Qual a melhor configuração para uma MP 3.45 com Seguidor?
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: quarta ago 19, 2009 5:55 pm
Qual a melhor configuração para uma MP 3.45 com Seguidor?
boas noites!
após uma primeira ronda de consultas a solicitar orçamentos, verifiquei que algumas empresas tentaram ir ao encontro do que lhes pedia, outras nem por isso, ou seja pretendia o máximo de superfície de painel mono cristalino possível / inversor e um seguidor, tendo destacado apenas 5 propostas (as mais realistas) cujo o valor não vou divulgar de momento.
posto isto, preciso de uma ajudinha do pessoal mais experiente para decidir qual destas configurações vou escolher com o objectivo de a amortizar o mais rápido possível, pois deparei-me com duas filosofias e fiquei com um dilema, uns preconizam muita superfície de painel com inversores que aguentam bem as tensões; e outros preconizam uma solução mais equilibrada para não comprometer o inversor.
1º - potência instalada: 4.4 kw de (20x220 paineis monocristalinos marca sunset)
inversor: potência nominal 3.3 podendo ir a + de 3900 w ( xantrex gt 3.8-sp-qc-230)
seguidor:meca pisa
2º - potência instalada: 4.14 kw de (18x230 paineis monocristalinos marca portuguesa goosun)
inversor: potência nominal 3.45 podendo ir de 3800 w ( kaco 3600 xi)
seguidor:degger 5000nt
3º - potência instalada: 4.32 kw de (24x180 paineis monocristalinos marca suntech)
seguidor:dasoluz das4
4º - potência instalada: 4.05 kw de (18x225 paineis policristalinos marca ibc solar)
seguidor:solar trak st 2000
5º - potência instalada: 4.6 kw de (20x230 paineis monocristalinos marca goosun )
inversor: potência nominal 3.3 podendo ir a + de 3900 w ( carlo gavazzi ismg 1 45 de)
fico a espera das vossas opiniões, se eventualmente algum de vocês conhece uma configuração melhor do que estas, compatível com o que existe no mercado, aceito sugestões.
cumps
após uma primeira ronda de consultas a solicitar orçamentos, verifiquei que algumas empresas tentaram ir ao encontro do que lhes pedia, outras nem por isso, ou seja pretendia o máximo de superfície de painel mono cristalino possível / inversor e um seguidor, tendo destacado apenas 5 propostas (as mais realistas) cujo o valor não vou divulgar de momento.
posto isto, preciso de uma ajudinha do pessoal mais experiente para decidir qual destas configurações vou escolher com o objectivo de a amortizar o mais rápido possível, pois deparei-me com duas filosofias e fiquei com um dilema, uns preconizam muita superfície de painel com inversores que aguentam bem as tensões; e outros preconizam uma solução mais equilibrada para não comprometer o inversor.
1º - potência instalada: 4.4 kw de (20x220 paineis monocristalinos marca sunset)
inversor: potência nominal 3.3 podendo ir a + de 3900 w ( xantrex gt 3.8-sp-qc-230)
2º - potência instalada: 4.14 kw de (18x230 paineis monocristalinos marca portuguesa goosun)
3º - potência instalada: 4.32 kw de (24x180 paineis monocristalinos marca suntech)
4º - potência instalada: 4.05 kw de (18x225 paineis policristalinos marca ibc solar)
5º - potência instalada: 4.6 kw de (20x230 paineis monocristalinos marca goosun )
inversor: potência nominal 3.3 podendo ir a + de 3900 w ( carlo gavazzi ismg 1 45 de)
fico a espera das vossas opiniões, se eventualmente algum de vocês conhece uma configuração melhor do que estas, compatível com o que existe no mercado, aceito sugestões.
cumps
-
- Membro Silver
- Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Re: Qual a melhor configuração para uma MP 3.45 com Seguidor
nao achas estranho poderem dar-te uma opiniao sem se saberem os preços?albator Escreveu:boas noites!
cumps
O SOL quando nasce é para todos
A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

-
de facto tens razão é melhor divulgar o preços lololol (a questão foi mal colocada, o que pretendia na realidade era mesmo saber qual destas soluções vai produzir mais).
de qualquer das formas aqui vão os preços de soluções chave na mão ou seja com as obras de construção civil, sapata iva incluido etc...
