Apresentação Konde
Enviado: quarta nov 10, 2010 4:40 pm
viva pessoal!
sou novo neste fórum e um interessado em libertar-me da dependência dos fósseis.
por isso abri um tópico bereco 2500 para tentar saber mais sobre estas motas (e outras semelhantes) pois parece-me que já está há algum tempo no mercado e passou a "fase experimental".
sou jornalista do porto, e uma coisa que notei foi a escassa informação sobre este tema. felizmente o fórum contribui para minimizar a falta de informação e ignorância (pelo menos a minha mas certamente a pública). tal como os que não conhecem bem estes ve, os meus receios prendem-se sobretudo com a escassa autonomia destas motas (sobretudo chumbo). nem por acaso, esta manhã estive a falar com um amigo meu que é professor de electrotecnia no isep, que me assegurou que esta compra (da bereco) faz todo o sentido, sobretudo para deslocações citadinas que não ultrapassem os 40 kms dia, e que as baterias de chumbo são uma boa opção tendo em conta o preço, o bom desempenho (fruto de evoluções de décadas) mas alertando para os inconvenientes, como as temperaturas, não exagerar na circulação com cargas baixas e carregamentos frequentes, para não viciar as baterias.
por outro lado, disse-me ele, é bem provável que dentro de dois anos, seja bem mais barato e fácil trocar estas baterias por umas de lítio. enfim, se calhar isto já é e extenso demais para uma apresentação.
vamos ver para onde me inclino. mas, contudo, fico já satisfeito de ter aprendido um pouco sobre este universo das ve convosco.
sou novo neste fórum e um interessado em libertar-me da dependência dos fósseis.
por isso abri um tópico bereco 2500 para tentar saber mais sobre estas motas (e outras semelhantes) pois parece-me que já está há algum tempo no mercado e passou a "fase experimental".
sou jornalista do porto, e uma coisa que notei foi a escassa informação sobre este tema. felizmente o fórum contribui para minimizar a falta de informação e ignorância (pelo menos a minha mas certamente a pública). tal como os que não conhecem bem estes ve, os meus receios prendem-se sobretudo com a escassa autonomia destas motas (sobretudo chumbo). nem por acaso, esta manhã estive a falar com um amigo meu que é professor de electrotecnia no isep, que me assegurou que esta compra (da bereco) faz todo o sentido, sobretudo para deslocações citadinas que não ultrapassem os 40 kms dia, e que as baterias de chumbo são uma boa opção tendo em conta o preço, o bom desempenho (fruto de evoluções de décadas) mas alertando para os inconvenientes, como as temperaturas, não exagerar na circulação com cargas baixas e carregamentos frequentes, para não viciar as baterias.
por outro lado, disse-me ele, é bem provável que dentro de dois anos, seja bem mais barato e fácil trocar estas baterias por umas de lítio. enfim, se calhar isto já é e extenso demais para uma apresentação.
vamos ver para onde me inclino. mas, contudo, fico já satisfeito de ter aprendido um pouco sobre este universo das ve convosco.