TRANSFORMAÇÃO DE UM ALTERNADOR DE AUTOMÓVEL
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 193
- Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm
TRANSFORMAÇÃO DE UM ALTERNADOR DE AUTOMÓVEL
este trabalho foi tirado do sitio windstuffnow.com e adaptado por mim
este trabalho a meu ver vale pelo conhecimento técnico. se fôssemos contabilizar as horas de trabalho e o material, mais valia comprarmos um gerador já feito.
isto começou originalmente com um alternador normal. desmontou-se. foi torneado o próprio rotor de forma a aceitar os imãs permanentes, a seguir colocou-se em cima de cada "dedo" do rotor velho um imã. 14 no total. em baixo está uma foto do primeiro rotor. o epóxi utilizado não conseguiu manter os imãs colados até ás 2500rpm. mudou-se para epóxi estrutural de avião (do tipo usado para prender reforços da asa no lugar) e este trabalhou muito bem. no caso pode ver-se que o conjunto das escovas foi removido completamente. porque o rotor deixou de ser excitado eletricamente. esta unidade produzirá agora 750 watts ás 2000rpm
este trabalho a meu ver vale pelo conhecimento técnico. se fôssemos contabilizar as horas de trabalho e o material, mais valia comprarmos um gerador já feito.
isto começou originalmente com um alternador normal. desmontou-se. foi torneado o próprio rotor de forma a aceitar os imãs permanentes, a seguir colocou-se em cima de cada "dedo" do rotor velho um imã. 14 no total. em baixo está uma foto do primeiro rotor. o epóxi utilizado não conseguiu manter os imãs colados até ás 2500rpm. mudou-se para epóxi estrutural de avião (do tipo usado para prender reforços da asa no lugar) e este trabalhou muito bem. no caso pode ver-se que o conjunto das escovas foi removido completamente. porque o rotor deixou de ser excitado eletricamente. esta unidade produzirá agora 750 watts ás 2000rpm
- Anexos
-
- Rotor_small.jpg (14.82 KiB) Visto 8371 vezes
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 193
- Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm
Re: TRANSFORMAÇÃO DE UM ALTERNADOR DE AUTOMÓVEL
houve alguns problemas ao cortar o rotor por causa da dureza do material usado no rotor. três ferros de desbastar gripados durante o processo.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 193
- Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm
Re: TRANSFORMAÇÃO DE UM ALTERNADOR DE AUTOMÓVEL
tentou-se uma abordagem diferente. foi pressionado o eixo para fora da unidade velha e foi feito outro rotor em alumínio, e colocado no eixo original. dá mais um pouco de trabalho, mas fica tudo muito melhor. não se esquecer de tirar as medidas com atenção. abaixo está uma foto do eixo removido e do rotor de alumínio prensado no eixo.
- Anexos
-
- rotor9.jpg (6.95 KiB) Visto 8368 vezes
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 193
- Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm
Re: TRANSFORMAÇÃO DE UM ALTERNADOR DE AUTOMÓVEL
nota : o rotor de alumínio deve ser feito mais grosso que o original, de forma a ser maquinado e ratificado com o eixo, depois de prensado .(retificado no torno mecânico entre pontos).
em baixo mostra o entalhe feito para receber a tira de chapa macia, para colar os imãs. (a montagem dos imãs é n-s-n-s). o entalhe foi cortado com a profundidade necessária para alojar os imãs e a tira de chapa. o retrato seguinte mostra a tira de metal com um imã colocado no sulco.
a tira de chapa e o rotor de alumínio por dentro do sulco, foram lixados com lixa 150, montada numa lima, ou numa ripa de madeira, de forma a ficarem ásperos. prosseguiu-se então a colagem no lugar. foi usada uma braçadeira de mangueira para apertar tudo, até o epóxi endurecer. se não quiser esperar pode levar o material ao forno a 150º durante uma hora, para ajudar a curá-lo mais rapidamente. em baixo mostra a tira de metal já colada no sitio. a foto da direita mostra os imãs no lugar e no afastamento certo.
