Microgeração vs banco
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: quinta fev 10, 2011 12:26 am
Microgeração vs banco
boas,
pelo que tive a pesquisar existem muitas dúvidas se vale a pena ou não investir numa microprodução.
queria partilhar este ficheiro com todos, esta tabela aproxima-se da realidade (penso eu) do retorno de uma microprodução vs investimento bancário.
a amarelo podem introduzir os vossos valores e automáticamente os valores da tabela mudam. podem reparar que o dinheiro ganho com a microprodução é colocado no banco a "render".
os dados usados por mim foram:
investimento 15.000 €
estimativa produção kw primeiro ano 6500
valor kwh 1->8 anos 0,38 €
valor kwh 9->15 anos 0,22 €
valor kwh 16->... anos 0,12 €
seguro ano 80 €
manutenção ano 50 €
perdas eficiencia ano 1%
banco bonificação 3%
banco despesas conta ano 50 €
agradecia que me ajudassem a afinar estes valores para ficar mais perto da realidade.
obrigado
pelo que tive a pesquisar existem muitas dúvidas se vale a pena ou não investir numa microprodução.
queria partilhar este ficheiro com todos, esta tabela aproxima-se da realidade (penso eu) do retorno de uma microprodução vs investimento bancário.
a amarelo podem introduzir os vossos valores e automáticamente os valores da tabela mudam. podem reparar que o dinheiro ganho com a microprodução é colocado no banco a "render".
os dados usados por mim foram:
investimento 15.000 €
estimativa produção kw primeiro ano 6500
valor kwh 1->8 anos 0,38 €
valor kwh 9->15 anos 0,22 €
valor kwh 16->... anos 0,12 €
seguro ano 80 €
manutenção ano 50 €
perdas eficiencia ano 1%
banco bonificação 3%
banco despesas conta ano 50 €
agradecia que me ajudassem a afinar estes valores para ficar mais perto da realidade.
obrigado
- Anexos
-
[A extensão xls foi desativada e não pode ser exibida.]
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda out 30, 2006 3:06 pm
Re: Microgeração vs banco
no final do ano passado andei a ponderar a instalação de micro geração, tendo feito uma folha de cálculo parecida com essa e a conclusão que cheguei foi que no prazo de 20 anos o depósito a prazo compensa mais (financeiramente) do que a micro geração...
e ainda não acrreta risco de avaria, danos por mau tempo, seguros, etc.
por isso a minha decisão foi não instalar, mas cada um sabe de si.
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
eu não sei como é que você faz essas contas, original, mas ainda bem... mais sobra para nós, que fizemos um péssimo investimento.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça abr 13, 2010 10:47 am
asumindo que para fazer o depósito a prazo o dinheiro está disponível vejamosoriginal Escreveu:no final do ano passado andei a ponderar a instalação de micro geração, tendo feito uma folha de cálculo parecida com essa e a conclusão que cheguei foi que no prazo de 20 anos o depósito a prazo compensa mais (financeiramente) do que a micro geração...
conta a prazo ---15000 € x 3,5 % ( juro muito optimista ) = 525 € ano x 8 anos = 4200 €
microgeração ---- 6000kw x 0,38 = 2280 € ano x 8 anos =18240 €
e ainda tem o equipamento e os outros anos que se seguem .
sem falar nas vantagens ambientais, etc
mas cada um sabe de si...
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
vamos é lá a ver, se o estado não se lembra de começar a tributar os rendimentos das microgerações, ou mesmo, reduzir a subsídiação, como já acontece na alemanha e espanha e em breve, na frança.
