Dúvida: Instalar paineis em terreno isolado

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
nelson.freitas
Novo membro
Novo membro
Registado: terça fev 15, 2011 5:25 pm

Dúvida: Instalar paineis em terreno isolado

Mensagem por nelson.freitas »

olá boa tarde,

estou a fazer uma instalação em casa para micro-produção e também para água quente.

a minha dúvida é, supondo que tenho um terreno isolado, ou seja, não há luz nem água canalisada, simplesmente tenho esse terreno "abandonado". eu, como particular posso aproveita-lo para painéis fotovoltáicos? se sim, como? é que não tenho encontrado soluções para isso na internet. tenho visto apenas que há empresas que fazem isso com acordos que têm com as câmaras (como é o caso de serpa que tem um terreno enorme cheio de painéis).

obrigado desde já.

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Re: Dúvida: Instalar paineis em terreno isolado

Mensagem por rocker_pt »

nelson.freitas Escreveu:olá boa tarde,
estou a fazer uma instalação em casa para micro-produção e também para água quente.
obrigado desde já.
não é bem micro-produção pois não irás injectar energia na rede.
e como os paineis fotovoltaicos são caros, seria de usar o mínimo possível de paineis e o mínimo de baterias para as horas da noite.
existem muitos modos de não gastar muita electricidade das bateria à noite:
- iluminação com leds
- tudo que é aquecimento, usar outras formas de energia diferentes da electricidade
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Autor do tópico
nelson.freitas
Novo membro
Novo membro
Registado: terça fev 15, 2011 5:25 pm

Mensagem por nelson.freitas »

bom,

eu penso que esta última resposta não deva ser relativa à minha questão, talvez estivesse a responder a outro post. ou então fui eu que não me expliquei bem, se for esta última, passo a tentar explicar melhor.

brevemente vou ser micro-produtor. já estou inscrito e aprovado na srm, e estão quase a começar a instalação dos painéis fotovoltaico no telhado. e por acaso, vou aproveitar também para colocar termosifão para ter água quente.

e como tenho estudado os benefícios desta matéria e cada vez mais estou a gostar do assunto, estava com a dúvida que coloquei, ou seja:

imaginando que compro um terreno no meio do nada, e que quero rentabiliza-lo com painéis fotovoltaico. o que é que preciso ter, além de dinheiro....? o que preciso fazer?
se tiver um terreno com 300 m2 e outro com 3000 m2, os passos a efectuar serão os mesmos?
sei que existe a micro-produção e a miniprodução onde ainda não percebi bem a diferença, mas acredito que seja relativo à quantidade de painéis que pretendo instalar, penso eu de que...

obrigado,

nelson freitas

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

quanto à mini, não sei. mas em relação à microgeração, fiquei com a ideia que, com a nova lei, tem que existir consumos no local onde a microgeração está instalada. pelo menos para tarifa bonificada.

deve ser para acabar com microgerações em casa mortuárias, cemitérios, etc...

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”