IVA e a microgeracao

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

IVA e a microgeracao

Mensagem por Neutrao »

Estou aqui com uma pequena duvida quanto a cobranca do iva.

No caso de a edp nos creditar sempre (em vez de debito) nos acabamos por nunca pagar iva? ....Isto para o ano vai comecar a doer para quem paga , ja que a taxa passa de 6% para 23%

Alguem me pode elucidar quanto a maneira disto funcionar na microgeracao?

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: IVA e a microgeracao

Mensagem por Volt »

Creio que isso está no decreto-lei. Nós não recebemos o IVA (e se recebêssemos teríamos de o devolver, pois somos particulares).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Mensagem por JDuarte »

Volt Escreveu:Creio que isso está no decreto-lei. Nós não recebemos o IVA (e se recebêssemos teríamos de o devolver, pois somos particulares).
Vivam,

O IVA é directamente entregue ao estado pelo comercializador (EDP), nas facturas da microprodução aparece essa referência.
De Outubro em diante ao nosso valor líquido acrescerá 23% a entregar ao estado pela EDP em vez dos 6% actuais.
Cmps,

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Pois, isso faz todo o sentido. :-D. Era tão bom estarmos isentos de pagar o IVA e não estarmos de o receber... :lol:

Autor do tópico
Neutrao
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Neutrao »

JDuarte Escreveu:
Volt Escreveu:Creio que isso está no decreto-lei. Nós não recebemos o IVA (e se recebêssemos teríamos de o devolver, pois somos particulares).
Vivam,

O IVA é directamente entregue ao estado pelo comercializador (EDP), nas facturas da microprodução aparece essa referência.
De Outubro em diante ao nosso valor líquido acrescerá 23% a entregar ao estado pela EDP em vez dos 6% actuais.
Cmps,
Pelo que tenho visto aqui no forum o pessoal so recebe uma factura mensal , ja com a diferenca entre a energia que consumiu e a que injectou na rede (valor esse que salvo alguma rara excepcao sera sempre de credito).
Sei que sao duas coisas distintas o que vendemos e o que consumimos e dai a minha duvida ser se eles continuam a cobrar o iva no que consumimos.

Exemplo futuro:
Uma pessoa que gaste 100 euros ficaria a pagar esse valor + iva = 123 euros
com a microgeracao a diferenca entre debito e credito tera em conta 100 euros ou 123 euros?

No caso de estarmos isentos de iva na parte referente a debito prevejo ainda maior rapidez no retorno do investimento (ja que no meu caso poupava pelo menos 23 euros mensais em iva)

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Mensagem por Bubas »

Neutrao Escreveu:
JDuarte Escreveu:
Vivam,

Cmps,
Pelo que tenho visto aqui no forum o pessoal so recebe uma factura mensal , ja com a diferenca entre a energia que consumiu e a que injectou na rede (valor esse que salvo alguma rara excepcao sera sempre de credito).
Sei que sao duas coisas distintas o que vendemos e o que consumimos e dai a minha duvida ser se eles continuam a cobrar o iva no que consumimos.

Exemplo futuro:
Uma pessoa que gaste 100 euros ficaria a pagar esse valor + iva = 123 euros
com a microgeracao a diferenca entre debito e credito tera em conta 100 euros ou 123 euros?

No caso de estarmos isentos de iva na parte referente a debito prevejo ainda maior rapidez no retorno do investimento (ja que no meu caso poupava pelo menos 23 euros mensais em iva)

Boas,

Acho que não. No meu caso são facturas distintas. Penso até que, na maioria dos casos, procede-se da mesma forma.

Bubas

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Estou como o Bubas (duas facturas), mas sei que há quem receba tudo junto. O melhor é pensar nisso como duas coisas distintas, pois no que compras pagas IVA, mas no que vendes não recebes (e mesmo que recebesses, terias de o entregar ao estado).

