Orçamento Opinião

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Autor do tópico
L_Madaleno
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda fev 21, 2011 3:23 pm

Orçamento Opinião

Mensagem por L_Madaleno »

venho pedir algumas opiniões já que estou a pensar em aderir ao programa de microprodução, pedi alguns orçamentos não sei se estão algo inflacionados se equipamentos são bons. já agora um sistema com seguidor de 4140wp versos um sistema fixo de 4600wp, será que compensa o investimento a longo prazo já que o sistema com seguidor tem alguma manutenção.
potência contratada de 6,90kva

potência de 4600 wp (19700,00€ com iva)
equipamento
módulos fotovoltaicos mts 230p ou equivalente
estruturas mecânicas de suporte em alumínio
cablagens de ligação dc e ac e acessórios 120m (16)m2
quadro completo dc
quadro completo ac
inversor de ligação à rede sma sunny boy 3300
portinhola pc/p 1
caixa de contador trifásica
equipamento de medição bi-direccional com gsm
placas de sinalização
dossier de projecto
transporte, instalação e colocação em serviço

potência de 4140 wp /seguidor solar (23500,00€ com iva)

equipamento
módulos fotovoltaicos mts 230p ou equivalente
segidor solar
cablagens de ligação dc e ac e acessórios
quadro completo dc
quadro completo ac
inversor de ligação à rede sma sunny boy 3300
portinhola pc/p 1
caixa de contador trifásica
equipamento de medição bi-direccional com gsm
placas de sinalização
dossier de projecto
transporte, instalação e colocação em serviço


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Orçamento Opinião

Mensagem por Valter Silva »

l_madaleno Escreveu:venho pedir algumas opiniões já que estou a pensar em aderir ao programa de microprodução, pedi alguns orçamentos não sei se estão algo inflacionados se equipamentos são bons. já agora um sistema com seguidor de 4140wp versos um sistema fixo de 4600wp, será que compensa o investimento a longo prazo já que o sistema com seguidor tem alguma manutenção.
potência contratada de 6,90kva

potência de 4600 wp (19700,00€ com iva)
equipamento
módulos fotovoltaicos mts 230p ou equivalente
estruturas mecânicas de suporte em alumínio
cablagens de ligação dc e ac e acessórios 120m (16)m2
quadro completo dc
quadro completo ac
inversor de ligação à rede sma sunny boy 3300
portinhola pc/p 1
caixa de contador trifásica
equipamento de medição bi-direccional com gsm
placas de sinalização
dossier de projecto
transporte, instalação e colocação em serviço

potência de 4140 wp /seguidor solar (23500,00€ com iva)

equipamento
módulos fotovoltaicos mts 230p ou equivalente
segidor solar
cablagens de ligação dc e ac e acessórios
quadro completo dc
quadro completo ac
inversor de ligação à rede sma sunny boy 3300
portinhola pc/p 1
caixa de contador trifásica
equipamento de medição bi-direccional com gsm
placas de sinalização
dossier de projecto
transporte, instalação e colocação em serviço
eu não confiava na empresa que te está a fazer estes orçamentos:
1 - o sma 3300 não suporta 4600kw de painéis.... vai dar asneira..... e a garantia quando for necessário não será activada.
2 - são orçamentos elevadíssimos
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Orçamento Opinião

Mensagem por lopes »

valter silva Escreveu:eu não confiava na empresa que te está a fazer estes orçamentos:
1 - o sma 3300 não suporta 4600kw de painéis.... vai dar asneira..... e a garantia quando for necessário não será activada.
2 - são orçamentos elevadíssimos
concordo com o valter nos dois pontos...
pode ver nos meus tópicos que tenho um sistema muito parecido com a sua segunda opção (com seguidor), e o preço final chave na mão ficou a rondar os 20.000€ já com iva.
peça mais orçamentos a outras empresas para poder fazer comparações.
abraço,


Autor do tópico
L_Madaleno
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda fev 21, 2011 3:23 pm

Re: Orçamento Opinião

Mensagem por L_Madaleno »

ogb pelas opiniões vou rever a situação.


Autor do tópico
L_Madaleno
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda fev 21, 2011 3:23 pm

Re: Orçamento Opinião

Mensagem por L_Madaleno »

tenho uma dúvida, posso colocar a potência de 4600 wp para uma potencia contratada de 6,90kva(30a), ou tenho de alteral para 10,35kva, compensa??

