Iluminação 12V através de paineis e acumuladores
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sábado jun 14, 2008 11:38 pm
Iluminação 12V através de paineis e acumuladores
boas,
surgiu uma ideia que acho bem útil.
na construção de uma casa, pensei em colocar um circuito de iluminação todo a 12v, led.
no entanto este não será ligado à rede de distribuição.
terá acumuladores de lifepo4 no sotão, que estará ligado a um painel fotovoltaico que as carregará.
no entanto este tipo de células de baterias não podem atingir certos níveis de tensão, tanto superior como inferior.
expus a minha ideia, para os utilizadores me darem opiniões acerca deste projecto
sds
surgiu uma ideia que acho bem útil.
na construção de uma casa, pensei em colocar um circuito de iluminação todo a 12v, led.
no entanto este não será ligado à rede de distribuição.
terá acumuladores de lifepo4 no sotão, que estará ligado a um painel fotovoltaico que as carregará.
no entanto este tipo de células de baterias não podem atingir certos níveis de tensão, tanto superior como inferior.
expus a minha ideia, para os utilizadores me darem opiniões acerca deste projecto
sds

-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Re: Iluminação 12V através de paineis e acumuladores
se é a todo a 12v não poderia entrar na rede.
mesmo a 12v como se faria com as máquinas de lavar, frigoríficos, tv, pc e tudo o que requer 220v?
irei seguir atentamente este tópico porque acho de bastante interesse para mim.
mesmo a 12v como se faria com as máquinas de lavar, frigoríficos, tv, pc e tudo o que requer 220v?
-
- Membro Silver
- Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am
na minha ideia, faz 2 circuitos, fazendo a devida separação no quadro eléctrico, ou 2 quadros eléctricos (mais facil), para poder fazer corte geral também na iluminação caso necessário.
1 circuito - toda a iluminação a 12v - 1 quadro muito simples, distribuindo por zonas e com 1 geral.
1 circuito - todas as tomadas a 220v - 1 quadro mais completo e complexo ligado á rede.
pensei em fazer isso numa remodelação que vou fazer, mas como ainda não tenho os paineis, fica pra depois. mas ja vai ficar com o circuito preparado para aplicar os 12v depois.
1 circuito - toda a iluminação a 12v - 1 quadro muito simples, distribuindo por zonas e com 1 geral.
1 circuito - todas as tomadas a 220v - 1 quadro mais completo e complexo ligado á rede.
pensei em fazer isso numa remodelação que vou fazer, mas como ainda não tenho os paineis, fica pra depois. mas ja vai ficar com o circuito preparado para aplicar os 12v depois.
-
é só iluminação, uma rede de tubagem independente. instalo a iluminação de 230v na mesma, mas esta é só para o caso da rede de 12v com acumuladores falhar.mauri Escreveu:se é a todo a 12v não poderia entrar na rede.
a iluminação de 230v seria muito fraca em termos de potência, e até poderia ser com lampadas incandescentes.
exactamente, é essa a minha ideiaboostpt Escreveu:na minha ideia, faz 2 circuitos, fazendo a devida separação no quadro eléctrico, ou 2 quadros eléctricos (mais facil), para poder fazer corte geral também na iluminação caso necessário.

-
- Membro Platinium
bem pensado.
não esquecer que já há lâmpadas leds de 12v mr16 de 30 leds e de 36 leds que já têm uma iluminação muito boa e a um preço muito baixo.
a lâmpada do frigorífico também pode ser substituída por uma led de 0,5w (como eu fiz no meu)
não esquecer que já há lâmpadas leds de 12v mr16 de 30 leds e de 36 leds que já têm uma iluminação muito boa e a um preço muito baixo.
a lâmpada do frigorífico também pode ser substituída por uma led de 0,5w (como eu fiz no meu)
-
- Membro
- Registado: domingo dez 27, 2009 10:39 am
oh caro confrade lopesviii, desculpe lá a pergunta, mas para que é que vai duplicar os circuitos de iluminação? pode ter um único circuito alimentado a partir das suas baterias e para backup basta um transformador 220/12 e uma ponte rectificadora (qqr ponte rectificadora com um dissipador lhe dá 40a). se colocar um automatismo até pode fazer a comutação automática para a rede se a tensão nas baterias descer abaixo de um certo valor (um micro plc tipo siemens logo custa-lhe 100 € e faz isso na boa). esta solução sai-lhe muito mais barato do que andar a duplicar circuitos pela casa toda e é um bocado mais cómodo.
