resposta a um e'mail sobre este assunto

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda nov 30, 2009 11:50 am

resposta a um e'mail sobre este assunto

Mensagem por Paixão »

está praticamente decidido, vou mesmo desistir da autonomia e ligar-me a edp.

para ajudar ainda mais na decisão, recebi um e'mail de uma empresa que comercializa estes sistemas:

(...)
mesmo que o seu local fosse de muito vento, aconselharíamos sempre fotovoltaicos também ou seja um sistema híbrido. para além disso teria de ser muito bem estudado os consumos da casa para que o nº de baterias fosse adequado. temos sempre que contar a existência de dias sem vento e sem produção solar e para tal um sistema de apoio é sempre importante, seja gerador ou mesmo a rede nacional.
aconselho, isso sim, que pondere a possibilidade de piso radiante para aquecimento da casa ( já que a está a construir de raiz ) e sem margem de duvida, colectores solares para aquecimento das águas sanitárias, banhos e máquinas de lavar roupa e loiça, que com pequenos dispositivos a água é introduzia nas máquinas já aquecida, criando assim uma baixa de consumo das mesmas.
quanto á iluminação, existe já no mercado os candeeiros exteriores solares com pequenas baterias e para iluminação interior lâmpadas led com duração de 30 anos.
para finalizar, não lhe vou dizer, que não seja possível ter uma casa completamente autónoma em termos energéticos mas, os custos provavelmente não compensam.
pense em fazer a baixada e tentar equipar a casa de uma forma energética da qual resulte poupança, pode até mesmo instalar um sistema fotovoltaico de microgeração e vender á edp a energia. estes equipamentos tem entre 25 a 30 anos de vida, os primeiros 8 a 10 anos são para pagamento do investimento, os restantes para seu proveito.
espero ter ajudado a esclarece-lo, se necessitar de mais alguma informação estou ao seu inteiro dispor .

atentamente

(...)

acho que vou mesmo seguir esta sugestão. a questão da microgeração para vender à edp...isso é que ainda não sei. mas ainda tenho tempo de pensar!

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jan 06, 2011 4:33 pm

Re: resposta a um e'mail sobre este assunto

Mensagem por Goahead »

paixão,

obrigado por expores aqui a resposta. irá com certeza "abrir os olhos" a muita gente.
ajudará os membros a perceber o que podem esperar de um sistema solar e eolico e deixar-mos de ver neste forum pessoas a afirmar que constroem/vendem geradores ou paineis para nos tornarem autonomos!.

finalmente uma empresa séria...vem de encontro com aquilo que já eu e outros te tinham respondido no topico...é possivel viver sem edp mas depende da "bitola" do que é qualidade de vida. é tudo muito bonito quando vivemos numa cabana sem filhos. a nossa realidade é outra.
sem querer ferir suscetibilidades, não digas que vais seguir a opinião dos profissionais de "venda", mas sim as opiniões sérias de alguns membros dos foruns que tem mais anos de experiencia que muitas empresas criadas no sistema simplex!.

deixa-me acrescentar outro aspecto importante:
tenho um colega que instalou paineis fotovoltaicos em estrutura rotativa + gerador eolico 3metros e recebe uma media de 150€ mes da edp. parece bom não é? errado.
està arrependido do investimento.
para pagar o investimento terá de esperar 11 anos e após esse periodo de 11 terá manutenções a fazer...bem..após 8 anos os paineis terão perdido 20% da capacidade de produção. mas é melhor nem pensar nessas perdas.
os contractos com edp são só de 5 anos..o que vai acontecer depois?
outro problema que existe no contracto é o que a rede paga, pois é subdividido entre paineis e eolica e tendo os dois sistemas o preço do kw/h é menor do que ter somente paineis. partem do principio que a energia eolica produzida será maior, logo pagam menos.

se o objectivo é fazer dinheiro...existem outros investimentos que rendem muito mais em menos tempo.
se o objectivo é levantar uma bandeira e dizer que "eu sou verde"...então mais vale perceber como reduzir consumos em casa, do que sustentar a chuli-se!

goahead

Responder

Voltar para “Energia Eólica”