vendo tópicos anteriores, tive a senguinte idéia, será que daria certo?
foi a melhor maneira que eu encontrei de extrair o maximo de tensão deste motor
acho que este circuito deve ser o suficiente para fazer ele trabalhar no máximo de corrente como gerador, e ao mesmo tempo com tensão elevada.
se cada bobina produzir individualmente 3v, cada uma delas irá carregar um capacitor de 2200uf, e no final serão 6 capacitores carregados e licados em série, totalizando 18v
é com muito pesar que me encarrego de informá-lo de que isto não dará certo. mesmo que funcionasse, não chegaria a dar mais resultado do que simplesmente ligar as bobinas em série. o que você está fazendo é retificar a corrente alternada de uma bobina para depois ligar em série. é bem mais simples e menos dispendioso ligar logo as bobinas em série.
um fato a considerar é que o diodo faz um ótimo trabalho, mas não faz "gratuitamente". existe um preço a pagar. o preço é a queda de tensão na passagem por ele. o que acontece é que um diodo nunca vai deixar passar por ele toda a tensão que lhe é entregue. para os diodos mais comuns (de silício) a queda de tensão é de 0,6v. quando se faz a retificação em onda completa, a corrente precisa passar ao mesmo tempo por dois diodos, então a queda é de 1,2v. assim se a bobina fornecesse 3v, quase metade disso (1,2v) jamais chegaria ao capacitor.
se cada uma das seis bobinas perder 1,2v, a perda total será de 7,2v. o mais racional, e não por acaso é o mais usado, é ligar as bobinas em série, e só depois fazer a retificação, usando apenas um diodo (meia onda) ou usando quatro (onda completa). depois de ligadas em série, se cada uma fornecer 3v, você terá 18v, menos 1,2v de queda de tensão, então terá 16,8v. se usasse a sua ideia, você teria 3v - 1,2v = 1,8 x 6 = 10,8. e ainda teria um gasto excessivo com os diodos.
mas não desanime, continue pensando numa solução melhor. não aceite as coisas como a pessoas dizem que são. procure criar coisas novas. sempre haverá algo a melhorar. nada é definitivo. esta ideia, mesmo não sendo a melhor solução, mostra que você tem potencial. meus parabéns.
caro josenir,creio que vc está equivocado quanto à melhor utilização do motor no projeto do colega.
em primeiro lugar,são de fácil aquisição diodos mais modernos que têm queda de tensão de 0,12v a 0,17 v e as bobinas em série só funcionariam se estivessem todas gerando ac em fase.pense nisso,pois é um detalhe que pode passar despercebido . . .
parabéns à iniciativa do colega em buscar novas soluções e sua em opinar para aperfeiçoá-las e a esse fórum por nos dar esse espaço.
ah,sim!e na nova contabilização(com diodos novos),cada bobina perdendo 0,15v,a perda somada será de 0,9v contra os 7,2v previstos.resultado 18v menos 0,9v = 17,1v(um resultado bem mais simpático que os 16,8v do melhor caso que vc previu.
Boa tarde Amigos, tdo bem? Nao entendo muito do asunto de motores, por isso preciso da ajuda de vcs!
Eu tenho um motor de video cassete e gostaria de construir um gerador de energia com ele.
Pretendo carregar uma bateria de 12v e 2ap.
Sera se alguem poderia me dizer como eu devo fazer a ligaçao correta?
Ou se eu devo rebobina-lo de novo?
Agradeço deis de já pela atençao!