Travagem regenerativa: ter ou não ter?
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: quarta dez 28, 2011 2:39 pm
Travagem regenerativa: ter ou não ter?
Após leitura de alguma informação sobre o sistema de travagem regenerativa, confesso que fiquei com algumas dúvidas.. Já sei que traz algumas vantagens: maior autonomia, menor desgaste dos travões.. Na potência também se sente alguma coisa?
No fundo, seria interessante saber se de facto este sistema traz reais vantagens e se possível quantificá-las de forma a avaliar a sua relevância.
Pedia assim a vossa ajuda para tentar esclarecer estas dúvidas!
No fundo, seria interessante saber se de facto este sistema traz reais vantagens e se possível quantificá-las de forma a avaliar a sua relevância.
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Re: Travagem regenerativa: ter ou não ter?
Olá ScE,
O sistema regenerativo, promove o incentivo à condução prudente, que favorece a segurança!
(tenham isto sempre em conta - passo a explicar - deixo maior margem de segurança para no caso de paragem forçada, ter a distancia suficiente para a diminuição progressiva de velocidade até a paragem, que diminui o risco de embate)
Tenho a ideia de que se conseguisse-mos juntar todas as regenerações que se fazem durante o percurso, numa descarga de determinada capacidade das baterias, muito provável era termos andado + ou - uns 120% dos kms que outra sem regeneração faria (dependendo do pára arranca da cidade, ou de estrada seguida sem grande numero de paragens)!
O sistema regenerativo, promove o incentivo à condução prudente, que favorece a segurança!
(tenham isto sempre em conta - passo a explicar - deixo maior margem de segurança para no caso de paragem forçada, ter a distancia suficiente para a diminuição progressiva de velocidade até a paragem, que diminui o risco de embate)
Eu não noto diferença alguma na potencia, até porque não encontro na minha zona (Aveiro)descida durante vários minutos seguidos. Mas tenho a consciência que se não tivesse regeneração não andaria tantos kms.ScE Escreveu: Após leitura de alguma informação sobre o sistema de travagem regenerativa, confesso que fiquei com algumas dúvidas.. Já sei que traz algumas vantagens: maior autonomia, menor desgaste dos travões.. Na potência também se sente alguma coisa?
Para além da minha opinião ser 100% positiva em relação aos benefícios da regeneração, eu posso mostrar os resultados reais se assim preferirem, e tirarem vocês mesmos as duvidas. Tenho um computador de bordo muito rigoroso e que guarda em memória interna de 16 Mb, toda a informação em tempo real, podendo programar várias funções para melhor percepção!ScE Escreveu:No fundo, seria interessante saber se de facto este sistema traz reais vantagens e se possível quantificá-las de forma a avaliar a sua relevância.
Tenho a ideia de que se conseguisse-mos juntar todas as regenerações que se fazem durante o percurso, numa descarga de determinada capacidade das baterias, muito provável era termos andado + ou - uns 120% dos kms que outra sem regeneração faria (dependendo do pára arranca da cidade, ou de estrada seguida sem grande numero de paragens)!
Se for de vosso interesse, voluntario-me para os testes referidos, disponibilizando-me com a minha viatura!ScE Escreveu:Pedia assim a vossa ajuda para tentar esclarecer estas dúvidas!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Olá Jorge,
Estou de acordo que o sistema de travagem regenerativa incentiva a uma condução mais prudente, no entanto, é pressuposto fundamental que exista essa consciência. Nos casos em que não exista essa preocupação, a utilização da travagem regenerativa para imobilizar a moto pode ter consequências menos boas, de acordo? Apesar de tudo, os travões permitem uma imobilização do veículo mais rápida e em maior segurança, quando por exemplo, está a chover (se existir ABS ainda melhor).
Por isso, a travagem regenerativa traz segurança se estiver presente essa consciência e for colocada em prática.
