Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
André Ferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: terça nov 23, 2010 10:55 am

Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por André Ferreira »

bom dia.

estou quase decidido.

após uma semana intensa a receber engenheiros de diversas empresas instaladoras de todo o país, estou quase decidido a avançar com o registo amanhã.

já tenho várias propostas todas pelos mesmos preços finais já com iva e térmico incluídos » 15.000€ - 16.000€ «

ora de acordo com a ajuda (mais uma vez obrigado) de alguns users do forum, penso ter chegado à correcta seguinte conclusão:
(com mais ou menos 5,5 mw de produção anual no 1º ano, com quebra de 0,5% a cada ano seguinte, o investimento total fica pago algures durante o décimo ano. isto já me dá alguma tranquilidade (crédito cgd é a 10 anos).

pretendo colocar aqui todas as propostas que tenho mas agora pedia a vossa ajuda para opinarem sobre aquela que me parece ser a melhor:

micro-proposta:

potência: 4.2 kwp
painéis: 20 módulos poli-cristalinos suntech 210wp stp 210-19/ud
estrutura: alumínio com garantia 5 anos
inversor: sma sb 3800v ou sb 3300
solar term: termossifão em tubos de vácuo 200l

podem opinar à vontade.

obrgd
22 x 185w Suntech 4070w
Inversor DanFoss 3600º
Térmico 24 tubos Vácuo 250L
SOL, ESTOU PRONTO!!

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por jama »

andré ferreira Escreveu:bom dia.

estou quase decidido.

após uma semana intensa a receber engenheiros de diversas empresas instaladoras de todo o país, estou quase decidido a avançar com o registo amanhã.

já tenho várias propostas todas pelos mesmos preços finais já com iva e térmico incluídos » 15.000€ - 16.000€ «

ora de acordo com a ajuda (mais uma vez obrigado) de alguns users do forum, penso ter chegado à correcta seguinte conclusão:
(com mais ou menos 5,5 mw de produção anual no 1º ano, com quebra de 0,5% a cada ano seguinte, o investimento total fica pago algures durante o décimo ano. isto já me dá alguma tranquilidade (crédito cgd é a 10 anos).

pretendo colocar aqui todas as propostas que tenho mas agora pedia a vossa ajuda para opinarem sobre aquela que me parece ser a melhor:

micro-proposta:

potência: 4.2 kwp
painéis: 20 módulos poli-cristalinos suntech 210wp stp 210-19/ud
estrutura: alumínio com garantia 5 anos
inversor: sma sb 3800v ou sb 3300
solar term: termossifão em tubos de vácuo 200l

podem opinar à vontade.

obrgd
boas, muito bom preço,para esse equipamento dado que já incliu o termo sifao. força à que avançar.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por PaulOL »

boas! andré ferreira

sem duvida e atendendo ao que ando por aí no mercado, isso é um óptimo preço, agora é ir em frente e boa sorte...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
André Ferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: terça nov 23, 2010 10:55 am

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por André Ferreira »

sparttacus Escreveu:boas,

talvez a escolha de outro inversor, possa reflectir melhores resultados.
eu tenho um sma, e se fosse agora teria colocado outro, isso é certo.
o instalador só diz maravilhas do sma, eu estava a pensar fazer a extensão de garantia para os 10anos e aceitar a palavra dele. mas o que sugerias para os paineis que vou por? um kako?

cumps.
22 x 185w Suntech 4070w
Inversor DanFoss 3600º
Térmico 24 tubos Vácuo 250L
SOL, ESTOU PRONTO!!