em baixo mostra o entalhe feito para receber a tira de chapa macia, para colar os imãs. (a montagem dos imãs é n-s-n-s). o entalhe foi cortado com a profundidade necessária para alojar os imãs e a tira de chapa. o retrato seguinte mostra a tira de metal com um imã colocado no sulco.
a tira de chapa e o rotor de alumínio por dentro do sulco, foram lixados com lixa 150, montada numa lima, ou numa ripa de madeira, de forma a ficarem ásperos. prosseguiu-se então a colagem no lugar. foi usada uma braçadeira de mangueira para apertar tudo, até o epóxi endurecer. se não quiser esperar pode levar o material ao forno a 150º durante uma hora, para ajudar a curá-lo mais rapidamente. em baixo mostra a tira de metal já colada no sitio. a foto da direita mostra os imãs no lugar e no afastamento certo.
- Anexos
-
- rotor3.jpg (26 KiB) Visto 8361 vezes
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 193
- Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm
Re: TRANSFORMAÇÃO DE UM ALTERNADOR DE AUTOMÓVEL
a foto da montagem.
- Anexos
-
- rotor4.jpg (13.53 KiB) Visto 8359 vezes
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 193
- Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm
Re: TRANSFORMAÇÃO DE UM ALTERNADOR DE AUTOMÓVEL
a dita foto da direita que fala o texto.
- Anexos
-
- rotor5.jpg (14.06 KiB) Visto 8358 vezes
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 193
- Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm
Re: TRANSFORMAÇÃO DE UM ALTERNADOR DE AUTOMÓVEL
os intervalos podem ser cheios com epóxi para melhor firmeza dos imãs. depois de tudo retificado e equilibrado estão prontos para trabalhar.
depois que o rotor novo foi instalado, os primeiros testes revelaram uma melhoria significativa. a máquina mostrou 36 voltes ás 1500 rpm. os amperes eram similares ao primeiro. este produziu 50 amperes em 1850 rpm.
depois que o rotor novo foi instalado, os primeiros testes revelaram uma melhoria significativa. a máquina mostrou 36 voltes ás 1500 rpm. os amperes eram similares ao primeiro. este produziu 50 amperes em 1850 rpm.
- Anexos
-
- rotor7.jpg (15.56 KiB) Visto 8357 vezes
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 193
- Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm
Re: TRANSFORMAÇÃO DE UM ALTERNADOR DE AUTOMÓVEL
rebobinou-se um estactor com um fio de menor grossura e voltou-se a testar usando este rotor e produz agora 50 voltes ás 1500 rpm mas na saída os amperes baixaram, infelizmente.
em baixo todas as peças do conjunto
em baixo todas as peças do conjunto
- Anexos
-
- alt_mod_parts.jpg (43.59 KiB) Visto 8355 vezes
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 193
- Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm
Re: TRANSFORMAÇÃO DE UM ALTERNADOR DE AUTOMÓVEL
uma foto do alternador montado e pronto a produzir electricidade.
- Anexos
-
- Gm_alternator1.jpg (16.18 KiB) Visto 8350 vezes
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 193
- Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm
Re: TRANSFORMAÇÃO DE UM ALTERNADOR DE AUTOMÓVEL
abaixo está uma tabela de comparação das três unidades testadas.
- Anexos
-
- Picture0010.jpg (56.48 KiB) Visto 8349 vezes
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 193
- Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm
Re: TRANSFORMAÇÃO DE UM ALTERNADOR DE AUTOMÓVEL
como o nosso amigo tiengenhocas diria. os alternadores nem para os automóveis são bons. mas com esta transformação sempre se consegue mais algum rendimento. pronto termino com mais uma pequena colaboração para o enriquecimento deste fórum.
