ola... vou tentar ser breve!
tal como diz o titulo, trata-se de mais uma moradia e gostaria de ajuda, conselhos, opinioes, porque cada caso é um caso e aqui apresento a minha situação!
sei que muito boas pessoas podem dar conselhor uteis e práticos e espero tb poder trasmitir algo!
entao aqui estão os dados!
condicionantes!
-onde vivo não existe gás natural
-é um local com pouco sol no inverno que é quando se usa mais agua quente, aliás existe neblusidade ano todo.
-suspeito muitos dos paineis solares, primeiro porque nao funcionam à noite, e segundo porque como ja referi no inverno é muito nublado!
-não quero ficar muito dependente de sistemas electricos porque obriga a uma potencia contratada maior e isso pesa todos meses na factura!
-para minimizar este ultimo facto, ter em conta que algumas máquinas de lavar loiça e roupa já aceitam entrada de aguas quentes e nao já precisam recorrer à electricidade para aquecer!
-casa terá isolamento termico, sala jantar terá duplo pé direito, maior parte area envidraçada virada a sul.
-não pretendo gastar mais de uns 2.500 para aquecer aguas e outros 2.500 para aquecimento (ja com iva, mao obra, e aparelhos) e já é bem puxado!
-ter em linha de conta que o gás de botija está cada vez mais caro!
-diversificar energias na medida do possivél
aguas!
-moradia rc e primeiro andar, sala jantar, sala estar, 4 quartos, 3 wcs, para 4-5 pessoas (com visitas no verao poderão ser 7-8)!
-pretendo ter simultaneidade, ou seja, se houver um duche e alguem abrir outra torneira agua quente, não quero perder (muito) caudal de água!
-não ponho de parte a hipotese de ter um esquentador para metade da instalação, ou ate mesmo seccionar as aguas quentes em dois circuitos e ter dois esquentadores!
-se for uma caldeira com acumulador tem que ter provas dadas em termos de rendimento com as botijas de butano (das pequenas ou mesmo das grandes).
aquecimento!
- aquecimento (4 meses por ano) penso recorrer ao ar condicionado como bomba de calor, porque tb desumidifica e aqui é bastante humido! (roupas ganham humidade)
- do que li as caldeiras a gás não têm bom rendimento com gas de botija, mas vejo vantagem numa caldeira para poder ter as aguas quentes e tb ter aquecimento com toalheiros nos wcs e radiadores na sala jantar/estar.
- quartos não pretendo radiadores a agua, ter apenas ar condicionado!
neste momento estou inclinado para:
-na sala jantar com duplo pe-direito: piso radiante electrico porque o calor emana do chão, e uma outra forma de calor(ac ou radiador)
-sala estar, usar ar condicionado com uma cassete (ou dois splits), e de novo possibilidade de ter uma outra forma de calor.
-quartos, unicamente ac multi-split com boa eficiencia e que seja silencioso!
-toalheiros (até é luxo dispensavél), mas talvez electricos, minimo consumo possivél!
-utilizar um sistema termodinamico, com acumulador - mas gostava de ter um backup a gás (caso avarie, não ter que usar a resistencia do mesmo, que pretendo manter sempre desligada)
-para não ter que esticar muito o orçamento no ac, coloco hipotese de meter uma caldeira, mas só se a mesma funcionar bem com botijas gas butano (as normais).
-caso se verifque vantajosa a caldeira, metia apenas um split na sala estar, e depois 2 radiadores para zona sala jantar e sala estar!
minha duvida é, aposto em termodinamico para aguas e ac multi-split?
ou
caldeira gás com acumulador, eventualmente com painel solar (mas duvido sua eficiencia), para aguas e aquecimento?
conforto, custos de instalacao e equipamentos, custos de utilizacao mensal, e dispersão de energias são factores a ter em conta!
existem:
acumuladores electricos e a gás
bombas de calor (mas do que sei os preços são para esquecer)
esquentadores com maior debito, mas para garantir simultaneidade necessitam mais gasto de gás (quase como 2 esquentadores)
caldeira a gás, com apoio de paineis
etc, etc, etc ... e a confusao já é muita!
esqueci mencionar recuperador de calor - pretendo evita-lo, mas vou deixar tubagem!