Quanto às vantagens, a autonomia é uma delas, e se for de mais 20% (como penso que referiu o Jorge) é de facto excelente. Eu pensei que só fosse possível obter ganhos entre 5 a 10%. Mas, depende de várias condições, como a quantidade de travagens e a existência de descidas nos percursos.
Quanto à performance da scooter já li vários testemunhos que com a travagem regenerativa a moto responde melhor quando rodamos o punho.... Fico à espera de mais algum feedback vosso sobre este ponto.
Estou de acordo que o sistema de travagem regenerativa incentiva a uma condução mais prudente, no entanto, é pressuposto fundamental que exista essa consciência. Nos casos em que não exista essa preocupação, a utilização da travagem regenerativa para imobilizar a moto pode ter consequências menos boas, de acordo? Apesar de tudo, os travões permitem uma imobilização do veículo mais rápida e em maior segurança, quando por exemplo, está a chover (se existir ABS ainda melhor).
Por isso, a travagem regenerativa traz segurança se estiver presente essa consciência e for colocada em prática.
Quanto às vantagens, a autonomia é uma delas, e se for de mais 20% (como penso que referiu o Jorge) é de facto excelente. Eu pensei que só fosse possível obter ganhos entre 5 a 10%. Mas, depende de várias condições, como a quantidade de travagens e a existência de descidas nos percursos.
Quanto à performance da scooter já li vários testemunhos que com a travagem regenerativa a moto responde melhor quando rodamos o punho.... Fico à espera de mais algum feedback vosso sobre este ponto.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
ScE Escreveu:Após leitura de alguma informação sobre o sistema de travagem regenerativa, confesso que fiquei com algumas dúvidas.. Já sei que traz algumas vantagens: maior autonomia, menor desgaste dos travões.. Na potência também se sente alguma coisa?
A travagem regenerativa tem reais vantagens, pelo menos eu sinto mais segurança com ela do que sem ela, penso que o forte desta travagem é mesmo a segurança, oferece uma travagem suave e anti-derrapante, além disso evita o uso dos travões convencionais e a sua manutenção.
Quanto ao ganho de autonomia ai temos de ter cuidado, porque esse ganho é muito pouco significativo e depende muito do terreno. Na minha scooter nunca vi ganhos superiores a 5 %, na maior parte dos ciclos de carga consigo menos de 3 %, mas penso que também se deve ao meu tipo de condução e ao tipo de percurso que uso, normalmente cerca de 22 kms quase sem paragens, só pequenos abrandamentos em curvas, portanto um percurso que não favorece o ganho de autonomia na regenerativa, em percursos citadinos já consegui os 5 %, se falarmos em viagens grandes como fiz ao Algarve, ficamos abaixo do 1%.
Um ponto importante na regenerativa é o facto de manter a tensão da bateria mais alta, que ocorre por 2 situações, 1º lugar porque quando se trava é reposta alguma energia na bateria, em 2º porque a temperatura desta tende a estar mais alta, porque está a ser mais usada, neste caso em carga. No meu veiculo noto que com a regenerativa consigo ter mais potência instantânea do que sem ela, o que é um bom indicador de eficiência.
120 % referes-te a ter ganhos de 20 %, certo ???Jorge Rocha Escreveu: Para além da minha opinião ser 100% positiva em relação aos benefícios da regeneração, eu posso mostrar os resultados reais se assim preferirem, e tirarem vocês mesmos as duvidas. Tenho um computador de bordo muito rigoroso e que guarda em memória interna de 16 Mb, toda a informação em tempo real, podendo programar várias funções para melhor percepção!
Podes ter, mas não num circuito de ida e volta, ou seja, se desceres a Serra da Estrela acredito que tenhas esses 20 % a mais.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Platinium
A travagem regenerativa é um auxilio à travagem normal, serve para a maior parte das situações mas não para todas, e não precisamos de nos preocupar com isso, ela funciona antes da convencional, existem vários sistemas, uns mais completos e complexos que outras, mas a sua função não ser o principal travão do veiculo, e deve ser usado com consciência mas não de difícil uso, para não causar problemas na travagem.ScE Escreveu:Olá Jorge,
Sim, quanto à performance eu sinto isso na minha.