1º - 22250 €
2º - 22500 €
3º - 20400 €
4º - 19600 €
5º - 20900 €
obg jama
de qualquer das formas aqui vão os preços de soluções chave na mão ou seja com as obras de construção civil, sapata iva incluido etc...
1º - 22250 €
2º - 22500 €
3º - 20400 €
4º - 19600 €
5º - 20900 €
obg jama
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
boas,
a mp é para colocar em que zona do país?
a 5.ª opção parece-me com excesso de potência para um seguidor, mas o preço não é disparatado, pois o inversor é excelente e os 4600w fazem a diferença. só pode correr o risco de nos primeiros anos oferecer alguns kw´s à edp, ultrapassar os 8,2mwh de produção anual.
a 3.ª opção é talvez a mais equilibrada.
a 1.ª opção vai contra tudo o que tenho lido acerca do xantrex, o fabricante não recomenda mais que 4180w de paineis, senão adeus 3900w o inversor fica a marcar passo nos 3300 (potência nominal).
se os 500€ da opção 3 para a opção 5 não são problema, a opção 5 dá maiores garantias.
cmps,
a mp é para colocar em que zona do país?
a 5.ª opção parece-me com excesso de potência para um seguidor, mas o preço não é disparatado, pois o inversor é excelente e os 4600w fazem a diferença. só pode correr o risco de nos primeiros anos oferecer alguns kw´s à edp, ultrapassar os 8,2mwh de produção anual.
a 3.ª opção é talvez a mais equilibrada.
a 1.ª opção vai contra tudo o que tenho lido acerca do xantrex, o fabricante não recomenda mais que 4180w de paineis, senão adeus 3900w o inversor fica a marcar passo nos 3300 (potência nominal).
se os 500€ da opção 3 para a opção 5 não são problema, a opção 5 dá maiores garantias.
cmps,
-
a instalação fica nos arredores do porto.
cmps
cmps
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
boas,
o xantrex pelo que tenho lido tem uma potencia max. de 3800w e não 3900, se me puder esclarecer agradecia.
já agora poderia enviar-me por mp as empresas que o comercializam, ando em duvida entre inversores para instalar uma micro parecida com a sua também nos arredores do porto.
obrigado
o xantrex pelo que tenho lido tem uma potencia max. de 3800w e não 3900, se me puder esclarecer agradecia.
já agora poderia enviar-me por mp as empresas que o comercializam, ando em duvida entre inversores para instalar uma micro parecida com a sua também nos arredores do porto.
obrigado
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Gold
viva,pnunes Escreveu:boas,
obrigado
segundo o manual, o xantrex gt3.8 não deveria ultrapassar os 3800w, mas poderá verificar no site www.jgduarte.com que esse valor é ultrapassado muitas vezes, tendo atingido um máximo de 3961w.
no verão passado a melhor ponta máxima no contador foi de 3,92kwh (significa que durante 15 minutos a média de output no contador da edp foi de 3920w).
considero um inversor equilibrado, pena não suportar maior potência em paineis (máx. recomendado de 4180w), eu pessoalmente já pensei aumentar para 4400w uma vez que só tenho 4125w, mas tenho medo de "torrar" o inversor e num caso desses a garantia de nada serve.
cmps,
-
- Membro Silver
boas , foi pena antes de fazeres o registo nao teres aumentado a potencia da tua instalaçao para poderes montar uma 3.68k, pouco mais pagavas de tarifa de potencia, e ai sim eu apostava fortemente no 5º orçamento , mas mesmo assim eu ia para a 5ª opçao, e assim quase que tinha a certeza que injectava na rede o maximo permitido por lei por ano. força nisso.albator Escreveu:de facto tens razão é melhor divulgar o preços lololol (a questão foi mal colocada, o que pretendia na realidade era mesmo saber qual destas soluções vai produzir mais).
