Ola,
Estou neste momento a renovar a casa toda e vou instalar um recuperador de calor com potencia de 12kw. Vou fazer a distribuição de ar quente para a sala, sala de estar e caixa de escadas mas gostava também de poder mandar algum calor para a cozinha mas devido a disposição do recuperador esta mesmo fica fora de mão. Entre o recuperador e a cozinha situa se a caixa de escadas e só consigo abrir uma conduto a +- 1 metro do chão (dentro da hotte). Agora estava a pensar em fazer uma serpentina mesmo por cima do recuperador com tubo de aço inox flexivel com +-2 metros diâmetro 120mm e puxar ar do exterior para dentro da mesmo e enviar para a cozinha.
Será que isto funciona?
O recuperador vai ser alimentado com ar também do exterior através de um motor extractor tipo como se usa nas casas de banho. Encontrei uma com um bom desempenho da silent +- 300m3/h. para a cozinha colocaria um extractor com um debito de +- 90m3/h. Os extractores vão ficar no exterior da habitação mais concreto colocados na fachada para assim não ter que gramar com o ruído do mesmo.
O tubo de exaustão vai passar no 1º andar num quarto e no sótão para poder aproveitar o calor do mesmo.
O que acham desta ideia? Já alguém fez o mesmo?
Cumprimentos,
João Soares
Serpentina para ar quente recuperador
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: terça jan 05, 2010 10:08 am
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Re: Serpentina para ar quente recuperador
Hum a ideia parece me bem mas venham mais opiniões!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga