é só pra mostrar a fotos do filtro de aquecimento e retorno ligado ao tubo da bomba de combustivel.
depois de logado com um rele e um fusivel de 15
o t comprado numa casa de hidraulicos (foram feitos 20km para o comprar)
a ligação já feita
depois de feito a diferença em termos de temperatura nota-se pois o filtro fica quente o tubo de retorno tambem fica quente e a maior diferença esta no tubo de combustivel q antes do t encontra-se frio e depois do mesmo esta quente.
então é assim o material é uma liga metálica sei q é para sistemas de combustível e hidráulicos o preço esse é de 6.50€ o diâmetro interior é de 6mm o exterior n sei mas entra com pressão em tubo de combustível berg com diâmetro interior de 6mm .
o problema do filtro já esta resolvido já n pinga tirei aquelas anilhas e meti duas anilhas de pressão.
20 km?
o meu é feito de latão, nada muito sofisticado. o preço já não sei, mas foi muito baratinho. é igual ao que se usa nas mangueiras do gás, o mesmo diâmetro e tudo, portanto, a menos que haja contraindicações ao uso do latão em circuitos de combustivel, recomendo o uso dos do gás. o diâmetro é igual ao das mangueiras revestidas a malha, entra que nem uma luva no tubo entre a bomba manual e o filtro de combustivel (citroen saxo) mas ainda não o montei, queria experimentar antes uma estrela para poder ligar também a mangueira do retorno, se funcionasse bem assim, confirmava a operacionalidade de usar uma electrovalvula simples para purgar o sistema no kit do ov de colombo. (dois coelhos, estão a ver...)
ja esta o meu tinha tudo feito rele com fusivel e termo contacto como fez o joself o que fiz foi lizar directo retirei a ficha da valvula e uni os 2 fios ligo o caro e ele anda sempre a aquecer
pois. eu não medi o diâmetro, mas foi que nem uma luva. já fiz a montagem. o tubo de retorno é que tinha um diâmetro inferior, mas deu para o enfiar dentro de um troçozinho do outro e como é rigido coloquei braçadeiras. parece funcionar bem, sem entradas de ar ou perdas de combustivel. hoje é que vi bem a cor do combustivel, o gasoleo é levemente azulado, a mustura que tenho, ov35, é da côr do oleo mas bastante mais fluido
a quantidade de combustivel que é injectada na câmara de combustão é minima. uma bomba de injecção que apenas trabalhasse com estas quantidades sería uma peça de relojoaria, não tendo a resistencia e durabilidade necessárias ao esforço que realiza. por isso os engenheiros desenharam um esquema que faz circular 5 ou mais vezes combustivel do que o realmente necessário, sendo o resto aproveitado para a lubrificação das engrenagens (por isso algumas pessoas adicionam oleo 2t ao combustivel). o que sobra retorna ao deposito de combustivel juntamente com algumas bolhas de ar que possam existir (por isso as bombas modernas são autopurgantes). ora acontece que este combustivel, depois de ser comprimido e de passar por alguns componentes quentes do motor (bomba de injecção e em pequena percentagem pelos injectores) retorna a um temperatura consideravel. o esquema que aqui se propõe é adicionar este combustivel quente ao circuito de alimentação, realimentando-o antes de passar pelo filtro. em principio, nos carros com bomba de transferencia exterior (motores equipados com bombas em linha) a realimentação deve acontecer antes da bomba de transferência, devido a uma valvula de pressão que controla o retorno, podendo o seu funcionamento e afinação ser prejudicados se o retorno se der para um circuito com pressão positiva. as vantagens deste esquema são, para além do notável aporte de energia termica, a diminuição do fluxo de ov do deposito para a bomba, o que se traduz numa redução do esforço necessário para alimentar o motor e, eventualmente, eliminando a necessidade de alterar o diâmetro das tubagens. no caso dos depositos não ventilados, o tubo de retorno que foi cortado deve ficar aberto, para que não se crie vácuo dentro de depósito. o incoveniente deste esquema de circulação é, evidentemente, a necessidade de purgar cuidadosamente todo o circuito. no caso de o veículo ficar sem combustivel, teremos que purgar tudo cuidadosamente, como antigamente faziam os nossos avós
concordo plenamente contigo. fiz vários ensaios que comprovam toda esta teoria. o mais importante é que podemos assim simplificar o kit necessário para converter o caro para ov.
quanto ao tubo de retorno, é melhor tapá-lo. o depósito tem um tubo de arejamento.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
ok, mas eu vou ainda ver uma coisinha. se puder ligar os 4 tubos numa estrela, i. e. se a bomba chupar apenas o oleo quente em vez de ir buscar algum oleo ou ar ao tubo de retorno, então o sistema de purga num kit 2 tanques, pode ser simplificado sobremaneira usando apenas uma electrovalvula que corte a ligação do retorno ao tubo de alimentação. estás a ver do que estou a falar.
penso também que deviamos organizar melhor estas contribuições, mas falamos depois sobre isto com o jossef na modzone.
depois da minha ultima mensagen aqui neste capitulo, outros utilizadores deste forum escreveram varias e que acabo agora de ler. e depois do que li fico um bocado "pensativo" sobre o que se escreveu.
ora eu sempre li aqui que latão ou ligas de cobre eram "materiais proibidos"! apesar de eu viver e trabalhar numa cidade industrial como é a cidade da marinha grande, nem tudo se encontra por aqui. e no que diz respeito aos "ts", não arranjei nada em ferro/aço/polipropileno/polietileno de alta densidade, como éra defendido neste forum. tive que recorrer a um t composto por 4 peças. o t em ferro galvanizado de 1/4 (de canalizações) e records de hidraulica num total de 3. mas afinal depois do que acabo de ler, parece que o latão até se pode utilizar, pois já vi aqui moderadores que o utilizaram. afinal o latão sempre se pode utilizar... eu até falei aqui em latão niquelado (com banho a niquel) e mesmo isso me foi dito que não era bom, porque ao fim de algum tempo a banho desaparecia. sinto ter feito papel de ideota ao seguir as indicações aqui dadas, e isso é uma das piores coisas que me podem fazer... fiquei desapontado...
flamingo Escreveu:depois da minha ultima mensagen aqui neste capitulo, outros utilizadores deste forum escreveram varias e que acabo agora de ler. e depois do que li fico um bocado "pensativo" sobre o que se escreveu.
ora eu sempre li aqui que latão ou ligas de cobre eram "materiais proibidos"! apesar de eu viver e trabalhar numa cidade industrial como é a cidade da marinha grande, nem tudo se encontra por aqui. e no que diz respeito aos "ts", não arranjei nada em ferro/aço/polipropileno/polietileno de alta densidade, como éra defendido neste forum. tive que recorrer a um t composto por 4 peças. o t em ferro galvanizado de 1/4 (de canalizações) e records de hidraulica num total de 3. mas afinal depois do que acabo de ler, parece que o latão até se pode utilizar, pois já vi aqui moderadores que o utilizaram. afinal o latão sempre se pode utilizar... eu até falei aqui em latão niquelado (com banho a niquel) e mesmo isso me foi dito que não era bom, porque ao fim de algum tempo a banho desaparecia. sinto ter feito papel de ideota ao seguir as indicações aqui dadas, e isso é uma das piores coisas que me podem fazer... fiquei desapontado...
e já reparaste na data desses posts? na altura ainda não se sabia, só desconfiava. entretanto o fórum evoluiu e adquiriu novos conhecimentos, também já é mais fácil arranjar os t's em plástico próprio para ov. procura nos classificados.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
eu pessoalmente acho que o material de hidráulicos é o melhor para quem usa ovd e se for bio então melhor ainda pois só mesmo é mais corrosivo.
tem o inconveniente e de ser é mais caro
jossef Escreveu:eu pessoalmente acho que o material de hidráulicos é o melhor para quem usa ovd e se for bio então melhor ainda pois só mesmo é mais corrosivo.
tem o inconveniente e de ser é mais caro
boas
bem mais caro por sinal aqui naquela loja aqui no carregado que me indicas-te via telefone, comprei lá o t e levaram-me 5€ e tal..
já agora tb tenho um filtro de aquecimento desses era do corsa mas esse filtro com o carro em funcionamento e mesmo com o elemento de aquecimento sempre ligado não é suficiente para por os 75ºc na bi, já fizeste o teste?
jossef Escreveu:então é assim o material é uma liga metálica sei q é para sistemas de combustível e hidráulicos o preço esse é de 6.50€ o diâmetro interior é de 6mm o exterior n sei mas entra com pressão em tubo de combustível berg com diâmetro interior de 6mm .
o problema do filtro já esta resolvido já n pinga tirei aquelas anilhas e meti duas anilhas de pressão.
reparei nas tuas fotos que o sistema de aquecimento do ov é electrico e se encontra colocado no filtro, mas naquela foto que veio no jornal "a dica", tinhas um outro aquecedor. um igual aos comercializados pelo hynek. tens os dois instalados ou resolves-te substituir o equipamento?
esse filtro aquecido foi o teste que o jossef na altura decidiu fazer. chegou à conclusão que era insuficiente, por isso montou um aquecedor eléctrico de 400 w (com o retorno a realimentar a bi).
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net