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Orçamento Opinião

Mensagem por lopes »

l_madaleno Escreveu:tenho uma dúvida, posso colocar a potência de 4600 wp para uma potencia contratada de 6,90kva(30a), ou tenho de alteral para 10,35kva, compensa??
para o seu caso, o inversor a instalar tem que ter uma potência nominal igual ou inferior a 50% da sua potência contractada (3,45kw). existem inversores (e agora vou puxar a brasa à minha sardinha), como por exemplo o kaco 3600xi pt que tem uma potência nominal de 3,45kw, mas que permite injectar na rede e de forma legal até 3,8kw. quer isto dizer que deve ter sempre uma potência de paineis superior ao limite máximo de inversor, ou seja, pode ter os 4600w (sendo fixo), se for para sistema com seguidor penso que não se justifique ter tanto w instalado. em termos práticos o que iria acontecer era ter mais tempo a injectar no limite máximo do inversor.

a dúvida sobre aumentar a sua potência contractada... podia colocar um inversor com mais potência nominal... julgo que o máximo seria 3,68kw (corrijam-me se estiver enganado), mas pelo que tenho visto e ouvido, não compensará o investimento nessa alteração

abraço,


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Orçamento Opinião

Mensagem por Valter Silva »

pedrolopes Escreveu:
l_madaleno Escreveu:tenho uma dúvida, posso colocar a potência de 4600 wp para uma potencia contratada de 6,90kva(30a), ou tenho de alteral para 10,35kva, compensa??
para o seu caso, o inversor a instalar tem que ter uma potência nominal igual ou inferior a 50% da sua potência contractada (3,45kw). existem inversores (e agora vou puxar a brasa à minha sardinha), como por exemplo o kaco 3600xi pt que tem uma potência nominal de 3,45kw, mas que permite injectar na rede e de forma legal até 3,8kw. quer isto dizer que deve ter sempre uma potência de paineis superior ao limite máximo de inversor, ou seja, pode ter os 4600w (sendo fixo), se for para sistema com seguidor penso que não se justifique ter tanto w instalado. em termos práticos o que iria acontecer era ter mais tempo a injectar no limite máximo do inversor.

a dúvida sobre aumentar a sua potência contractada... podia colocar um inversor com mais potência nominal... julgo que o máximo seria 3,68kw (corrijam-me se estiver enganado), mas pelo que tenho visto e ouvido, não compensará o investimento nessa alteração

abraço,
esse inversor só aguenta 4kw de potência dc... não dá 4.6kw....
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Orçamento Opinião

Mensagem por lopes »

valter silva Escreveu:
pedrolopes Escreveu:
l_madaleno Escreveu:tenho uma dúvida, posso colocar a potência de 4600 wp para uma potencia contratada de 6,90kva(30a), ou tenho de alteral para 10,35kva, compensa??
para o seu caso, o inversor a instalar tem que ter uma potência nominal igual ou inferior a 50% da sua potência contractada (3,45kw). existem inversores (e agora vou puxar a brasa à minha sardinha), como por exemplo o kaco 3600xi pt que tem uma potência nominal de 3,45kw, mas que permite injectar na rede e de forma legal até 3,8kw. quer isto dizer que deve ter sempre uma potência de paineis superior ao limite máximo de inversor, ou seja, pode ter os 4600w (sendo fixo), se for para sistema com seguidor penso que não se justifique ter tanto w instalado. em termos práticos o que iria acontecer era ter mais tempo a injectar no limite máximo do inversor.

a dúvida sobre aumentar a sua potência contractada... podia colocar um inversor com mais potência nominal... julgo que o máximo seria 3,68kw (corrijam-me se estiver enganado), mas pelo que tenho visto e ouvido, não compensará o investimento nessa alteração

abraço,
esse inversor só aguenta 4kw de potência dc... não dá 4.6kw....
para corrigir o que disse atrás, e olhando para as especificações técnicas do kaco 3600xi dcs-pt-3.45 lê-se e passo a citar: "potência fv geradora máx: 4400w", pelo que deverá ser esse o valor limite para este inversor.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Orçamento Opinião

Mensagem por PaulOL »

boas!

então aqui vai mais uma acha para a fogueira...
penso que vai aqui alguma confusão, talvez devido às fontes, mas...o kaco 3600xi que tenho para 3.45 diz, e cito: "potência fv geradora máx. 4200 w", portanto é de concluir que do lado dc é este o valor máximo, mas segundo um engº. deste ramo, existe uma tolerância dada pela marca de 5%, o que dá uma margem até os 4400w.
o kaco 3600xi para 3.68 o valor máximo para dc é os ditos 4400w, o que se pode acrescentar os tais 5% de tolerância.

cumpts
paulol

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Orçamento Opinião

Mensagem por lopes »

paulol Escreveu:boas!

então aqui vai mais uma acha para a fogueira...
penso que vai aqui alguma confusão, talvez devido às fontes, mas...o kaco 3600xi que tenho para 3.45 diz, e cito: "potência fv geradora máx. 4200 w", portanto é de concluir que do lado dc é este o valor máximo, mas segundo um engº. deste ramo, existe uma tolerância dada pela marca de 5%, o que dá uma margem até os 4400w.
o kaco 3600xi para 3.68 o valor máximo para dc é os ditos 4400w, o que se pode acrescentar os tais 5% de tolerância.

cumpts
paulol
eu melhor fonte não consigo arranjar!
>> aqui <<

mas uma vez que já tenho um montado lá em casa, ainda vou verificar o que tem efectivamente lá descrito na placa técnica.


