baterias de chumbo ou gel

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
hladeira
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda out 31, 2011 9:13 am

baterias de chumbo ou gel

Mensagem por hladeira »

Quem tem VE´s com baterias de chumbo ou gel duram a média quanto?

Uma coisa é o que diz o manual outra coisa é na realidade.
Pretendo fazer 50km´s diários,ou seja tenho de carregar todos os dias a moto.
Estamos a falar de uma VE 3000w.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: baterias de chumbo ou gel

Mensagem por jmal »

Movi para veículos eléctricos.

Quanto à tua questão, quais são as baterias, tensão e capacidade, e qual a autonomia anunciada e a que velocidade ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
hladeira
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda out 31, 2011 9:13 am

Mensagem por hladeira »

60v40Ah 70km/h e autonomia 45km

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

hladeira Escreveu:60v40Ah 70km/h e autonomia 45km
Se carregares a meio ou 25 kms por cada carga, com poucas subidas e sem grandes apertos talvez consigas fazer os 8000 kms. Isto é apenas uma opinião minha, acredito que os faça nessas condições.
Cumps Inovadores

eddy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo nov 09, 2008 9:24 pm

Mensagem por eddy »

É uma questão interessante, pois já falei com pessoas com scooters de 2000W e 3000W (Gel) cujas baterias não vão para além dos 2000~3000 km... Ora se um vendedor de scooters alega 65km de autonomia, mas na realidade não devemos fazer viagens que descarreguem as baterias até à exaustão, ou mesmo a 80% pois isso irá tirar km à scooter, então a vantagem de ter uma scooter eléctrica começa a ser duvidoso. Ou pelo menos as autonomias deviam ser menores. Vejo contas e simulações aí na net fazendo contas à longevidade e autonomia das baterias em comparação com scooter semelhantes a gasolina, e o quanto se economiza, mas estas questões nunca são abordadas. Nos tempos que correm, estas tecnologias são importantes mas têm necessariamente que serem comparadas com os veículos comuns, vantagens financeiras, etc, pois ambos servem para o mesmo. Deslocar pessoas do ponto A para o ponto B. Gostava de saber opiniões sobre esta questão.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Tens razão Eddy mas tens de ter atenção ao tipo de baterias que estás a falar no caso, creio ser de chumbo e aplica se bem a tua opinião, nas restantes já não será assim... Uma vez que os veículos a combustão também tem aqueles consumos fantásticos e que nunca ninguém consegue chegar a fazer!!!

Atenção que as baterias tem a sua autonomia tal como o veiculo a combustão pois se andares sempre prego a fundo com um a combustão vais ter problemas, tal como uma mota eléctrica a fazer o mesmo tratamento, mas isto somos nós aqui a falar!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

eddy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por eddy »

Percebo o que dizes. Mas eu mensionei as baterias de GEL e nao litio ou outra coisa. Normalmente uma pessoa pensa na scooter como alternativa ao carro. De seguida compara Scooter a gosolina e elétrico. E se fizermos uma simulação de 22km/dia, ao fim do ano são quase 6000km. Ora se temos aí scooter eléctricas a fazerem 2000 e 3000 km, significa que com os gastos num novo conjunto de baterias faz pensar se vale a pena esta tecnologia tão pouco fiavel... É que uma scooter a gasolina não requer os cuidados quase diários que uma scooter eléctrica..

eddy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por eddy »

quando falo em cuidados "quase" diários, estou bem ciente dos cuidados a ter com as baterias. Eu próprio ponho a minha à carga a seguir a qualquer viagem, seja ela de 5km ou 20km. Tenho sempre esse cuiado diariamente. quando vou de férias até ponho um temporizador a carregar durante 15m por dia... Isto caso o automático falhe. Nada é infalivel!

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

Ora nem mais, o caso das baterias de gel deveria ser feito esse feedback pelos vendedores! Concordo que assim o deveria ser, agora a realidade, estamos cá para dar esses conselhos!
Mapa dos pontos de carga

ferbricos
Membro
Membro
Registado: terça mai 05, 2009 9:36 am

Mensagem por ferbricos »

De acordo com a minha experiência, as baterias de chumbo em gel, sao uma boa porcaria. Anunciam 15000 km e depois ao fim de 2000 km ficamos sem veiculo. Isto tem um nome: publicidade enganosa. Mau investimento. As outras nao sei...