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por PaulOL »

andré ferreira Escreveu:
sparttacus Escreveu:boas,

talvez a escolha de outro inversor, possa reflectir melhores resultados.
eu tenho um sma, e se fosse agora teria colocado outro, isso é certo.
o instalador só diz maravilhas do sma, eu estava a pensar fazer a extensão de garantia para os 10anos e aceitar a palavra dele. mas o que sugerias para os paineis que vou por? um kako?

cumps.
boas! andré

desgraçado daquele instalador que diga mal do produto que vende a opinião deles até muda em função do que lhes dá mais jeito a cada momento, pode estar certo disso.

agora, para uma instalação 3.45kw o consenço aqui no forum é para o kaco 3600xi até porque pode por na rede 3,800kwh (potencia máxima), o sma só 3,600kwh.

na sua contabilidade, falta os €€€ que vai poupar com o termosifão, na factura da edp, pela minha experiencia é bem significativo.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
André Ferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: terça nov 23, 2010 10:55 am

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por André Ferreira »

com o termico a tubos de vácuo o que calculo poupar é na conta de gás que até nem era assim tão elevada (+- 35€ de dois em dois meses).
22 x 185w Suntech 4070w
Inversor DanFoss 3600º
Térmico 24 tubos Vácuo 250L
SOL, ESTOU PRONTO!!


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por PaulOL »

pois, eu já não posso dizer o mesmo, tenho um ts 300l, para casa e salão cab. posso garantir que a factura da edp em alguns meses baixou mais de 50%, são muitos €€€
faço uma gestão da água do ts, quando tem temperatura acima de 45º vai directa para consumo, quando está abaixo, entra num cilindro que se encarrega de elevar a temperatura.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
André Ferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: terça nov 23, 2010 10:55 am

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por André Ferreira »

boas

licença paga, e agora é escolher o orçamento.

o problema é que tem de ser rápido pois o novo regime de iva para o próximo ano pode agravar muito os orçamentos que actualmente consideramos como bons.

estou mesmo indeciso.

podem dar-me uma ajuda com algumas questões?

q1 - como o preço é mais ou menos o mesmo escolheriam painéis: (cnbm 5 anos garantia ou suntech com 2 anos garantia)?

q2 - já me disseram vários instaladores que é praticamente indiferente que térmicos colocar. será que os tubos de vácuo valem a pena? não vão rebentar no verão com as temperaturas altíssimas? será que um mais básico e simples não faz o trabalho sendo muito mais barato? vale a pena um agravamento de preço de 700€ para colocar antes um painel normal duplo com circulação forçada de água?

q3 - hum, agora não me lembro mas sei que tinha mais uma

depois coloco aqui.

cumps a todos
22 x 185w Suntech 4070w
Inversor DanFoss 3600º
Térmico 24 tubos Vácuo 250L
SOL, ESTOU PRONTO!!


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por PaulOL »

andré ferreira Escreveu:boas

licença paga, e agora é escolher o orçamento.

o problema é que tem de ser rápido pois o novo regime de iva para o próximo ano pode agravar muito os orçamentos que actualmente consideramos como bons.

estou mesmo indeciso.

podem dar-me uma ajuda com algumas questões?

q1 - como o preço é mais ou menos o mesmo escolheriam painéis: (cnbm 5 anos garantia ou suntech com 2 anos garantia)?

q2 - já me disseram vários instaladores que é praticamente indiferente que térmicos colocar. será que os tubos de vácuo valem a pena? não vão rebentar no verão com as temperaturas altíssimas? será que um mais básico e simples não faz o trabalho sendo muito mais barato? vale a pena um agravamento de preço de 700€ para colocar antes um painel normal duplo com circulação forçada de água?

q3 - hum, agora não me lembro mas sei que tinha mais uma

depois coloco aqui.

cumps a todos
boas! andré ferreira

penso que está atento, mas aqui vai o meu alerta... tem até 31 de dezembro para lhe passarem uma factura, na totalidade (evita aumento do iva) ou parcial, que contemple o suficiente para não perder os 803€ do beneficio fiscal (acaba este ano!).

quanto aos painéis, se as características foram idênticas e em duvida, compare as perdas nos coeficientes de temperatura, quanto menor melhor. dou muita importância à garantia, quantos mais anos melhor, pois esta também transmite a grau de confiança que uma marca tem nos seus produtos, o ideal (pelo menos) seriam os anos necessários para se auto-liquidar...

o solar térmico (tubos de vácuo), há quem diga maravilhas, mas também outros (muitos) acham um desperdício de dinheiro e tecnologia cá para portugal é mais usual em países nórdicos. sistema de circulação forçada, é bom havendo disponibilidade €€€, mas mais sujeito a avarias...

