Ventos fortes! Como segurar as telhas?

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.

Autor do tópico
Bogolha
Membro
Membro
Registado: sábado fev 19, 2011 12:54 pm

Ventos fortes! Como segurar as telhas?

Mensagem por Bogolha »

olá a todos e antes de mais agradeço qualquer ajuda que me possam prestar.

moro na zona de torres vedras numa vivenda há cerca de 7 anos. aqui o vento sempre foi muito forte pois a casa encontra-se numa zona alta e perto do mar, os ventos chegam a soprar a mais de 80 km/h e as telhas ficam soltas e por vezes são mesmo arrancadas.
como devem saber no ano passado por altura do natal o ciclone que por aqui passou fez muitos estragos, como podem ver aqui, os ventos ascenderam aos 206km/h. se antigamente adorava estar na marquise a ver a chuva a cair soprada pelo vento sobre a planície, agora sempre que o vento se levanta eu até tremo a nunca fico descansado.
caros amigos, passados 14 meses e porque tive muitas opiniões contraditórias acabei por não fixar as telhas e este ano continuo com problemas e sem saber o que fazer.
preciso urgentemente de arranjar uma solução seja ela qual for desde que me resolva definitivamente o problema das telhas voarem com o vento, se houver aqui algum profissional que queira cá vir a casa ver e dar um orçamento eu agradeço, tal como qualquer dica que me ajude a saber o que fazer.
uns dizem que se resolvia com polioretano expandido aplicado directamente na telha, outros dizem que nem pensar, outros devia colocar onduline por de baixo da telha e eu não sei o que fazer, apenas sei que não consigo continuar com este desespero cada vez que se levanta o vento.
mais uma vez obrigado a todos aqueles que me possam ajudar.
Anexos
Fotografia do telhado há 14 meses.
Fotografia do telhado há 14 meses.
DSC00108[1].JPG (94.21 KiB) Visto 12316 vezes
**/**
Não interrogues o silêncio porque ele é mudo; não esperes nada dos deuses, através de preces, nem tentes suborná-los com oferendas, pois é em nós próprios que devemos procurar a libertação.[Buda]

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Re: Ventos fortes! Como segurar as telhas?

Mensagem por Master »

porque não cortas o mal radicalmente e deixas de usar telhas?
coloca uma placa de betão e já está.
nem precisa ser muito grossa.
muitas vivendas têm placa de betão e depois telhas por cima, por causa da humidade ou infiltrações, mas sei que existe agora tintas que se aplicam na placa e depois de secas parecem borracha.
o mal das telhas é serem pequenas e se uma sai, as outras seguem por falta de apoio (elas apoiam-se umas nas outras).
podes colocar também telhas de fibrocimento, são grandes e fixam-se aos suportes do telhado.
Anexos
telhados_clip_image002_0001.jpg
telhados_clip_image002_0001.jpg (25.51 KiB) Visto 12305 vezes
Dos Fracos Não Reza a História...

Autor do tópico
Bogolha
Membro
Membro

Mensagem por Bogolha »

master Escreveu:porque não cortas o mal radicalmente e deixas de usar telhas?
coloca uma placa de betão e já está.
nem precisa ser muito grossa.
muitas vivendas têm placa de betão e depois telhas por cima, por causa da humidade ou infiltrações, mas sei que existe agora tintas que se aplicam na placa e depois de secas parecem borracha.
o mal das telhas é serem pequenas e se uma sai, as outras seguem por falta de apoio (elas apoiam-se umas nas outras).
podes colocar também telhas de fibrocimento, são grandes e fixam-se aos suportes do telhado.
obrigado master, já tinha pensado nisso o problema é que colocar uma placa deve ser muito dispendioso, quanto ás telhas de fibrocimento esteticamente não deverá ficar muito bonito mas são possibilidades a considerar.
se houvesse uma maneira de fixar as telhas ás vigotas de cimento...
**/**
Não interrogues o silêncio porque ele é mudo; não esperes nada dos deuses, através de preces, nem tentes suborná-los com oferendas, pois é em nós próprios que devemos procurar a libertação.[Buda]

