Escolha de uma scooter eléctrica

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
zepequeno
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm

Escolha de uma scooter eléctrica

Mensagem por zepequeno »

Boas malta!

Queria as vossas opiniões, conselhos, discussões, ideias, enfim, tudo o que puderem para me ajudar a decidir na escolha de uma scooter eléctrica.

Já para restringir a gama de opções temos o orçamento tipo do estado, uma miséria, sobrevivo com pouco mais de um ordenado mínimo. No início tinha colocado como máximo 2000€, depois de ver algumas e de me entusiasmar poderia ir aos 2600€, mas o ideal seria mesmo ficar no meio dos 2.

Moro em Coimbra e o faço 20Km diários, pois vou almoçar a casa, moro a 5Km do trabalho (poderia a carregar em casa, no trabalho ainda não sei, mas provavelmente sim). O percurso faz-se bem, passo é por 2 subidas um bocado íngremes e andava com receio, mas já me disseram que com uma 2000W subiram aquilo sem problemas. No princípio como não sabia como era, coloquei logo as de 2000W de lado, precisamente por causa dessas subidas.

Uma das primeiras que me chamou a atenção foi a EcoLiberty II: http://www.ecoglady.com/produtos/ecoliberty.html foram muito úteis nas informações, trazem a Coimbra e têm em stock, chegaram ontem.

Depois vi adorei esta MBL 3000: http://www.moove.com.pt/scooter-electrica-3000watts mas contactei essa empresa e eles já não a comercializam.

E por fim apaixonei-me por esta M 4000 http://www.ecocriterio.pt/Precario_Motas.pdf disseram-me que estão esgotadas e que chegam em Outubro. Não me importo de esperar.

Nessa altura vi a do Barrocas que é uma Batlight Thunder 3000: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=10&t=14869 fiquei todo entusiasmado com esta, mas fiquei um bocado desiludido com a autonomia dela pois já tem 5000Km e está a fazer 25Km por carga. Como não tenho o dinheiro disponível para a conversão ainda não me decidi.

Todas elas são de Gel, visto não ter dinheiro para ir para uma de Lítio. Entretanto descobri que se pode fazer a conversão o que para mim seria óptimo pois durante a vida das de Gel, juntaria o dinheiro para a tal conversão.

Nunca tive uma scooter ou moto, ando a gastar 60€-80€ nas gasolineiras por mês e meu carro nem chega a aquecer no percurso que faço.

Sei que isto é tudo chinesada, mas não há €s para mais infelizmente, nem há marcas portuguesas e as marcas de motos normais não se dão ao trabalho de fazer coisas decentes...

Hoje em dia já pondero uma de 2000W...

Está aberta a discussão para quem quiser participar, imparcialmente e civilizadamente por favor :D

civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Re: Escolha de uma scooter eléctrica

Mensagem por civic »

Eu tenho uma 2000w e agora faço uns 40 km\h para ir e vir do trabalho (depois da conversão para lítio, obviamente), com subidas jeitosas em alguns pontos mais de 8%, claro que a velocidade não é a melhor característica dela, mas dá para poupar uns cobres e um dia virá uma matulona maior. Para ti que fazes 5 km's em cada viagem essa mota chega e sobra, a poupares esses dinheiro do combustível, rapidamente verás que tens para fazer a conversão para lítio, ou até trocar por uma maior.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

Autor do tópico
zepequeno
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por zepequeno »

Ou seja na tua opinião deveria ir para uma de 2000W, visto a distância percorrida diariamente. A velocidade também não me afecta muito mas claro que andar a 50-60km/h é diferente de andar a 30-40Km/h, mas a questão monetária é que conta!

