calcular inclinação ?

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.

Autor do tópico
Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm

calcular inclinação ?

Mensagem por Patalhetas »

preciso da vossa ajuda,
como se calcula a inclinação com um nivel e um metro ?
ou seja
para uma inclinação de 30gº qual é a inclinação por metro linear ?
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: calcular inclinação ?

Mensagem por lrds »

usa um transferidor
Inté

Autor do tópico
Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver

lrds Escreveu:usa um transferidor
lol, mas eu não tenho um transferidor !!

nivel e fita métrica
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Mensagem por uggabugga »

se não me estão a falhar as contas, deve ser 1/(raiz quadrada de 3) o que dá qualquer coisa como 0,57735 metros em altura.
esta medida tem que ser efectuada exactamente na vertical. o tal lado de um metro terá que estar na exactamente na posição horizontal.

neste caso, como se trata de um angulo de 30º as contas são relativamente simples tal como seriam no caso de 60º, o que não significa que não me possa ter enganado. mais simples ainda, só no caso de ser 45º em que a base seria igual á altura.

Batalha
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta mai 23, 2008 5:37 pm

Mensagem por Batalha »

asim de repente sem recorrer a grandes matemáticas. acho que se uma relação de 1/1 dá origem a um angulo de 45g (90/2) tens de encontrar uma relação de 1/3 (90/3=30) ou seja 0,333(3)mts.
isto está um pouco confuso
mas a resposta é 33cm

Batalha
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Batalha »

uggabugga Escreveu:se não me estão a falhar as contas, deve ser 1/(raiz quadrada de 3) o que dá qualquer coisa como 0,57735 metros em altura.
esta medida tem que ser efectuada exactamente na vertical. o tal lado de um metro terá que estar na exactamente na posição horizontal.

neste caso, como se trata de um angulo de 30º as contas são relativamente simples tal como seriam no caso de 60º, o que não significa que não me possa ter enganado. mais simples ainda, só no caso de ser 45º em que a base seria igual á altura.
olha este raciocínio está igualmente confuso e o resultado é bem diferente

Autor do tópico
Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver

se não me estão a falhar as contas, deve ser 1/(raiz quadrada de 3) o que dá qualquer coisa como 0,57735 metros em altura.
humm ando mais para este valor, pois com 20gº tenho aproximadamente 0,40 cm !!
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Batalha
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Batalha »

posso corrigir a minha resposta? falta multiplicar por 2, que vem da parte (90/2) por isso, e ainda sem consultas, 0,33*2=0,66
66cm

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

então eu vou tentar explicar. vamos ver se consigo sem a ajuda de desenhos.
imaginemos um triângulo rectângulo com ângulos internos de 90, 60 e 30 graus.

podemos chegar lá de várias formas, mas uma vez que o ângulo é de 30º, até o teorema de pitágoras serve.

se o lado que fica na vertical tiver 1 metro, a hipotenusa (ou o “lado” que fica inclinado) terá 2 metros e o lado na horizontal terá que ter ?3.

o modo de chegar a estes valores:
segundo o teorema referido o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (lados), ou seja 2*2=1*1+x*x logo x=?3.
portanto, sabemos que se na horizontal tivermos ?3 (aprox. 1,732 metros), para 30º teremos 1 metro em altura. mas como o que nos interessa é saber para um metro (na horizontal), vamos mexer proporcionalmente nessas duas medidas: dividindo ?3 por ?3 obtemos 1 (que é a medida que interessa). temos igualmente que dividir o outro lado por ?3 para manter a proporção, logo fica 1/?3

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

patalhetas Escreveu:se não humm ando mais para este valor, pois com 20gº tenho aproximadamente 0,40 cm !!
é mais ou menos isso:
penso que para 20º deve ser 0,364

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Mensagem por jama »

patalhetas Escreveu:
lrds Escreveu:usa um transferidor
lol, mas eu não tenho um transferidor !!

nivel e fita métrica
olá patalhetas . nao tens transferidor mas tens tudo aquilo que precisas pela modica quantia de 4,90€ que é o aparelho que eu uso para a inclinaçao dos meus paineis, e nao falha nada, chama-se a isto um inclinometro
aqui fica o sitio para o encomendares . http://www3.mauser.pt/catalog/product_i ... s_id=54371 assim como a respectiva foto do dito cujo.
Anexos
medidor de angulos.jpg
medidor de angulos.jpg (19.11 KiB) Visto 2516 vezes
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

