Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
André Ferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: terça nov 23, 2010 10:55 am

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por André Ferreira »

volt Escreveu:e cobre roubo?
isso não sei mas vou confirmar antes de assinar. os paineis não me preocupam muito pois tenho dois pastores alemaes e um sao bernardo á volta deles mas o inversor é passivel de ser roubado!

estes roubos são comuns?
22 x 185w Suntech 4070w
Inversor DanFoss 3600º
Térmico 24 tubos Vácuo 250L
SOL, ESTOU PRONTO!!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por Volt »

não sei se são muito comuns, mas foi uma das primeiras preocupações que vi no fórum no caso de uma mp de um amigo e vizinho meu. por isso, calculo que não deve ser muito incomum.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
André Ferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: terça nov 23, 2010 10:55 am

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por André Ferreira »

espero que não seja usual este tipo de roubos. tenho o inversor relativamente "a jeito" de ser "pedido emprestado" e no fundo alguns paineis também. parece-me também que não seja muito pratico roubar este tipo de material grande e que obriga a manipular ferramentas á vista de todas pessoas que passarem na rua.
22 x 185w Suntech 4070w
Inversor DanFoss 3600º
Térmico 24 tubos Vácuo 250L
SOL, ESTOU PRONTO!!


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por PaulOL »

andré ferreira Escreveu:espero que não seja usual este tipo de roubos. tenho o inversor relativamente "a jeito" de ser "pedido emprestado" e no fundo alguns paineis também. parece-me também que não seja muito pratico roubar este tipo de material grande e que obriga a manipular ferramentas á vista de todas pessoas que passarem na rua.

bom...

aqui no forum, que me recorde, ainda só há o relato de um roubo e foi apenas de uma antena gsm...
enquanto se ficarem só por aqui...

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por visitante1 »

andré ferreira Escreveu:espero que não seja usual este tipo de roubos. tenho o inversor relativamente "a jeito" de ser "pedido emprestado" e no fundo alguns paineis também. parece-me também que não seja muito pratico roubar este tipo de material grande e que obriga a manipular ferramentas á vista de todas pessoas que passarem na rua.
alguns modelos de inversores não é preciso sequer ferramenta para os retirar do suporte, depende como o instalador o colocou, se com o parafuso de segurança ou não.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
André Ferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: terça nov 23, 2010 10:55 am

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por André Ferreira »

pnunes Escreveu:
andré ferreira Escreveu:espero que não seja usual este tipo de roubos. tenho o inversor relativamente "a jeito" de ser "pedido emprestado" e no fundo alguns paineis também. parece-me também que não seja muito pratico roubar este tipo de material grande e que obriga a manipular ferramentas á vista de todas pessoas que passarem na rua.
alguns modelos de inversores não é preciso sequer ferramenta para os retirar do suporte, depende como o instalador o colocou, se com o parafuso de segurança ou não.
pois! é o meu caso, é só encaixado no suporte! tudo bem que é pesadão e não é muito fácil retirá-lo, além que dá para a rua e qualquer pessoa vê o "suposto ladrão" mas realmente não é muito difícil retira-lo do suporte.

a questão que ponho é será que inversores têm valor no mercado negro? isto é, quem é que vai à "feira da ladra" para comprar um inversor? não faz muito sentido mas....

deixo aqui mais algumas fotos desta vez já com todos os painéis instalados e com o inversor e caixa de fusíveis no local.

Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


cumps
22 x 185w Suntech 4070w
Inversor DanFoss 3600º
Térmico 24 tubos Vácuo 250L
SOL, ESTOU PRONTO!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
André Ferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: terça nov 23, 2010 10:55 am

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por André Ferreira »

ois.

alguém me pode ajudar com as leituras que o inversor dá? o engenheiro esteve aqui e diz que a instalação está óptima e que os valores são normais. eu não estava cá quando ele cá veio e isto foi-me dito por telefone.

já estive a mexer no inversor para ver esses tais valores mas não percebo nada daquilo.

ficam aqui fotos dos dois valores que se conseguem ver se ligar-mos o inversor.

