Imans, discos e disposição dos mesmos ????

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm

Imans, discos e disposição dos mesmos ????

Mensagem por silva_fuinha »

queria apenas um pequeno esclarecimento.
recorrendo ao mesmo tipo de imans (do mesmo tamanho de formato rectangular),e à sua disposição, se forem colocados mais perto ou mais afastados, interfere directamente no tamanho dos pratos de ferro, ou seja se os aproximar-mos mais, o tamanho dos discos pode ser mais pequeno, e se os afastar-mos mais, o disco tem de ser maior, muito embora isso vá interferir tb directamente no tamanho das bobines pois o espaço vai condicionar o tamanho destas, correcto?
mas se recorrer-mos a imans de formato triangular como o da fig. acontece a mesma coisa, muito embora, as superfícies dos imans (lateralmente) tenham a possibilidade de ficar mais encostadas umas as outras, interferindo da mesma forma no tamanho das bobines.
para chegar ao seguinte, uma grande duvida:
- o facto dos imans estarem mais próximos ou mais afastados interfere no rendimento do gerador? é melhor estarem mais juntos ou mais afastados?
-esse mesmo facto, faz aquecer mais ou menos o estator, estando os imans mais afastados o estator aquece menos, e vice versa, se estiverem mais próximos aquece mais?,
- por outro lado estando mais próximos, favorece os campos magnéticos, e a produção de energia? ou não interfere coisa alguma.
- e por fim, o tamanho dos discos tem de ser proporcional a qualquer outro componente, do gerador( e mesmo a sua espessura) , ou não.
nesta altura do campeonato esta duvidas parecem um pouco ambiguas, mas surgiram, e eu apenas queria ficar mais esclarecido.
por certo devem ser as duvidas de mais alguém tb, mas, agradecia se me pudessem dar uma ajuda, obrigado.
Anexos

[A extensão pptx foi desativada e não pode ser exibida.]

Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

Re: Imans, discos e disposição dos mesmos ????

esquema visivel.
Anexos
imans e disposição.jpg

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jan 06, 2011 4:33 pm

Mensagem por Goahead »

silva_fuinha Escreveu:queria apenas um pequeno esclarecimento.
recorrendo ao mesmo tipo de imans (do mesmo tamanho de formato rectangular),e à sua disposição, se forem colocados mais perto ou mais afastados, interfere directamente no tamanho dos pratos de ferro, ou seja se os aproximar-mos mais, o tamanho dos discos pode ser mais pequeno, e se os afastar-mos mais, o disco tem de ser maior, muito embora isso vá interferir tb directamente no tamanho das bobines pois o espaço vai condicionar o tamanho destas, correcto?
mas se recorrer-mos a imans de formato triangular como o da fig. acontece a mesma coisa, muito embora, as superfícies dos imans (lateralmente) tenham a possibilidade de ficar mais encostadas umas as outras, interferindo da mesma forma no tamanho das bobines.
para chegar ao seguinte, uma grande duvida:
- o facto dos imans estarem mais próximos ou mais afastados interfere no rendimento do gerador? é melhor estarem mais juntos ou mais afastados?
-esse mesmo facto, faz aquecer mais ou menos o estator, estando os imans mais afastados o estator aquece menos, e vice versa, se estiverem mais próximos aquece mais?,
- por outro lado estando mais próximos, favorece os campos magnéticos, e a produção de energia? ou não interfere coisa alguma.
- e por fim, o tamanho dos discos tem de ser proporcional a qualquer outro componente, do gerador( e mesmo a sua espessura) , ou não.
nesta altura do campeonato esta duvidas parecem um pouco ambiguas, mas surgiram, e eu apenas queria ficar mais esclarecido.
por certo devem ser as duvidas de mais alguém tb, mas, agradecia se me pudessem dar uma ajuda, obrigado.
- interfere no rendimento o facto dos imans estarem mais proximos...pois o fluxo deixará de passar pelas bobines na totalidade, pois vai haver fluxo que irá directamente para o iman ao lado.
- o aquecimento do stator só tem a ver com a corrente que passa nas bobines, derivado da resistencia das mesmas.
- sim...a espessura dos rotors dependem da altura dos imans, que depende a estabilidade mecanica, com tamanho dos rotors são dependem da area dos imans, com o espaçamento dos imans, que estão relacionados com o tamanho das bobines que está relacionado com o numero de fases etc etc
está tudo interligado.