Cumps Inovadores
-
- Membro Gold
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
A travagem regenerativa é fundamental quando encontramos descidas muito longas. Numa descida longa, o recurso constante ao travão convencional provoca o seu sobre-aquecimento, podendo mesmo provocar a falha do sistema com consequências muito graves. O uso de regenerativa, alem de produzir energia substitui o tradicional "travar com o motor".
-
- Membro Platinium
Pelo contrário, tanto essa consciência se vai adquirindo (havendo contra partidas de economia, ganho de autonomia e ambiente), como, e conforme o jmal já referiu, sempre que seja necessário travar mais agressivamente, apertando mais as manetes dos travões, desde que a roda não bloqueie, estará o motor sempre a gerar corrente até à imobilização da viatura (mais precisamente até +/- 10 km/h)ScE Escreveu: é pressuposto fundamental que exista essa consciência. Nos casos em que não exista essa preocupação, a utilização da travagem regenerativa para imobilizar a moto pode ter consequências menos boas, de acordo?
Os travões "sempre" estão lá para a eventual necessidade da diminuição de velocidade de uma forma mais rápida, mas nem tudo será perdido (toda a inércia do peso bruto do veiculo) se tiverem uma ajudinha da regeneração do motor, e se tiver ABS, melhor ainda... embora ainda não tenham descoberto forma mais segura que a própria precaução!ScE Escreveu:Apesar de tudo, os travões permitem uma imobilização do veículo mais rápida e em maior segurança, quando por exemplo, está a chover (se existir ABS ainda melhor).
Afirmativo, e como referiu, e muito bem, o marcopns, pode evitar um subaquecimento que impediria uma eventual travagem de urgência, este dado é muito importante, e favorece muito a regeneração (por todas as razões referidas e por transformar essas perdas em energia).ScE Escreveu:Por isso, a travagem regenerativa traz segurança se estiver presente essa consciência e for colocada em prática.
Como o exemplo referido por o jmal, se for a subir a Serra da Estrela o ganho regenerativo será 0%, já a descer, e como as curvas são uma constante, não podendo usar a velocidade (pelos atritos) como travão, o sistema regenerativo poderá fornecer ás baterias até mais de 20% da energia gasta para subir. (Mas há forma de saber exactamente o quanto.)ScE Escreveu:Quanto às vantagens, a autonomia é uma delas, e se for de mais 20% (como penso que referiu o Jorge) é de facto excelente. Eu pensei que só fosse possível obter ganhos entre 5 a 10%. Mas, depende de várias condições, como a quantidade de travagens e a existência de descidas nos percursos.
Deve-se reflectir sim, mas eu não noto grande diferença. Poderá ser também positivo para as baterias, se estas não forem de chumbo, claro!ScE Escreveu:Quanto à performance da scooter já li vários testemunhos que com a travagem regenerativa a moto responde melhor quando rodamos o punho.... Fico à espera de mais algum feedback vosso sobre este ponto.
-
Jorge,
O teu último parágrafo deixou-me confuso! Isto porque dei à minha mulher uma bicicleta elétrica, que se parece com uma scooter, e vem equipada com baterias de chumbo ácido e foi-me dito que tinha travagem regenerativa. Vejam aqui o modelo:
http://scooterseletricas.blogspot.com/2 ... ooter.html
De acordo com o teu comentário a travagem regenerativa é prejudicial às bateria de chumbo ácido? Podes explicar o motivo?
Outra questão se me coloca, será que a bicicleta elétrica que comprei (de seu nome VORTEX) vem mesmo com travagem regenerativa, ou foi erro da comunicação do vendedor? Haverá alguma possibilidade de eu confirmar se este veículo elétrico tem travagem regenerativa?
Já verifiquei o manual e é omisso quanto a este assunto. É chinesa...
Mas, também pelo preço..