Imagem


Imagem


Imagem


Imagem

obrigado!
22 x 185w Suntech 4070w
Inversor DanFoss 3600º
Térmico 24 tubos Vácuo 250L
SOL, ESTOU PRONTO!!


koalakoala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: quarta out 21, 2009 4:22 pm

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por koalakoala »

boa tarde colega,
não conheço este inversor, só posso falar do meu que é um sma, mas vou dar a minha opinião.
não conheço a instalação, mas com 22 painéis de certeza que tem a instalação dividida em 2 strings de 11 painéis cada uma.
então cc1 e cc2 serão as strings 1 e 2.
65w e 38w será a potência que está a debitar cada string nesse momento.
0,132a e 0,084a será a corrente de cada string nesse momento.
457v será a tensão em cada string.
mas por estes valores de tensão, corrente e potência (não sei que horas eram quando foram tiradas as fotos) esta instalação não estava a produzir nada.
explico: com tensões de 457v é claramente uma tensão de circuito aberto ou quase, porque tendo painéis com 45v de tensão em circuito aberto teremos com 11 painéis cerca de 495v.
quando estamos em produção irá subir a potência e a corrente baixando a tensão que neste caso teremos que ter cerca de 400v, isto tudo em tensões, correntes e potência dc, e estamos a falar quando se atinge a nominal da instalação.
é necessário ver quando estiver em produção se as duas strings estão equilibradas.

espero ter ajudado.
koalakoala

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
André Ferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: terça nov 23, 2010 10:55 am

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por André Ferreira »

koalakoala Escreveu:boa tarde colega,
não conheço este inversor, só posso falar do meu que é um sma, mas vou dar a minha opinião.
não conheço a instalação, mas com 22 painéis de certeza que tem a instalação dividida em 2 strings de 11 painéis cada uma.
então cc1 e cc2 serão as strings 1 e 2.
65w e 38w será a potência que está a debitar cada string nesse momento.
0,132a e 0,084a será a corrente de cada string nesse momento.
457v será a tensão em cada string.
mas por estes valores de tensão, corrente e potência (não sei que horas eram quando foram tiradas as fotos) esta instalação não estava a produzir nada.
explico: com tensões de 457v é claramente uma tensão de circuito aberto ou quase, porque tendo painéis com 45v de tensão em circuito aberto teremos com 11 painéis cerca de 495v.
quando estamos em produção irá subir a potência e a corrente baixando a tensão que neste caso teremos que ter cerca de 400v, isto tudo em tensões, correntes e potência dc, e estamos a falar quando se atinge a nominal da instalação.
é necessário ver quando estiver em produção se as duas strings estão equilibradas.

espero ter ajudado.
koalakoala
obrigado pela ajuda koalakoala. percebi mais ou menos.

atenção que ainda não está ligado à rede. ainda nem o contador e modem estão instalados. os painéis apenas estão já ligados ao inversor. o inversor está desligado, mas quando o ligo dá-me aqueles valores. as fotos tirei às 13h e estavam todos ao sol embora estejam alguns muito sujos ainda com pó das obras que aqui decorrem, será por isso que havia diferenças nos valores de potencia: 65w para 38w e de corrente0,131a para 0,084a? não deveriam estar mais ou menos iguais tal como estão na tensão?

apenas gostava de saber se com estes valores que o inversor já dá para saber mais ou menos que produções esperar.

aqui ficam os valores de agora mesmo 18h.15m:

voltagem fv1: 453.0 v
voltagem fv2: 454.0 v

ent.cc1:
65w
0,108a
457v

ent. cc2:
27w
0,060a
457v

curioso é que nos menus do inversor os valores denominados ent.cc1 e ent.cc2 são submenus de um outro chamado valores máximos. será que são mesmo os actuais (produção na hora)?