...e boas escolhas


Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por Volt »

mais uma vez, venho aqui só para concordar com o que disse o paulol...

eu também apostei na garantia quando escolhi...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por BondadeSua »

.............
q2 - já me disseram vários instaladores que é praticamente indiferente que térmicos colocar. será que os tubos de vácuo valem a pena? não vão rebentar no verão com as temperaturas altíssimas? será que um mais básico e simples não faz o trabalho sendo muito mais barato? vale a pena um agravamento de preço de 700€ para colocar antes um painel normal duplo com circulação forçada de água?

q3 - hum, agora não me lembro mas sei que tinha mais uma

depois coloco aqui.

cumps a todos[/quote]

boas! andré ferreira

penso que está atento, mas aqui vai o meu alerta... tem até 31 de dezembro para lhe passarem uma factura, na totalidade (evita aumento do iva) ou parcial, que contemple o suficiente para não perder os 803€ do beneficio fiscal (acaba este ano!).

quanto aos painéis, se as características foram idênticas e em duvida, compare as perdas nos coeficientes de temperatura, quanto menor melhor. dou muita importância à garantia, quantos mais anos melhor, pois esta também transmite a grau de confiança que uma marca tem nos seus produtos, o ideal (pelo menos) seriam os anos necessários para se auto-liquidar...

o solar térmico (tubos de vácuo), há quem diga maravilhas, mas também outros (muitos) acham um desperdício de dinheiro e tecnologia cá para portugal é mais usual em países nórdicos. sistema de circulação forçada, é bom havendo disponibilidade €€€, mas mais sujeito a avarias...

...e boas escolhas

[/quote]




saudações verdes

não tenho formação na área, mas vou opinar em relação àquilo que vejo e conheço:
tenho um cunhado que tem térmico (tubos de vácuo), e que em meu entender foi muito bem aconselhado. isto porque o principal factor é o sol, ou melhor, as horas de sol que cada local pode ter.
se estivermos perto do mar, como o meu cunhado, não duvidem de que pelo menos nessa circunstancia, a opção é a mais indicada.
já presenciei dias de sol quase completos na minha morada, e não se vislumbrava no céu nuvens por perto. no entanto junto, à orla marítima, havia nevoeiro. facto que confirmei, das vezes em que me desloquei à praia, ou a casa desse familiar.
portanto, pelo menos nessa circunstância, convém ponderar bem essa necessidade.
............
"o solar térmico (tubos de vácuo), há quem diga maravilhas, mas também outros (muitos) acham um desperdício de dinheiro e tecnologia cá para portugal é mais usual em países nórdicos. sistema de circulação forçada, é bom havendo disponibilidade €€€, mas mais sujeito a avarias...".
.............
as avarias também podem aparecer nos outros sistemas. não creio que deva ser esse o maior inconveniente. as horas de sol, (maior transformação em calor), são para mim o principal factor a ter em conta.

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
André Ferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: terça nov 23, 2010 10:55 am

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por André Ferreira »

boas.

ainda estou á espera para começar a instalação. esta prevista para a 2 semana de fevereiro.

tenho uma duvida que se prende com a legislação do irs. posso ainda, se a factura/recibo for de 2011 usufruir do beneficio no irs que era de 800€?

o meu instalador diz que pode dividir a factura em dois e facturar o termico como de 2010 beneficiando já neste ano no irs e passar outra factura para o fotovoltaico com a data de 2011 para beneficiar em 2012.

alguem sabe como está a legislação?
22 x 185w Suntech 4070w
Inversor DanFoss 3600º
Térmico 24 tubos Vácuo 250L
SOL, ESTOU PRONTO!!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por Volt »

entre 2010 e 2014 só podes beneficiar uma vez dos 30% (limitado a 803€) de investimento em energias renováveis.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por PaulOL »

volt Escreveu:entre 2010 e 2014 só podes beneficiar uma vez dos 30% (limitado a 803€) de investimento em energias renováveis.


