Qual o n.º correcto de painéis a aplicar?

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
joluano
Membro
Membro
Registado: quinta jun 09, 2011 11:49 am

Qual o n.º correcto de painéis a aplicar?

Mensagem por joluano »

boas, estou a pensar investir numa micro-produção, modelo fixo, e ao longo das últimas semanas tenho lido alguns artigos e pesquisado em alguns fóruns, mas continuo com muitas dúvidas, por isso agradecia que me dessem uma ajudinha

estou a pensar comprar painéis da marca sanyo, modelo hit-240hde4, porque pelo que li e me disseram os painéis sanyo são os melhores.

a minha dúvida é se compro 16 ou 18 painéis (3840w ou 4320w total)?

o vendedor diz que 16 painéis chegam para a minha potência contratada (6,9kw).
pelo que li, parece-me pouco. o vendedor diz que com 18 há excesso de produção e pode haver problemas de sobreaquecimento do inversor no verão.

quanto ao inversor, o vendedor diz que o inversor mais indicado para a minha potência é o sma sunny boy sb 3300. já contactei outra empresa que me aconselhou o kaco, porque diz que dá para injectar mais do que os 3,45 kw na rede legalmente.

assim fico sem saber o que decidir.
será que alguém com conhecimentos técnicos me pode dar uma ajuda?

nomeadamente se devo optar só pelos 16 painéis, ou se o melhor é mesmo optar pelos 18?

qual o inversor mais indicado para este tipo de painéis, para fornecimento à rede de 3,45 kw?

já agora, … qual o contador mais indicado?

alguém me sabe informar se a edp cobra por mudar a potência de 6,90 kw para 10,35 kw?

tenho uma certa urgência em decidir, se alguém me puder ajudar fico muito agradecido, …

Código: Selecionar todos

retirado contacto:mauri
josé oliveira

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Re: Qual o n.º correcto de painéis a aplicar?

Mensagem por mauri »

muito bem vindo josé oliveira. até 5 posts seus terá que aguardar um pouco...
enquanto aguarda pela resposta de quem poderá saber, passe pela apresentações e diga-nos algo sobre si.
cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

sanyo é do melhor. mas ficas melhor servido com os 18 painéis. não conheço muito bem o sb, mas o kaco, é aposta ganha de certeza. não tenho conhecimentos muito técnicos, mas essa do aquecimento do inversor, parece-me exagerado para uma potência que, ainda por cima, está bem dentro do limite dele.

.

ps: e a edp não cobra por mudar a potência contratada. a "assinatura mensal" é que fica mais cara, acho.

pps: bem-vindo.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
joluano
Membro
Membro

Mensagem por joluano »

volt Escreveu:sanyo é do melhor. mas ficas melhor servido com os 18 painéis. não conheço muito bem o sb, mas o kaco, é aposta ganha de certeza. não tenho conhecimentos muito técnicos, mas essa do aquecimento do inversor, parece-me exagerado para uma potência que, ainda por cima, está bem dentro do limite dele.

.

ps: e a edp não cobra por mudar a potência contratada. a "assinatura mensal" é que fica mais cara, acho.

pps: bem-vindo.

obrigado pela dica, ...

quanto aos inversores gostava de obter mais informação, ... porque pelo que dizem é mesmo o mais importante logo a seguir aos painéis.

agradeço a colaboaração de todos os foristas que tenham conhecimento nesta área.