No exemplo que deste:
- Usaste 100 euros de electricidade, pagas mais o IVA (123);
- Produziste 100 euros de electricidade, recebes 100 euros de electricidade (ou recebes 123 e dás 23 ao estado, que dá o mesmo).

O saldo é: 100-123=-23. Pagas os 23 euros à EDP (que depois a EDP também acaba por ter de os entregar ao estado).
O estado recebe sempre os "seus" 46 euros.

:-).

Autor do tópico
Neutrao
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Neutrao »

Eu vi nalgum forum uma jpg de uma factura unica de microgeracao com debito/credito mas na altura nem reparei quanto a iva.......E nao me lembro onde esta estava.

De qualquer modo ja estou a ver como funciona:
Se mandarem factura unica esta vira certamente com o debito ja com iva inserido

pedro jorge pacheco
Membro
Membro
Registado: segunda jun 01, 2009 10:27 pm

Mensagem por pedro jorge pacheco »

Boa noite a todos.

recebi a minha primeira factura como microprodutor.
consideraram o período de facturação até 12 de Novembro.

Quanto ao IVA , não só não fiquei isento como esperava, como o tive a pagar a EDP, referente a microgeracao; passo a explicar:

Factura consumos - 92.06 euros
Microprodutor. - 45,22 euros + 10,40 de IVA a 23%= 55,62

A pagar, esperava q fosse 92,06 - 55,62 = 36,47, mas na realidade a factura que me apresentam e' de 36,47 + 10,40 = 46,87

Ou seja tenho q pagar o IVA relativamente ao que "microprodutor".

Como se passa nas vossas facturas?

Obg

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

pedro jorge pacheco Escreveu:Boa noite a todos.

Quanto ao IVA , não só não fiquei isento como esperava, como o tive a pagar a EDP, referente a microgeracao; passo a explicar:

A pagar, esperava q fosse 92,06 - 55,62 = 36,47, mas na realidade a factura que me apresentam e' de 36,47 + 10,40 = 46,87

Obg
Boas,

O IVA da produção é entregue ao estado directamente pela EDP, não nos pertence! :)
O acerto de contas deve ser feito da seguinte forma (espero não estar enganado, pois não optei por esta modalidade):
92.06 - 45.22 = 46.84€ a pagar à EDP.

Cumpts.

hfmjanela
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo set 11, 2011 9:35 pm

Mensagem por hfmjanela »

PaulOL Escreveu:
pedro jorge pacheco Escreveu:Boa noite a todos.

Obg
Boas,

O IVA da produção é entregue ao estado directamente pela EDP, não nos pertence! :)
O acerto de contas deve ser feito da seguinte forma (espero não estar enganado, pois não optei por esta modalidade):
92.06 - 45.22 = 46.84€ a pagar à EDP.

Cumpts.
Penso da mesma maneira, o IVA não nos pertence, é do estado, logo, as contas que deves fazer da parte da microprodução é sempre sem contabilizar o IVA.
No entanto como consumidor que compras um produto (neste caso à EDP) tens que pagar o IVA do teu consumo que por sua vez a EDP o recebe mas tem a ingrata obrigação de o entregar ao estado.

Resumindo, as empresas cobram o IVA e entregam-no ao estado, os consumidores finais (eu, tu e os outros consumidores) pagamos esse mesmo IVA ao estado.

Espero ter ajudado a esclarecer a tua duvida.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

Boas!

Quero crer que com esta ajuda do colega "hfmjanela" o assunto ficou esclarecido! :mrgreen:

Cumpts.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Eu só recebo uma factura e vem lá o que consumi mais iva e ao que produzi deduzem o que consumi e o valor do iva do que produzi é entregue ao estado.
ATENÇÂO: hoje nas finanças informaram-me que os MP´s têm que estar colectados apesar de não movimentarem o IVA que é pela EDP e de estar-mos isentos de pagar imposto atè a produção de 5.000€ ano.
Evitem futuros problemas!

Responder

Voltar para “Micro-Produção”