Obrigadão pela opinião civic!

civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Mensagem por civic »

Eu digo que deverias ir para uma 2000 por causa da questão monetária, pois por mais algum dinheiro irias para uma 3000 de litio, era bem melhor porque essas baterias já te davam uma folga de muitos anos de utilização, mas podes fazer como eu, andas a gel até juntares o guito para a conversão, ou para a troca, no meu caso fiz a conversão porque quero ficar com esta mota mesmo que compre outra.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

Autor do tópico
zepequeno
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por zepequeno »

Isso mesmo, sorry eu que me expressei mal, mas estava a dar-te razão. Pois logo que soube dessa história da conversão fiquei muito aliviado porque para quem não tem dinheiro para investir logo tudo de uma vez, é bom ir para a de gel e durante a vida útil das baterias junta-se o dinheiro para a conversão.

electrizado
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jul 11, 2011 7:30 pm

Mensagem por electrizado »

Olá companheiro a opinião do civic está muito boa deves comprar aquilo que necessitas de acordo com o orçamento. Tenta experimentar o maximo de motos q puderes.
"prudencia e segurança na estrada"

Electrizado bbrrrrrr

Autor do tópico
zepequeno
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por zepequeno »

certíssimo electrizado! valeu pela participação!

Autor do tópico
zepequeno
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por zepequeno »

Pessoal, em princípio vou mesmo avançar para a do Barrocas, era o modelo que mais me agradava (embora preferisse a preto).

Pretendo andar a queimar electrões até juntar o dinheiro para o upgrade de Lítio ou então se as baterias se queixarem muito estou a ponderar colocar as de gel novas.

Obrigado a todos pela participação e estou prestes a juntar-me aqui ao grupo das eléctricas.

Abraço

Autor do tópico
zepequeno
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por zepequeno »

pareço um puto a espera do dia de Natal!

acabei por optar pela Thunder 3000 em 2ª mão porque era mesmo o modelo que eu gostava e depois porque perto de minha casa tenho 2 subidas prolongadas e não queria subi-las arrastando...

ansiedade e entusiasmo... até Sábado!

eddy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo nov 09, 2008 9:24 pm

Mensagem por eddy »

Já que falam de conversões, alguém sabe me dizer quanto custa a conversão de uma Scooter de 3000W de Gel para Liltio? Neste caso é uma EcoRider motociclo.
E ainda como posso encontrar alguém sério que saiba fazer essa conversão?

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm

Mensagem por Edu_Rod »

boas

corrijam-me se estiver errado

do norte para o sul:

Barrocas na zona de paredes de coura

Jorge Rocha na zona de Aveiro em geral e portugal em particular :lol:

Jmal nas Caldas da Rainha.

quanto a custos não te sei ajudar, depende das características que pretendes, o melhor é definires isso primeiro.
Última edição por Edu_Rod em terça set 18, 2012 4:18 pm, editado 1 vez no total.
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

eddy Escreveu:Já que falam de conversões, alguém sabe me dizer quanto custa a conversão de uma Scooter de 3000W de Gel para Liltio? Neste caso é uma EcoRider motociclo.
E ainda como posso encontrar alguém sério que saiba fazer essa conversão?
Viva eddy.

A zona (no fórum) de procuras/ofertas/compras/vendas é a do Mercado Livre. E embora eu ainda não tenha visto ninguém aqui disposto a declarar/iniciar esse tipo de negócio para já, vi no entanto muitas ofertas de ajuda e camaradagem para as conversões. Se procuras negócio, procura no Mercado Livre. Se procuras ajuda, camaradagem, partilha de informação, então estás no sítio certo (e enquanto eu escrevia estas palavras já recebeste uma resposta).

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Daquilo que eu conheço do fórum e das suas pessoas, a primeira questão será, onde moras?
Isso pode ajudar muito ou dificultar muito. Não é impedimento, (o local de residência), mas condiciona as "respostas".
Algo que não sabemos, e terás de definir para que te ajudem, é a utilização que fazes do veículo, quantos viajam, (Klm diários e tipo de terreno).
Outra variável importante é onde podes recarregar, (ao fim de quantos Klm).
Como vês ainda não se chegou a questões técnicas e já é conveniente ter números.
Se queres ter apenas uma ideia/curiosidade, já tem por cá vários casos/relatos de transformações, e projectos, levados à prática. Vai lendo e perguntando e respondendo! ;)

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”