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm

Mensagem por Patalhetas »

... eu tenho a certeza, pois aumentei a minha para os famosos 6.9 kva para poder instalar os 3.45 e claro..... veio logo o aumento ..... até aí eles (edp) ganham com o negocio
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

eu até diria que o inversor é bem mais importante...
procura nos projectos que existem aqui (na zona de micro-produção/projectos). verás os vários inversores que o pessoal tem e a sua produção.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

viva,
como pede opiniao tecnica vou dar a minha.
em relação a sanyo sem duvidas que são bons.
para potencia de 16 paineis o sma será sem duvida o aconselhado, isto porque é o inversor que melhor resultados dá com menos potencia de campo solar.
o kaco com 3840wp vai andar a vaguear e os resultados não serão os melhores.
para 18 paineis (4320wp) o melhor é utilizar o kaco pois como permite um maior campo solar também vai melhorar a potencia de saida em certas alturas do dia, digo isto porque penso que é uma instalação fixa.
só tenho algumas duvidas que durante as horas de sol em que a incidencia não é directa o comportamento do kaco seja melhor que a do sma, mesmo com os 18 paineis instalados, se fosse seguidor já não pensava assim e optava sem duvida pelo kaco.
por experiencia propria 2 instalações distanciadas de 300mts, seguidor, uma com kaco e 4140wp outra com sma3300 4070wp o sma ganhava sempre. atrevo-me mesmo a dizer que até aos 4200wp o kaco não responda da melhor maneira.
os instaladores só gostam muito dele porque comercialmente é um dos mais baratos do mercado.
como já alguem disse aqui no forum ha de facto inversores muito bons e com boas potencias de saida mas atenção ao que é preciso meter na entrada para que o tal desempenho seja bom
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

MarioSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado out 02, 2010 12:37 pm

Mensagem por MarioSolar »

amigo eu tenho painéis sanyo 20*215=4300kw + o kaco e pode ver as produções mensais se clicar em baixo na assinatura.

de qualquer maneira invista no que lhe der mais rendimento e para ter + rendimento é preciso +++ painéis, por isso entre sma e kaco:

sma aguenta com 3820kw - saída 3600kw
kaco aguenta com 4400kw - saída 3800kw

o meu sistema inicialmente era com sma. aconselho vivamente a ver o meu tópico, a diferença é que o meu é um seguidor.

fique bem

Autor do tópico
joluano
Membro
Membro

Mensagem por joluano »

mariosolar Escreveu:amigo eu tenho painéis sanyo 20*215=4300kw + o kaco e pode ver as produções mensais se clicar em baixo na assinatura.

de qualquer maneira invista no que lhe der mais rendimento e para ter + rendimento é preciso +++ painéis, por isso entre sma e kaco:

sma aguenta com 3820kw - saída 3600kw
kaco aguenta com 4400kw - saída 3800kw

o meu sistema inicialmente era com sma. aconselho vivamente a ver o meu tópico, a diferença é que o meu é um seguidor.

fique bem

obrigado a todos pelas vossas opiniões.

depois de ter lido a maioria dos projectos para micro-proodução, constactei o seguinte:

existem 4 inversores que são os mais utilizados e que mais garantias dão, a saber: sma; kaco, fronius e o xantrex.

fiquei também a saber que se optasse por apenas 16 painéis (16 x 240 0 3.840) o mais recomendado seria o sma.

se optar por colocar 18 painéis como eu quero (18 x 240 = 4.320), acho que neste caso será o kaco 3600xi. como fiquei com dúvidas em relação aos outros dois pergunto: para esta 2ª opção também pode ser usado o fronius ig40?
destes 4 inversores qual o mais recomendado para o sistema fixo que tenho pensado: 18 paniéis sanyo 240 = 4.320 ?

mesmo depois de muito ter lido continuo com algumas dúvidas.

já agora alguém me sabe dizer se o orçamento que tenho tem um preço justo ou se está inflacionado: (16.500,00 €, iva incluído), para:
18 painéis sanyo 240w
inversor sma
contador, e
todos os acessórios necessários
inclui montagem e trabalhos de construção civil (chave na mão)

sistema solar térmico, 3.500,00 € iva incluído, para:
kit de circulação forçada, depósito de 300 lts. da marca solaharte ou sonnenkraft.

dentro destas marcas solaharte ou sonnenkraft, qual a que mais me aconselham?

agradeço v/ ajuda

obrigado

Responder

Voltar para “Micro-Produção”