Utilização da resistencia AQS

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
kojungle
Membro
Membro
Registado: terça jul 05, 2011 11:18 am

Utilização da resistencia AQS

Mensagem por kojungle »

Boa tarde,

Gostaria de colocar uma questão, já que tenho visto várias opiniões e fiquei com duvidas. Recentemente adquiri um sistema com termossifão de 200l e o banho principal será entre as 7 e as 8 h da manhã.
Gostaria que me informassem do seguinte:

- Em relação aos dias mais frios gostaria de saber quanto tempo deverei ligar a resistência e qual o custo aproximado que isso terá.
- Quando devo ligar a resistencia, antes do banho por ex. entre as 6 e as 7 horas.

cumprimentos

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Re: Utilização da resistencia AQS

Mensagem por Master »

Se tiveres a bi-horária, penso que podes deixar ligada a noite toda desde que tenhas um termostato regulado para menos (45º deve chegar) e tenhas um temporizador que ligue só de noite.
O custo n será grande pois só irá aquecer se a temperatura baixar dos 45º e só liga de noite por ser a metade do preço.
Eu tenho as minhas resistencias desligadas, pois se precisar tenho um esquentador como apoio que ligo só se for mesmo preciso e pelo tempo só do banho.
Dos Fracos Não Reza a História...

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm

Mensagem por Patalhetas »

kojungle Escreveu:Boa tarde,

Gostaria de colocar uma questão, já que tenho visto várias opiniões e fiquei com duvidas. Recentemente adquiri um sistema com termossifão de 200l e o banho principal será entre as 7 e as 8 h da manhã.
Gostaria que me informassem do seguinte:

- Em relação aos dias mais frios gostaria de saber quanto tempo deverei ligar a resistência e qual o custo aproximado que isso terá.
- Quando devo ligar a resistencia, antes do banho por ex. entre as 6 e as 7 horas.

cumprimentos
Ola,
eu tenho a já 2 anos o AQS, espetaculo
tenho um relogio, que só de inverno está ligado todos os dias entre as 5h30 e 6h30 da manhã, e nunca nos faltou a agua quente.
pois durante o dia, dá sempre para manter a temperatura !!
tenho bi-horario ;)
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

no inverno, penso que a resistência ligada 1 hora só n deve chegar.

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am

Mensagem por Marco P G Silva »

eu tenhou um termossifao de 300l k esta ligado a um temporizador para ligar de noite uma vez que tenho bi horario.
numca m faltou agua quemte.
quanto a custos como so tabalha com a tarifa reduzida....... ;)
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

Marco P G Silva Escreveu:eu tenhou um termossifao de 300l k esta ligado a um temporizador para ligar de noite uma vez que tenho bi horario.
numca m faltou agua quemte.
quanto a custos como so tabalha com a tarifa reduzida....... ;)
Boas

Para ter a tarifa bi horária não se paga uma taxa mais elevada?
Inté

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

A bi-horária só compensa para quem utilize os principais gulosos da casa em horário próprio.
Eu por ex.uso tudo que é maquinas de lavar, ar condicionados, desumidificadores, ferros de passar e mesmo carregadores nesse horário.
Já aliás houve quem teve a idéia de carregar meia duzia de baterias de noite e usar de dia,assim paga metade do preço....
Também é bom para os novos veículos eléctricos, pois fica mais barato a recarga.
Penso que compensa na maior parte das pessoas, mesmo com o que se paga a mais na taxa.

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

Caro kojungle,

É tudo um pequeno jogo diário.
Em 1º lugar aconselho a compra de um termómetro para saber como está a temperatura da sua água no depósito.
Depois de ter essa informação só depende de S. Pedro :D
Como é natural a tarifa bi-horária é recomendada, e depois com um relógio programador ligar o apoio de madrugada, dependendo de vários factores:

1- Qual a temperatura à noite no depósito.
2- Qual a previsão metereológica do dia seguinte :D
3- Quando vai ser o gasto de água quente.
4- Quanto vai ser o gasto do dia seguinte.

Após análise diária destes 4 fatores, faço um cálculo e decido se é para ligar o apoio ou não, e durante quantas horas.
Naturalmente que com o tempo se vai tendo mais experiência e se erra menos.
Mas posso indicar que se não houver sol nenhum (ZERO MESMO!!!) o apoio ligado umas 3 horas de noite chega para os gastos de uma família de 3 pessoas. Isto são 6Kw de gasto diário.
Mas se o sol ajudar posso ligar só 1, 2, ou até só meia hora.
Depende muito...

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

sugarstorm Escreveu:Caro kojungle,

É tudo um pequeno jogo diário.
Em 1º lugar aconselho a compra de um termómetro para saber como está a temperatura da sua água no depósito.
Depois de ter essa informação só depende de S. Pedro :D
Como é natural a tarifa bi-horária é recomendada, e depois com um relógio programador ligar o apoio de madrugada, dependendo de vários factores:

1- Qual a temperatura à noite no depósito.
2- Qual a previsão metereológica do dia seguinte :D
3- Quando vai ser o gasto de água quente.
4- Quanto vai ser o gasto do dia seguinte.

Após análise diária destes 4 fatores, faço um cálculo e decido se é para ligar o apoio ou não, e durante quantas horas.
Naturalmente que com o tempo se vai tendo mais experiência e se erra menos.
Mas posso indicar que se não houver sol nenhum (ZERO MESMO!!!) o apoio ligado umas 3 horas de noite chega para os gastos de uma família de 3 pessoas. Isto são 6Kw de gasto diário.
Mas se o sol ajudar posso ligar só 1, 2, ou até só meia hora.
Depende muito...
Boas sugarstorm,

Eu atrevo-me a dizer que é um GRANDE JOGO diário... :lol:

Isso, repetido 365 dias por ano, vai derreter os fusíveis do cérebro, ou então é mesmo para exercitação como aquelas máquinas de musculação... torna-se num vicio! :P
Brincadeira à parte, penso que já aqui deram ideias mais práticas, o meu método é muito simples, começa-se por regular a temperatura do termóstato da resistência para (Yº) dependendo do gasto médio diário e da temperatura dos banhos :roll: . pondo o programador diário a ligar todos os dias, por exemplo entre as 04:00 e as 07:00 (preferência tarifa bio-horária), neste período, a resistência só liga o tempo necessário para elevar a temperatura aos Yº (pré-defenido), se durante o dia e o S.Pedro ajudar, a temperatura ainda for elevado mais uns graus, óptimo é para isso que investimos neste sistema :mrgreen: e pode na noite seguinte não haver necessidade de a resistência ligar.
Assim é prático e estamos sempre garantidos com água quentinha... :mrgreen: não dependentes de variáveis diárias!!

Cumpts.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”