1º - 22250 €
2º - 22500 €
3º - 20400 €
4º - 19600 €
5º - 20900 €
obg jama
obs. mas atençao vai por ti e nao por mim.
e ha outra coisa na eventualidade de meter os 8,2mh na rede antes do ano acabar pode ligar a saida do inversor a uma tomada da casa e consumir de lá , e outra se o contador for analogico, o excesso continua a ir para a rede e o contador de consumo começa a desmarcar.

-
- Membro Silver
- Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
amigo jama,jama Escreveu: e outra se o contador for analogico, o excesso continua a ir para a rede e o contador de consumo começa a desmarcar.
não percebi esta....
relativamente às propostas.... a 5ª parece-me bem....
eu acho que uma mp 3.45 com seguidor é bastante equilibrada e dá para meter o limite na rede.... nem que seja com um kaco, acho que se consegue.
abraços
-
- Membro Platinium
pois de facto esses picos podem acontecer, mas será que consegue ficar assim durante horas?? (com sistema seguidor)??jduarte Escreveu:viva,pnunes Escreveu:boas,
obrigado
segundo o manual, o xantrex gt3.8 não deveria ultrapassar os 3800w, mas poderá verificar no site http://www.jgduarte.com que esse valor é ultrapassado muitas vezes, tendo atingido um máximo de 3961w.
no verão passado a melhor ponta máxima no contador foi de 3,92kwh (significa que durante 15 minutos a média de output no contador da edp foi de 3920w).
considero um inversor equilibrado, pena não suportar maior potência em paineis (máx. recomendado de 4180w), eu pessoalmente já pensei aumentar para 4400w uma vez que só tenho 4125w, mas tenho medo de "torrar" o inversor e num caso desses a garantia de nada serve.
cmps,
mesmo que fique assim acima da potencia maxima algum tempo os dissabores irão aparecer depois quando a fadiga sobre este o fizer avariar, e aí certamente lá vai um ano de produção para reparações... é esse o meu medo, porque com o sma eu terei garantia (vitalicia), mas logicamente o maximo dele são os 3600w, e ai ficaria a perder os tais 200w falando em potencia max, essa diferença serão uns euritos (não muitos), e continuo com a duvida se valerá a pena trocar pelo xantrex ou pelo kaco do qual também se fala muito bem.
obrigado
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Platinium
nestas propostas e em relação ao seguidor, o unico que faz guiagem por luminosidade é o degger 5000nt, e será sem duvida o melhor, tem aí um que até é necessário andar com posição de inverno, verão e primavera, ou seja é do pior que há, os outros guiam-se por dados astronomicos.jama Escreveu:nao achas estranho poderem dar-te uma opiniao sem se saberem os preços?albator Escreveu:boas noites!
cumps
há que ter em atenção que na montagem dos paineis em seguidor deveria ser salvaguardada uma distancia entre linhas de paineis para que a força exercida pelo vento possa ser dissipada, se forem colocados todos juntinho os kn de força exercida pelo vento sera muito maior e as possiveis consequencias também. ha instaladores/empresas que montam tudo certinho e alinhadinho, claro fica-lhes mais barato em perfis e até dizem eles que fica mais bonito.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Silver
de fonte limpa lhe digo (por experiencia propria se ligar o inversor á rede da casa, a casa consome a energia que o sistema solar esta a produzir e o restante que nao consumir vai para a rede eu proprio já fiz o teste na minha instalaçao, e digo se for analogico desmarca, porque o meu contador é bi horario e tem o sistema digital e o analogico , o digital manteve a leitura e o analogico desmarcou.valter silva Escreveu:amigo jama,jama Escreveu: e outra se o contador for analogico, o excesso continua a ir para a rede e o contador de consumo começa a desmarcar.
