcas de uniões com martelo e escopro...
hei... algum de vocês já teve a vida dependente de um motor trabalhar...ou não ???
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aí o problema deve ter mesmo sido as "borras" ou o oleo de amendoim não estar devidamente refinado e estupir tudo...aliás é certo e sabido que o uso de ovd provoca a lavagem das tubagens e do deposito de combustivel, levando no inicio da sua utilização a necessidade de substituição permatura dos filtros.
no meu caso vou possivelmente optar por colocar o ov num reservatorio limpo e novo, evitando o recurso a filtros dado tratar-se de um liquido limpo.
ao usar um deposito novo e limpo evita-se ficar com o motor em "pane seca".
esta semana o golf vai levar com ovd 100% que é para aprender....fui agora mesmo ao continente de gaia buscar uma lata de 3 litros de oleo "por do sol" (que por sinal esta bastante mais caro - 0.68/lt -- ja o comprei a 0.50/lt) para fazer as primeiras experiencias a 100%.
ja tenho tambem todo o material necessário a adaptação (uniões, t's, tubagens, etc, etc), estando agora a faltar a electrovalvula.
antes de gastar a pasta na electrovalvula vou primeiro fazer um sistema mais rudimentar com um passador manual de forma a testar o sistema sem grandes custos.
eu vou reportando os resultados
no meu caso vou possivelmente optar por colocar o ov num reservatorio limpo e novo, evitando o recurso a filtros dado tratar-se de um liquido limpo.
ao usar um deposito novo e limpo evita-se ficar com o motor em "pane seca".
esta semana o golf vai levar com ovd 100% que é para aprender....fui agora mesmo ao continente de gaia buscar uma lata de 3 litros de oleo "por do sol" (que por sinal esta bastante mais caro - 0.68/lt -- ja o comprei a 0.50/lt) para fazer as primeiras experiencias a 100%.
ja tenho tambem todo o material necessário a adaptação (uniões, t's, tubagens, etc, etc), estando agora a faltar a electrovalvula.
antes de gastar a pasta na electrovalvula vou primeiro fazer um sistema mais rudimentar com um passador manual de forma a testar o sistema sem grandes custos.
eu vou reportando os resultados
Rui
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Opel Frontera 2.2Dti - 25% OVD + 75% Petrodiesel
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talvez aprende de vez....com ovd 100%.... mas é o rui pedro.
estou cheio de curiosidade.....
eu já tenho o sistema de dois depósitos e não gostei muito de ov100 quando o frio apertou (mas é verdade que tenho ov usado). acho que devia ser sempre misturado com algum gasóleo e também com gasolina. pelo mens 5% de cada. e sobretudo no inverno.
estou cheio de curiosidade.....
eu já tenho o sistema de dois depósitos e não gostei muito de ov100 quando o frio apertou (mas é verdade que tenho ov usado). acho que devia ser sempre misturado com algum gasóleo e também com gasolina. pelo mens 5% de cada. e sobretudo no inverno.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
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o sistema ja está quase montado, falta-me apenas fazer as ligações finais.
basicamente, e como tenho bastante espaço, apliquei um deposito de 10 litros no compartimento do motor (ja sei que não é legal mas é so para andar uns tempos em testes) e apliquei 4 torneiras manuais (2 alimentação e 2 para o retorno - tentei fazer como nos lr mas ao ligar o retorno á admissão da bomba os tubos começaram a babar-se todos de diesel e desisti) e vou começar a fazer testes este fim de semana.
de qualquer forma ja fiz uma brincadeira que foi ligar o tubo de admissão da bomba directamente a uma garrafa de 3 litro de oleo depois de ter o motor quente, e depois de um test drive notei que o desempenho não se alterou em nada.
amanha a noite ja reporto mais resultados.
basicamente, e como tenho bastante espaço, apliquei um deposito de 10 litros no compartimento do motor (ja sei que não é legal mas é so para andar uns tempos em testes) e apliquei 4 torneiras manuais (2 alimentação e 2 para o retorno - tentei fazer como nos lr mas ao ligar o retorno á admissão da bomba os tubos começaram a babar-se todos de diesel e desisti) e vou começar a fazer testes este fim de semana.
de qualquer forma ja fiz uma brincadeira que foi ligar o tubo de admissão da bomba directamente a uma garrafa de 3 litro de oleo depois de ter o motor quente, e depois de um test drive notei que o desempenho não se alterou em nada.
amanha a noite ja reporto mais resultados.
Rui
VW Golf II 1.6D - 1º Tanque - 100% OVD / 2º Tanque 30% OVD + 70% Petrodiesel
Opel Frontera 2.2Dti - 25% OVD + 75% Petrodiesel
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espero que corra tudo bem.....
antes de + testes, desmonta os injectores, verifique o estado e limpe, não dá assim tanto trabalho.
depois faz os testes e, passado uns 500 km, vê os injectores outar vez.
antes de + testes, desmonta os injectores, verifique o estado e limpe, não dá assim tanto trabalho.
depois faz os testes e, passado uns 500 km, vê os injectores outar vez.
Última edição por hynek em sábado nov 11, 2006 6:02 pm, editado 1 vez no total.
Um abraço
Hynek
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por agora já está, o sistema ja funciona a 100% e na perfeição.
ainda hoje vou tirar fotos do trabalho executado para todos verem.
depois de cerca de 30 km feitos a 100% ovd não noto nada de especial a não ser 1 pouco menos de força no motor....mas insignificante.
ainda hoje vou tirar fotos do trabalho executado para todos verem.
depois de cerca de 30 km feitos a 100% ovd não noto nada de especial a não ser 1 pouco menos de força no motor....mas insignificante.
Rui
VW Golf II 1.6D - 1º Tanque - 100% OVD / 2º Tanque 30% OVD + 70% Petrodiesel
Opel Frontera 2.2Dti - 25% OVD + 75% Petrodiesel
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um pouco menos de força do motor pode ser consequência do início de entupimento do filtro ou entupimento lento do sistema. o ov, em percentagens elevadas, não devia circular pela bi sem estar aquecido pelo menos a 55 ºc. senão tem tendência de formar gomas (não sei como chamar isso, é uma espécie de gelatina).
se o problema persistir após à mudança do filtro, deve ser a bi que precisa de limpeza. podes tentar limpar com gasóleo, abasteces só com gasóleo e andas uns 100 a 200 km à alta potência, puxar pelo motor, o melhor na autoestrada.
qual a marca do carro que tens?
se o problema persistir após à mudança do filtro, deve ser a bi que precisa de limpeza. podes tentar limpar com gasóleo, abasteces só com gasóleo e andas uns 100 a 200 km à alta potência, puxar pelo motor, o melhor na autoestrada.
qual a marca do carro que tens?
Última edição por hynek em sábado nov 11, 2006 7:27 pm, editado 1 vez no total.
Um abraço
Hynek
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é pá, a pegar pega muito bem porque pega a petrodiesel e só depois do motor quente mudo para ov.
basicamente, depois de aquecer o motor a temperatura vai estar sempre acima dos 50º.
noto tambem que para expulsar o ov do sistema demora muito, talvez devido a forma como montei o sistema.
o que vou fazer de seguida vai ser montar um filtro de gasoleo aquecido de um corsa independente para o ov e ficar com um outro só para o diesel.
assim a eliminação do oleo do sistema será bem mais rapida e o oleo andará mais quentinho.
depois de tudo testado vou montar electrovalvular em vez de torneiras para tornar o sistema mais practico.
hynek, o carro é um canhão golf 1.6d c/ bomba bosch e com a módica quantia de 560.000 km.......
basicamente, depois de aquecer o motor a temperatura vai estar sempre acima dos 50º.
noto tambem que para expulsar o ov do sistema demora muito, talvez devido a forma como montei o sistema.
o que vou fazer de seguida vai ser montar um filtro de gasoleo aquecido de um corsa independente para o ov e ficar com um outro só para o diesel.
assim a eliminação do oleo do sistema será bem mais rapida e o oleo andará mais quentinho.
depois de tudo testado vou montar electrovalvular em vez de torneiras para tornar o sistema mais practico.
hynek, o carro é um canhão golf 1.6d c/ bomba bosch e com a módica quantia de 560.000 km.......
Rui
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