Como são efectuadas as inspecções da CERTIEL?

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
hotsun
Novo membro
Novo membro
Registado: terça mar 22, 2011 2:02 pm

Como são efectuadas as inspecções da CERTIEL?

Mensagem por hotsun »

como são efectuadas as inspecções da certiel?

um bom dia solarengo para todos,

em breve vou receber a inspecção de certiel para a instalação dos meu sistema de microgeração e gostaria de preparar tudo para que as coisas corram pelo melhor.

de acordo com algumas pesquisas que fiz aqui no forum, identifiquei que já existiram não conformidades com portinholas e outras coisas do genero...

preciso da vossa ajuda e experiência para as seguintes questões!

alguém sabe o que é inspeccionado?
o que devemos ter pronto para que a inspecção passe sem qualquer tipo de não conformidades?
por motivos estéticos, não vou colocar os painéis orientado a sul, a certiel poderá não passar o certificado por este motivo?

fiquem bem

hotsun

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Re: Como são efectuadas as inspecções da CERTIEL?

Mensagem por jama »

hotsun Escreveu:como são efectuadas as inspecções da certiel?

um bom dia solarengo para todos,

em breve vou receber a inspecção de certiel para a instalação dos meu sistema de microgeração e gostaria de preparar tudo para que as coisas corram pelo melhor.

de acordo com algumas pesquisas que fiz aqui no forum, identifiquei que já existiram não conformidades com portinholas e outras coisas do genero...

preciso da vossa ajuda e experiência para as seguintes questões!

alguém sabe o que é inspeccionado?
o que devemos ter pronto para que a inspecção passe sem qualquer tipo de não conformidades?
por motivos estéticos, não vou colocar os painéis orientado a sul, a certiel poderá não passar o certificado por este motivo?

fiquem bem

hotsun
1ª- acho que ninguem sabe.
2ª-isso é da competencia do instalador.
3ª- não.até os pode orientar para norte, é a vontade do freguês. ai eles nao metem o bedelho.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

a certiel não se importa com a direcção dos painéis. mas tu devias te importar...

ps: tópico movido para a micro-produção.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
hotsun
Novo membro
Novo membro
Registado: terça mar 22, 2011 2:02 pm

Mensagem por hotsun »

volt Escreveu:a certiel não se importa com a direcção dos painéis. mas tu devias te importar...

eheheheh

eu importo-me, contudo tenho as aguas do telhado orientadas a nascente e a poente

embora não acredite, instalador indicou-me que os paineis não perdem assim tanto se ficarem orientados a poente. indicou que poderia perder no verão uma média 10 a 12% e que em algumas alturas do ano até poderia ganhar ...

na vossa opinião quando é que acham que vou perder por não ter os paineis orientados a sul 0

obrigado

hotsun

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Mensagem por jama »

hotsun Escreveu:
volt Escreveu:a certiel não se importa com a direcção dos painéis. mas tu devias te importar...

eheheheh

eu importo-me, contudo tenho as aguas do telhado orientadas a nascente e a poente

embora não acredite, instalador indicou-me que os paineis não perdem assim tanto se ficarem orientados a poente. indicou que poderia perder no verão uma média 10 a 12% e que em algumas alturas do ano até poderia ganhar ...

na vossa opinião quando é que acham que vou perder por não ter os paineis orientados a sul 0

obrigado

hotsun

hummm , para poente? já agora de quanto é que é o desvio?ficam mesmo para o pôr do sol?
se ficam mesmo para o pôr do sol, o instalador está a prepara-los para trabalharem de noite ou quê?
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

ora essa o instalador não quer é perder o negocio... por ele até os virava a norte certamente...
enconterei um fabricante interessante que faz trackers de telhado até 2.3kw, vou abrir um topico.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

se quiseres, vem aqui à quinta do conde beber um cafezito que mostro-te três produções e as suas diferenças... nestes dias em que esteve um magnífico sol de março, só para teres uma ideia, uma produção virada a sul com uns 25º de inclinação fez sempre entre 23 e 24 kwh, enquanto que uma mp virada metade a nascente e metade a poente, fez entre 16 e 17. no entanto, como a primeira mp tem mais potência de painéis, eu diria que as perdas devem andar à volta dos 15 a 20%. é muito.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

no meu caso, o instalador optou por não facilitar em nada por causa de "embirrices" com anteriores inspectores da certel. ora o inspector que lá foi, e em conversa, discordou completamente dessas "embirrices".
concluo por isso que vai da ideia de cada um e que não vale a pena aprimorar muito a coisa, porque se vier com vontade de embirrar, arranja maneira disso! mas quanto mesmo razões se lhes derem para isso, melhor!

Responder

Voltar para “Micro-Produção”