MicroGeração fixa 3,68 KW Braga

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Autor do tópico
Baccata
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda jan 03, 2011 6:43 pm

MicroGeração fixa 3,68 KW Braga

Mensagem por Baccata »

saudações ao fórum

depois de me ter apresentado há alguns dias no tópico do jama, venho dar aqui conta das propostas que já tenho em meu poder. gostaria de obter os v/ comentários e sugestões.
a instalação é fixa, em cima de telhado inclinado e não tenho grandes problemas de área, daí estar também a pedir propostas para painéis em thin film.

solução 1:
painéis bosch um si thinfilm área: 57,2 m2
40 * 105wp = 4200 w
inversor: kaco powador 4202(indicado p/ thin film)
preço: 16950€
produção estimada para o 1.º ano pelo instalador: 6,39 mwh

solução 2:
painéis solar plus a-si thinfilm área: 63,25 m2
80 * 48wp = 3840 w
inversor: danfoss ulx 3600 hv(2 entradas mppt, pois provavelmente necessito ocupar 2 águas do telhado)
preço: 13950€
produção estimada para o 1.º ano pelo instalador: 5,75 mwh

solução 3
painéis sharp nu 180e1
24 * 180wp = 4320 w
inversor: fronius ig40
preço: 17500€
produção estimada para o 1.º ano pelo instalador: 5,90 mwh

solução 4
painéis up solar 220wp
20 * 220wp = 4400 w
inversor: solarmax 4200s
preço: 16950€
produção estimada para o 1.º ano pelo instalador: 5,90 mwh

solução 5
painéis up solar 220wp
22 * 220wp = 4840 w
inversor: solarmax 4200s
preço: 17740€
produção estimada para o 1.º ano pelo instalador: 6,44 mwh

conto com a v/ ajuda. se alguém me pudesse confirmar se as produções estimadas estão correctas, agradecia.

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: MicroGeração fixa 3,68 KW Braga

Mensagem por jama »

baccata Escreveu:saudações ao fórum

depois de me ter apresentado há alguns dias no tópico do jama, venho dar aqui conta das propostas que já tenho em meu poder. gostaria de obter os v/ comentários e sugestões.
a instalação é fixa, em cima de telhado inclinado e não tenho grandes problemas de área, daí estar também a pedir propostas para painéis em thin film.

solução 1:
painéis bosch um si thinfilm área: 57,2 m2
40 * 105wp = 4200 w
inversor: kaco powador 4202(indicado p/ thin film)
preço: 16950€
produção estimada para o 1.º ano pelo instalador: 6,39 mwh

solução 2:
painéis solar plus a-si thinfilm área: 63,25 m2
80 * 48wp = 3840 w
inversor: danfoss ulx 3600 hv(2 entradas mppt, pois provavelmente necessito ocupar 2 águas do telhado)
preço: 13950€
produção estimada para o 1.º ano pelo instalador: 5,75 mwh

solução 3
painéis sharp nu 180e1
24 * 180wp = 4320 w
inversor: fronius ig40
preço: 17500€
produção estimada para o 1.º ano pelo instalador: 5,90 mwh

solução 4
painéis up solar 220wp
20 * 220wp = 4400 w
inversor: solarmax 4200s
preço: 16950€
produção estimada para o 1.º ano pelo instalador: 5,90 mwh

solução 5
painéis up solar 220wp
22 * 220wp = 4840 w
inversor: solarmax 4200s
preço: 17740€
produção estimada para o 1.º ano pelo instalador: 6,44 mwh

conto com a v/ ajuda. se alguém me pudesse confirmar se as produções estimadas estão correctas, agradecia.
boas, eu optava pela soluçao 5, só que trocava o inversor solar max pelo fonius ig 40, com essa potencia de paineis 4840wp penso que pode facilmente ultrapassar os 6,44mwh num ano.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: MicroGeração fixa 3,68 KW Braga

Mensagem por PaulOL »

boas! baccata

siga o conselho do "jama" e estou certo que não se vai arrepender...