-
- Membro Gold
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
na conta a prazo ao fim de 8 anos temos o capital + juros. na microproduçao ao fim de 8 anos temos o capital + juros + equipamento que continuará a produzir em regime bonificado durante mais 7 anos.
nos depositos nao se esqueçam das tanb e tanl. nas tanb temos de retirar 20% para impostos. actualmente o meu banco paga 3,14% tanl a 4 anos. usando os valores do flag21, 421€ x 8 anos= 3768€
nos depositos nao se esqueçam das tanb e tanl. nas tanb temos de retirar 20% para impostos. actualmente o meu banco paga 3,14% tanl a 4 anos. usando os valores do flag21, 421€ x 8 anos= 3768€
-
- Membro Gold
curioso é que pela tabela do edupinto, nao compensa investir num seguidor solar... alterei os dados, investimento 21 000€, produção anual 8000kw.
ao fim dos 25 anos, o nosso sistema solar rende mais 20 000€ que o dp, seja solar fixo ou com seguidor...
ao fim dos 25 anos, o nosso sistema solar rende mais 20 000€ que o dp, seja solar fixo ou com seguidor...
-
- Membro Dedicado
conta a prazo ---15000 € x 3,5 % ( juro muito optimista ) = 525 € ano x 8 anos = 4200 € + 15000 iniciais = 19200flag21 Escreveu:asumindo que para fazer o depósito a prazo o dinheiro está disponível vejamosoriginal Escreveu:no final do ano passado andei a ponderar a instalação de micro geração, tendo feito uma folha de cálculo parecida com essa e a conclusão que cheguei foi que no prazo de 20 anos o depósito a prazo compensa mais (financeiramente) do que a micro geração...
conta a prazo ---15000 € x 3,5 % ( juro muito optimista ) = 525 € ano x 8 anos = 4200 €
agora coloca a diminuição de produção anual e a quebra da tarifa para 0.24€ e faz a simulação a 20 anos e digam-me qual foi o resultado....
-
- Membro Dedicado
com a tarifa a 0.62 ou mesmo a 0.42, seria sem dúvida um bom investimento, agora a 0.38€ não é assim tão linear...volt Escreveu:eu não sei como é que você faz essas contas, original, mas ainda bem... mais sobra para nós, que fizemos um péssimo investimento.
este foi a minha mensagem noutro tópico:
"ainda não me decidi a instalar ou não a microgeração, fiz um cálculo com base nas tarifas e pretendia que alguém confirmasse os meus cálculos.
produção anual 6000 *0.38 = 2280 euros *8 anos= 18240
6000*0.22 = 1320 euros *7 anos = 9240 total em 15 anos 27480 e
depósito a prazo a 3% para os mesmo 15 anos para o orçamento 20500 e = 31629 e
alguém tem alguma ideia do que possa estar a calcular de errado? mesmo considerando um aumento da tarifa da electricidade de 5% ao ano só melhora o valor em 28549 euros ao fim de 15 anos... "
no entanto niguém me disse onde é que as minhas contas estavam erradas, o que eu assumi poder ser possível, daí ter solicitado ajuda nessa parte.
este orçamento é mais baixo, devido à marca dos paineis, mas no final as contas pouco diferem
-
- Membro Gold
penso que as tuas contas estão erradas no capital investido. é que 20 500€ dá para um sistema com seguidor com uma produção prevista de 8 000kw anuais. para produzir 6 000kw anuais basta um investimento de 15 000€.
depois o capital resultante da tua produção deve ser reinvestido num dp, o ficheiro do edupinto tem em conta esta possibilidade.
depois o capital resultante da tua produção deve ser reinvestido num dp, o ficheiro do edupinto tem em conta esta possibilidade.
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: quinta fev 10, 2011 12:26 am
dúvidas não tenho, só estou á espera dos orçamentos
comentem os valores que usei tipo seguro, perda de eficiencia, manutenção, etc.
não sei se estão corretos...
comentem os valores que usei tipo seguro, perda de eficiencia, manutenção, etc.
não sei se estão corretos...