Obrigado
O teu último parágrafo deixou-me confuso! Isto porque dei à minha mulher uma bicicleta elétrica, que se parece com uma scooter, e vem equipada com baterias de chumbo ácido e foi-me dito que tinha travagem regenerativa. Vejam aqui o modelo:
http://scooterseletricas.blogspot.com/2 ... ooter.html
De acordo com o teu comentário a travagem regenerativa é prejudicial às bateria de chumbo ácido? Podes explicar o motivo?
Outra questão se me coloca, será que a bicicleta elétrica que comprei (de seu nome VORTEX) vem mesmo com travagem regenerativa, ou foi erro da comunicação do vendedor? Haverá alguma possibilidade de eu confirmar se este veículo elétrico tem travagem regenerativa?
Já verifiquei o manual e é omisso quanto a este assunto. É chinesa...

Obrigado
-
- Membro Platinium
Estás a ser muito optimista, eu acredito que consigas 20 % mais no mesmo trajecto, mas aproveitar 20 % da energia que se gasta a subir, isso é muita fruta, mas se tens como testar, vê com teus próprios olhos.Jorge Rocha Escreveu:Como o exemplo referido por o jmal, se for a subir a Serra da Estrela o ganho regenerativo será 0%, já a descer, e como as curvas são uma constante, não podendo usar a velocidade (pelos atritos) como travão, o sistema regenerativo poderá fornecer ás baterias até mais de 20% da energia gasta para subir. (Mas há forma de saber exactamente o quanto.)
Cumps Inovadores
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Basicamente também concordo com o que têm dito.
A minha breve experiência com este "novo" sistema de condução (travagem) é de apenas mês e meio, e posso afirmar que ao usar a regenerativa convém antecipar as manobras pois este travão é "suave" e de efeito "progressivo e prolongado". Se a condução for sem urgência, então quase que se pode fazer tudo com a regenerativa (ao fim de alguns dias já se consegue calcular uma relação entre a velocidade da mota e a distância até ao próximo semáforo ou stop). Se andar rápido, então o arranca, acelera a fundo e trava com as manetes sobrepõe-se à eficácia da regenerativa. Tudo depende da disposição do condutor, do tipo de trânsito, do dia da semana, da paisagem, etc...
Por hábito começo sempre a travar com a regenerativa e depois ajudo com as manetes quando preciso. Só muito raramente é que tenho precisado mesmo de travar só com os discos. Se andar em modo pachorrento, então nem chego a tocar nas manetes. Conduzo sempre com dois dedos no travão da frente, mas esse é um hábito antigo e de mera segurança. A condução deve ser preventiva e não reativa.
Se me perguntassem hoje, voltaria a escolher um modelo com este sistema sem a menor dúvida.
E também é engraçado ir em modo stealth e de repente travar e a mota começar a emitir um silvar subtil. Pormenores...
A minha breve experiência com este "novo" sistema de condução (travagem) é de apenas mês e meio, e posso afirmar que ao usar a regenerativa convém antecipar as manobras pois este travão é "suave" e de efeito "progressivo e prolongado". Se a condução for sem urgência, então quase que se pode fazer tudo com a regenerativa (ao fim de alguns dias já se consegue calcular uma relação entre a velocidade da mota e a distância até ao próximo semáforo ou stop). Se andar rápido, então o arranca, acelera a fundo e trava com as manetes sobrepõe-se à eficácia da regenerativa. Tudo depende da disposição do condutor, do tipo de trânsito, do dia da semana, da paisagem, etc...
Por hábito começo sempre a travar com a regenerativa e depois ajudo com as manetes quando preciso. Só muito raramente é que tenho precisado mesmo de travar só com os discos. Se andar em modo pachorrento, então nem chego a tocar nas manetes. Conduzo sempre com dois dedos no travão da frente, mas esse é um hábito antigo e de mera segurança. A condução deve ser preventiva e não reativa.
Se me perguntassem hoje, voltaria a escolher um modelo com este sistema sem a menor dúvida.
E também é engraçado ir em modo stealth e de repente travar e a mota começar a emitir um silvar subtil. Pormenores...