boas!

convem esclarecer que quem tem facturas de energias renovaveis de 2010, pode usufruir pela ultima vez dos 803€ na dedução fiscal!

com factura de 2011 pode e deve declarar, mas no conjunto com outros beneficios fiscais, o contribuinte no máximo poderá abater 100€ à factura do irs se estiver no 3º escalão e 50€ se estiver no 7º escalão, o que é irrisório!

quem esteve atento a esta questão fiscal e que têm mp para instalar este ano, houve quem acordasse com o instalador a elaboração de uma factura com data de 2010 no valor de 2700€ para não deixar escapar os 803€!

concluindo o beneficio de 803€, já era...

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por jama »

paulol Escreveu:
volt Escreveu:entre 2010 e 2014 só podes beneficiar uma vez dos 30% (limitado a 803€) de investimento em energias renováveis.


boas!

convem esclarecer que quem tem facturas de energias renovaveis de 2010, pode usufruir pela ultima vez dos 803€ na dedução fiscal!

com factura de 2011 pode e deve declarar, mas no conjunto com outros beneficios fiscais, o contribuinte no máximo poderá abater 100€ à factura do irs se estiver no 3º escalão e 50€ se estiver no 7º escalão, o que é irrisório!

quem esteve atento a esta questão fiscal e que têm mp para instalar este ano, houve quem acordasse com o instalador a elaboração de uma factura com data de 2010 no valor de 2700€ para não deixar escapar os 803€!

concluindo o beneficio de 803€, já era...
entao e quem já em 2010 recebeu os 803€, como é o meu caso,que tinha uma factura com data de 2009, só que tenho outra factura de com a data de 2010,este ano posso meter outra vez?
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por PaulOL »

jama Escreveu:
paulol Escreveu:
volt Escreveu:entre 2010 e 2014 só podes beneficiar uma vez dos 30% (limitado a 803€) de investimento em energias renováveis.


boas!

convem esclarecer que quem tem facturas de energias renovaveis de 2010, pode usufruir pela ultima vez dos 803€ na dedução fiscal!

com factura de 2011 pode e deve declarar, mas no conjunto com outros beneficios fiscais, o contribuinte no máximo poderá abater 100€ à factura do irs se estiver no 3º escalão e 50€ se estiver no 7º escalão, o que é irrisório!

quem esteve atento a esta questão fiscal e que têm mp para instalar este ano, houve quem acordasse com o instalador a elaboração de uma factura com data de 2010 no valor de 2700€ para não deixar escapar os 803€!

concluindo o beneficio de 803€, já era...
entao e quem já em 2010 recebeu os 803€, como é o meu caso,que tinha uma factura com data de 2009, só que tenho outra factura de com a data de 2010,este ano posso meter outra vez?

boas!

" pode beneficiar "

foi esta a resposta que obtive da dsirs - direcção irs, a quando coloquei a questão em 2010, para uma situação + - identica a essa!
como as leis não são rectroactivas, esta alteração do beneficio de 1 x de 4 em 4 anos só entrou em vigor a partir de 2010, a dedução fiscal de 803€ deixou de ser contemplado no orçamento do estado para 2011 e até...??????????

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
André Ferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: terça nov 23, 2010 10:55 am

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por André Ferreira »

boas.

antes de mais, obrigado pelas ajudas.

falei hoje com um contabilista que foi na hora consultar o codigo irs do orçamento estado deste ano e ainda esta previsto os 30% ou max 803€ .

ou seja, posso ter a factura com data jan/2011 que vou beneficiar dos 803€ no irs 2011 (feito só em 2012). a unica diferenca é que a partir de agora é só de 4 em 4 anos...
22 x 185w Suntech 4070w
Inversor DanFoss 3600º
Térmico 24 tubos Vácuo 250L
SOL, ESTOU PRONTO!!


