Sistemas isolados

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
rnf
Membro
Membro
Registado: quarta nov 30, 2011 11:20 am

Sistemas isolados

Mensagem por rnf »

Antes de mais quero felicitar pelo forum.
Estou a dar os meus primeiros passos nas energias renováveis e tenho algumas dúvidas quanto aos sistemas isolados. A primeira tem a ver com a tensão. Se o sistema produtor não for suficiente para satisfazer a carga, o banco de baterias entra em acção e irá descarregar as baterias de forma a alimentar a carga. A questão é se durante o descarregamento do banco de baterias existe variações na qualidade da energia (tensão) ou se o controlador de carga mantem a tensão constante.

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Re: Sistemas isolados

Mensagem por mauri »

Enquanto aguardas pela resposta de quem poderá saber, passa pelas Apresentações e diz-nos algo sobre ti.
Cump.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Viva,
Um sistema isolado parte do principio que terá sempre uma bateria associada. Assim sendo o inversor que devrá ser adquado ao afeito estará sempre a funcionar com uma tensão que é controlada a partir de controlador interno ou controlador externo (depende do inversor).
Em qq uma das situações a bateria está sempre presente e NUNCA existe variação da saída do inversor.
Por proteção da bateria o inversor irá desligar a uma determinada tensão (baixa).
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
rnf
Membro
Membro

Mensagem por rnf »

Obrigado. Outra dúvida que eu tenho tem a ver com o modo de funcionamento do sistema. Tipicamente o gerador PV é dimensionado para satisfazer a carga no mês com pior índice de radiação, e o banco de baterias para fornecer energia durante um determinado número de dias de autonomia. Contudo, há uma questão que não vejo que seja tido em conta, pelo menos de forma explícita. Tem a ver com o tempo de carregamento do banco de baterias. Ao dimensionar o gerador PV não se deveria adicionar uma parcela de potência PV de forma a garantir que o banco carrega em x dias? Por exemplo, se tiver uma carga 1kWh/dia e um banco de 100Ah e quero que o banco carrege no máximo em 3 dias. Ou seja, tenho que fornecer ao banco em tres dias 100Ahx24V/3=800Wh/dia. Concluindo, o gerador PV não deveria ser dimensionado para fornecer 1,8kWh/dia? Porque se dimensiono o gerador PV só para satisfazer a carga não irá sobrar energia para carregar as baterias. Obrigado

Autor do tópico
rnf
Membro
Membro

Mensagem por rnf »

Bem, enquanto não aparece alguém para dar a sua opinião vou comentando as minhas próprias publicações :)
Andei a pesquisar um pouco e cheguei à conclusão que depende do modo de funcionamento do controlador de carga. Ou seja, se o banco de baterias é sujeito a um uso cíclico em que a carga é alimentada apenas pelo banco de baterias, então o gerador PV serve apenas para voltar a carregar o banco quando este atinge um certo nível de tensão. Assim, o banco é sujeito a uma descarga e carga constante. Mas este modo de funcionamento levanta um problema já que durante o carregamento do banco a carga não está a ser alimentada. Por outro lado, temos os carrregadores que permitem alimentar a carga directamente do gerador PV. Ou seja, quando o banco de baterias apenas é utilizado quando o gerador PV não consegue por si só alimentar a carga. Penso que a segunda situação é comum para sistemas autónomos de média/grande dimensão e volto a colocar a questão no post anterior. Para sistemas mais pequenos, penso que os controladores não permitem alimentar a carga através do painel PV. Gostava de saber a vossa opinião.

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Viva,
cheou a andar para a frente com algum sistema autonomo ou ja desistiu?
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Geral”