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Membro Platinium
Poderá ser sim, devido ao facto de lhes ser injectado, às baterias, uma carga superior à recomendada, promovendo a oxidação das placas internas das baterias.ScE Escreveu:
Uma carga normal em baterias de chumbo, no inicio da carga, costuma ser sempre inferior a 0,3C.
Sendo C o total dos Amperes, e que numas baterias de uma "quase scooter" normalmente 12Ah, onde os motores de 350W, normalmente equipados, têm um pico de corrente em arranque muito próximo aos 20A.
Na regeneração passa-se exactamente o mesmo, mas no inverso. Quando está no máximo de velocidade, assim que se dá a regeneração o pico de corrente chega muito próximo dos valores máximos do arranque (20A).
É bem capaz de esses controladores já virem equipados com sistema regenerativo, não sei é se já estão ligados de forma a que isso aconteça.
Mas é muito fácil de ver, basta colocar a "quase scooter" no descanso central, ligar a ignição e acelerar, e logo de seguida e ao mesmo tempo, apertar a manete do travão da frente até a luz de stop atrás acender.
Se a roda bloquear quase instantaneamente é porque tem regeneração, se diminuir lentamente a rotação, é porque não tem!
Na minha ideia um dos erros principais dos construtores de VE`s é colocarem-lhes baterias de capacidade inferior aos motores, que resulta em as danificar em pouco tempo.
Eu ainda sou do tempo em que a tensão da rede era fraca, e assim que se ligava um aparelho mais comilão, a tensão passava dos 220v para os 180v, então começou o comércio dos rectificadores de potência, que viram seus dias contados quando a EDP reforçou as linhas e os postos de transformação. (O filme repete-se, e as pessoas nem dão conta...)
-
- Membro Platinium
Poderei estar a ser optimista, mas não me devo enganar por muito... mas ainda antes do final desta semana, farei os testes e os divulgarei com todo o gosto, (mesmo que esteja muito enganado)!jmal Escreveu: Estás a ser muito optimista, eu acredito que consigas 20 % mais no mesmo trajecto, mas aproveitar 20 % da energia que se gasta a subir, isso é muita fruta, mas se tens como testar, vê com teus próprios olhos.

-
Vou fazer o teste que o Jorge descreveu.
Depois, dou feedback e se a "quase scooter" n tiver travagem regenerativa vou ter de fazer reclamação....
Depois, dou feedback e se a "quase scooter" n tiver travagem regenerativa vou ter de fazer reclamação....
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Epa a travagem regenerativa é o que eu tinha na de combustão, travar com o motor e dá muita segurança pois ajuda me a travagens controladas e com antedencia e sinceramente raramente ganhei algo com a dita...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Platinium
Tinhas toda a razão jmal, eu estava a ser optimista, mas não muito!jmal Escreveu:Estás a ser muito optimista, eu acredito que consigas 20 % mais no mesmo trajecto, mas aproveitar 20 % da energia que se gasta a subir, isso é muita fruta, mas se tens como testar, vê com teus próprios olhos.
Como tínhamos falado que o sistema de travagem regenerativa seria mais utilizado em estradas com fortes inclinações, fui fazer alguns testes num percurso com cerca de 400 metros e com forte inclinação. Refiro uma inclinação forte, quando ao descer não é necessário utilizar o motor, para atingir a velocidade recomendada.
Para o inicio dos testes preferi começar de cima para baixo, mas antes coloquei os valores a zero (tanto no conta quilómetros como no contador de Miliamperes do PowerLog), conforme a foto esquerda de cima.
Ao chegar ao final da descida parei e tirei apontamentos (fotos) as 3 fotos seguintes.
Em aproximadamente 400 metros (0,39Km marcados no conta km) sempre a descer obtive um gasto negativo (ou um carregamento) de 99 mA (0,099 A * 20,19 V = 1.99881 W / 6 Cel. * 15 Cel. = 4,997 Wh) aproximadamente 5 Wh.