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por PaulOL »

andré ferreira Escreveu:boas.

antes de mais, obrigado pelas ajudas.

falei hoje com um contabilista que foi na hora consultar o codigo irs do orçamento estado deste ano e ainda esta previsto os 30% ou max 803€ .

ou seja, posso ter a factura com data jan/2011 que vou beneficiar dos 803€ no irs 2011 (feito só em 2012). a unica diferenca é que a partir de agora é só de 4 em 4 anos...


boas!

se o seu contabilista o diz...

esta sua observação (contrária ao que conhecia) fez-me pesquisar e encontrei o seguinte (cito):

"em 2011 mantém-se o limite de 803€ para deduções fiscais nas renováveis, válido para contribuintes dos 1º e 2º escalões. os contribuintes dos restantes escalões terão restrições ao nível dos montantes máximos para os benefícios fiscais.
nos últimos dias foi noticiado o fim absoluto das deduções fiscais para a aquisição de equipamentos de energias renováveis. porém, a actual proposta de lei para o orçamento de estado mantém a possibilidade de dedução de 30% do montante investido em equipamentos de energias renováveis, até ao valor máximo de 803€. este benefício, que pode ser utilizado a cada 4 anos, está agora mais restringido. contudo, 2,5 milhões de 4,5 milhões de contribuintes não serão afectados pela limitação por se encontrarem nos 1º e 2º escalões.
a proposta de lei do orçamento de estado 2011 propõe a passagem dos benefícios fiscais relacionados com energias renováveis e eficiência energética para uma figura fiscal diferente. deixa de ser dedução à colecta (com menor restrição) e passa a pertencer ao grupo dos benefícios fiscais (mais restritivo devido aos tectos máximos). a alteração é realizada pela revogação do artigo 85.º-a do código do irs (cirs) e aditamento da mesma medida ao estatuto dos benefícios fiscais (ebf).
a tabela anexa apresenta os montantes máximos dos benefícios fiscais por escalão de contribuição.
1º escalão - 803 €
2º escalão - 803 €
3º escalão - 100 €
4º escalão - 80 €
5º escalão - 50 €
6º escalão - 50 €
7º escalão - 50 €
8º escalão - 0 €
actualização
a negociação do orçamento de estado para 2011 introduziu alterações ao nível dos benefícios fiscais. o documento final, e em vigor para o próximo ano, mantém as deduções fiscais de 803 € até ao 6º escalão do irs."
se efectivamente o doc. final ficou assim, isso é óptimo...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
André Ferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: terça nov 23, 2010 10:55 am

Mensagem por André Ferreira »

boas!

após muitas peripécias com empresas instaladoras, edp, certiel e bancos entre outras confusões e falhas de comunicação com alguns intervenientes já tenho o processo concluido, o material em casa e a instalação começa na segunda feira dia 28/03

o orçamento e material escolhido final foi:

potência: 4,070 kw
paineis: 22 x suntech fv 185 wp - stp185s-24ad monocristalinos
termico: 250l tubos de vácuo de uma marca espanhola - amordad - http://www.amordad.es/es_products_term_st.asp
preço: 15.250,00€

o material já começou hoje a chegar mas tenho alguns receios:

1 - os ferros que iram formar a estrutura haviam-me sendo prometidos como ferro inox ou aluminio anodizado. hoje, ao receber o material reparei que em certas zonas apresentam alguns pontos de ferrugem o que me deixa preocupado. não sei que material é afinal porque não percebo nada disso.
2 - durante a pesquisa por orçamentos, sempre me falaram em paineis policristalinos e hoje reparo que afinal são monocristalinos. será que é mesmo melhor? o instalador diz que sim! será?
3 - tenho algumas duvidas sobre a real qualidade do térmico. alguém conhece esta marca espanhola? sei que os tubos de vácuo têm 6 anos garantia.

aqui ficam as fotos do material:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

cumps
22 x 185w Suntech 4070w
Inversor DanFoss 3600º
Térmico 24 tubos Vácuo 250L
SOL, ESTOU PRONTO!!


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por jasmim »

esses módulos são os mesmos que os meus.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Responder

Voltar para “Projectos”