como são efectuadas as inspecções da certiel?
um bom dia solarengo para todos,
em breve vou receber a inspecção de certiel para a instalação dos meu sistema de microgeração e gostaria de preparar tudo para que as coisas corram pelo melhor.
de acordo com algumas pesquisas que fiz aqui no forum, identifiquei que já existiram não conformidades com portinholas e outras coisas do genero...
preciso da vossa ajuda e experiência para as seguintes questões!
alguém sabe o que é inspeccionado?
o que devemos ter pronto para que a inspecção passe sem qualquer tipo de não conformidades?
por motivos estéticos, não vou colocar os painéis orientado a sul, a certiel poderá não passar o certificado por este motivo?
fiquem bem
hotsun
Como são efectuadas as inspecções da CERTIEL?
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: terça mar 22, 2011 2:02 pm
-
- Membro Silver
- Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Re: Como são efectuadas as inspecções da CERTIEL?
1ª- acho que ninguem sabe.hotsun Escreveu:como são efectuadas as inspecções da certiel?
um bom dia solarengo para todos,
em breve vou receber a inspecção de certiel para a instalação dos meu sistema de microgeração e gostaria de preparar tudo para que as coisas corram pelo melhor.
de acordo com algumas pesquisas que fiz aqui no forum, identifiquei que já existiram não conformidades com portinholas e outras coisas do genero...
preciso da vossa ajuda e experiência para as seguintes questões!
alguém sabe o que é inspeccionado?
o que devemos ter pronto para que a inspecção passe sem qualquer tipo de não conformidades?
por motivos estéticos, não vou colocar os painéis orientado a sul, a certiel poderá não passar o certificado por este motivo?
fiquem bem
hotsun
2ª-isso é da competencia do instalador.
3ª- não.até os pode orientar para norte, é a vontade do freguês. ai eles nao metem o bedelho.
O SOL quando nasce é para todos
A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
a certiel não se importa com a direcção dos painéis. mas tu devias te importar...
ps: tópico movido para a micro-produção.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: terça mar 22, 2011 2:02 pm
volt Escreveu:a certiel não se importa com a direcção dos painéis. mas tu devias te importar...
eheheheh
eu importo-me, contudo tenho as aguas do telhado orientadas a nascente e a poente
embora não acredite, instalador indicou-me que os paineis não perdem assim tanto se ficarem orientados a poente. indicou que poderia perder no verão uma média 10 a 12% e que em algumas alturas do ano até poderia ganhar ...
na vossa opinião quando é que acham que vou perder por não ter os paineis orientados a sul 0
obrigado
hotsun
-
- Membro Silver
- Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
hotsun Escreveu:volt Escreveu:a certiel não se importa com a direcção dos painéis. mas tu devias te importar...
eheheheh
eu importo-me, contudo tenho as aguas do telhado orientadas a nascente e a poente
embora não acredite, instalador indicou-me que os paineis não perdem assim tanto se ficarem orientados a poente. indicou que poderia perder no verão uma média 10 a 12% e que em algumas alturas do ano até poderia ganhar ...
na vossa opinião quando é que acham que vou perder por não ter os paineis orientados a sul 0
obrigado
hotsun
hummm , para poente? já agora de quanto é que é o desvio?ficam mesmo para o pôr do sol?
se ficam mesmo para o pôr do sol, o instalador está a prepara-los para trabalharem de noite ou quê?
O SOL quando nasce é para todos

-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
ora essa o instalador não quer é perder o negocio... por ele até os virava a norte certamente...
enconterei um fabricante interessante que faz trackers de telhado até 2.3kw, vou abrir um topico.
cumprimentos
enconterei um fabricante interessante que faz trackers de telhado até 2.3kw, vou abrir um topico.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
se quiseres, vem aqui à quinta do conde beber um cafezito que mostro-te três produções e as suas diferenças... nestes dias em que esteve um magnífico sol de março, só para teres uma ideia, uma produção virada a sul com uns 25º de inclinação fez sempre entre 23 e 24 kwh, enquanto que uma mp virada metade a nascente e metade a poente, fez entre 16 e 17. no entanto, como a primeira mp tem mais potência de painéis, eu diria que as perdas devem andar à volta dos 15 a 20%. é muito.
333.333,3 KM a bombar faísca!
-
- Membro Gold
- Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
no meu caso, o instalador optou por não facilitar em nada por causa de "embirrices" com anteriores inspectores da certel. ora o inspector que lá foi, e em conversa, discordou completamente dessas "embirrices".
concluo por isso que vai da ideia de cada um e que não vale a pena aprimorar muito a coisa, porque se vier com vontade de embirrar, arranja maneira disso! mas quanto mesmo razões se lhes derem para isso, melhor!
concluo por isso que vai da ideia de cada um e que não vale a pena aprimorar muito a coisa, porque se vier com vontade de embirrar, arranja maneira disso! mas quanto mesmo razões se lhes derem para isso, melhor!
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere PT
MP 3,45Kw: 18x230W BAUER / Kaco 3600xiPT / DegerEnergie - VER ONLINE
VE: EcoLiberty 2.0Kw 40Ah Li - 18.000Km (13.000 a Litio)
AQS: NORQUENTE CF 300LT
Ferreira do Zêzere PT
MP 3,45Kw: 18x230W BAUER / Kaco 3600xiPT / DegerEnergie - VER ONLINE
VE: EcoLiberty 2.0Kw 40Ah Li - 18.000Km (13.000 a Litio)
AQS: NORQUENTE CF 300LT