caros foristas,
agrdeço a vossa ajuda no sentido de esclarecer qual o melhor modo de "interligar" uma sistema já existente de caldeira a gasoleo que faz aquecimento central e AQS com um novo sistema de aqs por termossifao.
a duvida prende-se com qual a melhor maneira de fazer esta ligaçã e manter o sistema de recirculação de água quente. na construção da casa foi-me sugerido instalar a recirculação para ter a água quente mal se abre a torneira para poupar agua, já que a caldeira está montada na garagem ainda longe dos wc e cozinha. para isso foi colocado o sistema de recirculaçã com uma pequena bomba que entra em funcionamento durante cerca de 2 min após carregar num botão na entrada da wc ou da cozinha.
a solução inicial era ligar ambos os sistemas com recurso a uma "torneira termostatica" na saida de agua quente para a casa. quando a agua do painel nao estiver a temperatura desejada entra a agua do deposito original aquecida pela caldeira. no entanto, com esta solução, no verão a recirculação não funciona já que só está ligada ao deposito original e não ao termossifão.
se mesmo no verão tivermos alguns dias com pouco sol, a resistencia do painel aqueceria a agua pontualmente mas teria um maior gasto de água.
uma solução proposta passa por ligar o sistema de termossifão ao de recirculação da agua quente. teria de alterar a bomba para uma de maior potencia/caudal que passaria a funcionar durante todo o dia em periodos definidos por controlador ou por um simples sistema de tomada com temporizador. e fico com 320l de água (200 original + 120 do ts).
é esta a melhor solução para ligar os 2 sistemas e manter a recirculação com um bom rendimento? ou é possivel/melhor ligar directamente na entrada/saida de agua fria/quente?
ou, em ultima análise e mais radical, é preferivel esquecer o ts e ir para a cf com um deposito com 2 permutadores (parece-me que este sistema permite uma melhor gestão da "quantidade de sol disponivel").
desde já agradeço qualquer ideia para melhorar a montagem dos 2 sistemas e peço desculpa pelo testamento mas já tenho o painel no telhado e queria esclarecer este ponto antes de finalizar a montagem.
obrigado
Duvida - ligação caldeira gasoleo c/ sistema AQS termossifão
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: quarta jan 25, 2012 11:32 pm
-
- Membro Gold
- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Re: Duvida - ligação caldeira gasoleo c/ sistema AQS termoss
Boas pmfcc,
As interligações são sempre desejáveis, pois permitem optimizar as várias fontes de aquecimento que tenhamos disponíveis na habitação. A questão é a forma de a fazer, pode depender dos €€€ que estejamos disponíveis a gastar, é evidente que a interligação de forma automático é muito cómoda mas obviamente fica mais caro que o manual, além que deverá ser bem estudado por técnico nesta área, pois a questão a recirculação não vai facilitar o serviço.
Pessoalmente tenho diversas fontes AQS interligadas MANUALMENTE e posso informar, pela minha experiência pessoal, pois tenho: Caldeira a gasóleo (aqs & aquecimento central), TS300litros, acumulador de 200litros (água aquecida no recuperador de calor), esquentador e levo a qualquer ponto da habitação a agua quentinha de qualquer uma destas fontes, sem precisar de mudar muitas vezes as valvulas manuais!
Mas na prática, o TS300L satisfaz as necessidades em 65% do ano, o AC200L (só no Inverno) 25%, o esquentador 10% (urgências de Inverno), fica a faltar a Caldeira G. mas esta optei por ficar quietinha em AQS (ao preço que está o gasóleo…) faz apenas o aquecimento central nos dias mesmo muitos frios!
Isto tudo apenas para mostrar que tudo pode funcionar bem e não é necessário grandes complicações ou sofisticações, mas claro, havendo muitos €€€ disponíveis é de considerar as melhores opções, estudar e escolher o que de melhor oferece o mercado!
Como já disse a questão da recirculação dificulta mas não demove as opções. Fala na questão da “torneira termostática” penso que quererá dizer “válvula termostática” é possível desde que funcione com sondas de leitura da temperatura.
O seu TS de 120L. é uma miniatura (não compensa a alteração), na minha opinião era desejavel um TS bem MAIOR, pois ia tirar muito mais proveito durante o ano todo, veja por exemplo o Sol que tem estado agora de Inverno, desde meados de Dezembro até hoje, tem sido dias fantasticos para a produção AQS!
Para finalizar quero dizer que não estou muito à vontade nesta área técnica, julgo que algum forista (técnico) com mais conhecimento o irá concerteza o ajudar, de qualquer forma fica aqui o meu contributo!
Boa Sorte!
PaulOL
As interligações são sempre desejáveis, pois permitem optimizar as várias fontes de aquecimento que tenhamos disponíveis na habitação. A questão é a forma de a fazer, pode depender dos €€€ que estejamos disponíveis a gastar, é evidente que a interligação de forma automático é muito cómoda mas obviamente fica mais caro que o manual, além que deverá ser bem estudado por técnico nesta área, pois a questão a recirculação não vai facilitar o serviço.
Pessoalmente tenho diversas fontes AQS interligadas MANUALMENTE e posso informar, pela minha experiência pessoal, pois tenho: Caldeira a gasóleo (aqs & aquecimento central), TS300litros, acumulador de 200litros (água aquecida no recuperador de calor), esquentador e levo a qualquer ponto da habitação a agua quentinha de qualquer uma destas fontes, sem precisar de mudar muitas vezes as valvulas manuais!
Mas na prática, o TS300L satisfaz as necessidades em 65% do ano, o AC200L (só no Inverno) 25%, o esquentador 10% (urgências de Inverno), fica a faltar a Caldeira G. mas esta optei por ficar quietinha em AQS (ao preço que está o gasóleo…) faz apenas o aquecimento central nos dias mesmo muitos frios!
Isto tudo apenas para mostrar que tudo pode funcionar bem e não é necessário grandes complicações ou sofisticações, mas claro, havendo muitos €€€ disponíveis é de considerar as melhores opções, estudar e escolher o que de melhor oferece o mercado!
Como já disse a questão da recirculação dificulta mas não demove as opções. Fala na questão da “torneira termostática” penso que quererá dizer “válvula termostática” é possível desde que funcione com sondas de leitura da temperatura.
O seu TS de 120L. é uma miniatura (não compensa a alteração), na minha opinião era desejavel um TS bem MAIOR, pois ia tirar muito mais proveito durante o ano todo, veja por exemplo o Sol que tem estado agora de Inverno, desde meados de Dezembro até hoje, tem sido dias fantasticos para a produção AQS!
Para finalizar quero dizer que não estou muito à vontade nesta área técnica, julgo que algum forista (técnico) com mais conhecimento o irá concerteza o ajudar, de qualquer forma fica aqui o meu contributo!
Boa Sorte!
PaulOL