boas.
o uggabugga está certo, mas o cálculo dele só serve para o caso desses ângulos. o correcto é ser calculado com trigonometria usando a tangente pois relaciona o cateto oposto com o adjacente. no caso do ângulo de 30º o cateto oposto (vertical) vai ter 0,57735 metros quando o cateto adjacente (horizontal) tiver 1 metro. isto quer dizer que tendo 100 metros na horizontal sobe-se 57,735 metro a que corresponde uma inclinação de 57,735%. ou seja: a um ângulo de 30 graus corresponde uma inclinação de 57,735% (isto em metros lineares )
ajudou?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

uggabugga Escreveu:
patalhetas Escreveu:se não humm ando mais para este valor, pois com 20gº tenho aproximadamente 0,40 cm !!
é mais ou menos isso:
penso que para 20º deve ser 0,364
mais uma vez correcto!
20º é 0,3639 ~ = 0,364!!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Autor do tópico
Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver

olá patalhetas . nao tens transferidor mas tens tudo aquilo que precisas pela modica quantia de 4,90€ que é o aparelho que eu uso para a inclinaçao dos meus paineis, e nao falha nada, chama-se a isto um inclinometro
aqui fica o sitio para o encomendares . http://www3.mauser.pt/catalog/product_i ... s_id=54371 assim como a respectiva foto do dito cujo.
obrigado pela dica, mas já não existe em stock

vou tentar encontrar por aí !!
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

eu uso o iphone... mas é capaz de ser caro para dar somente esse uso.
antes de ter o iphone usava o excel com as contas que já aqui foram apresentadas... na altura, andei na wikipedia à procura da fórmula. mas olha que vires aqui perguntar ao pessoal que percebe, também é uma óptima alternativa...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

batalha Escreveu:posso corrigir a minha resposta? falta multiplicar por 2, que vem da parte (90/2) por isso, e ainda sem consultas, 0,33*2=0,66
66cm
batalha, no teu raciocíno partiste de um ângulo de 45º, em que a altura seria igual à base (logo, seria 1 metro) e imaginaste o seguinte: cada 15º corresponderiam a 1/3 dessa altura, logo 2/3 (ou seja 30º) dariam 0,66.
o teu raciocínio tem bastante valor e faltou só aprofundar mais um bocadinho.

já agora podemos tentar perceber o que é que faltou:
imagina que estás numa sala, a 1 metro da parede e voltado para ela. coloca uma lanterna no chão a apontar para a parede. se o feixe da lanterna fizer 0º com o chão irá incidir na parede na base desta (logo para 0º a altura é 0). se inclinares o feixe da lanterna, por exemplo 15º, mantendo-a no chão, o feixe irá incidir na parede a uma determinada altura (neste caso a altura, como já foi referido pelo ferra será a tangente do ângulo, mas o valor não nos interessa).

se subires mais 15º a distância na parede correspondente a mais esses 15º já será maior do que a anterior, pois a parede está mais distante do feixe. se subires mais 15º, a nova altura acrescentada será ainda maior devido ainda à maior distância.

isto compreende-se melhor à medida que o ângulo vai aumentando: próximo dos 90º já nem uma parede com duzentos metros de altura conseguiria apanhar o feixe e nos 90º nunca chegaria à parede, fosse qual fosse a altura desta, pois o feixe seria paralelo a ela.

é por esta razão que as contas não podem ser feitas proporcionalmente. se assim fosse para 90º (e tendo como base os 45º) seriam 2 metros.

deve haver outras maneiras melhores de explicar isto, se calhar não foi a mais adequada, não sei se deu para entender

Autor do tópico
Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver

bons matematicos já vimos que andam por aqui......mas ainda ninguem me disse afinal para uma inclinação de 30gº qual é a medida na vertical para 1 metro na horizontal !!!

venham lá essas respostas..... pois o projeto está quase arrancar e tenho de mudar o solar termico de sitio ehehheh
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

patalhetas Escreveu:bons matematicos já vimos que andam por aqui......mas ainda ninguem me disse afinal para uma inclinação de 30gº qual é a medida na vertical para 1 metro na horizontal !!!

venham lá essas respostas..... pois o projeto está quase arrancar e tenho de mudar o solar termico de sitio ehehheh
só nesta folha já está escrito em pelo menos 3 locais, mas já que voltas a pedir, mais uma vez aqui vai:
para um metro na horizontal e um ângulo de 30º são 0,577 metros na vertical (ou se preferires, aproximadamente 58 centimetros).

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

+/- 60 cm

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

pois... já cheguei tarde. .

seja como for, experimenta esta "calculadora" online que é muito gira (eu fazia algo parecido com isto num excel):
http://www.profcardy.com/calculadoras/a ... hp?calc=14

ps: experimenta colocar o ponto a em [0, 0] e o ponto b em [100, 57.78]

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”