viva pessoal!
sou novo neste fórum e um interessado em libertar-me da dependência dos fósseis.
por isso abri um tópico bereco 2500 para tentar saber mais sobre estas motas (e outras semelhantes) pois parece-me que já está há algum tempo no mercado e passou a "fase experimental".
sou jornalista do porto, e uma coisa que notei foi a escassa informação sobre este tema. felizmente o fórum contribui para minimizar a falta de informação e ignorância (pelo menos a minha mas certamente a pública). tal como os que não conhecem bem estes ve, os meus receios prendem-se sobretudo com a escassa autonomia destas motas (sobretudo chumbo). nem por acaso, esta manhã estive a falar com um amigo meu que é professor de electrotecnia no isep, que me assegurou que esta compra (da bereco) faz todo o sentido, sobretudo para deslocações citadinas que não ultrapassem os 40 kms dia, e que as baterias de chumbo são uma boa opção tendo em conta o preço, o bom desempenho (fruto de evoluções de décadas) mas alertando para os inconvenientes, como as temperaturas, não exagerar na circulação com cargas baixas e carregamentos frequentes, para não viciar as baterias.
por outro lado, disse-me ele, é bem provável que dentro de dois anos, seja bem mais barato e fácil trocar estas baterias por umas de lítio. enfim, se calhar isto já é e extenso demais para uma apresentação.
vamos ver para onde me inclino. mas, contudo, fico já satisfeito de ter aprendido um pouco sobre este universo das ve convosco.
Apresentação Konde
-
Autor do tópico - Membro
- Mensagens: 17
- Registado: terça nov 09, 2010 4:06 pm
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: Apresentação Konde
bem-vindo. mas não concordo com o teu amigo... segundo o que o pessoal (aqui do fórum) que passou por essa experiência (adquirir eléctricas de chumbo) diz, o factor económico não foi nada favorável...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Autor do tópico - Membro
- Mensagens: 17
- Registado: terça nov 09, 2010 4:06 pm
Re: Apresentação Konde
porque dizes isso? as de chumbo acabam por não rentabilizar o gasto dada a duração curta, ou as de lítio não serão tão baratas como as de chumbo dentro de dois anos (ou pelo menos bastante mais baratas que hoje) ?
o mesmo deu-me o exemplo das baterias dos automóveis, que também são de chumbo e têm utilização constante, não apenas no rádio, luzes, etc, mas também nas velas, para fazer a combustão. já as de lítio, apesar de serem melhores, com maior autonomia e duráveis, também podem "viciar" e, daqui a uns tempos serem mais baratinhas - tal como aconteceu com os telemóveis e portáteis.
assim, o meu raciocínio é: comprando agora uma scooter com baterias de chumbo, para a utilização que lhe estou a pensar dar (150 a 200 kms mês), se aguentarem dois anos, posso trocar por umas de lítio a um preço mais convidativo que o praticado actualmente. será correcto este raciocínio?
fico à espera das opiniões dos especialistas do fórum!
o mesmo deu-me o exemplo das baterias dos automóveis, que também são de chumbo e têm utilização constante, não apenas no rádio, luzes, etc, mas também nas velas, para fazer a combustão. já as de lítio, apesar de serem melhores, com maior autonomia e duráveis, também podem "viciar" e, daqui a uns tempos serem mais baratinhas - tal como aconteceu com os telemóveis e portáteis.
assim, o meu raciocínio é: comprando agora uma scooter com baterias de chumbo, para a utilização que lhe estou a pensar dar (150 a 200 kms mês), se aguentarem dois anos, posso trocar por umas de lítio a um preço mais convidativo que o praticado actualmente. será correcto este raciocínio?
fico à espera das opiniões dos especialistas do fórum!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4184
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
- Localização: Socio Nº 54
Re: Apresentação Konde
ola konde, bem-vindo. aqui é a apresentação. discussões cria um topico em veiculos electricos, onde todos possam partilhar, incluindo as duvidas. claro que faz sentido comprar uma bereco, resta saber quando sentido queres dar a essa opção, nada mais. faz-nos falta um bom jornalista, ainda bem que apareces.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: Apresentação Konde
exactamente. o blue já disse tudo.
aconselho-te a ler o que já aqui anda pelo fórum. tens diários de bordo de utilizadores em que as baterias de chumbo duraram tão pouco que até ficaram mais caras que os kms equivalentes a gasolina...
estás com umas ideias boas (ter um ve) mas outras erradas (lítio melhor que chumbo para 40 kms diários)...
aconselho-te a ler o que já aqui anda pelo fórum. tens diários de bordo de utilizadores em que as baterias de chumbo duraram tão pouco que até ficaram mais caras que os kms equivalentes a gasolina...
estás com umas ideias boas (ter um ve) mas outras erradas (lítio melhor que chumbo para 40 kms diários)...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Autor do tópico - Membro
- Mensagens: 17
- Registado: terça nov 09, 2010 4:06 pm
Re: Apresentação Konde
ok!
já tenho tópico criado em bereco 2500.
prolongo aí as minhas interrogações....
já tenho tópico criado em bereco 2500.
prolongo aí as minhas interrogações....
-
- Membro Silver
- Mensagens: 209
- Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm
Re: Apresentação Konde
e porque não uma bicicleta ? bem mais barata e para percursos citadinos é igualmene versátil. claro que tudo depende do que se pretende fazer.40km diários (20+20) fazes bem com uma bicicleta eléctrica e dependendo das baterias e do tipo de utilização, sem precisares de recargas intermédias.