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

aplicar uma placa resolvia parcialmente a questão (a onduline idem). da maneira como estão as coisas eu resolvia da seguinte maneira:
existem uns grampos em forma de s para se colocarem nas telhas. não é preciso fura-las. comprando o fio e dobrando-o você mesmo também dá, basta ter jeito! depois de o ter feito em todas as telhas eu aplicava poliuretano por baixo de forma a apanhar a telha, o arame e a vigota. ainda tinha o benefício de isolar termicamente o sótão. sei que existem umas empresas que usam uns bidões e o projectam. não faz muitos salpicos e fica relativamente barato. não garanto é que seja definitivo e não se tenha de preocupar mais, é que 200km/h é muito...
boa sorte…
e cuidado com os buraquinhos entre as telhas pois pode sair por lá, o poliuretano, e fica inestético.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

mas que belo conselho master

então toda a gente sabe que o amianto provoca cancro e tu aconselhas, as telhas de fibrocimento?

ao que tenho visto , aplica-se onduline e em cima as telhas com esses rtais grampos em s .

há também um painel sandwich que é constituido por tres partes

- a interior pode ter vários acabamentos, por ex. pladur , madeira
- a do meio espuma de poliuretano ou roofmate conforme o fabricante
- a exterior é tipo onduline e recebe as telhas.

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

ora bem caro amigo .gostaria de o poder ajudar e quanto mais nao seja vou tentar .em primeiro lugar tentemos compreender qual a razao desse problema .
o 1 é os ventos significativamente fortes e nao podemos lutar contra a nossa natureza.
depois esse modelo de telhas nao é apropiado para essas zonas pois o vento actua como um aspirador basta apanhar um ponto sensivel para aspirar a primeira telha depois
as outras vao atraz .
e para comprovar isso sem conceitos cientificos repare que é frequente haver ninho de passaros com esse modelo de telhas o que prova que a tolerancia de fabricaçao das mesmas permite a pasagem dos pardais para o interior do sotao.
ha telhas mais pesadas e mais herméticas que practicamente nao deixam o ar paçar para o interior do sotao eliminando assim a possibilidade de depressoes.
se essa casa foi aotorizada pelas entidades competentes como foi possivel a aotorizaçao para esse tipo de telhas e tipo de placa?
http://www.asturienne.fr/cote-technique ... -x40s5a216
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

já há fibrocimento sem amianto. a foto deve ser antiga.

o facto de haver buracos influencia pouco para as telhas voarem. o que faz as telhas voarem é a diferença de velocidade do ar que passa por cima em relação ao que está por baixo da telha. só mesmo fixando-as é que resulta. por mais peso que tenham o vento acaba por as levantar. os aviões pesam toneladas e voam. a diferença é que este foi construido para isso mesmo, mas o principio é o mesmo...

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

a chapa de fibrocimento que coloquei foi para explicitar o tipo de chapa que indiquei (maior e mais pesada) que pelo seu tamanho, peso e possibilidade de ser agarrada ás vigas seria o melhor sistema para o caso da ventania, mas mesmo assim acho que em zonas de ventania e temporal constante o melhor será mesmo a placa de cimento e apesar de ser mais cara no início, terá vantagens a médio e longo prazo pela pouca ou nenhuma manutenção.
quanto ao amianto, penso ser proibida a venda em portugal, aliás acho que está até a ser retirada em muitos locais por empresas especializadas.
no entanto estive a cuscar na net e reparei que os números de cancro do pulmão em portugal pelo amianto são quase inexistentes e que noutros paises os estudos dizem que o amianto é cancerígeno se inalado por periodos diarios de mais de 8 horas e por periodos de exposição longos de anos (mais de 15 anos).
estou de acordo com a proibição, mas há outras piores e ninguem faz nada...
no entanto o cancro do pulmão por tabaco mata 3500 portugueses por anos (10 por dia) e no entanto não é retirado o tabaco da comercialização.