Mais uma moradia e mais um pedido de ajuda
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: terça fev 01, 2011 12:32 am
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Re: Mais uma moradia e mais um pedido de ajuda
que confusão...heheheeh
relativamente ao ar condicionado é uma boa solução mas devo dizer que não desumidifica quando está a aquecer. essa função funciona autonomamente e pode levar a um ligeiro arrefecimento de até 2 graus. além disso abaixo dos 17 graus de temperatura interna, o efeito de desumidificação é praticamente nulo. ou seja, o ar condicionado é particularmente eficaz a desumidificar em climas quentes e húmidos o que não é o nosso caso. no verão os nossos níveis de humidade tb não são elevados pelo que isto do ar condicionado desumidificar, no nosso caso é pouco útil. falo por experiência própria.
relativamente ao ar condicionado é uma boa solução mas devo dizer que não desumidifica quando está a aquecer. essa função funciona autonomamente e pode levar a um ligeiro arrefecimento de até 2 graus. além disso abaixo dos 17 graus de temperatura interna, o efeito de desumidificação é praticamente nulo. ou seja, o ar condicionado é particularmente eficaz a desumidificar em climas quentes e húmidos o que não é o nosso caso. no verão os nossos níveis de humidade tb não são elevados pelo que isto do ar condicionado desumidificar, no nosso caso é pouco útil. falo por experiência própria.
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta fev 20, 2009 7:15 pm
não sei se vais conseguir gastar só 5000€ no ar condicionado e nos painéis...
posso-te dizer que estou neste momento a construir a minha casa e para os painéis e para o aquecimento estou a contar gastar cerca de 6000€, sendo que vou utilizar painéis de circuito fechado com resistência no termoacumulador e para o aquecimento central vou utilizar uma caldeira a lenha e radiadores convencionais. se quiser colocar uma caldeira a pellets ou uma caldeira a lenha de chama invertida tenho de gastar pelo menos mais 1500€...
nem pedi orçamento para o ar condicionado pois não sou particularmente adepto.
posso-te dizer que estou neste momento a construir a minha casa e para os painéis e para o aquecimento estou a contar gastar cerca de 6000€, sendo que vou utilizar painéis de circuito fechado com resistência no termoacumulador e para o aquecimento central vou utilizar uma caldeira a lenha e radiadores convencionais. se quiser colocar uma caldeira a pellets ou uma caldeira a lenha de chama invertida tenho de gastar pelo menos mais 1500€...
nem pedi orçamento para o ar condicionado pois não sou particularmente adepto.
"A certeza absoluta é um privilégio de mentes não educadas e dos fanáticos".
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
o rjafonso fez uma descrição completa da moradia e de alguns problemas que desejava resolver. embora já tenham sido dados alguns conselhos nunca mais se ouviu falar do que depois fez.
aguarda-se que diga se o pedido de ajuda serviu.
cump.
aguarda-se que diga se o pedido de ajuda serviu.
cump.
-
- Membro
- Registado: sexta jan 29, 2010 5:07 pm
aqui ficam umas ideias:
-adicionar energia eólica? (depende do vento na tua area)
-produzir gaz metano e fazer um género de esquentador para aquecer agua da caldeira.
-usar o calor gerado pela compostagem para aquecer a agua da caldeira ( não encontro o video exemplo deste processo)
-adicionar energia eólica? (depende do vento na tua area)
-produzir gaz metano e fazer um género de esquentador para aquecer agua da caldeira.
-usar o calor gerado pela compostagem para aquecer a agua da caldeira ( não encontro o video exemplo deste processo)