goahead

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

atendendo ao que o goahead disse, o aquecimento está relacionado com a corrente alternada que circula no conductor logo tambem com o diametro do fio usado. para o maximo rendimento emparelha-se dois discos rotores com imãs permanentes de cada lado do estator onde ficam as bobinas colectoras para melhor concentracção do fluxo. no caso de um disco rotor simples afasta ligeiramente os imãs para arqueares os campos magneticos, se souberes podes construir "dentes" magneticos usando 3 imãs ortogonais entre si. é tudo.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Goahead »

bluesky,
deixa-me ainda acrescentar:

calor dissipado nas bobines, é igual a watts perdidos no gerador devido a resistencia das bobines.

i^2 r = watts. amps x amps x ohms bobines = watts.

quanto menor o comprimento e maior o diamentro do fio, menor a resistencia.
quanto menor for a resistencia das bobines, menos watts para dissipar, logo maior eficiencia do gerador.

goahead

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

muito interessante," ...só sei que nada sei..." já é velho mas.......
eu estava a pensar na possibilidade de se poder diminuir o diâmetro dos discos, pois quanto maiores mais pesados, e realmente o gerador total fica bastante pesado, não é brincadeira nenhuma.
obrigado pela informação.

tiktak
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta abr 29, 2010 10:57 pm

Mensagem por tiktak »

goahead Escreveu:
silva_fuinha Escreveu: - interfere no rendimento o facto dos imans estarem mais proximos...pois o fluxo deixará de passar pelas bobines na totalidade, pois vai haver fluxo que irá directamente para o iman ao lado.

-quote]

goahead
olá goahead;
isso quer dizer que no esquema apresentado por silva,o mais eficiente, é o desenho da direita,o circulo maior?

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Goahead »

correcto.

tudo é feito com compromisso. não vais querer os imans afastados 10cm entre eles, pois terias um disco com um diametro gigantesco e pesado...o rolamento precisaria de aguentar forças altissimas.

quanto maior o afastamento, tambem maior será o espaço disponivel para bobinar fio mais grosso, logo a eficiencia e potencia possivel de gerar será maior, mas logo terá de ter pás maiores ou na realidade terá discos enormes e a potencia de saida possivel será sempre a mesma. isto para dizer que está tudo interligado.

não sei qual o afastamento minimo, mas as contas já alguem as fez por nós para imans blocos 2x1x1/2 (semelhante em mm)

exemplo de gerador:
1,2metros diametro: discos com 230mm (8 imans)
3metros diametro: discos com 350mm (12 imans)

silva,

um gerador destes nunca é uma brincadeira
lembra-te que um gerador de >1kw terá um peso final perto dos 35kg (hwat 3 metros de diametro já com cauda). um vawt pode ser superior, dependendo do material usado na estrutura, pás etc.

a torre é algo mesmo muito importante nestas bricolages.

play it safe
goahead

Field
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 30, 2011 1:24 am

Mensagem por Field »

aproveitando a carona... eu tenho uma dúvida a respeito da disposição de imãs, mais especificamente dos discos entre si. imaginem os dois discos com imãs colados e montados no eixo. supondo que a distância entre os discos seja 10mm e que um disco 'puxe' o outro com uma força de 50kg. se a distância entre os discos for aumentada pra 20mm a força de atração será menor, certo? ...mas qual será seu novo valor?
obrigado a todos...

fpereirainventor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta out 07, 2009 11:54 pm

Mensagem por fpereirainventor »

relacionado com o assunto, detectei uma situação interessante.

estou a acabar um gerador, onde optei por afastar os imãs de forma a que pudesse fazer as bobines menos espessas, não chegam a 1 cm. e, para que não fica-se muito caro e sobretudo pesado, optei por colocar umas barras de 4 mm com dois cms de largura e com cumprimento de mais 2 cm que o imã, triangular em forma de cunha, para os buracos dos parafusos, (os imãs estão colados nas barras de ferro que por sua vez estão aparafusadas para poder utilizar os imãs posteriormente e até aumentar o número dos mesmos.

o que verifiquei é que se colocar uma chave de fendas na extremidade do imã ela é puxada para a faixa de área onde está a barra, seja a blindagem em todo o perímetro pode não ser a ideal, barras com a largura das bobines podem ser melhores do que um disco de ferro que faz a blindagem espalhando o campo magnético.

como o sucedido pela proximidade dos imãs, parece-me ter toda a lógica.

cumprimentos.
f.p.

Field
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 30, 2011 1:24 am

Mensagem por Field »

Então, mais uma a respeito de imãs:
No taco, um imã de 13800G tem um campo 10 X maior que um de 1380G?
Se forem feitos dois geradores iguais mas cada um com um tipo de imã o que tem o de 1380G vai gerar 10X menos watts que o de 13800G?
Dez imãs 'empilhados' de 1380G equivalem a um de 13800G +/-?
Ou... não?
Obrigado!!!

Responder

Voltar para “Energia Eólica”