não percebi esta....
relativamente às propostas.... a 5ª parece-me bem....
eu acho que uma mp 3.45 com seguidor é bastante equilibrada e dá para meter o limite na rede.... nem que seja com um kaco, acho que se consegue.
abraços

-
boa noite!
antes de mais quero agradecer a participação e contributo de todos, pois com a vossa ajuda torna-se mais fácil tomar uma decisão.
quero também trazer uma rectificação na 5ª proposta que contem dois erros pouco significativos mas que talvez façam a diferença, ou seja enganei-me nas potências dos painéis e deve-se ler :
cmps
antes de mais quero agradecer a participação e contributo de todos, pois com a vossa ajuda torna-se mais fácil tomar uma decisão.
quero também trazer uma rectificação na 5ª proposta que contem dois erros pouco significativos mas que talvez façam a diferença, ou seja enganei-me nas potências dos painéis e deve-se ler :
sendo assim ao ler as vossas primeiras opiniões fiquei com a ideia de que preferem a solução com a maior potência fv geradora possível mesmo quando a mp encontra-se equipada com um inversor de potência nominal de 3.3. pelo que gostava de saber qual o motivo? será que ao longo do ano produzem mais que as soluções equipadas com kaco, com pot. nom. de 3.45!?albator Escreveu:
5º - potência instalada: 4.5 kw de (20x225 paineis monocristalinos marca goosun )
cmps
-
- Membro Gold
boas,
sendo assim ao ler as vossas primeiras opiniões fiquei com a ideia de que preferem a solução com a maior potência fv geradora possível mesmo quando a mp encontra-se equipada com um inversor de potência nominal de 3.3. pelo que gostava de saber qual o motivo? será que ao longo do ano produzem mais que as soluções equipadas com kaco, com pot. nom. de 3.45!?
cmps
neste tipo de configuração em que se consegue a potência máxima durante largos períodos de tempo, deve olhar para a potência máxima do inversor e não para potência nominal.
na maior parte dos casos a potência nominal é indicada por mera questão legislativa. um exemplo concreto, o xantrex 3.8gt, para espanha tem potência nominal 3300, para a alemanha 3500, para a austria 3700 e nos estados unidos 3800. no entanto não deixa de ser o mesmo hardware. as marcas só ajustam os parâmetros à legislação existente.
cmps,
-
- Membro
- Registado: terça fev 23, 2010 2:57 pm
nao achas estranho poderem dar-te uma opiniao sem se saberem os preços?
nestas propostas e em relação ao seguidor, o unico que faz guiagem por luminosidade é o degger 5000nt, e será sem duvida o melhor, tem aí um que até é necessário andar com posição de inverno, verão e primavera, ou seja é do pior que há, os outros guiam-se por dados astronomicos.
há que ter em atenção que na montagem dos paineis em seguidor deveria ser salvaguardada uma distancia entre linhas de paineis para que a força exercida pelo vento possa ser dissipada, se forem colocados todos juntinho os kn de força exercida pelo vento sera muito maior e as possiveis consequencias também. ha instaladores/empresas que montam tudo certinho e alinhadinho, claro fica-lhes mais barato em perfis e até dizem eles que fica mais bonito.
a degerenergie refere um espaçamento de 2 mm entre os módulos. os próprios parafusos já dão esse espaço.
-
- Membro Platinium
é esta distancia a que me refiro (etre uma coluna e outra de modulos) para que o vento passe facilmente.
se o trabalho for bem feito é assim que deve ficar, caso contrario é um erro grave.
se o trabalho for bem feito é assim que deve ficar, caso contrario é um erro grave.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro
- Registado: terça fev 23, 2010 2:57 pm
pnunes Escreveu:é esta distancia a que me refiro (etre uma coluna e outra de modulos) para que o vento passe facilmente.

uma das imagem do site da deger.
o espaçamento entre módulos deve depender da marca. a estrutura de cada seguidor deve estar preparada para suportar a força imposta pelo vento para uma determinada área. algumas pessoas aumentam a área colocando mais módulos ultrapassando os valores do fabricante.
penso que o maior fabricante de seguidores do mundo deve ter feito estudos com tunel de vento e mecânica de fluidos.
-
- Membro Platinium
então força façam todos assim... podem sempre depois telefonar para o fabricante de seguidores a dizer que a estrutura empenou ou caiu!!!
também é verdade que com eles assim juntinhos a estrutura fica mais barata, leva menos perfis!!!
por experiencia registada, em situação de forte vento uma estrutura de cada tipo instalada a escassos metros, uma quase não sofreu danos a outra foi-se...
cumprimentos
também é verdade que com eles assim juntinhos a estrutura fica mais barata, leva menos perfis!!!
por experiencia registada, em situação de forte vento uma estrutura de cada tipo instalada a escassos metros, uma quase não sofreu danos a outra foi-se...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Gold
- Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
não querendo puxar a brasa à minha sardinha, não se estará a descurar aqui o facto de este seguidor estar equipado com anemômetro que coloca automaticamente os paineis na horizontal em caso de ventos fortes?pnunes Escreveu:então força façam todos assim... podem sempre depois telefonar para o fabricante de seguidores a dizer que a estrutura empenou ou caiu!!!
cumprimentos
tem toda a razão que em caso de vento forte um sistema (fora da posição horizontal) com os paineis juntos vai sempre criar mais resistência do que o tipo de instalação que refere , mas na horizontal a resistência vai ser igual num ou noutro caso.
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere PT
MP 3,45Kw: 18x230W BAUER / Kaco 3600xiPT / DegerEnergie - VER ONLINE
VE: EcoLiberty 2.0Kw 40Ah Li - 18.000Km (13.000 a Litio)
AQS: NORQUENTE CF 300LT
Ferreira do Zêzere PT
MP 3,45Kw: 18x230W BAUER / Kaco 3600xiPT / DegerEnergie - VER ONLINE
VE: EcoLiberty 2.0Kw 40Ah Li - 18.000Km (13.000 a Litio)
AQS: NORQUENTE CF 300LT
-
- Membro Platinium
sim de facto ao estar equipado com anemometro a segurança vai ser maior porque vai recolher em situações de vento.
no entanto é preciso salvaguardar situações extremas como por exemplo uma falha de energia acompanhada por mau tempo, em que o seguidor não tenha tempo para recolher.
digo isto porque investir uma pipa de massa num sistema cujo efeito de vela é enorme, e ve-lo sofrer danos de repente...
por isso é que a primeira coisa que se deve fazer é retirar a alimentação do comando do motor acoplada ao inversor e passa-la para uma alimentação segura vinda de outro ponto, primeiro poupa-se energia porque como o contador é bidirecional este tanto soma com subtrai, e depois garante-se que a alimentação do motor não falha.
posso estar a ser picuinhas mas é com pequenas coisas que também se consegue melhores resultados
cumprimentos
no entanto é preciso salvaguardar situações extremas como por exemplo uma falha de energia acompanhada por mau tempo, em que o seguidor não tenha tempo para recolher.
digo isto porque investir uma pipa de massa num sistema cujo efeito de vela é enorme, e ve-lo sofrer danos de repente...
por isso é que a primeira coisa que se deve fazer é retirar a alimentação do comando do motor acoplada ao inversor e passa-la para uma alimentação segura vinda de outro ponto, primeiro poupa-se energia porque como o contador é bidirecional este tanto soma com subtrai, e depois garante-se que a alimentação do motor não falha.
posso estar a ser picuinhas mas é com pequenas coisas que também se consegue melhores resultados
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo