Eolica - Habitação autonoma?

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda nov 30, 2009 11:50 am

Eolica - Habitação autonoma?

Mensagem por Paixão »

bom dia.

já coloquei esta questão aqui no forum dentro de um outro topico, mas como não foi na secção "eólica" achei que deveria levantar aqui a questão para melhor esclarecimento.

no inicio de 2011 vou iniciar a contrução da minha nova casa. é no alentejo, fora das povoações em pleno campo aberto.

a minha ideia sempre foi construir uma casa o mais autonoma possivel. as minha duvidas surgiram no que toca à produção de electricidade. inicialmente tinha pensado nos fotovoltaicos, mas o engenheiro que está a tratar do projecto sugeriu-me o aerogerador. a minha area de formação é muito distante destas questões, mas tenho lido muito a este respeito.

pelo que tenho lido parece-me impossivel uma habitação ser autonoma em termos electricos usando apenas aerogerador. no entanto continuo a ser aconselhado pelo engenheiro a usar somente o aerogerador. segundo ele já teve obras em que usaram apenas fotovoltaicos e obras em que usaram apenas aerogeradores e que os fotovoltaicos são um pior investimento devido à manutenção das baterias.

apesar de confiar muito nele e sermos amigos à muitos anos, continuo com bastantes duvidas (não gosto de "brincar" com o dinheiro).

será mesmo possivel ficar autonomo so com a eolica?! há aerogeradores que produzem electricidade mesmo em situação de muito pouco vento? alguem tem ou conhece habitações apenas com aerogerador?

agradeço muito as vossas respostas!

BRICOLEIRO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm

Re: Eolica - Habitação autonoma?

Mensagem por BRICOLEIRO »

amigo para teres a certeza se o aerogerador resolve a tua situação, terás que fazer um estudo da velocidade media do vento ai na zona. se o teu alentejo for litoral talvez te safes, mas se for interior acho que deves pensar melhor. o sistema solar no alentejo é garantido, já o eólico devido á falta de vento nalguns locais, fica um pouco comprometido. mas se tens vento com fartura avança. talvez um sistema misto resolve-se a situação. bom trabalho.

Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Paixão »

pois...das leituras que tenho feito, a situação mista parece-me mais segura. sol aqui não falta, já o vento...não me parece...

e sim, a zona é alentejo interior, mais propriamente em reguengos de monsaraz. apesar da casa ser contruida em campo aberto e longe de obstaculos ao vento, tenho alguns receios...

segundo o engenheiro, as elices do aerogerador estão desenhadas para conseguirem mover-se praticamente sem vento. ainda não li nada que me garanta isso... e já tenho pesquisado muito, acreditem!

se alguem conhecer situações de habitações autonomas apenas com aerogerador agradecia que partilha-se comigo essa informação.

Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Paixão »

numa das minhas pesquisas na net encontrei isto:

" eles funcionam em locais com pouco vento?

sim. a ... (retirei a publicidade) pode fornecer um gerador específico para uma região onde não tenha vento tanto quanto existe na orla marítima. pouco vento não significa impossibilidade do uso de um aerogerador, significa somente que ele deve ser estruturalmente maior que um de igual capacidade que funcione na beira-mar. consulte nosso departamento comercial, sempre irá existir um gerador eólico que possa lhe servir independente de sua região. "

ou seja, pelo que percebi quanto maior o aerogerador menos necessidade de vento ele tem para funcionar. será isso?

BRICOLEIRO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm

Mensagem por BRICOLEIRO »

amigo aconselho-te a ver melhor as coisas, porque isso de aerogerador grande precisa menos vento não é bem assim. tenta saber através dos registos meteorológicos a velocidade média do vento na tua zona. também podes arranjar um anemómetro para fazeres tu próprio a medição durante uma temporada, depois já podes tirar alguma conclusão. existem anemómetros baratos á venda que registam e guardam todos os dados, para posterior leitura. o vento é a base de funcionamento de qualquer engenho eólico, sem ele nada feito.

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

tenho a noção que quanto maiores as pás do aerogerador, mais vento será necessário para fazer move-lo.
Dos Fracos Não Reza a História...

Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Paixão »

pois...vou ter de pesquisar muito mais e ver realmente quais as condições que tenho no local.

obrigado pelas vossas dicas

Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Paixão »

parece que afinal teria que meter um gerador a diesel como apoio ao aerogerador...

que vos parece este investimento?

Rios
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 27, 2010 2:44 pm

Mensagem por Rios »

paixão Escreveu:parece que afinal teria que meter um gerador a diesel como apoio ao aerogerador...

que vos parece este investimento?
neste ponto utilizando diesel, ele não seria nada sustentável.

gondarem
Membro
Membro
Registado: sexta nov 12, 2010 10:15 pm

Mensagem por gondarem »

paixão Escreveu:pois...vou ter de pesquisar muito mais e ver realmente quais as condições que tenho no local.

obrigado pelas vossas dicas
paixão, bem vindo.
os recem chegados e com entusiasmo devem ser incentivados a ajudados.

a minha experiência en renováveis vem de 1982 data da instalação na minha 2ª residencia no norte.
talvez milhares de horas de pesquisa até hoje e muito muito pouco encontrei em portugal dados estatisticos sobre ventos e horas de sol. o que se encontra está em sites dos us nomeadamente california (do governo), e por espanto encontrei os valores anuais de vento na costa do nosso rectangulo da beira mar.
são 110 dias de vento por ano... (os spies controlam tudo)

a cee tem um website
http://re.jrc.ec.europa.eu/esti/index_en.htm
http://re.jrc.ec.europa.eu/meteo/meteo. ... oday=today

que o pode ajudar. mas eólica não é rentável por si só a não ser que use um gerador vertical que necessitam de uma velocidade menor(pouca) de vento. o melhor do mercado europeu é helvético (suiço como não podia deixar de ser...) por usar passo de helice variável.
http://www.envergate.com/

a sua solução, se não tem acesso a edp, terá que ser mista.tudo depende do valor a investir.

Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Paixão »

gondarem Escreveu:
paixão Escreveu:
(...) mas eólica não é rentável por si só a não ser que use um gerador vertical que necessitam de uma velocidade menor(pouca) de vento. o melhor do mercado europeu é helvético (suiço como não podia deixar de ser...) por usar passo de helice variável (...)

gondarem, muito obrigado pela sua partilha de informação!

já agora, se me permite, gostava de saber a sua opinião em relação ao "helvético" que referio acima. acha que por si só permitiria a desejada autonomia em termos electricos?

pelo seu comentário pareceu-me ser isso que eu ando a procura!

gondarem
Membro
Membro

Mensagem por gondarem »

já agora, se me permite, gostava de saber a sua opinião em relação ao "helvético" que referio acima. acha que por si só permitiria a desejada autonomia em termos electricos?

pelo seu comentário pareceu-me ser isso que eu ando a procura![/quote]

não sei se viu o filme da web passado num canal da tv suiça.este desenvolvimento, nomeadamente do perfil do helice, foi feito a partir de cotas naca 012 da aviação militar (o autor tem a minha idade e é piloto acrobático (ambos estivemos ligados a aviação). por isto eu fui um felizardo em obter infos adicionais que para o seu caso e neste momento pode não interessar.

como não há representação nacional, a venda é directa o que para 3kw ronda os 12175€ completo com mastro de 3m.

mas o eólico só não lhe serve porque o vento só aparece 110 dias por ano.teria que optar por sistema misto que a legislação anterior previa (na actual não me lembro se ainda vigora), como exemplo mais vantajoso, 2.4kw eólico e 1.2kw solar (dados obtidos na dgeg). esta situação obriga-o a ter 1 inversor, 1 conversor e resistência de carga- (óptimo para aquecimento de águas),- o que estamos limitados a pouca oferta no mercado. a power one é um dos fabricantes oferecendo 1 unidade que combina ambos os sistemas e carregador de baterias com buck-buster. (nos us é comum este tipo de instalação).quanto a preços posso adiantar ser a totalidade sem baterias identico aos 3.68kw.

pbl importante: tipo de bateria a usar terão de ser "deep cycle" o que o importador me chegou a pedir 8000€ por 800a (nunca acredite em vendas de usadas pela net ou instaladores locais-este ponto é tão delicado como a nossa cara metade) .a duração são 10 anos se bem tratadas...

mas ainda não disse se tem acesso á edp para justificar o investimento

Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Paixão »

mais uma vez gondarem, obrigado pela partilha de informação.

respondendo a sua questão da edp, os postes de alta tensão passam a cerca de 500 metros do terreno. já sei que um proprietário de um casão agricola ali perto pediu uma baixada. mesmo assim, acho que os custos para fazer chegar a electricidade até ao meu terreno ainda poderão ser um pouco caros.

aquilo que me faz pensar é se não me compensará mais gastar dinheiro num sistema autonomo em vez de gastar o dinheiro para me ligar a edp.

gondarem
Membro
Membro

Mensagem por gondarem »

paixão Escreveu:mais uma vez gondarem, obrigado pela partilha de informação.

respondendo a sua questão da edp, os postes de alta tensão passam a cerca de 500 metros do
..............
aquilo que me faz pensar é se não me compensará mais gastar dinheiro num sistema autonomo em vez de gastar o dinheiro para me ligar a edp.
essa questão só a si diz respeito. só fazer contas.

da alta tensão eles não derivam. terá de ser do pt mais proximo e a edp cobra-se ao metro e aos postes usados a não ser que invoque ter/pertencer a um serviço de utilidade público ligado p.ex.á protecção civíl, que terá muito que justificar...
uma 2º casa acarreta mais despesas que a principal(meu exemplo confirma) já que o contrato é valor fixo.
pegue num lápis e...excel sheet.

a minha opinião diz que é rentável, com capital próprio,(elimina a sanguesuga bancária) e se a finalidade é espairecer o espírito ao fim de semana -sem piscina pois esta consome nx+ que rotina.
o banco de baterias poderá ser pequeno mas sempre- e a isso o aconcelho- deep cycle (em 2007 uma empresa do algarve deu-me uma boa cotação).
sobre a possibilidade do uso combinado de fontes de energia previsto na legislação anterior art11º 5 f), a mesma hipótese parece existir-a minha leitura assim faz entender- já que alinea 6 do art 11º actual dl 118a, diz:
"
o tarifa a aplicar varia consoante o tipo de energia primária utilizada,....
. aconcelhe-se.
se me facultar o seu email eu envio formula de calculo da retribuição para o sistema mixto

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

gondarem Escreveu:alinea 6 do art 11º actual dl 118a, diz:
"
o tarifa a aplicar varia consoante o tipo de energia primária utilizada,....
isto não é só para micro-produção?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Paixão »

só para exclarecer umas coisas: a habitação será permanente, o meu agregado familiar é de 4 pessoas e irá existir uma piscina.

Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Paixão »

se possivel, agradecia envio de representantes em portugal que comercializem sistemas eolicos para habitações.

[email protected]

obrigado.

NunoM
Membro
Membro
Registado: domingo dez 27, 2009 10:39 am

Mensagem por NunoM »

eu acho que está a ver a coisa ao contrário. em primeiro lugar deve pensar no que vai consumir e só depois pensar num sistema de produção (autónomo ou não).

na minha opinião, um sistema off-grid só é válido para casos muito específicos, tipo casas de fim de semana, para alimentar a iluminação e pouco mais. já calculou a capacidade de baterias de que necessita para alimentar uma máquina de lavar, por exemplo?

passe ali pelo tópico da microprodução fotovoltaica e veja lá quanto é que produz um sistema que custa mais de dez mil euros agora no mês de dezembro. compare com o que pensa consumir e tire as suas conclusões. e o vento é muito mais instável e imprevisível do que o sol...

para ter um conforto de utilização de energia "normal" para uma família, obrigatoriamente teria que ter um gerador diesel para backup. esse gerador tem revisões a cada 200 horas, mais ou menos. isto para além do custo do equipamento, do combustível e de ter que aguentar o barulho e o fumo. se somar tudo, verá que dá para pagar uma baixada muiiiiiito comprida à edp.

o meu conselho é que aproveite o calor do sol, monte um bom sistema solar térmico para aquecimento, aqs e para a piscina. um sistema de produção de energia eléctrica autónomo a partir de uma fonte renovável é giro, mas não é viável para um padrão de consumos normal. nem tão pouco é sustentável.

agora vou embora antes que venham aí os visionários do costume a chamarem-me de imbecil, perigoso reaccionário e a dizerem que o que você deveria fazer era montar uma engenhoca com uns ímanes para tirar energia do vácuo....

gondarem
Membro
Membro

Mensagem por gondarem »

nunom Escreveu:eu acho que está a ver a coisa ao contrário. em primeiro lugar deve pensar no que vai consumir e só depois pensar num sistema de produção (autónomo ou não).

na minha opinião, um sistema off-grid só é válido para casos muito específicos, tipo casas de fim de semana, para alimentar a iluminação e pouco mais. já calculou a capacidade de baterias de que necessita para alimentar uma máquina de lavar, por exemplo?
.....
verá que dá para pagar uma baixada muiiiiiito comprida à edp.

o meu conselho é que aproveite o calor do sol, monte um bom sistema solar térmico para aquecimento, aqs e para a piscina
..........
agora vou embora antes que venham aí os visionários do costume a chamarem-me de imbecil, perigoso reaccionário e a dizerem que o que você deveria fazer era montar uma engenhoca com uns ímanes para tirar energia do vácuo....
paixão, faço minhas as palavras do nuno m excepto a piscina.
para quê aquecer no verão?
aquecer no inverno, imagine só a dissipação para a atmosfera de uma área de 50m2?
nunca acredite nos vendedores que alegam ser rentável, (a não ser para eles...)

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm

Mensagem por pseudominus »

tb partilho de forma geral da opinião do nunom.
se for só para uso muito pontual, gerador diesel(ou gasolina) + 1-2 baterias 100ah normais e inversor pode ser a melhor solução para tv, iluminação e outros.
em periodos de baixo consumo usa as baterias que são carregadas pelo gerador quando este for necessário, isto é,
em periodos de funcionamento de bombas, máquinas de lavar, etc., ou quando as baterias estão "semi-vazias".

Responder

Voltar para “Energia Eólica”