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

ferbricos Não é bem assim! Se tratares bem as baterias, mantiveres sempre carregadas duram... agora depende de ti! Não é bem como dizes!
Mapa dos pontos de carga

ferbricos
Membro
Membro
Registado: terça mai 05, 2009 9:36 am

Mensagem por ferbricos »

Feitas as contas, por cada 100 km, só as baterias ficam por 20 euros, fora o consumo energético. Falo por experiência própria. Não gasto mais dinheiro com ela. Não compensa. Se alguém precisar de peças que diga. :)

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Que mota é a tua?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

ferbricos Escreveu:Feitas as contas, por cada 100 km, só as baterias ficam por 20 euros, fora o consumo energético. Falo por experiência própria. Não gasto mais dinheiro com ela. Não compensa. Se alguém precisar de peças que diga. :)

Depende como são tratadas, provavelmente quem te vendeu não sabia que as baterias de chumbo são boas para estarem sempre carregadas, tenho um vizinho que tem uma scooter pequena de chumbo e se as baterias fizerem 500 kms é muito, mas ele faz o seguinte, carrega antes de usar, só que usa de mês a mês, ou seja, quando sai com ela usa até gastar tudo e depois encosta, claro que passados alguns meses "as baterias não prestam, os veículos eléctricos são uma m..."
Cumps Inovadores

freetv6969
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta fev 24, 2010 3:04 pm

Mensagem por freetv6969 »

boas
vocês tem de perceber que isto é tudo muito recente e que só agora se começa a ver alguma coisa.

Mas se formos a fazer comparações de gastos com uma não electrica o que temos a menos de despesas na electrica?
- não gasta escapes
- não gasta velas
- não precisa de ir ás revisões obrigatorias dos standas
- não desgasta correntes
- não gasta óleo, valvolina
- não gasta 3l aos 100

Quanto ao resto é comum

Na electrica ha que ter preocupação em de x em x tempos descarregar o pack, porque como o controlador não deixa descarregar muito, limita em movimento,
e este processo é importante por causa de não deixar as placas sulfatarem (casos de gel/chumbo).

A partir de certa altura equalizar as baterias do pack, com o tempo ha tendencia para se alterarem, e isto vai-se depois reflectir na autonomia. Descarregar uma a uma e depois carrega-las tb uma a uma.
É neste processo de descarregar que vamos saber o estado individual de cada uma.

É recomendável para além do carregador ter-lhe ligado um temporizador, para limitar o tempo de carga caso o carregador falhe. Basta uma bateria alterada para enganar o carregador. Depois acontece uma sobrecarga e o inchar das baterias do pack.

Usar baterias recomendadas para VE e não umas quaisquer, ha quem ande a vender gato por lebre por ai e isto vai-se reflectir nos reduzidos ciclos de carga.

Peçam as fichas tecnicas das baterias antes de as comprarem e ai vêm preto no branco se servem.

Depois há esta norma:
Se é para usar de vez em quando, serve bem as baterias de gel/chumbo, se é para usar diáriamente, tem de ser de lítio.
Sei que custa dar á cabeça esse dinheiro, mas a longo prazo vai ficar mais barato e não ha os riscos que as de gel/chumbo apresentam e também parte desse diferêncial é justificado por causa da electrónica que se usa no seu controle.

O que relato aqui não é teoria é fruto de 3 anos de experiência a lidar com este material, mas muito resumidamente.

Cumps

free

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

Apesar do que já foi dito, queria ajudar-te dando-te a minha experiência pessoal, como antigo utilizador de mota com baterias de chumbo: O valor gasto na compra da vários packs de baterias ficará igual à poupança no respetivo combustível para um carro a diesel.
Ou seja, se as baterias de chumbo durarem o indicado pelas marcas, o que deixas de gastar em diesel gastas na compra das baterias. E isto só acontece se não abusares mesmo delas, nunca gastando mais de 50% da carga, pois senão, podes apenas conseguir fazer uns 3000km - 4000km como já aconteceu em tantas motas.
Creio que é opinião de todas as pessoas com experimentação com baterias de chumbo que estas devem ser evitadas nos VEs. Mais vale uma mota mais pequena, ou mesmo usada, mas escolher Litio.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:

Eu não posso comparar chumbo com lítio. Mas "sangue de Alá com litio", já posso comparar, pois passei dum para o outro, e neste, considero-me muito melhor servido. Este veículo dá-me muito melhor confiança/segurança. Completei um ano em Fevereiro e só fiz 10400 km. Posso garantir que já economizei em "combustível" mais de 550 "aerios". E só tenho necessidade diária de viagens curtas. Mas se contar as vezes em que o 4 rodas ficou "à espera", os valores andarão nos 900. E tudo o mais que não conseguimos contabilizar. Lembre-mo-nos que no final, somos nós que pagamos a factura da importação, da saúde, do clima... enfim, por "viver"!
A tecnologia, sendo de uso recente, mais dúvidas e erros nos levanta...é a vida! Mais difícil é a escolha.
Alguém que eu considero um "guru" deste forum, fez uma pergunta simples:
- O que acontece ao preço de qualquer tecnologia ao fim de 15 anos de implementação no terreno?
R: O seu preço baixa drasticamente.
- Quando é que os " veículos de transporte", baseados na CI, baixaram drasticamente?
R: Nunca. Como com o preço do "sangue da Alá". Nunca baixa significativamente. Mas sobe significativamente! :oops:
:o
Libertem-se se quiserem que algo mude! Somos nós que faremos a mudança! ou não! :twisted:

BondadeSua

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

BondadeSua Escreveu: Libertem-se se quiserem que algo mude! Somos nós que faremos a mudança! ou não! :twisted:

BondadeSua
Palavras sábias...
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”