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta dez 02, 2009 12:28 pm
original Escreveu:conta a prazo ---15000 € x 3,5 % ( juro muito optimista ) = 525 € ano x 8 anos = 4200 € + 15000 iniciais = 19200flag21 Escreveu:asumindo que para fazer o depósito a prazo o dinheiro está disponível vejamosoriginal Escreveu:no final do ano passado andei a ponderar a instalação de micro geração, tendo feito uma folha de cálculo parecida com essa e a conclusão que cheguei foi que no prazo de 20 anos o depósito a prazo compensa mais (financeiramente) do que a micro geração...
agora coloca a diminuição de produção anual e a quebra da tarifa para 0.24€ e faz a simulação a 20 anos e digam-me qual foi o resultado....
boas,
posso-te dizer que fiz os cálculos numa folha de excel , considerando a tarifa de 0,4€ e 0,24€ respectivamente , e que considerei as perdas anuais de rendimento dos paineis ; pelo que passo a descrever:
total facturado considerando rendimento anual previsto de 8090kwh no 1º ano.
microgeração de 4.32kw com seguidor com o custo de 21000€.
facturação prevista nos 15 anos de 36700€ em electricidade , a que descontamos o custo de aquisição e seguro.
bons negócios verdes,
bywire
-
- Membro
- Registado: quarta fev 09, 2011 7:53 pm
olá a todos, aqui vai mais uma acha para a fogueira:
estima-se que em 2020 a energia eléctrica custe ao utilizador doméstico cerca de 0,20€/kw/h. mais, estima-se que dentro de 15 anos (tempo de limite de contrato) a energia eléctrica custe ao utilizador 0,24€ (prevendo um aumento anual de 5%). também sabemos que o distribuidor nunca poderá comprar a energia produzida por fontes renováveis mais barata do que o valor de venda (actualmente este valor é, no mínimo, o dobro). assim, acima dos 15 anos, o valor do kw/h nunca poderá ser pago a menos de 0,24€, o que altera bastante este cenário. mais uma vez são só cenários e teríamos que admitir que, passados os 15 anos o distribuidor continua a querer adquirir a energia produzida.
por outro lado, caso se matenha esta proporção do dobro, e se em 2020 a energia custar 0,20€ ao consumidor doméstico, a partir do 9º ano, o kw/h produzido terá que ser pago na mesma aos 0,4€...
estima-se que em 2020 a energia eléctrica custe ao utilizador doméstico cerca de 0,20€/kw/h. mais, estima-se que dentro de 15 anos (tempo de limite de contrato) a energia eléctrica custe ao utilizador 0,24€ (prevendo um aumento anual de 5%). também sabemos que o distribuidor nunca poderá comprar a energia produzida por fontes renováveis mais barata do que o valor de venda (actualmente este valor é, no mínimo, o dobro). assim, acima dos 15 anos, o valor do kw/h nunca poderá ser pago a menos de 0,24€, o que altera bastante este cenário. mais uma vez são só cenários e teríamos que admitir que, passados os 15 anos o distribuidor continua a querer adquirir a energia produzida.
por outro lado, caso se matenha esta proporção do dobro, e se em 2020 a energia custar 0,20€ ao consumidor doméstico, a partir do 9º ano, o kw/h produzido terá que ser pago na mesma aos 0,4€...
-
- Membro Dedicado
o que diz o dec. lei é que se o valor da energia atingir o valor bonificado passa a ser pago a esse valor... o valor bonificado não vai subir... já está pré-definido para a duração do contrato 8+7 anos.carlos_f_oliveira Escreveu:olá a todos, aqui vai mais uma acha para a fogueira:
-
- Membro Dedicado
mas isso já não tem nada a haver com a minha situação, não posso ter o dinheiro recebido num dp, porque vou precisar dele para amortizar o investimento...marcopns Escreveu:penso que as tuas contas estão erradas no capital investido. é que 20 500€ dá para um sistema com seguidor com uma produção prevista de 8 000kw anuais. para produzir 6 000kw anuais basta um investimento de 15 000€.
além de que na minha zona este foi o melhor orçamento para painéis não chineses... porque sei que todos vão dizer que são todos iguais, mas até agora minguém disse o que é que acontece se devido à diminuição de instalações o importador de por ex. suntech fechar, a quem é que vão reclamar a garantia? que ainda por cima é muito menos do que por ex. martifer.... tomei em consideração tudo isto...
atenção que não tenho nenhuma ligação a qualquer empresa do ramo, nem interesse específico em nenhuma delas, foram apenas dois exemplos.
