calcular inclinação ?
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
calcular inclinação ?
preciso da vossa ajuda,
como se calcula a inclinação com um nivel e um metro ?
ou seja
para uma inclinação de 30gº qual é a inclinação por metro linear ?
como se calcula a inclinação com um nivel e um metro ?
ou seja
para uma inclinação de 30gº qual é a inclinação por metro linear ?
-
- Membro Silver
- Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am
-
Re: calcular inclinação ?
lol, mas eu não tenho um transferidor !!lrds Escreveu:usa um transferidor
nivel e fita métrica
-
- Membro Silver
- Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm
se não me estão a falhar as contas, deve ser 1/(raiz quadrada de 3) o que dá qualquer coisa como 0,57735 metros em altura.
esta medida tem que ser efectuada exactamente na vertical. o tal lado de um metro terá que estar na exactamente na posição horizontal.
neste caso, como se trata de um angulo de 30º as contas são relativamente simples tal como seriam no caso de 60º, o que não significa que não me possa ter enganado. mais simples ainda, só no caso de ser 45º em que a base seria igual á altura.
esta medida tem que ser efectuada exactamente na vertical. o tal lado de um metro terá que estar na exactamente na posição horizontal.
neste caso, como se trata de um angulo de 30º as contas são relativamente simples tal como seriam no caso de 60º, o que não significa que não me possa ter enganado. mais simples ainda, só no caso de ser 45º em que a base seria igual á altura.
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta mai 23, 2008 5:37 pm
asim de repente sem recorrer a grandes matemáticas. acho que se uma relação de 1/1 dá origem a um angulo de 45g (90/2) tens de encontrar uma relação de 1/3 (90/3=30) ou seja 0,333(3)mts.
isto está um pouco confuso
mas a resposta é 33cm
isto está um pouco confuso
mas a resposta é 33cm
-
- Membro Dedicado
olha este raciocínio está igualmente confuso e o resultado é bem diferenteuggabugga Escreveu:se não me estão a falhar as contas, deve ser 1/(raiz quadrada de 3) o que dá qualquer coisa como 0,57735 metros em altura.
-
humm ando mais para este valor, pois com 20gº tenho aproximadamente 0,40 cm !!se não me estão a falhar as contas, deve ser 1/(raiz quadrada de 3) o que dá qualquer coisa como 0,57735 metros em altura.
-
- Membro Dedicado
posso corrigir a minha resposta? falta multiplicar por 2, que vem da parte (90/2) por isso, e ainda sem consultas, 0,33*2=0,66
66cm
66cm
-
- Membro Silver
então eu vou tentar explicar. vamos ver se consigo sem a ajuda de desenhos.
imaginemos um triângulo rectângulo com ângulos internos de 90, 60 e 30 graus.
podemos chegar lá de várias formas, mas uma vez que o ângulo é de 30º, até o teorema de pitágoras serve.
se o lado que fica na vertical tiver 1 metro, a hipotenusa (ou o “lado” que fica inclinado) terá 2 metros e o lado na horizontal terá que ter ?3.
o modo de chegar a estes valores:
segundo o teorema referido o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (lados), ou seja 2*2=1*1+x*x logo x=?3.
portanto, sabemos que se na horizontal tivermos ?3 (aprox. 1,732 metros), para 30º teremos 1 metro em altura. mas como o que nos interessa é saber para um metro (na horizontal), vamos mexer proporcionalmente nessas duas medidas: dividindo ?3 por ?3 obtemos 1 (que é a medida que interessa). temos igualmente que dividir o outro lado por ?3 para manter a proporção, logo fica 1/?3
imaginemos um triângulo rectângulo com ângulos internos de 90, 60 e 30 graus.
podemos chegar lá de várias formas, mas uma vez que o ângulo é de 30º, até o teorema de pitágoras serve.
se o lado que fica na vertical tiver 1 metro, a hipotenusa (ou o “lado” que fica inclinado) terá 2 metros e o lado na horizontal terá que ter ?3.
o modo de chegar a estes valores:
segundo o teorema referido o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (lados), ou seja 2*2=1*1+x*x logo x=?3.
portanto, sabemos que se na horizontal tivermos ?3 (aprox. 1,732 metros), para 30º teremos 1 metro em altura. mas como o que nos interessa é saber para um metro (na horizontal), vamos mexer proporcionalmente nessas duas medidas: dividindo ?3 por ?3 obtemos 1 (que é a medida que interessa). temos igualmente que dividir o outro lado por ?3 para manter a proporção, logo fica 1/?3
-
- Membro Silver
é mais ou menos isso:patalhetas Escreveu:se não humm ando mais para este valor, pois com 20gº tenho aproximadamente 0,40 cm !!
penso que para 20º deve ser 0,364
-
- Membro Silver
- Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
olá patalhetas . nao tens transferidor mas tens tudo aquilo que precisas pela modica quantia de 4,90€ que é o aparelho que eu uso para a inclinaçao dos meus paineis, e nao falha nada, chama-se a isto um inclinometropatalhetas Escreveu:lol, mas eu não tenho um transferidor !!lrds Escreveu:usa um transferidor
nivel e fita métrica
aqui fica o sitio para o encomendares . http://www3.mauser.pt/catalog/product_i ... s_id=54371 assim como a respectiva foto do dito cujo.