obrigado.
22 x 185w Suntech 4070w
Inversor DanFoss 3600º
Térmico 24 tubos Vácuo 250L
SOL, ESTOU PRONTO!!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por visitante1 »

viva,
assim não dará para concluir nada acerca de produção.
para já pode-se basear no comentário do koalakoala, quando ligar o inversor que até pode ser a uma tomada de sua casa poderemos ajudar melhor.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por jama »

andré ferreira Escreveu:
koalakoala Escreveu:boa tarde colega,
não conheço este inversor, só posso falar do meu que é um sma, mas vou dar a minha opinião.
não conheço a instalação, mas com 22 painéis de certeza que tem a instalação dividida em 2 strings de 11 painéis cada uma.
então cc1 e cc2 serão as strings 1 e 2.
65w e 38w será a potência que está a debitar cada string nesse momento.
0,132a e 0,084a será a corrente de cada string nesse momento.
457v será a tensão em cada string.
mas por estes valores de tensão, corrente e potência (não sei que horas eram quando foram tiradas as fotos) esta instalação não estava a produzir nada.
explico: com tensões de 457v é claramente uma tensão de circuito aberto ou quase, porque tendo painéis com 45v de tensão em circuito aberto teremos com 11 painéis cerca de 495v.
quando estamos em produção irá subir a potência e a corrente baixando a tensão que neste caso teremos que ter cerca de 400v, isto tudo em tensões, correntes e potência dc, e estamos a falar quando se atinge a nominal da instalação.
é necessário ver quando estiver em produção se as duas strings estão equilibradas.

espero ter ajudado.
koalakoala
obrigado pela ajuda koalakoala. percebi mais ou menos.

atenção que ainda não está ligado à rede. ainda nem o contador e modem estão instalados. os painéis apenas estão já ligados ao inversor. o inversor está desligado, mas quando o ligo dá-me aqueles valores. as fotos tirei às 13h e estavam todos ao sol embora estejam alguns muito sujos ainda com pó das obras que aqui decorrem, será por isso que havia diferenças nos valores de potencia: 65w para 38w e de corrente0,131a para 0,084a? não deveriam estar mais ou menos iguais tal como estão na tensão?

apenas gostava de saber se com estes valores que o inversor já dá para saber mais ou menos que produções esperar.

aqui ficam os valores de agora mesmo 18h.15m:

voltagem fv1: 453.0 v
voltagem fv2: 454.0 v

ent.cc1:
65w
0,108a
457v

ent. cc2:
27w
0,060a
457v

curioso é que nos menus do inversor os valores denominados ent.cc1 e ent.cc2 são submenus de um outro chamado valores máximos. será que são mesmo os actuais (produção na hora)?

obrigado.
boa tarde, o inversor sem estar ligado á rede, pura e simplesmente nao trabalha.deve haver ai alguma confusao, pode sim experrimentar como diz o nosso colega nunes liga-lo a uma ficha de casa, ai sim a energia que os paineis estiverem a produzir vai ser consumida na casa e o restante vai para a rede, eu fiz isso na minha instalaçao a titulo experimental.
atençao se nao tiver conhecimento como fazer o ensaio aconselhava-o a nao mexer porque a electricidade como diz o outro "é lenha do diabo"
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
André Ferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: terça nov 23, 2010 10:55 am

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por André Ferreira »

pois bem me parecia. então fui "levado" pelo engenheiro que diz que os valores que o inversor apresenta agora sempre que é ligado estão bons.

gostava de fazer isso de injectar o que os painéis produzem em casa para experimentar e/ou até poupar algum até que as inspecções/contrato/ligação à rede aconteçam. isso é difícil de fazer? tenho cabo e fichas mas tenho medo de mexer onde não sei.

obrigado pelas ajudas
22 x 185w Suntech 4070w
Inversor DanFoss 3600º
Térmico 24 tubos Vácuo 250L
SOL, ESTOU PRONTO!!