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: MicroGeração fixa 3,68 KW Braga

Mensagem por JDuarte »

paulol Escreveu:boas! baccata

siga o conselho do "jama" e estou certo que não se vai arrepender...
a solução 5 parece-me a mais equilibrada, embora a solução 1 tenha praticamente o mesmo desempenho com um inversor que supostamente está limitado a 3500w. se a solução 1 levar mais 2 paineis e o kaco for o 3600xi a previsão pvsyst salta para os 6800kw/ano mantendo um preço inferior à solução 5.

cmps,

Avatar do Utilizador

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: MicroGeração fixa 3,68 KW Braga

Mensagem por Bubas »

boas ,

solução 5 sem dúvida. boa potência de painéis e um bom inversor.
eu tenho menos potência (4.6kw), cerca de 40º desfazado em relação ao sul, 29º de inclinação, e estou à espera, segundo calculos do programa da solarmax, pelo menos 6,4kw anuais. agora, se houver mais euritos, o fronius melhorará os resultados, embora a potência nominal/máxima do inversor solarmax para portugal seja de 3680w/4050w, a potência nominal/maxima do ig40 é de 3500/4100w, mas há fotos no fórum com ele a debitar mais de 4400w. a vantagem deste último é que leva até 5.5kw de painéis, mas no regime bonificado penso que não é permitido. possuo uma "abelha da solarmax" e é como um relógio suiço. problemas associados máquina até agora, nenhum, mas ainda é cedo. um ponto que deves ter em atenção e muito importante, aliás, muito comentado neste fórum: a tensão da rede. mas isso, poderás ver no meu post, porque tudo é bom quando corre bem, mas por vezes as cascas de banana que se atravessam no nosso caminho poderão gerar alguns dissabores.

fica bem, boa sorte e que o sol esteja comnosco.

bubas

"abelhas sem comida, colmeia perdida"


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: MicroGeração fixa 3,68 KW Braga

Mensagem por Valter Silva »

bubas Escreveu:boas ,

solução 5 sem dúvida. boa potência de painéis e um bom inversor.
eu tenho menos potência (4.6kw), cerca de 40º desfazado em relação ao sul, 29º de inclinação, e estou à espera, segundo calculos do programa da solarmax, pelo menos 6,4kw anuais. agora, se houver mais euritos, o fronius melhorará os resultados, embora a potência nominal/máxima do inversor solarmax para portugal seja de 3680w/4050w, a potência nominal/maxima do ig40 é de 3500/4100w, mas há fotos no fórum com ele a debitar mais de 4400w. a vantagem deste último é que leva até 5.5kw de painéis, mas no regime bonificado penso que não é permitido. possuo uma "abelha da solarmax" e é como um relógio suiço. problemas associados máquina até agora, nenhum, mas ainda é cedo. um ponto que deves ter em atenção e muito importante, aliás, muito comentado neste fórum: a tensão da rede. mas isso, poderás ver no meu post, porque tudo é bom quando corre bem, mas por vezes as cascas de banana que se atravessam no nosso caminho poderão gerar alguns dissabores.

fica bem, boa sorte e que o sol esteja comnosco.

bubas

"abelhas sem comida, colmeia perdida"
só um pequeno comentário a este excelente post.
na parte dc (painéis) pode-se meter o que nos apetecer, a lei não limita nada... o limite é o céu, a imaginação e o inversor
abraços
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


jose jose
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: quarta out 21, 2009 7:58 am

Re: MicroGeração fixa 3,68 KW Braga

Mensagem por jose jose »

bubas Escreveu:boas ,

solução 5 sem dúvida. boa potência de painéis e um bom inversor.
eu tenho menos potência (4.6kw), cerca de 40º desfazado em relação ao sul, 29º de inclinação, e estou à espera, segundo calculos do programa da solarmax, pelo menos 6,4kw anuais. agora, se houver mais euritos, o fronius melhorará os resultados, embora a potência nominal/máxima do inversor solarmax para portugal seja de 3680w/4050w, a potência nominal/maxima do ig40 é de 3500/4100w, mas há fotos no fórum com ele a debitar mais de 4400w. a vantagem deste último é que leva até 5.5kw de painéis, mas no regime bonificado penso que não é permitido. possuo uma "abelha da solarmax" e é como um relógio suiço. problemas associados máquina até agora, nenhum, mas ainda é cedo. um ponto que deves ter em atenção e muito importante, aliás, muito comentado neste fórum: a tensão da rede. mas isso, poderás ver no meu post, porque tudo é bom quando corre bem, mas por vezes as cascas de banana que se atravessam no nosso caminho poderão gerar alguns dissabores.

fica bem, boa sorte e que o sol esteja comnosco.

bubas

"abelhas sem comida, colmeia perdida"

o solarmax nao passa dos 3680.

eu ja la vao 6 mesees e os problemas de tensao continuam e nao sei por quanto mais tempo ou vai acavar como esta.