- Anexos
-
- medidor de angulos.jpg (19.11 KiB) Visto 2516 vezes
O SOL quando nasce é para todos
A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
boas.
o uggabugga está certo, mas o cálculo dele só serve para o caso desses ângulos. o correcto é ser calculado com trigonometria usando a tangente pois relaciona o cateto oposto com o adjacente. no caso do ângulo de 30º o cateto oposto (vertical) vai ter 0,57735 metros quando o cateto adjacente (horizontal) tiver 1 metro. isto quer dizer que tendo 100 metros na horizontal sobe-se 57,735 metro a que corresponde uma inclinação de 57,735%. ou seja: a um ângulo de 30 graus corresponde uma inclinação de 57,735% (isto em metros lineares )
ajudou?
o uggabugga está certo, mas o cálculo dele só serve para o caso desses ângulos. o correcto é ser calculado com trigonometria usando a tangente pois relaciona o cateto oposto com o adjacente. no caso do ângulo de 30º o cateto oposto (vertical) vai ter 0,57735 metros quando o cateto adjacente (horizontal) tiver 1 metro. isto quer dizer que tendo 100 metros na horizontal sobe-se 57,735 metro a que corresponde uma inclinação de 57,735%. ou seja: a um ângulo de 30 graus corresponde uma inclinação de 57,735% (isto em metros lineares )
ajudou?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
mais uma vez correcto!uggabugga Escreveu:é mais ou menos isso:patalhetas Escreveu:se não humm ando mais para este valor, pois com 20gº tenho aproximadamente 0,40 cm !!
penso que para 20º deve ser 0,364
20º é 0,3639 ~ = 0,364!!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
obrigado pela dica, mas já não existe em stockolá patalhetas . nao tens transferidor mas tens tudo aquilo que precisas pela modica quantia de 4,90€ que é o aparelho que eu uso para a inclinaçao dos meus paineis, e nao falha nada, chama-se a isto um inclinometro
aqui fica o sitio para o encomendares . http://www3.mauser.pt/catalog/product_i ... s_id=54371 assim como a respectiva foto do dito cujo.
vou tentar encontrar por aí !!
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
eu uso o iphone... mas é capaz de ser caro para dar somente esse uso.
antes de ter o iphone usava o excel com as contas que já aqui foram apresentadas... na altura, andei na wikipedia à procura da fórmula. mas olha que vires aqui perguntar ao pessoal que percebe, também é uma óptima alternativa...
antes de ter o iphone usava o excel com as contas que já aqui foram apresentadas... na altura, andei na wikipedia à procura da fórmula. mas olha que vires aqui perguntar ao pessoal que percebe, também é uma óptima alternativa...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Silver
batalha, no teu raciocíno partiste de um ângulo de 45º, em que a altura seria igual à base (logo, seria 1 metro) e imaginaste o seguinte: cada 15º corresponderiam a 1/3 dessa altura, logo 2/3 (ou seja 30º) dariam 0,66.batalha Escreveu:posso corrigir a minha resposta? falta multiplicar por 2, que vem da parte (90/2) por isso, e ainda sem consultas, 0,33*2=0,66
66cm
o teu raciocínio tem bastante valor e faltou só aprofundar mais um bocadinho.
já agora podemos tentar perceber o que é que faltou:
imagina que estás numa sala, a 1 metro da parede e voltado para ela. coloca uma lanterna no chão a apontar para a parede. se o feixe da lanterna fizer 0º com o chão irá incidir na parede na base desta (logo para 0º a altura é 0). se inclinares o feixe da lanterna, por exemplo 15º, mantendo-a no chão, o feixe irá incidir na parede a uma determinada altura (neste caso a altura, como já foi referido pelo ferra será a tangente do ângulo, mas o valor não nos interessa).
se subires mais 15º a distância na parede correspondente a mais esses 15º já será maior do que a anterior, pois a parede está mais distante do feixe. se subires mais 15º, a nova altura acrescentada será ainda maior devido ainda à maior distância.
isto compreende-se melhor à medida que o ângulo vai aumentando: próximo dos 90º já nem uma parede com duzentos metros de altura conseguiria apanhar o feixe e nos 90º nunca chegaria à parede, fosse qual fosse a altura desta, pois o feixe seria paralelo a ela.
é por esta razão que as contas não podem ser feitas proporcionalmente. se assim fosse para 90º (e tendo como base os 45º) seriam 2 metros.
deve haver outras maneiras melhores de explicar isto, se calhar não foi a mais adequada, não sei se deu para entender
-
bons matematicos já vimos que andam por aqui......mas ainda ninguem me disse afinal para uma inclinação de 30gº qual é a medida na vertical para 1 metro na horizontal !!!
venham lá essas respostas..... pois o projeto está quase arrancar e tenho de mudar o solar termico de sitio ehehheh
venham lá essas respostas..... pois o projeto está quase arrancar e tenho de mudar o solar termico de sitio ehehheh
-
- Membro Silver
só nesta folha já está escrito em pelo menos 3 locais, mas já que voltas a pedir, mais uma vez aqui vai:patalhetas Escreveu:bons matematicos já vimos que andam por aqui......mas ainda ninguem me disse afinal para uma inclinação de 30gº qual é a medida na vertical para 1 metro na horizontal !!!
para um metro na horizontal e um ângulo de 30º são 0,577 metros na vertical (ou se preferires, aproximadamente 58 centimetros).
-
- Membro Platinium
+/- 60 cm
-
- Membro Platinium
pois... já cheguei tarde. .
seja como for, experimenta esta "calculadora" online que é muito gira (eu fazia algo parecido com isto num excel):
http://www.profcardy.com/calculadoras/a ... hp?calc=14
ps: experimenta colocar o ponto a em [0, 0] e o ponto b em [100, 57.78]
seja como for, experimenta esta "calculadora" online que é muito gira (eu fazia algo parecido com isto num excel):
http://www.profcardy.com/calculadoras/a ... hp?calc=14
ps: experimenta colocar o ponto a em [0, 0] e o ponto b em [100, 57.78]