-
- Membro Gold
- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
eu tenho uma ideia similar para a minha casa, mas ainda não a maturei.
o que tenho em mente é utilizar o circuito que já existe para a iluminação e fazer a divisão no quadro. e estou a pensar num sistema de pelo menos 24v, pois é mais eficiente e dá menos problemas com a cablagem já existente de 220v. ainda não fiz contas em relação à cablagem, mas de qualquer forma é vantajoso ir 24v ou mais em vez de 12v.
o que tenho em mente é utilizar o circuito que já existe para a iluminação e fazer a divisão no quadro. e estou a pensar num sistema de pelo menos 24v, pois é mais eficiente e dá menos problemas com a cablagem já existente de 220v. ainda não fiz contas em relação à cablagem, mas de qualquer forma é vantajoso ir 24v ou mais em vez de 12v.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Aprilia RS125e
-
ou as fitas de ledmauri Escreveu:bem pensado.
no caso de as baterias ficarem sem carga, fico sem iluminação, e como é um experiência e a casa é nova, vou deixar os candeeiros normais de 230v só para assegurar iluminação em ultimo caso.nunom Escreveu:oh caro confrade lopesviii, desculpe lá a pergunta, mas para que é que vai duplicar os circuitos de iluminação? pode ter um único circuito alimentado a partir das suas baterias e para backup basta um transformador 220/12 e uma ponte rectificadora (qqr ponte rectificadora com um dissipador lhe dá 40a). se colocar um automatismo até pode fazer a comutação automática para a rede se a tensão nas baterias descer abaixo de um certo valor (um micro plc tipo siemens logo custa-lhe 100 € e faz isso na boa). esta solução sai-lhe muito mais barato do que andar a duplicar circuitos pela casa toda e é um bocado mais cómodo.
como a casa vai ter inspecção da certiel, e já sei como eles são embirrentos, é melhor deixar o circuito convencional.
o problema é que as baterias para fazer os 12v já são caras, e 24v são o dobronjay Escreveu:eu tenho uma ideia similar para a minha casa, mas ainda não a maturei.
sds

-
- Membro Gold
não necessariamente; só se não houverem baterias/células para 24v com metade da capacidade das de 12v. se tiveres por exemplo uma bateria de 50ah a 12v, ao passar para um sistema de 24v só precisas de uma bateria de 24v 25ah para teres a mesma capacidade (12 x 50 = 24 x 25 = 600wh). o preço deverá ser semelhante.lopesviii Escreveu:o problema é que as baterias para fazer os 12v já são caras, e 24v são o dobrosds
para reutilização dos cabos de 230v de iluminação é preciso ter em conta a amperagem. uma lampada de x w de alimentação 12v precisa de 19 vezes mais corrente do que uma lampada da mesma potência mas 230v. os cabos para iluminação de 12v têm que ser mais grossos, senão os cabos aquecem/fundem.
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
certo,njay Escreveu:não necessariamente; só se não houverem baterias/células para 24v com metade da capacidade das de 12v. se tiveres por exemplo uma bateria de 50ah a 12v, ao passar para um sistema de 24v só precisas de uma bateria de 24v 25ah para teres a mesma capacidade (12 x 50 = 24 x 25 = 600wh). o preço deverá ser semelhante.lopesviii Escreveu:o problema é que as baterias para fazer os 12v já são caras, e 24v são o dobrosds
para reutilização dos cabos de 230v de iluminação é preciso ter em conta a amperagem. uma lampada de x w de alimentação 12v precisa de 19 vezes mais corrente do que uma lampada da mesma potência mas 230v. os cabos para iluminação de 12v têm que ser mais grossos, senão os cabos aquecem/fundem.