-
- Membro Gold
ok original, pelo que percebi vais pedir empréstimo para investir na microproduçao. ao fim de 8-10 anos a microproduçao rendeu-te o suficiente para pagar o empréstimo + juros. o que vem nos anos seguintes é lucro, certo? se pedires um empréstimo para investires num dp, nao resulta desta forma, se nao tens capital proprio nunca podes investir num dp.
concordo contigo em relação aos painéis chineses, "made in portugal" acima de tudo. os valores de referencia que eu tenho sao para painéis portugueses com 10 anos de garantia. claro que qualquer investimento tem risco, que o digam as pessoas que tinham €€s no bpn e bpp. em geral, quanto maior o risco, maior a rentabilidade.
eu também nao tenho qualquer interesse a defender quando dou a minha opinião, cada um sabe de si.
concordo contigo em relação aos painéis chineses, "made in portugal" acima de tudo. os valores de referencia que eu tenho sao para painéis portugueses com 10 anos de garantia. claro que qualquer investimento tem risco, que o digam as pessoas que tinham €€s no bpn e bpp. em geral, quanto maior o risco, maior a rentabilidade.
eu também nao tenho qualquer interesse a defender quando dou a minha opinião, cada um sabe de si.
-
- Membro Gold
- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
sendo apenas financeiro o objectivo da micro-geração, sugiro que vão aos ctt subscrever certificados de tesouro da divida publica portuguesa.
é que a 7% não é todos os dias que se arranja e o socas agradeçe!
é que a 7% não é todos os dias que se arranja e o socas agradeçe!
sergiomms
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
um pormenor que o original se esquece, e eu tambem me estava a esquecer, é que alem de recuperar o investimento, ele fica com o equipamento para continuar a produzir energia, que, em principio, dará para amortizar o seu próprio consumo de electricidade.
-
- Membro Dedicado
isso não deixa de ser verdade, por isso fiz uma simulação a 30 anos, para poder incorporar o maior nº possível de cenários.crohn Escreveu:um pormenor que o original se esquece, e eu tambem me estava a esquecer, é que alem de recuperar o investimento, ele fica com o equipamento para continuar a produzir energia, que, em principio, dará para amortizar o seu próprio consumo de electricidade.
existe uma outra face que está a ser um pouco negligenciada, que é a dos vários problemas que irão surgir e que não se enquadram na garantia contra defeitos de fabrico, ex: danos por mau tempo, problemas com potência da ligação da edp e que fazem disparar o inversor e para a injecção de energia na rede, etc... basta ler alguns tópicos para se ver que nem tudo são rosas, também não quero dizer que todos tem problemas...
li praticamente todos os tópicos de users com mg a funcionar para ficar mais esclarecido e apesar de estar bastante interessado, pedi 5 ou 6 orçamentos e a conclusão que cheguei era que a mg implicava um risco maior para um retorno, na melhor das hipóteses, similar ao de um dp no mesmo período.
existe outra marca nacional de paineis tirando a martifer ?
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
eu conheço a solarplus, em oliveira de azemeis.original Escreveu:isso não deixa de ser verdade, por isso fiz uma simulação a 30 anos, para poder incorporar o maior nº possível de cenários.crohn Escreveu:um pormenor que o original se esquece, e eu tambem me estava a esquecer, é que alem de recuperar o investimento, ele fica com o equipamento para continuar a produzir energia, que, em principio, dará para amortizar o seu próprio consumo de electricidade.
existe uma outra face que está a ser um pouco negligenciada, que é a dos vários problemas que irão surgir e que não se enquadram na garantia contra defeitos de fabrico, ex: danos por mau tempo, problemas com potência da ligação da edp e que fazem disparar o inversor e para a injecção de energia na rede, etc... basta ler alguns tópicos para se ver que nem tudo são rosas, também não quero dizer que todos tem problemas...
li praticamente todos os tópicos de users com mg a funcionar para ficar mais esclarecido e apesar de estar bastante interessado, pedi 5 ou 6 orçamentos e a conclusão que cheguei era que a mg implicava um risco maior para um retorno, na melhor das hipóteses, similar ao de um dp no mesmo período.
existe outra marca nacional de paineis tirando a martifer ?
cmps,