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por jama »

andré ferreira Escreveu:pois bem me parecia. então fui "levado" pelo engenheiro que diz que os valores que o inversor apresenta agora sempre que é ligado estão bons.

gostava de fazer isso de injectar o que os painéis produzem em casa para experimentar e/ou até poupar algum até que as inspecções/contrato/ligação à rede aconteçam. isso é difícil de fazer? tenho cabo e fichas mas tenho medo de mexer onde não sei.

obrigado pelas ajudas
andre o sr. acabou de dizer tudo.
tenho medo de mexer onde não sei.
aconselhava-o a nao mexer , ou entao chamar alguem capaz.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por alexjp4 »

[quote="andré ferreira"]boas!

já cá "canta" o resto do material

a estrutura foi trocada por uma resistente à oxidação.
o inversor, contador, modem, caixas e cabos chegaram também hoje.

boas

parabens pela instalação e boa sorte!
o vendedor a mim tambem me disse que a estrutura seria uma e no fim trouseram-me outra, só que estive mais de um mês a espera que a viessem trocar, como eu estava a perder dinheiro porque nunca mais tinha os paineis montados, eles estavam a espera que eu aceitasse a estrutura, só que não a aceitei e em vez de ter a mp a produzir logo em janeiro só em março é que começou.
pelo menos ainda vai havendo instaladores honestos!

bom sol!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
André Ferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: terça nov 23, 2010 10:55 am

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por André Ferreira »

boas!!
foi hoje a inspecção e passou sem qualquer problema a apontar. tudo estava ok e agora é só esperar o contrato. este processo costuma ser quanto tempo?

entretanto tenho estado um bocado afastado do forum e posso dizer que já tenho o tal bypass do inversor para casa. o inversor está neste momento a 3357w e teve pico de 3440w. não tenho ainda noção sem isso é bom ou mau mas tendo em conta as perdas devido à temperatura dos paineis, é capaz de estar bom.

com umas ligações dia sim dia não e de cerca de uma hora por dia, no máximo duas, tenho já 15kw produzidos. hoje vou liguei ao meio dia e vou deixar estar até à noite pra ver quanto dá o total.

quero aproveitar não estar a vender ainda para fazer uns testes de arrefecimento dos paineis com aspersores.

cumps a todos e obrigado pelas dicas!

bom sol!
22 x 185w Suntech 4070w
Inversor DanFoss 3600º
Térmico 24 tubos Vácuo 250L
SOL, ESTOU PRONTO!!


koalakoala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: quarta out 21, 2009 4:22 pm

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por koalakoala »

parabéns,
no meu caso, 10 dias úteis desde a vistoria.

cumprimentos,
koalakoala

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
André Ferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: terça nov 23, 2010 10:55 am

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por André Ferreira »

obrigado!
dez dias uteis, hum então talvez ainda este mes me torne microprodutor

hoje estou a fazer um teste mais prolongado aos paineis. desde as 12:30 ate as 15:30 produziu 9,5kw o k me deixa bem animado uma vez q foram so tres horas. ao fim do dia ja vejo o total (sem a manha claro)

cumps
22 x 185w Suntech 4070w
Inversor DanFoss 3600º
Térmico 24 tubos Vácuo 250L
SOL, ESTOU PRONTO!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
André Ferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: terça nov 23, 2010 10:55 am

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por André Ferreira »

oi.
ontem fez 15.00kw desde as 12:30 ate o sol se por e teve um pico de 3440w.
vamos ver hoje que é o primeiro teste a serio (um dia inteiro e com ceu limpinho).
22 x 185w Suntech 4070w
Inversor DanFoss 3600º
Térmico 24 tubos Vácuo 250L
SOL, ESTOU PRONTO!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
André Ferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: terça nov 23, 2010 10:55 am

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por André Ferreira »

resultados:

1º dia inteiro a trabalhar:
sol e céu limpo:

24.452kw

o que acham tendo em conta a potência instalada de 4070kw?
acho que esperava um pouco mais tendo em conta o céu limpo mas também não tenho muita potência instalada e estamos em maio...
22 x 185w Suntech 4070w
Inversor DanFoss 3600º
Térmico 24 tubos Vácuo 250L
SOL, ESTOU PRONTO!!


koalakoala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: quarta out 21, 2009 4:22 pm

Re: Futura Micro - 3.45 - Fixa - Centro país 1km praia

Mensagem por koalakoala »

a olhar para essa produção parece que estou a ver a minha.
fiz precisamente o mesmo que tu, 24,45kw.

cumprimentos,
koalakoala

Responder

Voltar para “Projectos”