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Orçamento Opinião

Mensagem por Valter Silva »

sorry....
desculpem, fui eu que lancei a confusão....
max dc power é 4,4kw.... max de injecção 3,8kw e nominal 3.45kw
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Orçamento Opinião

Mensagem por visitante1 »

l_madaleno Escreveu:venho pedir algumas opiniões já que estou a pensar em aderir ao programa de microprodução, pedi alguns orçamentos não sei se estão algo inflacionados se equipamentos são bons. já agora um sistema com seguidor de 4140wp versos um sistema fixo de 4600wp, será que compensa o investimento a longo prazo já que o sistema com seguidor tem alguma manutenção.
potência contratada de 6,90kva

potência de 4600 wp (19700,00€ com iva)
equipamento
módulos fotovoltaicos mts 230p ou equivalente
estruturas mecânicas de suporte em alumínio
cablagens de ligação dc e ac e acessórios 120m (16)m2
quadro completo dc
quadro completo ac
inversor de ligação à rede sma sunny boy 3300
portinhola pc/p 1
caixa de contador trifásica
equipamento de medição bi-direccional com gsm
placas de sinalização
dossier de projecto
transporte, instalação e colocação em serviço

potência de 4140 wp /seguidor solar (23500,00€ com iva)

equipamento
módulos fotovoltaicos mts 230p ou equivalente
segidor solar
cablagens de ligação dc e ac e acessórios
quadro completo dc
quadro completo ac
inversor de ligação à rede sma sunny boy 3300
portinhola pc/p 1
caixa de contador trifásica
equipamento de medição bi-direccional com gsm
placas de sinalização
dossier de projecto
transporte, instalação e colocação em serviço
viva,
poderá informar qual foi a sua opção acerca da instalação? estamos curiosos.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
L_Madaleno
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda fev 21, 2011 3:23 pm

Re: Orçamento Opinião

Mensagem por L_Madaleno »

tendo andado a ver outras situações, quanto mais analiso mais confuso fico, devido á potencia contratada 6.9kva (3.45), não sei se compensa instalar (4600wp ou 4400wp) ao nível de rentabilidade ou colocar uma de 4050wp (14 650.00€ + iva) mais em conta ???.
pelo que percebi a potencia nominal do inversor é que conta, se for para uma solução de (4600wp ou 4400wp) não estarão os painéis sobre dimensionados em relação ao inversor (3.45)??
obg. pessoal.


Autor do tópico
L_Madaleno
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda fev 21, 2011 3:23 pm

Re: Orçamento Opinião

Mensagem por L_Madaleno »

outra proposta (20x225wp=4500wp) paineis canadian (alguem conhece) inversor sma 3300 (16000.00€+iva)

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Orçamento Opinião

Mensagem por visitante1 »

se for uma instalação fixa convem colocar um pouco mais acima da potencia max dc do inversor, mas não muito porque encarece a instalação e a rentabilidade vai ser pouca (é uma questão de fazer contas).
se for seguidor é um erro grave colocar potencia acima da max dc permitida pelo inversor.

para se rentabilizar o custo de 2 paineis a mais vai precisar de 5 ou 6 anos...

esta ultima proposta está muito cara e é muita potencia para o sma, nesse caso deveria escolher um inversor que aguente essa potencia na entrada.

existe 1 instalação perto que para essa topologia gastou 15000€ já com iva (inversor kaco e paineis s-energy)
outra do mesmo instalador mas com seguidor degger 5000, 4140w dc e inv kaco 20000€ chave na mão

pense melhor e procure mais barato que encontra facilmente.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


lipeng
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça mar 22, 2011 4:08 pm

Re: Orçamento Opinião

Mensagem por lipeng »

bom dia,
como não percebo nada de energia fotovoltaica, venho pedir a vossa ajuda.
tenho 2 orçamentos e queria saber qual o melhor e que me pode dar o melhor rendimento.

ecopower.
18 paineis isofoton 225wp
inversor 3.8 p
estrutura fixação k2 aluminio
quadros de fixação
contador siemens zmg 310
cabo de ligação
14.600 euros com iva

homenergia
18 paineis martifer mprime 225w
inversor kaco 3600
contador actaris sl 700
sistema de monitorização oferta de 1 ano
manutenção 1 ano
cabos
montagem de caixas e cintadores
(chave na mão) 17.090.00 euros

Responder

Voltar para “Projectos”