Avatar do Utilizador

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: MicroGeração fixa 3,68 KW Braga

Mensagem por Bubas »

boas ,

o modelo solarmax 4200s mudou algumas das caracteristicas. para portugal foi aumentada a potência máxima dos antigos 3680w para 4050w. esta é a informação contida nas caracteristicas para portugal. quanto à tensão da rede, também tive esses problemas que foram solucionados após reclamações junto da edp, o que originou a vinda por duas vezes de técnicos. estes resolveram o problema baixando um pontinho no poste de transformação. pelo menos, foi isto que um dos técnicos me informou. houve alturas em que a tensão acusava 260v .
agora, está tudo normal e a mp funciona normalmente.
a meteo é que eu "ainda" não consegui resolver !

fica bem,

bubas


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: MicroGeração fixa 3,68 KW Braga

Mensagem por JDuarte »

boas,

problemas de tensão... aqui pelas caldas melhorou mas não ficou totalmente resolvido... ao fim de semana continua terrível! não sei se é pelo menor consumo, uma vez que moro perto de um polo industrial e as fábricas estão paradas.
ontem por exemplo esteve sempre entre os 255 e os 260v. na instalação vizinha, outra fase, o kaco chegou a mostrar 265v.

hoje por exemplo ainda não passou dos 250v.

votos de muito sol,


jose jose
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: quarta out 21, 2009 7:58 am

Re: MicroGeração fixa 3,68 KW Braga

Mensagem por jose jose »

jduarte Escreveu:boas,

problemas de tensão... aqui pelas caldas melhorou mas não ficou totalmente resolvido... ao fim de semana continua terrível! não sei se é pelo menor consumo, uma vez que moro perto de um polo industrial e as fábricas estão paradas.
ontem por exemplo esteve sempre entre os 255 e os 260v. na instalação vizinha, outra fase, o kaco chegou a mostrar 265v.

hoje por exemplo ainda não passou dos 250v.

votos de muito sol,
pelo menos nao desliga o inversoror, o meu desliga muitas vezes.


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: MicroGeração fixa 3,68 KW Braga

Mensagem por Valter Silva »

jose jose Escreveu:
jduarte Escreveu:boas,

problemas de tensão... aqui pelas caldas melhorou mas não ficou totalmente resolvido... ao fim de semana continua terrível! não sei se é pelo menor consumo, uma vez que moro perto de um polo industrial e as fábricas estão paradas.
ontem por exemplo esteve sempre entre os 255 e os 260v. na instalação vizinha, outra fase, o kaco chegou a mostrar 265v.

hoje por exemplo ainda não passou dos 250v.

votos de muito sol,
pelo menos nao desliga o inversoror, o meu desliga muitas vezes.
se o problema é tensão elevada tens de chatear a edp. eles têm de resolver, e, têm resolvido. o teu instalador tem de te ajudar na pressão junto da edp.
já mediste tu a tensão ? quanto dá ? isso tem de ser resolvido. quando o inversor corta qual a tensão que tens ? nunca te arderam electrodomésticos?

eu estou a 50mt de um pt numa zona residencial e não tive problemas
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


hrff
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quinta ago 26, 2010 3:20 pm

Re: MicroGeração fixa 3,68 KW Braga

Mensagem por hrff »

boa tarde,

acho que tem bons orçamentos, tanto tecnicamente como economicamente.
já agora esses preços são com ou sem iva?

abc


jose jose
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: quarta out 21, 2009 7:58 am

Re: MicroGeração fixa 3,68 KW Braga

Mensagem por jose jose »

valter silva Escreveu:
jose jose Escreveu:
jduarte Escreveu:boas,

problemas de tensão... aqui pelas caldas melhorou mas não ficou totalmente resolvido... ao fim de semana continua terrível! não sei se é pelo menor consumo, uma vez que moro perto de um polo industrial e as fábricas estão paradas.
ontem por exemplo esteve sempre entre os 255 e os 260v. na instalação vizinha, outra fase, o kaco chegou a mostrar 265v.

hoje por exemplo ainda não passou dos 250v.

votos de muito sol,
pelo menos nao desliga o inversoror, o meu desliga muitas vezes.
se o problema é tensão elevada tens de chatear a edp. eles têm de resolver, e, têm resolvido. o teu instalador tem de te ajudar na pressão junto da edp.