mas estamos a falar de lampadas de led com consumos baixissimos e com correntes baixas, não esquecer que grande parte desta tecnologia é a 12v
esse caso que falou é para sistemas que dispendem mais potência. por exemplo, no transporte de energia electrica, é feito em grande parte em alta tensão para reduzir as perdas por efeito de joule.
para circuitos com potências maximas maximas de 20w isso é pouco relevante

-
- Membro Gold
correntes baixas? só se estiveres a falar de lampadas led de 230v. quanto aos 20w, no circuito que vai do interruptor para a lampada ok, mas há cablagem partilhada pela iluminação de várias lampadas / divisões. como disse há uma diferença de 19 vezes na corrente entre circuitos de 230v e 12v com a mesma potência; é preciso ver a espessura dos cabos que estão instalados, pensar no número de lampadas e potências que se quer colocar e fazer contas.
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
nos led, as correntes são baixasnjay Escreveu:correntes baixas? só se estiveres a falar de lampadas led de 230v. quanto aos 20w, no circuito que vai do interruptor para a lampada ok, mas há cablagem partilhada pela iluminação de várias lampadas / divisões. como disse há uma diferença de 19 vezes na corrente entre circuitos de 230v e 12v com a mesma potência; é preciso ver a espessura dos cabos que estão instalados, pensar no número de lampadas e potências que se quer colocar e fazer contas.

-
- Membro Gold
em 1 led norma sim, mas quando juntas um número de leds normais suficiente para competir com lampadas "normais" (ou 1 simples led "de alta potência") já estamos a falar de correntes de 1a ou pouco mais.
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
- Membro Dedicado
- Registado: sábado ago 15, 2009 12:50 pm
se é para por num sotão baterias de lítio não fazem sentido. lítio faz sentido em soluções portatéis.lopesviii Escreveu:terá acumuladores de lifepo4 no sotão, que estará ligado a um painel fotovoltaico que as carregará.
neste caso a solução ideal (preço/energia armazenável) será baterias de chumbo ácido.
quanto ao controle da tensão, já existem controladores tanto para baterias de lítio como para de chumbo. algumas baterias de lítio até já têm esse controlador embutido.
podia, através de um 'grid tie inverter', ou seja, um inversor que se liga em paralelo com "a rede". o problema é que não deve ser normal a edp permitir a injecção de potência através de um circuito de tomadas/iluminação sem qualquer coisa extra (tanto material como autorização)...mauri Escreveu:se é a todo a 12v não poderia entrar na rede.
muito boa em que aspecto(s)?mauri Escreveu:bem pensado.
muito boa e preço baixo? nem pensar. que te satisfaçam é uma coisa, mas as soluções led ainda têm que evoluir bastante.
isso é supondo que o factor de potência é unitário, o que não é numa instalação de baixa tensão em que o factor de potência é compensado a montante.njay Escreveu:para reutilização dos cabos de 230v de iluminação é preciso ter em conta a amperagem. uma lampada de x w de alimentação 12v precisa de 19 vezes mais corrente do que uma lampada da mesma potência mas 230v.
na verdade esse factor é superior a 230/12~19.
njay Escreveu:os cabos para iluminação de 12v têm que ser mais grossos, senão os cabos aquecem/fundem.
o parâmetro mais relevante num cabo para determinar a corrente máxima admissível é a secção (não é grossura nem espessura). além disso há que ter em conta o uso de protecções (disjuntor/fusível/outro?), pois a autoridade certificadora nunca irá permitir o uso de cabos sem elas, até porque se estiverem na mesma canalização de outros cabos, ao (sobre)aquecer - no caso de curto-circuito, por exemplo - poderiam provocar o (sobre)aquecimento dos outros cabos, levando a incêndio/quebras dos isolamentos. por outro lado, facilmente com alguma lógica no controlador de carga da bateria se limitaria a corrente no caso de sobrecarga/curto circuito.njay Escreveu:(...) é preciso ver a espessura dos cabos que estão instalados, pensar no número de lampadas e potências que se quer colocar e fazer contas.
ah, um cabo de secção 1,5mm2 (usado em circuitos de iluminação) suporta pelo menos 10 a e um de 2,5 mm2 (circuitos de tomadas) suporta pelo menos 16 a.