Inverti a marcha e regressei, desta vez não foi necessário travar pois estava a subir, e não era pouco! Mais 3 fotos seguintes.
Em aproximadamente 400 metros (a diferença entre 0,80 e 0,39Km) sempre a subir obteve um gasto positivo (ou descarga) de 647 mA (0,099 A + 0,548 A = 0,647 A * 19,35 V = 12,51945 W / 6Cel. * 15 Cel. = 31,298 Wh) aproximadamente 31 Wh.
Ora se gastei 31 Wh para subir e na descida regenerei 5 Wh, então o meu saldo final nos 800 metros foram 25 Wh gastos.
Os 5 Wh, são aproximadamente 15% dos 31 Wh (ainda mais uns pós).
Em resumo, a regeneração nestes testes favoreceu a autonomia em 15%. (sem nunca provocar aquecimento aos travões).
As 2 ultimas fotos são referentes à média da velocidade e às temperaturas do controlador e do PowerLog.
- Anexos
-
- 2012-01-25.jpg (125.04 KiB) Visto 3875 vezes
-
- Membro Platinium
Eu nunca fiz um teste como o que fizeste, mas essa é a situação onde se obtem mais rendimento. Eu nunca fiz um teste assim, vejo regularmente os valores que obtenho, e não tenho propriamente um condução que seja eficiente (acelerações rápidas e travagens curtas) e em circuito mais de estrada (85% estrada + 15% cidade) raramente consigo chegar aos 4%, a média deverá rondar os 2.9%, em condução calma e mais citadina já consegui 5-6 %.
Cumps Inovadores
-
- Membro Platinium
Se não fosse rentável a regeneração ainda não se teriam inventado os híbridos (CI+Eléctrico), pois como não se lhes carrega as baterias, toda a ajuda em termos de poupança de consumos se deve ao facto de se aproveitar a força cinética do veículo em travagem ou desaceleração.jmal Escreveu:Eu nunca fiz um teste como o que fizeste, mas essa é a situação onde se obtem mais rendimento. Eu nunca fiz um teste assim, vejo regularmente os valores que obtenho, e não tenho propriamente um condução que seja eficiente (acelerações rápidas e travagens curtas) e em circuito mais de estrada (85% estrada + 15% cidade) raramente consigo chegar aos 4%, a média deverá rondar os 2.9%, em condução calma e mais citadina já consegui 5-6 %.
É claro que se não tivermos uma condução que proporcione isso acontecer, então pouco ou nada serve o sistema.
Dois amigos meus têm Prius, e ambos comprados em 2009, um deles diz que em cada deposito de gasolina que gasta faz média de 3,4 litros aos 100km, e o outro diz que nunca fez menos de 6,5 litros aos 100km.
Ainda o mesmo que faz 3,4L aos 100km, mudou de pneus pela primeira vez aos 110 mil km, e o outro tinha mudado aos 35 mil km.
Isto tudo para dizer o sistema é eficiente, nós por vezes é que não nos damos ao trabalho, ou não andamos em percursos mais adequados para o rentabilizar!
-
- Membro Platinium
São realidade diferentes, no teu caso tens uma mota que pesa à volta de 120 kg penso eu e tens um motor de 2000 watts que é o principal de tracção, num híbrido o motor eléctrico de proporções menores trabalha apenas para auxiliar o motor de combustão e são muitas a situações onde o motor CI vai também a "tocar" o eléctrico para carregar as baterias.Jorge Rocha Escreveu: Se não fosse rentável a regeneração ainda não se teriam inventado os híbridos (CI+Eléctrico), pois como não se lhes carrega as baterias, toda a ajuda em termos de poupança de consumos se deve ao facto de se aproveitar a força cinética do veículo em travagem ou desaceleração.
É claro que se não tivermos uma condução que proporcione isso acontecer, então pouco ou nada serve o sistema.