já mediste tu a tensão ? quanto dá ? isso tem de ser resolvido.




quando o inversor corta qual a tensão que tens ? nunca te arderam electrodomésticos?



eu estou a 50mt de um pt numa zona residencial e não tive problemas
isso e o que tenho feito chatear ,eles alegam quando a central liga a tensao sobe muito e de facto sobe uns 25 a 30 v mas o tecnico da obra dis que a secçao de entrega e muito fina


vai ao limite do inversor 262v





quando corta vai de 220a 258v é muito instavel .

abraço


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: MicroGeração fixa 3,68 KW Braga

Mensagem por Valter Silva »

jose jose Escreveu:
isso e o que tenho feito chatear ,eles alegam quando a central liga a tensao sobe muito e de facto sobe uns 25 a 30 v mas o tecnico da obra dis que a secçao de entrega e muito fina


vai ao limite do inversor 262v





quando corta vai de 220a 258v é muito instavel .

abraço
josé,

não percebi a resposta.... central, que central ??

o técnico não sabe o que está a dizer, porque se soubesse saberia que quanto menor a secção maior a resistência e logo menor tensão teria disponível (para a mesma corrente)....

e, se o técnico soubesse o que diz, saberia que a tensão pode ser medida com corrente 0 (não quer dizer que seja). isto leva a que a secção não tenha interferência no caso.

isso de a tensão ser muito instável tem de ter uma causa, que tem de ser descoberta. até porque a edp é obrigada a determinada qualidade de energia....
em que zona do país se encontra ?
abraços
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


jose jose
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: quarta out 21, 2009 7:58 am

Re: MicroGeração fixa 3,68 KW Braga

Mensagem por jose jose »

valter silva Escreveu:
jose jose Escreveu:
isso e o que tenho feito chatear ,eles alegam quando a central liga a tensao sobe muito e de facto sobe uns 25 a 30 v mas o tecnico da obra dis que a secçao de entrega e muito fina


vai ao limite do inversor 262v





quando corta vai de 220a 258v é muito instavel .

abraço
josé,

não percebi a resposta.... central, que central ??

o técnico não sabe o que está a dizer, porque se soubesse saberia que quanto menor a secção maior a resistência e logo menor tensão teria disponível (para a mesma corrente)....

e, se o técnico soubesse o que diz, saberia que a tensão pode ser medida com corrente 0 (não quer dizer que seja). isto leva a que a secção não tenha interferência no caso.

isso de a tensão ser muito instável tem de ter uma causa, que tem de ser descoberta. até porque a edp é obrigada a determinada qualidade de energia....
em que zona do país se encontra ?
abraços

a central fotovoltaica.
a zona e braga
nao acho normal quando começa a ingectar ao mximo a tensao subir 25a30v
abraço


Autor do tópico
Baccata
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda jan 03, 2011 6:43 pm

Re: MicroGeração fixa 3,68 KW Braga

Mensagem por Baccata »

saudações ao fórum

obrigado pelos v/ contributos. depois da mensagem inicial, já esqueci os painéis em thin film porque concluí que a área afinal é curta.

perguntaram se os orçamentos eram com ou sem iva. são com iva.

quanto à questão principal - o que adquirir - continuo à procura da melhor solução. em princípio vou mesmo para o inversor fronius ig 40 já que tenho propostas para um kit c/ 5000 w de painéis abaixo dos 18000 euros (iva incluído). mas não vou adjudicar até ter confirmação do m/ registo no srm.

quanto à questão da tensão da rede, que pelo vistos é um problema para muitos, fiz hoje uma medição e estava tudo ok, ou seja, a tensão variou entre 228v e 231v.

já agora coloco uma questão. a distância que irá do inversor ao contador andará pelos 60 metros. será que poderei ter perdas significativas? que cabo exigir para as minimizar?

abraço


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: MicroGeração fixa 3,68 KW Braga

Mensagem por PaulOL »

baccata Escreveu:saudações ao fórum

já agora coloco uma questão. a distância que irá do inversor ao contador andará pelos 60 metros. será que poderei ter perdas significativas? que cabo exigir para as minimizar?

abraço

boas! baccata

para essa distancia eu optava pelo cabo xv 2x16, para não correr qualquer risco, embora haverá com aconselhe o xv 3g10!

boas opções!

Responder

Voltar para “Projectos”