-
- Membro Platinium
muito bom trabalho windwalker.
numa só mensagem respondeu a mais de 7 ou 8 casos todos eles pertinentes.
bem vinda a sua participação.
numa só mensagem respondeu a mais de 7 ou 8 casos todos eles pertinentes.
bem vinda a sua participação.
-
a thunder sky já possui baterias de lifep4 bem mais baratas e duradouras que as de chumbo.windwalker Escreveu:se é para por num sotão baterias de lítio não fazem sentido. lítio faz sentido em soluções portatéis.lopesviii Escreveu:terá acumuladores de lifepo4 no sotão, que estará ligado a um painel fotovoltaico que as carregará.
neste caso a solução ideal (preço/energia armazenável) será baterias de chumbo ácido.
quanto ao controle da tensão, já existem controladores tanto para baterias de lítio como para de chumbo. algumas baterias de lítio até já têm esse controlador embutido.
1 ah = 1€ na compra de baterias.
pensado que as de lifepo4 duram bem mais que as de chumbo, é uma boa opção

-
- Membro Gold
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
acho que já venho um pouco tarde a responder a este tópico que já foi respondido e bem por alguns users, mesmo assim venho frizar que essa instalação nunca será uma instalação segura, a começar por misturar correntes fracas com correntes fortes num quadro ( a não ser que coloque 2 quadros separados ) , a questão das correntes é muito pertinente e poucas pessoas ligam devido aos led´s consumirem pouco as pessoas vão sempre acrescentando e depois começam os problemas , nunca se esqueçam o ponto mais fraco duma instalação não são os cabos nem os disjuntores , são os isolamentos , estes são os que ardem os que pegam fogo.
um colega falou que um led facilmente pode consumir 1a pois basta 10 desses para ultrapassar a corrente máxima admissivel num cabo de 1,5mm2.
depois parece ainda que no mesmo candeeiro quer misturar 12v com 230v .............................. perigo
numa mesma instalação eléctrica não pode haver duas fontes de energia.
essa instalação é um perigo, e há leis para isso , antes de fazer alguma coisa convem ver a legislação existente .
o pessoal da certiel não é embirrento eles estão cá para evitar perigos como os que quer por na sua casa , isso é um barril de polvora.
ainda assim querendo utilizar paines , a melhor solução é mesmo utilizar um inversor
um colega falou que um led facilmente pode consumir 1a pois basta 10 desses para ultrapassar a corrente máxima admissivel num cabo de 1,5mm2.
depois parece ainda que no mesmo candeeiro quer misturar 12v com 230v .............................. perigo
numa mesma instalação eléctrica não pode haver duas fontes de energia.
essa instalação é um perigo, e há leis para isso , antes de fazer alguma coisa convem ver a legislação existente .
o pessoal da certiel não é embirrento eles estão cá para evitar perigos como os que quer por na sua casa , isso é um barril de polvora.
ainda assim querendo utilizar paines , a melhor solução é mesmo utilizar um inversor
-
- Membro Dedicado
- Registado: sábado ago 15, 2009 12:50 pm
esta thunder sky? já agora, essas baterias já trazem um controlador de carga embutido?lopesviii Escreveu:a thunder sky já possui baterias de lifep4 bem mais baratas e duradouras que as de chumbo.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
windwalker Escreveu:esta thunder sky? já agora, essas baterias já trazem um controlador de carga embutido?lopesviii Escreveu:a thunder sky já possui baterias de lifep4 bem mais baratas e duradouras que as de chumbo.
penso que não trazem qualquer controlador, pelo menos não fazem referencia a ele.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Platinium
gostaria de saber se colocando 2 ou mais baterias (12v 7a) em paralelo, trás algum dano ou pode-se colocar e elas carregam sem problemas?
a mesma questão se forem 2 ou mais painéis (iguais) para carregar essas mesmas baterias?
a mesma questão se forem 2 ou mais painéis (iguais) para carregar essas mesmas baterias?