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 32
- Registado: domingo jul 04, 2010 10:58 am
- Localização: evora
Re: TRANSFORMAÇÃO DE UM ALTERNADOR DE AUTOMÓVEL
boas bricoleiro
vejo com agrado que andou entretido e deu resultados, uma pergunta : a parte eletrica ficou igual ( retificador)?
mcanivete
vejo com agrado que andou entretido e deu resultados, uma pergunta : a parte eletrica ficou igual ( retificador)?
mcanivete
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 193
- Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm
Re: TRANSFORMAÇÃO DE UM ALTERNADOR DE AUTOMÓVEL
é claro que podes usar toda a restante parte elétrica, menos as escovas e os seus suportes. uma vês que o rotor de origem desaparece as escovas também deixam se ser utilizadas. pois elas só serviam para excitar o rotor eletricamente. se preferires podes montar as pontes retificadoras á parte.
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 32
- Registado: domingo jul 04, 2010 10:58 am
- Localização: evora
Re: TRANSFORMAÇÃO DE UM ALTERNADOR DE AUTOMÓVEL
estava a pensar nisso ja que tenho aqui dois alternadores mas o que me desanima e a rotaçao que se tem que trabalhar.
em relaçao a retificação ,até e melhor que fiquem mais prossima das baterias ja que a corrente continua baixa um pouco comforme a espesura do cabo nãoé? e assim levamos até ao retificador ,que pode ser o mesmo que esta no alternador , em alterna e á menos perdas.
em relaçao a retificação ,até e melhor que fiquem mais prossima das baterias ja que a corrente continua baixa um pouco comforme a espesura do cabo nãoé? e assim levamos até ao retificador ,que pode ser o mesmo que esta no alternador , em alterna e á menos perdas.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 193
- Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm
Re: TRANSFORMAÇÃO DE UM ALTERNADOR DE AUTOMÓVEL
amigo em havendo vento com fartura tudo se resolve, até o problema da rotação. com isto quero dizer mais uma vês que não gosto de alternadores de automóvel, para esta finalidade. mas quando a pessoa se mete numa andança destas tem que pensar que não vai ter só facilidades. com bom vento uma hélice bem dimensionada e um multiplicador de rotações consegue-se resultados. os multiplicadores podem fazer-se de polis com correias trapezoidais, de polis por correias dentada, de carretos e correntes, de carretos engrenados entre si etc. as mais fáceis de fazer devido á abundancia de material reciclado são as de correia trapezoidal. as de correia dentada são melhores, porque têm menos atrito e também são de fácil fabrico.
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 35
- Registado: quinta jul 29, 2010 4:28 pm
Re: TRANSFORMAÇÃO DE UM ALTERNADOR DE AUTOMÓVEL
boas
podem dar uma vista de olhos nestes links..
http://www.youtube.com/user/jeffmolly1# ... x166idh8fs
http://www.youtube.com/user/jeffmolly1# ... bygtvw9z_k
podem dar uma vista de olhos nestes links..
http://www.youtube.com/user/jeffmolly1# ... x166idh8fs
http://www.youtube.com/user/jeffmolly1# ... bygtvw9z_k
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 58
- Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm
- Localização: Fortaleza-CE
Re: TRANSFORMAÇÃO DE UM ALTERNADOR DE AUTOMÓVEL
olá sr bricoleiro,também já fiz um alternador desse tipo, usando imãs de hd´s velhos, também usei o mesmo amodelo de alternador em questão, um delco de opala. queria saber quanto custou esses neodimios que você usou, e onde os comprou.também costumo usar pás de madeira em meus aerogeradores, mas nada perto das obras de arte que você faz. qual è a espessura dessas tábuas que você utiliza? gostaria muito de confeccionar pás desse tipo que nos apresenta, mas aqui em fortaleza madeiras de boa qualidade são muito caras.
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 31
- Registado: terça ago 14, 2007 10:45 pm
Re: TRANSFORMAÇÃO DE UM ALTERNADOR DE AUTOMÓVEL
Olá, onde consigo arranjar imane desses?
Os de neodimio são os melhores certo?
Os de neodimio são os melhores certo?