Autor do tópico
Bogolha
Membro
Membro

Mensagem por Bogolha »

caros amigos, muito obrigado por todo o feed-back que me tem dado. apesar das duvidas de qual será a melhor solução pelo menos tenho mais alternativas de escolha.
entretanto vi uma solução que não conhecia e que me parece interessante e vos peço que comentem.
a empresa

Código: Selecionar todos

moderado
aplica o poliuretano directamente "sobre" as telhas e depois pinta com uma poliuréia, conforme fotos em anexo.
parece-me a meu ver uma solução 4 em 1, ou seja, protege dos ventos, impermeabiliza, e isola, acústica e térmicamente.
  • Imagem
  • Imagem
  • Imagem
  • Imagem
**/**

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver

ferra escreveo:o que faz as telhas voarem é a diferença de velocidade do ar que passa por cima em relação ao que está por baixo da telha.
é isso efectivamente .agora imagine um aviao a voar com uma so janela aberta. era uma bicha em direcçao a essa janela pois o ar dentro do aviao por aspiraçao tendia a igualar com a velocidade do ar esterior.o polioretano se registir bem ao frio e ao calor talves fosse boa ideia pois nao deixa o ar entrar no interior do sotao.
e se houver a possibilidade de o fazer pelo interior ainda seria bem melhor . essa tecnbologia ainda é recente e ainda nao se sabe os convenientes e inconvenientes a longo prazo.essas fotos estao bastante bem mas nesse caso nao pareçe que é para protejer do vento mas sim para as outras vantagens descritas.
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

tens idéia de preços? e durabilidade?

Autor do tópico
Bogolha
Membro
Membro

Mensagem por Bogolha »

master Escreveu:tens idéia de preços? e durabilidade?
preços não sei, mas vou pedir cotação para o meu telhado, quanto à durabilidade podes ler aqui esta informação que já ficas com uma ideia:

Código: Selecionar todos

moderado
**/**

Autor do tópico
Bogolha
Membro
Membro

Mensagem por Bogolha »

ventoinhas Escreveu:ferra escreveo:o que faz as telhas voarem é a diferença de velocidade do ar que passa por cima em relação ao que está por baixo da telha.
é isso efectivamente .agora imagine um aviao a voar com uma so janela aberta. era uma bicha em direcçao a essa janela pois o ar dentro do aviao por aspiraçao tendia a igualar com a velocidade do ar esterior.o polioretano se registir bem ao frio e ao calor talves fosse boa ideia pois nao deixa o ar entrar no interior do sotao.
e se houver a possibilidade de o fazer pelo interior ainda seria bem melhor . essa tecnbologia ainda é recente e ainda nao se sabe os convenientes e inconvenientes a longo prazo.essas fotos estao bastante bem mas nesse caso nao pareçe que é para protejer do vento mas sim para as outras vantagens descritas.
obrigado pelo comentário ventoinhas.
só por dentro não é viável pois fica sempre uma caixa de ar por onde o vento pode entrar e levantar as telhas mas se for por cima, como vês nas imagens, o vento não tem por onde entrar e com as vantagens já descritas acima também podes andar à vontade no telhado sem receio de partir uma telha.
**/**

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

bogolha Escreveu:
ventoinhas Escreveu:ferra escreveo:o que faz as telhas voarem é a diferença de velocidade do ar que passa por cima em relação ao que está por baixo da telha.
só por dentro não é viável pois fica sempre uma caixa de ar por onde o vento pode entrar e levantar as telhas mas se for por cima, como vês nas imagens, o vento não tem por onde entrar e com as vantagens já descritas acima também podes andar à vontade no telhado sem receio de partir uma telha.
como disse, eu fazia o que está nas fotos mas por baixo. mas voces é que sabem
apenas um pequeno grande promenor: não vi nada sobre a resistencia aos uvs desse produto. mas parece-me que está a prometer muito... só mesmo os anos para provar o que diz...