O meu irmão tem um Honda Insight, e estes carros, os híbridos não são carros para aceleras, são carros para fazer percursos a velocidades igual a todos os outros, mas proporcionam ferramentas que podem ajudar a poupar, e não só nestes mas como em todos os veículos sejam eles alimentados das diversas formas, o que conta para o consumo e claro eficiência não é o acelerador, mas sim o travão.Jorge Rocha Escreveu: Dois amigos meus têm Prius, e ambos comprados em 2009, um deles diz que em cada deposito de gasolina que gasta faz média de 3,4 litros aos 100km, e o outro diz que nunca fez menos de 6,5 litros aos 100km.
Ainda o mesmo que faz 3,4L aos 100km, mudou de pneus pela primeira vez aos 110 mil km, e o outro tinha mudado aos 35 mil km.
Isto tudo para dizer o sistema é eficiente, nós por vezes é que não nos damos ao trabalho, ou não andamos em percursos mais adequados para o rentabilizar!

Cumps Inovadores
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Ainda agora referi isto noutro tópico:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... 70#p180470
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... 70#p180470
Volt Escreveu:Estes testes estão um pouco incompletos. Vou tentar explicar porque é que acho que a regenerativa pouco acrescenta às autonomias...Jorge Rocha Escreveu:Em resumo, a regeneração nestes testes favoreceu a autonomia em 15%.
Os percursos normais não são 50% a subir e 50% a descer. Na realidade, um percurso "quase comum" seria, por exemplo, 80% a direito, 10% a subir e 10% a descer. Ou seja, em 10% do percurso ganharias os teus 5 Wh, noutros 10% perderias 31 Wh e nos restantes 80% perderias uns 100 Wh (especulando). Neste caso, os teus 5 Wh passariam a menos de 4% numa viagem de cerca de 4 quilómetros...
Num percurso já "mais comum", a travagem regenerativa raramente é usada e a energia recuperada anda à volta dos "zero vírgula qualquer coisa porcento". As descidas com inclinação suficiente para se conseguir recuperar alguma energia, são raras. Em termos energéticos, até compensa mais deixar a mota ir solta/desengatada, do que usar a regenerativa.
.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Platinium
Continuo a afirmar que com o sistema regenerativo se pode poupar mais os recursos, do que sem o sistema.
Na minha condução, reparo que em cada 10 travagens que faço, em apenas uma utilizo as pastilhas de travão e muito pouco!
Na minha antiga mota CI, substitui as pastilhas de frente pela 1ª vez aos 18 mil kms e depois aos 42 mil kms. Tivesse eu um sistema regenerativo, muito provavelmente andaria uns 200 mil kms sem necessitar de lhes mexer.
Será que isto não se traduz em poupança?
Multipliquem agora por 10 milhões de utilizadores!...
Terá o planeta recursos naturais e energia para fabricar todas as pastilhas de ferod que seriam necessárias a esses usuários ao longo de suas vidas, sem o sistema regenerativo?
Nem parece que estou a defender uma causa num fórum ligado às energias?
Mas o que é que nós estamos aqui a fazer? Pensei que fosse para promover as energias e tudo o que lhes esteja ligado, quer directa, quer indirectamente!
Na minha condução, reparo que em cada 10 travagens que faço, em apenas uma utilizo as pastilhas de travão e muito pouco!
Na minha antiga mota CI, substitui as pastilhas de frente pela 1ª vez aos 18 mil kms e depois aos 42 mil kms. Tivesse eu um sistema regenerativo, muito provavelmente andaria uns 200 mil kms sem necessitar de lhes mexer.
Será que isto não se traduz em poupança?
Multipliquem agora por 10 milhões de utilizadores!...
Terá o planeta recursos naturais e energia para fabricar todas as pastilhas de ferod que seriam necessárias a esses usuários ao longo de suas vidas, sem o sistema regenerativo?
Nem parece que estou a defender uma causa num fórum ligado às energias?
Mas o que é que nós estamos aqui a fazer? Pensei que fosse para promover as energias e tudo o que lhes esteja ligado, quer directa, quer indirectamente!