viva,
eu sou novato neste fórum mas muito curioso sobre formas de energia renovável.
sou aluno do 12º ano da escola secundaria de s. lourenço de portalegre
na disciplina de área de projecto o meu projecto tem como objectivo principal sensibilizar a população escolar para o uso de formas de energia renovável.
entre muitas actividades que estamos a desenvolver umas delas é fazer uma "bicicleta ecológica" que consiste numa bicicleta que através do movimento mecânico produza energia...basicamente pedalar para acender uma meia dúzia de lâmpadas....
pelo que li a melhor forma de transformar energia mecânica em corrente eléctrica é utilizando um alternador que apesar de funcionar a rpm um pouco altas serve para o efeito....
mas fiquei confuso sobre o próprio funcionamento do alternador e sobre a forma de montar o circuito...
que tipo de corrente produz? (alterna ou continua?)
que lâmpadas devo usar?
é necessário um controlador de carga? se sim onde posso encontrar um a poucos €?
site do grupo: http://energialimpaessl.blogspot.com/
site da escola: http://essl.edu.pt/
obrigado.
[Projecto] Bicicleta Ecológica
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: quinta mar 24, 2011 8:29 pm
-
- Membro Gold
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
Re: [Projecto] Bicicleta Ecológica
olá,
para quem não sabe a escola secundária de s. lourenço em portalegre era a antiga escola industrial e comercial de portalegre , uma escola igual a outras escolas industriais e com muitos bons equipamentos para leccionar electricidade , carpintaria e metalo-mecânica , além da vocação e equipamento para a parte comercial. e onde foram criados muitos bons técnicos ( á moda antiga ).
tudo isto para dizer que a essl portalegre foi a escola onde tirei o meu curso de electricidade.
quanto aos nossos amigos,
terei todo o gosto em ajudar-vos e posso oferecer-vos equipamento que posso disponibilizar.
no ano passado ajudei um outro grupo tambem da essl.
tenho a oficina junto aos ctt.
podem entrar em contacto comigo pelo mail: [email protected]
para quem não sabe a escola secundária de s. lourenço em portalegre era a antiga escola industrial e comercial de portalegre , uma escola igual a outras escolas industriais e com muitos bons equipamentos para leccionar electricidade , carpintaria e metalo-mecânica , além da vocação e equipamento para a parte comercial. e onde foram criados muitos bons técnicos ( á moda antiga ).
tudo isto para dizer que a essl portalegre foi a escola onde tirei o meu curso de electricidade.
terei todo o gosto em ajudar-vos e posso oferecer-vos equipamento que posso disponibilizar.
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
embora já o tavares se tenha disponibilizado o que contribui muito e se apraz referir, aqui no fórum tem muito sobre o assunto em especial a bicicleta do josenir, mas depois pede-se que digam aqui como correu esse projeto d
e transcrever para que outros saibam e partilhem desse conhecimento.e estamos a desenvolver umas delas é fazer uma "bicicleta ecológica" que consiste numa bicicleta que através do movimento mecânico produza energia...basicamente pedalar para acender uma meia dúzia de lâmpadas..
-
bem nós ainda estamos em fase de recolha de informação...na próxima semana irei tentar colocar umas fotos do material que temos e o esboço da bicicleta...
e até dia 8 esperamos ter o projecto concluído...
mais uma vez obrigado ao tavares pela disponibilidade prestada
e até dia 8 esperamos ter o projecto concluído...
mais uma vez obrigado ao tavares pela disponibilidade prestada
-
- Membro Silver
- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Contacto:
tavares Escreveu:olá,
boas,
um pequeno louvor publico ao tavares pela forma como se propôs a ajudar desprovida de todo e qualquer interesse excepto a boa vontade, algo raro de se ver hoje em dia.
aproveito para acrescentar que eu tb. tirei o meu curso de electricidade (na altura técnico de instalações eléctricas) numa das antigas escolas industriais onde tinham todas a condições para criar técnicos de qualidade, que no meu caso foi em almada na escola emídio navarro.
fiquem bem !
-
bem o projecto ainda está a decorrer, estive ausente as últimas semanas devido a exames e afins, mas durante estas (mini) férias da páscoa espero terminar o "projecto"
já contactei com o sr. tavares e mais uma vez agradeço a disponibilidade prestada.
estivemos a falar e rapidamente chegamos a um consenso e aprendei bastante.
além disso andei num veiculo eléctrico
já contactei com o sr. tavares e mais uma vez agradeço a disponibilidade prestada.
estivemos a falar e rapidamente chegamos a um consenso e aprendei bastante.
além disso andei num veiculo eléctrico
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
felizardo!além disso andei num veiculo eléctrico
bem acaba lá o projecto.