Autor do tópico
Bogolha
Membro
Membro

Mensagem por Bogolha »

ferra Escreveu:
bogolha Escreveu:
como disse, eu fazia o que está nas fotos mas por baixo. mas voces é que sabem
apenas um pequeno grande promenor: não vi nada sobre a resistencia aos uvs desse produto. mas parece-me que está a prometer muito... só mesmo os anos para provar o que diz...
"a elongação da poliuréia pode chegar a 1.200%”, o material também não necessita de camada protetora contra os raios ultravioleta (uv) já que resiste aos efeitos do sol.

como são estáveis aos raios ultravioleta, são indicados para aplicações expostas, não necessitando de revestimentos de protecção ou coberturas, factor que reduz custos."
caros amigos, agradeço e respeito todas as opiniões que foi exactamente o que pedi apenas coloquei as informações dos materiais em causa, se é assim ou não o tempo o dirá, mas tenho pesquisado bastante e este material é realmente muito bom.
**/**

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

bom tópico, bem desenvolvido e muito útil.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

bogolha Escreveu:"a elongação da poliuréia pode chegar a 1.200%”, o material também não necessita de camada protetora contra os raios ultravioleta (uv) já que resiste aos efeitos do sol.

como são estáveis aos raios ultravioleta, são indicados para aplicações expostas, não necessitando de revestimentos de protecção ou coberturas, factor que reduz custos."
bom então nesse caso não há problema... quando falar com a empresa fale que é para proteger dos ventos e se há inconveniente pelo facto do produto ser aplicado por cima. falo isto porque deste modo continua a estar dependente do peso para evitar o levantamento. o que modificou foi que em vez de ser uma telha passou a ser um telhado, mas a curvatura da superfície que gera a depressão passou a ser todo o telhado em vez de uma telha. depois, por favor, escreva aqui o que disseram. eu agradecia pois fiquei curioso (no bom sentido da palavra).

Autor do tópico
Bogolha
Membro
Membro

Mensagem por Bogolha »

ferra Escreveu:
bogolha Escreveu:"a elongação da poliuréia pode chegar a 1.200%”, o material também não necessita de camada protetora contra os raios ultravioleta (uv) já que resiste aos efeitos do sol.

bom então nesse caso não há problema... quando falar com a empresa fale que é para proteger dos ventos e se há inconveniente pelo facto do produto ser aplicado por cima. falo isto porque deste modo continua a estar dependente do peso para evitar o levantamento. o que modificou foi que em vez de ser uma telha passou a ser um telhado, mas a curvatura da superfície que gera a depressão passou a ser todo o telhado em vez de uma telha. depois, por favor, escreva aqui o que disseram. eu agradecia pois fiquei curioso (no bom sentido da palavra).
caro ferra, toda esta informação me foi facultada por esta empresa que já o faz, segundo os próprios, há alguns anos com sucesso. o material é aplicado mesmo por cima das telhas, conforme fotos, e uma vez que não há entrada de ar para o interior da habitação não há problema, pelo menos com ventos até à ordem dos 110 km/h que é o que normalmente tenho por aqui no inverno.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

pdf1
pdf2
pdf3
**/**

Autor do tópico
Bogolha
Membro
Membro

Mensagem por Bogolha »

já agora os valores rondam os € 20.80/m2 + iva
**/**

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver

ainda que nao interesse para o caso .esse certificado é ambigo-u metade escrito em frances o resto (creio em espanhol) .
se fosse normas do cstb eram garantidas assim é so um parecer que efectivamente tem o seo valor nomiadamente se aplicado segundo as regras e para o final a que se destina.
e quantos anos de garantia dada pelo aplicador ?sera que efectivamente resolve a dilataçao e a vedaçao da agua entre predios gemeos?

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”