Protecção diferencial

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
Bruno Pereira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta mar 06, 2008 4:42 pm

Protecção diferencial

Mensagem por Bruno Pereira »

boa tarde pessoal,

foi realizada na passada uma inspecção de uma unidade de microprodução da qual era responsavel e apesar de ter feito a vontade ao inspector que lá foi penso que ele não tinha razão do que estava a dizer.
era um seguidor com um inversor sem transformador de isolamento. assim sendo tenho de garantir protecção contra contactos indirectos atraves de um disjuntor diferencial, quer no cabo entre o inversor e a rede bem como entre o seguidor. o que eu tinha era o seguinte:[img]http://c:\esquemaseguidor[/img]
o problema surgiu quando o inspector me obrigou a colocar dois diferenciais. eu tendo o diferencial a montante da instalação pv(como está no esquema), e um disjuntor no cabo que alimenta o seguidor não garanto protecção diferencial quer a fuga à massa ocorra no inversor quer no seguidor?
sou mesmo obrigado a colocar dois diferenciais?
eu penso que não mas cajo esteja errado elucidem-me.

cumptos,
Anexos
EsquemaSeguidor.JPG
EsquemaSeguidor.JPG (28.58 KiB) Visto 3641 vezes

tozito
Membro
Membro
Registado: segunda fev 25, 2008 3:01 pm

Re: Protecção diferencial

Mensagem por tozito »

na minha opinião terá mesmo de ter os 2 diferenciais... o problema é que quando o inversor fornece energia, e em função do ponto de fuga no circuito, o diferencial existente no seu esquema pode não actuar. mas existindo 2 difenrencias (o 2º logo à saída do inversor), qualquer que seja o ponto de fuga, haverá sempre pelo menos um diferencial a disparar...

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

se fosse a si, alimentava o seguidor a partir da instalação eléctrica da residência (consumo), da forma que está, cada kwh que o seguidor consumir para se movimentar vai ser pago (descontado da sua produção) ao preço bonificado: 0.60€.
se alimentar o seguidor da instalação de consumo, toda a produção será vendida ao preço bonificado e cada kwh que o seguidor consumir será pago ao preço normal.

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

rjsc Escreveu:se fosse a si, alimentava o seguidor a partir da instalação eléctrica da residência (consumo), da forma que está, cada kwh que o seguidor consumir para se movimentar vai ser pago (descontado da sua produção) ao preço bonificado: 0.60€.
se alimentar o seguidor da instalação de consumo, toda a produção será vendida ao preço bonificado e cada kwh que o seguidor consumir será pago ao preço normal.
isso é o que deveria ser e na minha cabeça é o que faz sentido, mas assim a instalação não é aprovada!
foram aprovadas no ínicio, agora não!
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

valter silva Escreveu:
rjsc Escreveu:se fosse a si, alimentava o seguidor a partir da instalação eléctrica da residência (consumo), da forma que está, cada kwh que o seguidor consumir para se movimentar vai ser pago (descontado da sua produção) ao preço bonificado: 0.60€.
isso é o que deveria ser e na minha cabeça é o que faz sentido, mas assim a instalação não é aprovada!
foram aprovadas no ínicio, agora não!
estas inspecções de técnicas começam a não ter nada, começa no facto de obrigarem a ligar à terra os caixilhos de painéis solares de classe 2: duplo isolamento, por todas a regras técnicas dispensam terra, excepto nas da certiel e agora vem isto...
não percebo a mudança de critérios assim a meio!
bem, depois da instalação aprovada pode sempre mudar

Autor do tópico
Bruno Pereira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

no site das renovaveis na hora diz que o seguidor terá de ser obrigatoriamente alimentado pela unidade de microprodução.
se eu colocar dois diferencias de igual calibre o que acontece existindo uma fuga a massa é que ambos vão disparar.

Autor do tópico
Bruno Pereira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

viva pessoal,

bem vistas as coisas eu afinal não tinha razão nenhuma... o inspector tem razão e ainda bem que me obrigou a colocar lá dois diferenciais. um gajo nem sempre tem razão e quando está errado tem de admitir e aprofundar os seus conhecimentos.
o meu raciocinio não estaria errado se isto fosse uma instalação electrica normal onde colocamos o diferencial a montante das cargas. neste caso temos duas fontes pelo que não poderemos pensar da mesma maneira. realmente se existir uma fuga a massa o diferencial vai saltar fora. o problema é se for de dia. de dia o seguidor vai tar alimentado pelos paineis e existindo uma corrente de defeito o diferencial corta a rede e tendo um disjuntor para o seguidor não tou a garantir protecção diferencial. só a garanto se for de noite.
deixo aqui esta experiencia que pode sempre servir para alguem..

cumptos,

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

não é bem assim, os inversores homologados têm que ter protecção "anti-islanding", ou seja, quando não há tensão externa desligam-se automaticamente.
isto para desespero do dono a microprodução! há um apagão, tem 3 kw disponíveis ali durante o dia e fica com as coisas no frigorífico a estragarem-se e sem poder ver o telejornal da hora do almoço.
é muito triste! todos os inversores deviam vir com um interruptor de transferência automático em em caso de falha na rede, transferirem a saída para um circuito interno dentro da residência, tal e qual uma ups.

em casa do meu pai costumo fazer um remedeio: desligo os painéis do inversor grid-tie, ligo-o numa fonte comutada de 12v - 350w que come qualquer coisa ac ou dc entre 100v e 230v (devido a internamente a alimentação ser rectificada) e depois uso esses 12v para alimentar um inversor 12v -> 220v que tenho. este ano já foi preciso durante 20h de apagão!

enquanto foi dia deu pra ver tv, pró frigorifico, para usar o pc, e ainda pra carregar uma bateria de 12v 100 ah que uso no meu barco eléctrico para ter iluminação à noite, computador e router.

não é a utilização mais eficiente da energia, mas foi a possível sem gastar rios de dinheiro em material extra!

para quem quiser, podem usar qualquer aparelho que tenha uma fonte comutada universal de 100v a 220v com tensões das vossas strings de painéis até cerca de 350v dc com segurança. os condensadores electrolíticos internos nessas fontes comutadas são de 400v.
podem usar directamente em dc alguns carregadores de telemóvel, computador portátil, algumas tv's ou até directamente uma lâmpada fluorescente compacta. têm é que ter conhecimentos para conseguir saber de certeza se o aparelho têm uma fonte a alimentação comutada, dessas universais que funcionam com 110v ou 220v e que a tensão de pico do vosso sistema dc não ultrapassa 350v. no meu caso a tensão dc tem o máximo de 295v.

Responder

Voltar para “Micro-Produção”